eta

  • 16 Respostas
  • 6649 Visualizações
*

Offline dyeego

  • ****
  • 268
    • Ver perfil
eta
« Online: 10 Agosto 2009 às 20:47:04 »
alguém saberia o que significa a sigla ut quando marcada em um calibre ETA?
ABRAÇOS
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #1 Online: 10 Agosto 2009 às 21:04:00 »
Unitas, antiga fábrica de ébauches que foi incorporada pela ETA. Assim como o "R" da Valjoux, o "P" da Peseux. Mas se está marcado UT ainda, não é ETA, mas sim da antiga Unitas mesmo.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 10 Agosto 2009 às 21:06:00 por Adriano »

Re: eta
« Resposta #2 Online: 10 Agosto 2009 às 23:51:00 »
Unitas, antiga fábrica de ébauches que foi incorporada pela ETA. Assim como o "R" da Valjoux, o "P" da Peseux. Mas se está marcado UT ainda, não é ETA, mas sim da antiga Unitas mesmo.

Abraços!

Adriano
cada vez fico mais surpreso com o conhecimento desse pessoal. bela aula ;)

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #3 Online: 11 Agosto 2009 às 07:30:41 »

   Até aproveitando sempre tive curiosidade o quer dizer com sigla ETA, sei que E é de ebauche mas o resto?  ???

abraços, Tomas
abraços Tomas.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #4 Online: 11 Agosto 2009 às 07:53:15 »

   Até aproveitando sempre tive curiosidade o quer dizer com sigla ETA, sei que E é de ebauche mas o resto?  ???

abraços, Tomas


Oi Tomas,

ETA tem a sua origem na ETernA Watch Company................................aquela era subsidiária desta ;).............que foi criada em 1932

Abs

Gravina

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #5 Online: 11 Agosto 2009 às 11:23:38 »

   Até aproveitando sempre tive curiosidade o quer dizer com sigla ETA, sei que E é de ebauche mas o resto?  ???

abraços, Tomas


Oi Tomas,

ETA tem a sua origem na ETernA Watch Company................................aquela era subsidiária desta ;).............que foi criada em 1932

Abs

Gravina


    Valeu, obrigado, Mestre  ;)

abraços, Tomas
abraços Tomas.

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #6 Online: 11 Agosto 2009 às 12:43:20 »
Os amigos estão equivocados.

A origem do nome é bem mais pitoresca. Em Le Locle, existia um relojoeiro (na verdade funcionário antigo, mas meio-período) de uma das grandes fábricas, chamado John Valjoux. Essa fábrica recebia os ebauches que usava em seus relógios de uma empresa tercerizada, em regime de consignação. Mas o problema é que as peças invarialmente vinham com um defeitinho ou outro de fabricação. O velho John, perfeccionista que era, quando recebia  os ebachés sempre falava, decepcionado, "Eta nóis... :(". Aliás, tanto falava isso que os colegas de trabalho, na hora do cafezinho, jocosamente (mas com muito carinho) chamavam-no de John Eta.

Desde a muitos anos, Joe Perrelet era um grande amigo do John, parceiro de muitas noites de biriba e segundo alguns, um excelente sushiman. Conhecendo o desânimo que o amigo sentia por causa das peças ruins e também a extraordinária capacidade técnica de seu companheiro, então sugeriu que abrissem uma fabriqueta para fabricar ebauches de qualidade. Para nunca esquecerem que a fábrica só veio a existir por causa da falta de qualidade de outras empresas, batizaram a empresa de ETA.

Alguns detalhes mínimos podem ser diferentes, mas de modo geral foi assim que nasceu a ETA.
[ ]s
Luciano

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: eta
« Resposta #7 Online: 11 Agosto 2009 às 12:49:42 »
 ;D ;D ;D ;D

Si no e vero, e bem trovatto...








Só você mesmo, Luciano...
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #8 Online: 11 Agosto 2009 às 13:00:37 »
Eu leio muito.
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: eta
« Resposta #9 Online: 11 Agosto 2009 às 13:01:04 »
;D  ;D  ;D

E...
Há que ter "fé"!

E essa entre é aspas mesmo.  ;)  :D

Ah!...
E ETERNA?
Seria a (permanente) divisão "anônima" da tal empresa?

http://www.na.org/

Afff!
Meu padin, Padi Cisso!
 ;D  ;D  ;D


Abraços!
Alberto

*

Enéias

Re: eta
« Resposta #10 Online: 12 Agosto 2009 às 16:52:09 »
Os amigos estão equivocados.

A origem do nome é bem mais pitoresca. Em Le Locle, existia um relojoeiro (na verdade funcionário antigo, mas meio-período) de uma das grandes fábricas, chamado John Valjoux. Essa fábrica recebia os ebauches que usava em seus relógios de uma empresa tercerizada, em regime de consignação. Mas o problema é que as peças invarialmente vinham com um defeitinho ou outro de fabricação. O velho John, perfeccionista que era, quando recebia  os ebachés sempre falava, decepcionado, "Eta nóis... :(". Aliás, tanto falava isso que os colegas de trabalho, na hora do cafezinho, jocosamente (mas com muito carinho) chamavam-no de John Eta.

