Menu principal

Desmagnetização de Relógios Analógicos Quartz

Iniciado por wagner.net, 02 Julho 2024 às 20:25:59

tópico anterior - próximo tópico

wagner.net

Tenho duas dúvidas sobre a questão da desmagnetização de relógios analógicos a quartz e acredito q os amigos foreiros saberão a resposta. A primeira é sobre o quanto esse tipo de relógio é suscetível ao magnetismo, se mais ou menos que os mecânicos. A segunda é se o processo de desmagnetização pode causar algum dano aos relógios a quartz.
O que me dizem?
Abraços

flávio

Eu nunca pensei nisso e nem sabia que era possível magnetizar um relógio a quartzo já que... O próprio conceito de motor de passo implica no uso de campos magnéticos. Até eu estou curioso.

Adriano

Campos magnéticos afetam relógios a quartzo apenas temporariamente, enquanto estiver exposto ao campo. Afastado do campo, tudo volta ao normal. Eles não sofrem magnetismo permanente (ou a magnetização de peças internas não produz nenhum efeito negativo), e logo, do mesmo jeito, passá-los por um desmagnetizador não traz efeito nenhum positivo nem negativo.

Detalhe: relógios elétricos, como os Hamilton Electric e aqueles Seiko e Citizen ou outros com balanço, não devem ser submetidos ao desmagnetizador. Isso pode (e provavelmente vai) comprometer o funcionamento.

Abs.,

Adriano

wagner.net