Regulateur

  • 78 Respostas
  • 17449 Visualizações
*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Regulateur
« Online: 15 Agosto 2009 às 20:44:47 »
Pergunta besta, mas eu já pensei a respeito e não consigo achar uma resposta convincente: por que os reguladores tem um só ponteiro?  ::) ::) ::)


Esxiste algum motivo prático para essa disposição de ponteiro central único grande para minutos ou é apenas uma espécie de convenção? E se for apenas uma convenção, de onde vem?
[ ]s
Luciano

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Regulateur
« Resposta #1 Online: 15 Agosto 2009 às 20:49:36 »
Em se tratando de um relógio de mergulho, será que não é para o mergulhador olhar o horário que falta para terminar o ar do cilindro com mais precisão (não confundindo com o ponteiro de horas)?

Se não for isso, acho que é apenas uma questão de estilo, layout que o fabricante optou em usar.

Bom, é a opinião de um leigo.
Um abraço
Fábio

Re: Regulateur
« Resposta #2 Online: 15 Agosto 2009 às 21:26:31 »
Olá para todos.

Respondendo à pergunta do Luciano e ao Fábio também, esse visual é mais que uma forma de estilo, é uma solução de design que ao mesmo tempo diferencia esses relógios dos outros "mais comuns" como também tem sua finalidade prática.

Eu gostaria de comentar não apenas arespeito da Oris, mas também da Doxa, pois ambas as marcas tem um design que destaca, cada uma de sua maneira, o ponteiro dos minutos e para o mergulhador é o que importa, um ponteiro de minutos bem destacado facilita bastante a rápida leitura no bezel do tempo decorrido.

É lógico que hoje em dia para o mergulhador o uso de computadores de mergulho é bem comum, mas não deixa de ser um recurso a mais. Para verificar intervalos de tempo de forma simples e rápida o relógio pode ser bem úti, além de ser um valioso back-up.

A seguir tem algumas fotos para ilustrar o que eu escrevi:

O Regulator de duas gerações atrás, pertencia à coleção "Big Crown", caixa de aço e 38,5 mm, resistente à 200m:


O Regulator da geração anterior à atualmente vendida, linha "Big Crown" reestilizada, se não me engano tinha caixa de aço e 42 mm, resistente à 200m:


O Regulator da geração atual, caixa de titânio com 44mm e resistente à 1000m:


E quanto aos Doxa, vejam como o ponteiro de minutos (bem maior) é destacado do ponteiro de hora:
Profissional:


Sharkhunter (a versão dos Doxa que eu gosto mais), reparem com é bem fácil fazer a leitura com o ponteiro grande que ele tem:


Searambler:


Caribean:


Divingstar (o da direita):


É isso.
Até mais e abraço a todos.
César.
« Última modificação: 15 Agosto 2009 às 21:34:28 por César-HT »
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #3 Online: 15 Agosto 2009 às 21:35:28 »
Mas a idéia não é facilitar a leitura dos minutos somente, mas principalmente dos segundos. E a coisa nasceu séculos mais cedo que o relógio de mergulho.

Regulador, como o nome supõe, é um relógio que serve como referência de tempo. Antes dos relógios atômicos e quartz, os relógios usados como referência de tempo eram mecânicos, normalmente de grande porte, com pêndulo. Os fabricantes de relógios precisavam ter um relógio desse tipo dentro de suas fábricas para saber a hora certa de forma confiável e usar como base para regular os relógios. Esses eram os reguladores. A configuração tradicional deles possuia um segundeiro às 6 horas. Como os segundos eram fundamentais que se tivesse uma leitura rápida e clara, perceberam que o ponteiro de horas ficava tempo demais sobre o segundeiro entre as 5 e as 7 horas, prejudicando a leitura precisa dos segundos. A solução foi tirar o ponteiro de horas do centro e colocá-lo em um submostrador. Nasceu aí o layout conhecido como "regulador". Isso é coisa do século XIX.

E aí, recentemente alguns fabricantes fizeram relógios assim como homenagem. Mas a origem é essa. Não é apenas estética ou firula. No caso da Oris, dá destaque ao ponteiro de minutos, realmente. Mas a idéia do regulateur não é essa.

