Menu principal

Flavor Flaf e Swatch Royal Pop

Iniciado por flávio, 13 Maio 2026 às 11:34:22

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Nos anos 80, usar cronógrafos digitais esportivos pendurados no pescoço havia virado moda no hip-hop. Certo dia, Flavor Flav e seu amigo Son of Bazerk estavam numa batalha de rap quando uma noiada passou pelo local oferecendo um relógio de parede que havia furtado. Son of Bazerk tirou o cronógrafo do pescoço de Flav e colocou o relógio no lugar. Todo mundo riu. Então, desafiaram-no a usar aquilo no palco. Flav usou o relógio na abertura de um show dos Beastie Boys, em Passaic, Nova Jersey, em 1986. No dia seguinte, estava na capa do Daily News e do Newsday. O resto é história: a imagem de Flav com o relógio gigante no pescoço se tornou um dos ícones pop da época.

Quando a AP e a Swatch lançaram o Royal Pop, postei uma foto do Flavor Flav e disse que meu comentário estava todo ali, para quem soubesse ler nas entrelinhas. Recebi dezenas de directs concordando comigo, achando que a foto era uma crítica. Não era. Era exatamente o contrário.

Jurei que não comentaria o tema, já que não costumo seguir trend topics. Mas, como muitos parecem não ter compreendido minha opinião por meio de uma foto, resolvi explicar.

O Royal Pop é menos ruim do que eu esperava. A boa ideia do conceito é ser um relógio de bolso: ao se afastar tanto do Royal Oak original, reduz o risco de diluir a aura da marca. Não é um Royal Oak barato. É outra coisa completamente diferente.

A AP vem flertando com a cultura pop há anos. Os puristas torcem o nariz, mas é exatamente isso que explica o crescimento da marca na última década: hoje, produto que não gera conversa em rede social está fadado a morrer. A outra face da moeda é que o Royal Oak já é um dos objetos mais fotografados da relojoaria, e isso vai na contramão do que a cultura do luxo historicamente espera de seus ícones. Pode virar moda, claro — mas modas passam, e quem lembra dos ioiôs da Coca-Cola sabe muito bem do que estou falando (rapaz, estou velho...).

Para quem queria usá-lo no pulso, a DeLugs já está projetando braceletes aftermarket; vale acompanhar.

Achei o produto interessante, com todas as ressalvas acima. E, se algum de vocês achou legal, não seja idiota: segure o ímpeto e espere chegar ao preço de tabela. Só idiota paga ágio em relógios.

helio

O fato de ser destacavel prevê a utilização em diverssos meios, algo que não é novo no grupo swatch, nada impede da propria swatch de colocar a venda braceletes e pulseiras, ou mesmo bases de mesa,  pra este modelo no futuro (ou de terceiros o fazerem, vide as caixas de aço para os monnswatchs). Como curiosidade é legal, além de que foi criado um novo calibre pra peça, mas honestamente hoje não me atrai (o melhor é o azul que vc postou), mas nopnião é alvo volatil.

Como curiosidade tenho um Omega Mark IV há decadas, nunca o destaquei do bracelete, ou mesmo vi outros modelos de caixa/braceletes pra ele disponiveis à venda.

[]s

helio

Passadas pouco mais de 2 semanas, mesmo antes da swatch equalizar a demanda ou colocar opções para colocar o tal relogio no pulso; os chineses já fizeram diverssos tipos braceletes (até deployant em bioceramica) e cópias em profusão (com fidelidade duvidosa), de uma olhada nos marquetplaces deles  ::) .
(Alias se vc quiser brincar montar relogios para uso diario, principalmente com base NH3x, dá pra fazer coisas bem interessantes buscando partes neste marquetplaces, existem alguns mostradores bem legais, algo relativamente exclusivo a preço de um Orient/Technos automatico de entrada).

[]s

patrick45

Achei interessante a ideia do conceito destacável, mas no fim parece mais um produto de hype do que algo realmente prático para uso diário. Provavelmente vai ganhar acessórios de terceiros rapidamente, como já aconteceu com outros modelos da Swatch.