As caixas Super Compressor

  • 5 Respostas
  • 1807 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
As caixas Super Compressor
« Online: 12 Julho 2022 às 20:24:11 »
Texto que pus agora no Insta


O envolvimento da família Piquerez com a fabricação de caixas para relógios iniciou em 1886, com a fundação da empresa Frères Piquerez, situada em Bassecourt. A sucessora da companhia, a Ervin Piquerez, no entanto, funcionou apenas até 1910, mesma sorte da empresa de Arthur Piquerez, também fabricante de caixas, que só durou até 1913…. A família Piquerez, não obtendo sucesso na fabricação de componentes para relógios, passou a construir bicicletas, o que se mostrou um bom negócio, principalmente durante a 2ª Guerra Mundial, na qual a escassez de combustíveis para automóveis provocou o aumento expressivo das vendas.
Em 1939, tendo acumulado recursos financeiros necessários e sem abandonar a manufatura de bicicletas, a família Piquerez voltou a fabricar caixas para relógios. Anos depois, a empresa resolveu especializar-se na construção de caixas à prova d´água. Na época, a tecnologia de juntas de vedação ainda estava na sua infância e as soluções propostas pecavam pela pouca durabilidade. A Ervin Piquerez (EPSA), então, propôs uma solução para a deformação prematura das juntas, através de um inovador desenho de caixas. No uso diário, os retentores permaneceriam pouco comprimidos, acarretando baixa resistência à água; se o relógio fosse usado para mergulho, à medida que a pressão aumentasse sobre a tampa, as juntas cada vez mais seriam comprimidas, incrementando a resistência. À tecnologia, patenteada em 1956, a EPSA atribuiu o nome de “Compressor”. Em pouco tempo uma caixa fabricada pela empresa, com duas coroas e escala giratória interna, acabou adotada por dezenas de fabricantes de relógios, entres os quais a Longines, que lançou seu modelo de mergulho em 1958.
Nos anos 2000,os fabricantes de relógios perceberam que havia um novo público consumidor interessado em modelos do passado, mas que não estava disposto a adquirir “vintages” em mau estado de conservação. Omega e Vacheron Constantin, então, lançaram edições limitadas de clássicos relógios, respectivamente nas linhas Museum e Heritage. Mas foi uma reedição da Longines em 2007, o modelo “Super Compressor” de 1958 (Legend Diver), que de fato criou a moda, alcançando mais sucesso do que o original. Possuo este relógio desde então.




« Última modificação: 12 Julho 2022 às 20:26:49 por flávio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:As caixas Super Compressor
« Resposta #1 Online: 12 Julho 2022 às 20:28:29 »
By the way... A Christopher Ward usa caixas Compressor até hoje e mostra no back a mola em formato de onda



Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk


*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:As caixas Super Compressor
« Resposta #2 Online: 13 Julho 2022 às 12:54:46 »
curto muito este estilo de caixa o meu Vulcain Cricket Nautical também usa as super compressor..... será que é do mesmo fabricante?

The 16 Holes case back is a first, as seen way before the Polaris. The JLC and the Vulcain are the only ones to have such a feature, but they are also the only ones to offer an Alarm in a Super Compressor case ( The JLC Deep Sea Alarm came 2 years before the Vulcain, but it is not a super compressor case ).

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:As caixas Super Compressor
« Resposta #3 Online: 13 Julho 2022 às 13:04:23 »
Este sujeito aqui....

Membro do RedBarBrazil

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:As caixas Super Compressor
« Resposta #4 Online: 13 Julho 2022 às 16:08:17 »
César, eu não sei se essas caixas são efetivamente super compressor, ou estilo super compressor. Digo isso porque as caixas atuais, por exemplo, dos LLD, não são super compressor. Afinal, a tecnologia, reza a lenda, com novos materiais de juntas, tornou-se obsoleta.

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:As caixas Super Compressor
« Resposta #5 Online: 14 Julho 2022 às 11:24:32 »
eu tirei daqui este citação falando sobre ser super compressor... ele na verdade estava falando da caixa do vulcain original, não da reedição que é o meu caso.

https://www.watchprosite.com/page-wf.forumpost/fi-2/ti-853688/dv-true/wf.responses.open_bLoB_s-0/

abraços
Membro do RedBarBrazil