Desde a muitos anos, Joe Perrelet era um grande amigo do John, parceiro de muitas noites de biriba e segundo alguns, um excelente sushiman. Conhecendo o desânimo que o amigo sentia por causa das peças ruins e também a extraordinária capacidade técnica de seu companheiro, então sugeriu que abrissem uma fabriqueta para fabricar ebauches de qualidade. Para nunca esquecerem que a fábrica só veio a existir por causa da falta de qualidade de outras empresas, batizaram a empresa de ETA.

Alguns detalhes mínimos podem ser diferentes, mas de modo geral foi assim que nasceu a ETA.

Será que compensar crer? Dizem que "fé" demais não cheira bem...

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #11 Online: 12 Agosto 2009 às 16:58:23 »
Sei não, só sei que quando tenho muita fé me dá dor de barriga.
[ ]s
Luciano

*

Offline jos

  • ***
  • 105
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #12 Online: 12 Agosto 2009 às 20:48:01 »
Luciano

ETA curtura danada, sô.

Curiosamente, quando a gente ingressa na página dessa Companhia surgem logo as palavras:" Elegance, Technologie, Accuracy"

abs, jos

Re: eta
« Resposta #13 Online: 12 Agosto 2009 às 23:57:55 »
Ô criatividade!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: eta
« Resposta #14 Online: 13 Agosto 2009 às 00:30:03 »
Os amigos estão equivocados.

A origem do nome é bem mais pitoresca. Em Le Locle, existia um relojoeiro (na verdade funcionário antigo, mas meio-período) de uma das grandes fábricas, chamado John Valjoux. Essa fábrica recebia os ebauches que usava em seus relógios de uma empresa tercerizada, em regime de consignação. Mas o problema é que as peças invarialmente vinham com um defeitinho ou outro de fabricação. O velho John, perfeccionista que era, quando recebia  os ebachés sempre falava, decepcionado, "Eta nóis... :(". Aliás, tanto falava isso que os colegas de trabalho, na hora do cafezinho, jocosamente (mas com muito carinho) chamavam-no de John Eta.

Desde a muitos anos, Joe Perrelet era um grande amigo do John, parceiro de muitas noites de biriba e segundo alguns, um excelente sushiman. Conhecendo o desânimo que o amigo sentia por causa das peças ruins e também a extraordinária capacidade técnica de seu companheiro, então sugeriu que abrissem uma fabriqueta para fabricar ebauches de qualidade. Para nunca esquecerem que a fábrica só veio a existir por causa da falta de qualidade de outras empresas, batizaram a empresa de ETA.

Alguns detalhes mínimos podem ser diferentes, mas de modo geral foi assim que nasceu a ETA.

Será que compensar crer? Dizem que "fé" demais não cheira bem...

 ;D ;D ;DComo diria o Chicó, personagem de Ariano Suassuna: "Não sei, só sei que foi assim..."

Abraço,
Guilherme.

Re: eta
« Resposta #15 Online: 13 Agosto 2009 às 09:29:09 »
Os amigos estão equivocados.

A origem do nome é bem mais pitoresca. Em Le Locle, existia um relojoeiro (na verdade funcionário antigo, mas meio-período) de uma das grandes fábricas, chamado John Valjoux. Essa fábrica recebia os ebauches que usava em seus relógios de uma empresa tercerizada, em regime de consignação. Mas o problema é que as peças invarialmente vinham com um defeitinho ou outro de fabricação. O velho John, perfeccionista que era, quando recebia  os ebachés sempre falava, decepcionado, "Eta nóis... :(". Aliás, tanto falava isso que os colegas de trabalho, na hora do cafezinho, jocosamente (mas com muito carinho) chamavam-no de John Eta.

Desde a muitos anos, Joe Perrelet era um grande amigo do John, parceiro de muitas noites de biriba e segundo alguns, um excelente sushiman. Conhecendo o desânimo que o amigo sentia por causa das peças ruins e também a extraordinária capacidade técnica de seu companheiro, então sugeriu que abrissem uma fabriqueta para fabricar ebauches de qualidade. Para nunca esquecerem que a fábrica só veio a existir por causa da falta de qualidade de outras empresas, batizaram a empresa de ETA.

Alguns detalhes mínimos podem ser diferentes, mas de modo geral foi assim que nasceu a ETA.

Será que compensar crer? Dizem que "fé" demais não cheira bem...

 ;D ;D ;D Como diria o Chicó, personagem de Ariano Suassuna: "Não sei, só sei que foi assim..."

Abraço,
Guilherme.

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: eta
« Resposta #16 Online: 13 Agosto 2009 às 09:58:42 »
Grande sábio, esse Chicó.
[ ]s
Luciano