Melhor momento para ser um entusiasta

  • 21 Respostas
  • 8557 Visualizações
Melhor momento para ser um entusiasta
« Online: 17 Novembro 2023 às 11:28:55 »
Segundo esse gringo nunca houve um momento melhor para ser um entusiasta de relógios.

Eu concordo parcialmente, e vocês?

https://www.youtube.com/watch?v=Ete-O_dSCgA
Auder Machado Vieira Lisboa
Colecionador de Relógios de Mergulho

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #1 Online: 17 Novembro 2023 às 12:31:40 »
Eu concordo parcialmente, (...)

Por que você concorda parcialmente? Quais pontos você concorda, e quais pontos discorda?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #2 Online: 17 Novembro 2023 às 12:45:46 »
Eu não sei se eu mudei ou o mercado mudou mas, apesar de manter-me "afiado" em relojoaria até hoje, em virtude das leituras, eu sinceramente acho o hobby em si "pior" hoje do que antes. Tudo bem que o alcance é maior, as possibilidades de escolha maiores mas... Eu sei lá, eu comparo o mercado atual e o hobby "relojoaria" com o mercado fonográfico. Eu peguei, por exemplo, a era dos vinis, CDs, MP3 e hoje streaming. Na era dos CDs, era difícil comprar, era caro (relativamente, pois peguei muita coisa na época do dólar um para um), mas justamente porque era difícil, você ouvia milhares de vezes o mesmo álbum, lia de capa a capa os encartes, sabia a mesa de som que o cara usara, a guitarra, o caralho a 4. Hoje? Hoje você pode ter TODOS OS ÁLBUNS do mundo ao alcance das mãos e, falando por mim, acabo não ouvindo nada novo e, quando ouço, não presto atenção em nada e pulo faixas a dar com o pau: tudo que é fácil demais você não dá valor.

Na relojoaria do passado, o número de hobbistas era menor, mas a maioria era nerd e curtia o lance, não preponderantemente, mas com foco nisso, no nerd da coisa. Basta pesquisar as discussões dos anos 2000 aqui mesmo do fórum. Falando especificamente sobre nós, brasileiros, ainda havia uma questão: relógios não eram barato, mas acessíveis. Eu, por exemplo, com salário de estagiário, rodava de Longines, Cricket e Omega. Hoje? Uma porra de um Rolex de entrada custa 50 mil reais, algo inimaginável para a classe média baixa e questionável para a classe média alta.

Hoje nós temos uma profusão de blogs, sites, youtube, redes sociais e... Ou o conhecimento é tão pulverizado que as pessoas não conseguem achar ou ninguém está mais aí para textos, só para o raso da coisa.

Eu sou mais saudosista... Apesar das dificuldades, eu achava o lance mais interessante no passado recente. E olha que sou " um colecionador de conhecimento" e continuo lendo PRA CARALHO sobre relojoaria, mas com conhecimento de que sou exceção, muito embora, agora na minha conta do Insta, eu MARTELE na cabeça do povo o interesse mais profundo sobre o troço. E creia, eu tenho mais engajamento, muuuuuuuuuuuito mais engajamento, com apenas 5200 seguidores, do que contas com 100 mil que só mostram o lado "melancia na cabeça" da coisa, algo que me irrita profundamente no hobby atual.


Flávio

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #3 Online: 17 Novembro 2023 às 14:01:51 »
Se dinheiro não for problema sim, caso não, relógio nunca foi tão caro…

Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #4 Online: 17 Novembro 2023 às 14:36:19 »
Por que você concorda parcialmente? Quais pontos você concorda, e quais pontos discorda?
Pensei especialmente num ponto citado acima pelos colegas, e evidente: alguns preços que são praticados atualmente. E não estamos falando apenas dos preços Brasil. É preciso ter comprado relógio com seu próprio dinheiro, lá atrás, pra entender. O relógio que comprei com meu primeiro salário (há 24 anos), eu não conseguiria comprar semelhante hoje, na condição de recém formado.

Outro ponto que não concordei foi a citação aos chineses do Ali Express. Já comprei dois, um Steeldive e um Heimdallr, me arrependi e hoje não consigo vender. Na verdade eu nem anunciei ainda, porque pelo que valem, é melhor ficar com eles encalhados mesmo.

Auder Machado Vieira Lisboa
Colecionador de Relógios de Mergulho

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #5 Online: 17 Novembro 2023 às 16:37:29 »
...Na relojoaria do passado, o número de hobbistas era menor, mas a maioria era nerd e curtia o lance, não preponderantemente, mas com foco nisso, no nerd da coisa. Basta pesquisar as discussões dos anos 2000 aqui mesmo do fórum. Falando especificamente sobre nós, brasileiros, ainda havia uma questão: relógios não eram baratos, mas acessíveis. ...

Hoje nós temos uma profusão de blogs, sites, youtube, redes sociais e... Ou o conhecimento é tão pulverizado que as pessoas não conseguem achar ou ninguém está mais aí para textos, só para o raso da coisa.