Eu particularmente gosto muito da configuração e gostaria de possuir um genuíno regulador.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 15 Agosto 2009 às 21:38:17 por Adriano »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Regulateur
« Resposta #4 Online: 15 Agosto 2009 às 21:57:37 »
O Adriano está certíssimo! :D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #5 Online: 15 Agosto 2009 às 22:00:16 »
Acho que os amigos já disseram tudo.
Mas no caso dos Oris divers, a configuração reguladora vai no sentido de ser mais fácil e rápida a leitura do tempo decorrido num mergulho.
Ali pouco interessam as horas ou segundos, antes os minutos decorridos, e nada melhor do que um ponteiro destacado dos outros.
Esta é a minha opinião, claro.

Vejam os dois modelos Regulator da Oris :


Mais fácil de ler, não dando azo a qualquer erro de leitura na contagem(principalmente no de 44mm, com ponteiro de minutos ainda mais destacado e diferenciado).

Vejam, na primeira foto abaixo temos o Meistertaucher regulador de 44mm, e na 2ª, o Oris Coste 2000m, com ponteiros de configuração "normal".
Qual lhes dá uma leitura mais precisa e rápida do tempo decorrido? ;)






Abraços,
Correia



Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Regulateur
« Resposta #6 Online: 15 Agosto 2009 às 22:10:31 »
Olá para todos.

É, vivendo e aprendendo, bem interessante o que o Adriano explicou. Valeu Adriano  :D ;).

Interessante também é como um layout criado para uma finalidade e um ambiente pôde se adequar tão bem à outra atividade e ambiente completamente distinta.

Até mais e abraço a todos.
César.

"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Alberto Ferreira

Re: Regulateur
« Resposta #7 Online: 15 Agosto 2009 às 23:04:55 »
Salve, amigos!

Um exemplo da "coisa real"...

...


Este foi construído para uma competição em Chicago, no inicio da década de 1930, portanto, nem é tão antigo.
Ele funciona até hoje e sua precisão média é de +4 segundos por ano.

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #8 Online: 15 Agosto 2009 às 23:26:15 »
Sobre o Oris, acho um puta relógio legal. Gostaria de ter um. Mas acho "forçação" de barra chamá-lo de regulador já que na verdade ele não é um regulador, nem tem o mesmo propósito.

Na terceira página de meu artigo da viagem à Suíça do ano passado, há algumas fotos de reguladores do Museu Internacional de La Chaux-de-fonds:

http://adenoma.sites.uol.com.br/Suica_page_3.html

Abraços!

Adriano


*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #9 Online: 15 Agosto 2009 às 23:35:56 »
Adriano, sem dúvida que a função desses Oris de mergulho não é a de serem reguladores, em si.

Penso que o "cognome" virá apenas  do facto de a disposição dos ponteiros ser em tudo idêntica à dos reguladores antigos.

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #10 Online: 15 Agosto 2009 às 23:42:43 »
Adriano, sem dúvida que a função desses Oris de mergulho não é a de serem reguladores, em si.

Penso que o "cognome" virá apenas  do facto de a disposição dos ponteiros ser em tudo idêntica à dos reguladores antigos.

Abs,
Correia


Sem dúvida nenhuma! Por isso mesmo acho que é forçar a barra chamar o relógio de regulador, pois resume tudo o que um regulador é a apenas um simples layout de ponteiros. Aliás, é esse o problema, que me parece que surgiu com o Chronoswiss... A coisa foi mal interpretada pelo mundo afora e agora resume-se um simples layout de mostrador à um "regulador". O regulador é muito, muito, muito mais que isso e aliás, não precisa ter esse layout para ser regulador. Esse é apenas um layout mais inteligente para um regulador, além do layout tradicional.

Com a chance que teu tive de estudar de perto um regulador, é uma lástima que hoje o público resuma tudo em um layout de ponteiros e que marcas se aproveitem disso...

Contudo, repito: acho esse Oris um tesão e a disposição é muito inteligente para um relógio de mergulho. Só critico o nome escolhido.

Abraços!

Adriano

Re: Regulateur
« Resposta #11 Online: 16 Agosto 2009 às 01:59:16 »
DOXA...ORIS....Ai..ai.. :P :P

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #12 Online: 16 Agosto 2009 às 02:45:43 »
Muito obrigado pelas explicações! :)
E pelo jeito, como tudo hoje em dia, virou "moda" ::).
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: Regulateur
« Resposta #13 Online: 16 Agosto 2009 às 09:31:19 »
Salve!

