O que é arte? Relógios também?

  • 4 Respostas
  • 1869 Visualizações
O que é arte? Relógios também?
« Online: 12 Junho 2023 às 23:50:24 »
Estou com 60 anos e a idade me permite procurar respostas e a maioria das vezes não as encontro. Uma delas é sobre o valor das obras de arte, sabendo que os relógios também estão se enquadrando neste perfil.

Abaixo há duas fotos. Por que este relógio se tornou tão caro? E esta arte plástica, por que ela atingiu essa cifra?

Por fim: o relógio tem uma beleza que consigo parcialmente mensurar, mas qual a beleza deste quadro.

Será que sou um analfabeto neste assunto?

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:O que é arte? Relógios também?
« Resposta #1 Online: 13 Junho 2023 às 09:27:28 »
Penso que, quando se tem muito, MUITO, MUUUUUUITO dinheiro, você perde o apreço por coisas mundanas, pois você já pode comprar de tudo. Daí então, você começa a dar valor para outro tipo de coisa, que é aquilo que você não pode comprar, ou, pelo menos, não pode comprar quando quiser, só quando tem disponível.

Obras de arte são objetos perfeitos para ter esse tipo de apreciação, especialmente por serem extremamente limitadas. Você nunca mais terá novos [quadros do] Picasso, Renoir etc.

Portanto, eu acho que faz muito mais sentido essa tela do Rothko ser adquirida por USD 186 mi do que o PP ser vendido por USD 31 mi, pois, no frigir dos ovos, um novo PP igualzinho a este pode ser fabricado quando der na telha do Stern que estiver na cadeira de chefe, já uma nova tela do Rothko nunca mais será lançada.

Outrossim, bom mesmo era quando o sujeito ficava tão rico, mas tão rico, que ele parava de comprar coisas e começava a dedicar seu dinheiro a construir coisas para a comunidade, na tentativa de eternizar seu nome em prédios/alas de hospitais, faculdades, praças, museus etc.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
O que é arte? Relógios também?
« Resposta #2 Online: 13 Junho 2023 às 18:51:47 »
Entre os 2 prefiro o Rothko, meu pintor favorito.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:O que é arte? Relógios também?
« Resposta #3 Online: 13 Junho 2023 às 20:27:36 »
Nem vou entrar na discussão do que é "caro" para um relógio, porque podemos chegar a conclusão que qualquer instrumento de ver as horas no pulso que custe mais que um Casio F91W, será caro. Ainda assim até acho razoável que um objeto como um relógio mecânico complexo custe alguns milhares de dólares e até entrar na casa das dezenas... Quem sabe um par de centenas. Entendo o valor do desejo, do status...

Mas quanto a esses valores astronômicos, eu já sou mais pessimista: ocorrem porque são a maneira perfeita de se juntas muito valor em um espaço físico ínfimo, fácil de transpor fronteiras, aduanda, e tudo sem deixar muitos rastros. Ideal para lavar dinheiro originário de todo tipo sujidade. Simples assim.

Enquanto existir ditador enrolado em pele de tigre em país árido e miserável, enquanto existir traficantes de drogas e armas, enquanto existir mafiosos donos de times de futebol, vai ter mercado sem fim para esses relógios.

Abs.,

Adriano

Re:O que é arte? Relógios também?
« Resposta #4 Online: 13 Junho 2023 às 21:58:15 »
Existe um artista brasileiro chamado Clodoaldo Martins que faz pinturas realistas muito interessantes e aposto que nao chega perto dessa coisa horrivel aí... Assim são os relógios, o que faz um patek custar centenas de vezes mais que um Citizen por exemplo? Nome ? Citizen tbm fez suas inovações... Larga escala de produção? Se fosse assim trabalhadores artesãos que fabricam manualmente artesanato, ou mesmo na construção civil deveriam ser milionários.
Muita coisa é construida de forma artesanal e é complexa e nao custa perto disso...
As coisas valem o que tem alguém disposto a pagar, e essa história de que valem por ter história e blablabla é pura conversa fiada ! E vou provar ! Que tradição a hublot tem na relojoaria? Fazem umas aberrações do tipo invicta e conseguem vender por uma fortuna, nada justifica, mas parabéns a eles, alias, vamos falar de zenith ? Tem até uma entrevista do caríssimo Flávio em um podcast que detalha mais a história, mas em resumo, o homem que SALVOU o " el primeiro" da zenith guardando todo maquinário quando mandaram jogar fora ganhou o que da ZENITH?? ganhou um relógio, um prato de comida e um muito obrigado ! Como vou respeitar uma empresa dessas ? Se eles tratam assim o cara que salvou a empresa, imagine o consumidor! Jamais vou dar um centavo meu pra uma empresa dessas!

Corrija um sábio e o fará mais sábio ! Corrija um idiota e ganhará um inimigo !