Técnico Relojoeiro

  • 2 Respostas
  • 1841 Visualizações
Técnico Relojoeiro
« Online: 15 Junho 2023 às 23:04:41 »
Eu andava por fora do custo de manutenção de relógios e fiquei surpreso com o valor de R$ 800,00 para manutenção de um omega corda manual, sem contar as peças. Um relojoeiro lá do centro de SP é o maior comprador de sucata que tenho conhecimento. Um balanço usado não sai por menos de R$ 300,00 para o cliente. Eis uma profissão que está remando contra a maré. Este relojoeiro tem uma equipe de técnicos e há fila de espera. Só um cliente deixou trinta omegas para manutenção. Relógio mecânico está surpreendendo. Muitos diziam que não havia futuro.

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk


Re:Técnico Relojoeiro
« Resposta #1 Online: 15 Junho 2023 às 23:09:14 »
Eu andava por fora do custo de manutenção de relógios e fiquei surpreso com o valor de R$ 800,00 para manutenção de um omega corda manual, sem contar as peças. Um relojoeiro lá do centro de SP é o maior comprador de sucata que tenho conhecimento. Um balanço usado não sai por menos de R$ 300,00 para o cliente. Eis uma profissão que está remando contra a maré. Este relojoeiro tem uma equipe de técnicos e há fila de espera. Só um cliente deixou trinta omegas para manutenção. Relógio mecânico está surpreendendo. Muitos diziam que não havia futuro.

Enviado de meu moto g(9) play usando o Tapatalk
Nossa !!

Enviado de meu moto g62 5G usando o Tapatalk


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Técnico Relojoeiro
« Resposta #2 Online: 16 Junho 2023 às 14:08:19 »
Deve fazer uns 20 anos que essa "remada contra a maré" está acontecendo e há pelo menos 10 a comunidade inteira, incluindo a própria indústria, começou a discutir isso. Faltam profissionais no mundo inteiro e com alguma frequência faltam peças de reposição até para relógios modernos simplesmente porque a demanda supera a capacidade de produção.

Prazos de manutenção estão cada vez mais dilatados em todo lugar do mundo. Tem fila para praticamente qualquer serviço relacionado a manutenção de relógios.

Todos os anos a indústria suíça - só a suíça - coloca mais de uma dezena de milhões relógios mecânicos no mercado. Estou falando só dos mecânicos. E diferente de um microondas ou uma TV ou uma geladeira, que vão para o lixo após alguns anos, esses relógios ficam no mercado e se acumulam por décadas. Por meio século. Talvez por um século. Talvez mais.

E além dos relógios novos que entram todo ano no mercado, as pessoas estão cada vez mais tirando das gavetas aqueles relógios do pai ou do avô, que estavam "fora do mercado" nos últimos 30, 40, 50, 60 anos, ou mais. Cada vez mais tem aparecido relógios antigos para reparo ele só se somam em volume àqueles modernos que já estão necessitando de manutenção periódica.

A quantidade de profissionais hábeis para esse serviço que entram no mercado todos os anos é muito, muito menor que a demanda. Não tenho nenhuma informação sobre a quantidade de profissionais que saem da profissão (em outras palavras, que morrem, pois reloeiro só larga a profissão assim) versus a quantidade que entra. E mesmo que entrem mais do que saem, permanece evidente que a oferta de profissionais é bem menor que a demanda.

E não vejo esse cenário mudando muito pelos próximos muitos anos a fio.

Em resumo: boa hora para virar relojoeiro.

Abs.,

Adriano