Menu principal

Coleção Relógios de Bolso

Iniciado por Roger_br, 27 Agosto 2022 às 03:32:20

tópico anterior - próximo tópico

Roger_br

Boa noite, quero iniciar minha coleção de relógios de bolso. Preciso de algumas dicas: 1)Onde posso encontrar livros sobre relógio de bolso? 2) devo me especializar em alguma marca? Se eu encontrar algum relógio com problemas, devo mandar consertar (restaurar) ou isso deprecia o valor? 4) Como me proteger das falsificações ou réplicas (pretendo uma coleção com peças originais)? 5)O que me dizem dos relógios da marca Elgin USA? Obrigado!

flávio

Se souber ler em inglês, tenho um livro sobre relógios de bolso bem legal, abaixo. Como não cair no conto do vigário? Consultando quem sabe, seja pessoalmente ou em fóruns como este. Originalidade sempre importa. Marcas? Bem... Os relógios de bolso andam em baixa ultimamente, então até Pateks e Vacheron costumam ser uma barganha nos dias de hoje (para pateks, claro...). Elgin? Sugiro ler o texto no blog, o sistema americano de manufatura. Ela era uma das grandes.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

igorschutz

Meu pitaco: não faz sentido você perguntar se deve se especializar em alguma marca. Isso deve partir de você, do seus gostos e sentimentos.

Vá estudando, vá adquindo gosto pela aparência, ou seja então pela complexidade, ou então pela história etc., e aí com o tempo você vai se direcionando sozinho por aquele caminho que lhe é mais agradável.

Pode ser que você opte por se especializar por uma marca, ou não. De repente, ao invés de marca, você se direciona a alguma espécie de mecanismo (cronógrafos), ou então a um período histórico (século XIX), ou então a alguma aparência (mostradores de porcelana), ou não. Pode ser que você não se especialize em nada e tenha um pouco de tudo, quem sabe? O que importa é você curtir o que está fazendo, afinal, colecionar é isso.

Um abraço!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Roger_br

Prezados amigos Flávio e Igor,

Fico muito grato pelas orientações.

Forte abraço,
  Roger.

Paulo Sergio

Amigo... vamos lá...
Alguns tostões...    ;) ;) ;)
Algumas marcas pelas quais tenho "respeito":
- Illinois
- Waltham
- Hamilton
- Patek
- Vacheron
- Omega
- Elgin
Como são marcas antigas, no meu modo de ver, veja bem que negócio fará!!!    :o :o :o
Na minha modesta opinião, se quer algo bom, não se meta em compras que necessitam
manutenção, pois peças, e quem faça uma boa reparação, levam, às vezes, a dores de cabeça!!!    :P :P :P
Nesse quesito, coloco um relógio que não mencionei acima - os Roskopf... são "clássicos" de bolso, mas para se adquirir porcarias, é um "pulo"!!!    :o :o :o
Ok... acima há várias indicações e possibilidades de preço... busque o que pode ser de alcance ao seu bolso...
E outros tostões... sem pressa, ok?! Oportunidades sempre surgem... vá com calma...    ;) ;) ;)
Por exemplo... busco um Hamilton até hoje... há anos na busca!!!    :-[ :-[ :-[
E a derradeira ajuda ao amigo... leia muito... e um bom segmento de relógios de bolso, no meu modo de ver, está nos relógios "ferroviários"...
Busque em "https://relogiosmecanicos.com.br", vá em artigos" e leia "relógios ferroviários"...
Excelente artigo do amigo Flávio... ouso dizer que será o início de uma busca fervorosa, na rede mundial de computadores, de literatura sobre o tema!!!
Sei lá... sobre relógios de bolso, ouso dizer serem os relógios "dedicados" ao tema das ferrovias como o mais interessante e cheio de informações!!!    ::) ::) ::)
Como disse... meus tostões amigo...    ;) ;) ;)
Espero ter ajudado!!!    :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio

Roger_br

Muito obrigado, amigo Paulo Sérgio, pela orientação.

Forte abraço

Stone Free

Há vários anos atrás eu tentei iniciar uma coleção de relógios de bolso, eu sempre gostei dos Omega calibre 161/38.5, acho que por conta de eu ter visto muitos deles quando era bem mais jovem. Tive dois deles em excelente estado, mas acabei enjoando rápido, eu achei que iria me acostumar usando eles, eu não sou daqueles que mantém as peças de coleção guardadas, então pra mim foi uma experiência meio decepcionante. De qualquer forma, te desejo boa sorte com sua coleção!

Gustavo

flávio

Pois é... Como objetos em si, acho os relógios de bolso, mesa e pedestal mmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuito mais legais do que os de bolso. Porém... A vantagem de um relógio de pulso é que além de ser algo histórico, interessante, etc, você o usa. Quer dizer... A maioria usa, porque há dois problemas no país: violência que limita o uso e... Zelo demais com algo que é para usar mesmo e que se dane.

Flávio

Paulo Sergio

Mas está aí, amigo Flavio, uma das características importantes desses relógios nos dias de hoje...
Quando os usamos, eles não aparecem aos olhos dos meliantes!!!    ;) ;) ;)
Tenho usado um que tenho...
E busco um Hamilton... mas está difícil de se encontrar por estas terras!!!
Abraço
Paulo Sergio