Eu sou mais saudosista... Apesar das dificuldades, eu achava o lance mais interessante no passado recente....


Não poderia ser mais preciso, neste pasado existia ainda facilidade maior em encontrar peças, bons profissionais.... Conheci muita gente interessante nesta época.

[]s

Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #6 Online: 17 Novembro 2023 às 21:12:32 »
Eu não sei se eu mudei ou o mercado mudou mas, apesar de manter-me "afiado" em relojoaria até hoje, em virtude das leituras, eu sinceramente acho o hobby em si "pior" hoje do que antes. Tudo bem que o alcance é maior, as possibilidades de escolha maiores mas... Eu sei lá, eu comparo o mercado atual e o hobby "relojoaria" com o mercado fonográfico. Eu peguei, por exemplo, a era dos vinis, CDs, MP3 e hoje streaming. Na era dos CDs, era difícil comprar, era caro (relativamente, pois peguei muita coisa na época do dólar um para um), mas justamente porque era difícil, você ouvia milhares de vezes o mesmo álbum, lia de capa a capa os encartes, sabia a mesa de som que o cara usara, a guitarra, o caralho a 4. Hoje? Hoje você pode ter TODOS OS ÁLBUNS do mundo ao alcance das mãos e, falando por mim, acabo não ouvindo nada novo e, quando ouço, não presto atenção em nada e pulo faixas a dar com o pau: tudo que é fácil demais você não dá valor.

Na relojoaria do passado, o número de hobbistas era menor, mas a maioria era nerd e curtia o lance, não preponderantemente, mas com foco nisso, no nerd da coisa. Basta pesquisar as discussões dos anos 2000 aqui mesmo do fórum. Falando especificamente sobre nós, brasileiros, ainda havia uma questão: relógios não eram barato, mas acessíveis. Eu, por exemplo, com salário de estagiário, rodava de Longines, Cricket e Omega. Hoje? Uma porra de um Rolex de entrada custa 50 mil reais, algo inimaginável para a classe média baixa e questionável para a classe média


Flávio

Eu ia responder,  mas o Flávio já falou e disse tudo o que penso na resposta dele.
Só um acréscimo: esse é o melhor tempo pra ser entusiasta sim, se gastar muito dinheiro não for nenhum problema pra o sujeito.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #7 Online: 20 Novembro 2023 às 19:27:57 »
Para mortais assalariados como eu, nunca foi tão ruim desde que eu comecei a me interessar em relógios. Vide que já pude ter 5 Speedmaster de uma vez só, e ter o que podia ser chamado de uma coleção de Omegas.

Aos poucos foram valendo cada vez mais e fui me desfazendo dos mais valorizados, achando que com isso poderia manter pelo menos uma coleção mais modesta. Resultado é que fiquei sem os mais valorizados e nem sequem consegui manter os menos valorizados.

Na minha realidade, nunca foi tão ruim. Tanto que eu nem sequer almejo mais relógio nenhum. Não vejo nenhum panorama nem de longe de que algum dia eu seja nem um pequeno colecionador como já fui um dia.

Abs.,

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #8 Online: 21 Novembro 2023 às 10:55:29 »
Cara, assim, respondendo à queima roupa, eu diria que é um péssimo momento, no mesmo sentido já explicitado pelo Adriano.
Há tempos que os relógios vêm ficando cada dia mais caros e, para piorar, nossa economia local também vem se deteriorando, o que torna ainda maior a sensação de que "o jogo acabou".

Por outro lado, o acesso à informação tem sido bem facilitado. Quando comecei no hobby, havia bem menos publicações (impressas ou eletrônicas); era muito mais difícil pesquisar; os livros, que ainda eram todos em papel, bem mais escassos; e a gente tinha de acabar confiando em estórias inventadas pela indústria, então muita abobrinha foi dita e passada pra frente como a mais absoluta verdade.

Hoje, diversos livros que até então estavam fora de catálogo foram reeditados; há diversos blogs sérios, como o Grail Watch, ou mecanismos de busca especializados, como o watchlibrary.org, que permite procurar em um acervo imenso de publicações do passado, então a gente tem muito mais informação de qualidade, ainda que, em sua maioria, sejamos inundados por anúncios disfarçados de artigo em blogs populares, ou então por publicações de lifestyle no Instagram.

Para quem quer aprender, o momento é melhor, mas, para quem quer ter relógios, especialmente de marcas consagradas, aí a coisa piorou MUITO!

A visibilidade maior dos relógios mecânicos fodeu um pouco a vida de quem genuinamente aprecia os relógios de uma perspectiva não comercial/narcisista, pois contribuiu o aumento geral de preços, tantos dos relógios novos quanto usados, como para uma homogeneização das marcas.

Esses dias, numa conversa privada com o Patrão, comentei, indignado, sobre um dos lançamentos mais genéricos que já vi nas últimas décadas:




Sério que isso é um IWC? Poderia ser um Tissot, um Certina, um Victorinox, um Oris, e ninguém duvidaria...
Vinte anos atrás, você olhava um IWC e sabia que era um IWC (e como eram belos!), hoje, se você não olhar bem a marca ali impressa no mostrador, você não sabe o que é.

