O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?

  • 4 Respostas
  • 589 Visualizações
*

Danielfup

O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?
« Online: 14 Fevereiro 2024 às 07:12:13 »
Com a crescente popularidade dos smartwatches e a evolução da tecnologia, os relógios mecânicos estão em risco de se tornarem obsoletos? Como os fabricantes de relógios estão se adaptando a essa mudança e quais são as perspectivas para o futuro dos relógios mecânicos?

*

Offline helio

  • *****
  • 904
    • Ver perfil
Re:O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?
« Resposta #1 Online: 14 Fevereiro 2024 às 13:14:58 »
Com a crescente popularidade dos smartwatches e a evolução da tecnologia, os relógios mecânicos estão em risco de se tornarem obsoletos? Como os fabricantes de relógios estão se adaptando a essa mudança e quais são as perspectivas para o futuro dos relógios mecânicos?

Mudando o conceirto de utilidade para joia, gerando falssa sensação de escassez (e aguçando o desejo por esta falsa exclusividade)... . Um relogio de luxo de entrada que custava U$5,000.00 há uns 15 anos hoje passa facilmente de U$20K, coisas mais caras ficaram inacessiveis ao publico médio a nivel mundial, coisas simples mais que dobraram de preço.
E sim como utilidade qualquer computador travestido de relógio (ou anel, bracelete...) bate o relogio mecanico mais sofisticado (tem os tais apps que pagam, monitoram o tempo, recebem menssagens....), como longividade dificilmente um computador sobrevice a meia decada (viram sucata simplismente por falta de peças de reposição ou falta de atualização do software ou exposição a liquidos), em meu ajuntamento tenho um fuseé ingles com 15 decadas funcionando perfeitamente ::).
Particularmente eu acho que smartwatchs acabam nos tornando neuróticos por excesso de monitoramento (já tem smartwatch monitorando até glicemia, sem muita precisão, mas...), detesto a duração da bateria (que nunca entrega a autonomia prometida). Mas tudo tem o seu lugar.

[]s

P.S. - Como retenção de valor qualquer objeto eletronico (inclusive relógios) são uma desgraça

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re:O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?
« Resposta #2 Online: 15 Fevereiro 2024 às 13:09:24 »
Caro Daniel, tive que dividir o tópico mais uma vez, eis que a pergunta foi feita dentro de discussão já existente, alheia à pergunta.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?
« Resposta #3 Online: 15 Fevereiro 2024 às 22:27:15 »
Relógios mecânicos são obsoletos desde o final de década de 1960.

Ninguém compra relógio mecânico hoje para ver horas. E em geral os fabricantes de relógios mecânicos ignoram completamente a existência dos smartwaches, já que consideram (corretamente, ao meu ver) produtos totalmente diferentes e para públicos diferentes.

Abs.,

Adriano

Re:O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?
« Resposta #4 Online: 16 Fevereiro 2024 às 14:55:05 »
Embora o tema já seja um pouco batido e volta e meia surgem considerações a respeito em outros assuntos relacionados, achei interessante e me fez pensar um pouco sobre o valor que ainda hoje conseguimos perceber, independente de todas as artimanhas dos grandes fabricantes, nos relógios mecânicos.

De fato, como dito, um produto eletrônico por principio é algo descartável e com vida curta. Portanto, não consegue criar vinculo, nem aquele tipo de ligação especial com seu dono. Aí o relógio mecânico, quando bem cuidado, apreciado e bastante usado pelo seu dono, vai construindo uma história toda especial que só aumenta essa ligação. E quando o dono inventa de associar a compra de um bom relógio mecânico com algum evento ou momento especial da sua vida, f***u, o danado agarra no sujeito de um jeito que parece ganhar vida própria.

Tem também outras questões que me fascinam nos relógios mecânicos, como todos os séculos de história associados num produto que nos dias de hoje mudou muito pouco seu principio de funcionamento, o fato de ser uma das maiores invenções da história humana, a miniaturização de componentes mecânicos e de ser um produto totalmente alinhado com as questões ambientais (não precisa de bateria, não é descartável etc).

E as questões de funcionalidade e precisão nem precisam entrar na conta.

Aí me pergunto como uma pessoa de bom senso pode não gostar, nem admirar um bom relógio mecânico. Portanto, acredito que ainda tenham um futuro, isso se a ganância das grandes marcas não estragar ainda mais seu encanto.