Eu concordo com o ponto do Adriano.

Para nós que, de uma forma ou de outra, temos que por vezes "assumir" uma certa posição de "esclarecer", ou mesmo "formar opiniões"...
Quantos de nós já fomos “questionados" a esse respeito?

Cabe mesmo o comentário.

- Reguladores (sejam eles antigos, mecânicos, ou não) são relógios com uma função específica.

- Nem todos os reguladores têm o "layout" que estamos discutindo.

- O uso de tal "layout" em outros tipos de relógios (não reguladores), em especial os de pulso, é apenas uma questão de "estilo".

- O uso do "layout" em relógios "diver" pode, sob certo ponto de vista, até ser "prático".

Abraços!
Alberto

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #14 Online: 16 Agosto 2009 às 10:43:58 »
Mas não deixa de ser um regulador - do tempo de mergulho decorrido ;D

Como os reguladores de génese, os primeiros, que serviam como órgão de regulação, os divers, p. ex., também cumprem essa função(se bem que noutro nível, obviamente), a de marcar, com precisão(um dos meus reguladores da Oris faz cerca de +4Seg/dia, logo, num mergulho de 30 minutos, ele dará com precisão, o tempo - em minutos, decorrido nesse mesmo mergulho).

Sem dúvida mais prático e ainda mais eficiente do que a forma de marcar de um diver com configuração normal.
Se bem que num diver que se preze, o ponteiro das horas/minutos têm de ter tamanho/forma diferentes, para não induzir em erro uma leitura.

Mas não acho que a Oris queira ter dado uma de esperteza, não é por se chamar regulador que se venderá mais ou menos, apenas pela configuração como a dos reguladores, em minha opinião.

Abraços,
Correia
« Última modificação: 16 Agosto 2009 às 10:45:49 por Correia »
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #15 Online: 16 Agosto 2009 às 11:21:19 »
Pelo exposto, eu entenderia que a função específica de um regulador está mais para aferição de marcação de tempo, ou pelo menios essa é a "função" histórica. Um diver em estilo regulador, apesar de ser útil, acho meio estranho. Em um mergulho um cronógrafo seria de igual utilidade, por isso me parece que o estilo foi talvez adaptado para uso em mergulho.
[ ]s
Luciano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #16 Online: 16 Agosto 2009 às 11:38:09 »
Luciano, pode ser "estranho", mas é mais eficaz que um diver com configuração normal.
E repare que tem cronógrafos profissionais, como o Tag Heuer Aquagraph, onde os botões do crono podem ser accionados dentro de água e a contagem do crono - com um ponteiro isolado de minutos que fará uma contagem independente da do relógio.

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Alberto Ferreira

Re: Regulateur
« Resposta #17 Online: 16 Agosto 2009 às 11:41:36 »
Salve!

Sim, amigo Correia.
Certamente com outra função, mas eu também não acredito que a intenção de Oris tenha sido a de passar a idéia de ser um "regulador", no estrito sentido.

Mas, sim, a de usar um "layout" bastante prático, diga-se, que realmente remete àquela configuração, digamos "originária".
E simplesmente, daí o "nome".


Bem,...
Aproveitando o "gancho" e ainda no campo das "nomenclaturas", aqui certamente mais "apropriada", creio.
Está o caso dos chamados "plongeurs" ou "plongeur hands".

Há modelos de linha, de diversas marcas, com essa configuração, aqui ilustrada por um Seiko "tunado".


Foto meramente ilustrativa.

No caso, a intenção é ressaltar, enfatizar, a visualização do ponteiro que, no caso de um mergulho, é mais o "relevante".

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Regulateur
« Resposta #18 Online: 16 Agosto 2009 às 11:52:51 »
Os "plongeur hands" não são ponteiros em que o de minutos é bem mais evidente que o de horas?
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: Regulateur
« Resposta #19 Online: 16 Agosto 2009 às 11:55:43 »
Os "plongeur hands" não são ponteiros em que o de minutos é bem mais evidente que o de horas?


 ;D

Foi o que eu "tentei" mostrar, Luciano.
 ;)

 :D