Afora esse lado dos relógios genéricos, tenho visto que marcas que se situavam confortavelmente em um segmento de mercado agora querem estar num patamar mais elevado, mas sem querer fazer muito esforço por isso. Mudam um pouco a caixa, um pouco o mostrador, às vezes metem ouro onde antes era aço, e o preço sobe 5x...

O que anda nos restando são os chinas mesmo, mas são poucos os que querem ter uma coleção de chinas.



Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #9 Online: 21 Novembro 2023 às 12:05:18 »
Genérico e caro! Essa merda custa 10 mil dólares lá! Mas o grande problema sequer é este: no passado dos fóruns, sobretudo The Purists, que tinha alguma influência no mercado, os moderadores teriam dito: é um lançamento genérico. Hoje? 100 por cento dos blogs gringos, todos de rabo preso com a indústria, dizem: uuuuuuuuuuuau! Puta lançamento!

Flávio

*

Offline Pouron

  • ***
  • 103
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #10 Online: 21 Novembro 2023 às 13:42:51 »
Gostei do tópico! Nunca fui colecionador mas cheguei a ter alguns relógios que gostava bastante e que me foram levados quando entraram em casa...daí pra frente broxei legal

Viajo em poucos dias e ate pensei em comprar um relogio por la, mas não estou empolgado quanto já fui, provavel que eu deixe passar a oportunidade


Tenho usado muito o Reddit e em um dos subtopicos tem bastante interação com o pessoal da San Martin. Apesar de alguns pesares (plágio, óbvio) me admira bastante o que eles tem oferecido pelo preço. Ressuscitando e fazendo releitura de modelos clássicos cobrando valores justíssimos.

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #11 Online: 22 Novembro 2023 às 13:40:23 »
Desanimador ler esses comentários aqui e ontem eu participei de uma análise econômica feita pelo Banco do Brasil de Brasília e a tendência é de piorar muito.

Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #12 Online: 22 Novembro 2023 às 15:14:19 »
Desanimador ler esses comentários aqui e ontem eu participei de uma análise econômica feita pelo Banco do Brasil de Brasília e a tendência é de piorar muito.

Há aumento nos impostos de importação no horizonte?
Auder Machado Vieira Lisboa
Colecionador de Relógios de Mergulho

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #13 Online: 22 Novembro 2023 às 17:25:26 »
Não.

O Brasil vai diminuir a Selic e não irá investir em infraestrutura. Só gasto em saúde.

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #14 Online: 27 Novembro 2023 às 09:16:41 »
Meu fogao quebrou aqui na Alemanha.

Pedi para consertar o montador me aparece com um Seiko Padi Blue com essa pulseira de borracha.


Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #15 Online: 27 Novembro 2023 às 15:11:00 »
Melhor momento para ser um entusiasta de relógios é sempre ANTES de quando você começou...
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #16 Online: 28 Novembro 2023 às 11:44:17 »
Fato... hahahaha Em tudo!

Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #17 Online: 29 Dezembro 2023 às 14:49:53 »
O momento para mim é ruim para comprar. Tive 21 relógios Rolex e uma tonelada de speedmaster. Iwc eu tinha dois. Um dia a ficha caiu e passei quase tudo adiante. Tenho até medo de usar relógio caro. Hoje tenho o que gosto e o preço é irrelevante, pois são todos baratos. Confesso que ganhei dinheiro, pois passei adiante os relógios caros por valores altos em relação ao que paguei. Meu reduced custou 1500 reais. Meu speedmaster moom saiu por 2 mil.

Tudo mudou. Estava bom para chinoca, mas até ele subiu.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #18 Online: 31 Dezembro 2023 às 14:27:19 »
Sim, eu "ganhei" dinheiro também, não posso reclamar nesse sentido. Inclusive vendi coisas que anos antes valiam tão pouco que nem valiam a pena vender.

Posso dizer pelo meu Moonwatch. Eu preferia ter mantido ele. Mas seu valor disparou para um patamar que era simplesmente burrice, na minha condição, ficar com aquela monta de dinheiro parada em uma caixa ou passeando no meu pulso ao mesmo tempo que minha renda ficava cada vez mais desatualizada com relação ao meu custo de vida. Passei para a frente sem dó. Por praticamente 10x o preço que paguei.

E outras coisas que se eu tivesse tido condições de manter até hoje, tipo Seamaster 300 da década de 1960, eu estaria dando risada a toa e resolveria todos os meus "problemas" rsrsrs.

Abs.,

Adriano

Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Resposta #19 Online: 01 Janeiro 2024 às 02:54:00 »
Bom dia amigos...
Desejo um Feliz Ano Novo aos camaradas deste FRM!!!    ;) ;) ;)
Saúde e benção nesse ano de 2024!!!    :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio