Menu principal

Material de relojoaria em português

Iniciado por igorschutz, 26 Agosto 2009 às 08:46:38

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Olá amigos,

Alguém possui aquele "Manual do Aprendiz de Relojoeiro" do Prof. Dimas de Mello Pimenta, ou então algum outro material em português sobre relojoaria?

Quem tiver, mande-me MP, por favor!

Um abraço,

Igor

P.S.: Antes que me perguntem, sim, conheço o curso online do nosso ex-forista Luís Silva, disponibilizado no endereço http://relojoeiro.no.sapo.pt/.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Ah, vai na resposta sem ser privada mesmo. Tenho e já inclusive mandei xerox para o Lourival certa feita. Livro horrível!

Tenho um dele melhorzinho, chamado: 101 perguntas e respostas sobre consertos de relógios.

E tenho a sua biografia (essa está em BH).

Mas vou ser honesto: o Dimas podia ser bom na relojoaria e o assunto relógios de ponto o fez rico, talvez um dos caras mais ricos do Brasil (tive oportunidade de trocar idéias com o filho ou neto dele certa feita, extremamente legal, diga-se). Porém, escrevia de uma forma tão simples, mas tão simples que chegava a ser boba. E o livro de reparos dele é tão resumido que se torna "inúteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeul", como diria a música aí.

Livro bom de relojoaria é o De Carle, idiot proof.

Lourival, estou certo ou não?

Flávio

igorschutz

Flávio,

Obrigado pela resposta.

Na verdade o livro não é para mim, é para um conhecido.

Eu não tenho problemas com inglês, e tenho o livro do De Carle (muito bom!). Então, fosse pra mim, nem perderia tempo e iria direto para as referências em inglês.

Ah, esqueci de mencionar na primeira mensagem: eu precisaria de algo online, em arquivo, pois impresso também não adianta muito.

Obrigado e um abraço,

Igor

Alberto Ferreira

Salve, Igor!

Eu já vi, por mais de uma vez, o "Manual do Aprendiz de Relojoeiro" sendo vendido no ML, em "cópia xerox".

Quanto a livros, eu tenho o "O relógio... Sua história". mas ele tem 154 páginas.

Eu concordo com o Flávio, e acho que estes livros têm apenas interesse "histórico" e talvez de um eventual "colecionismo".
Pelo menos para mim.

Abraços!
Alberto

Lourival

Citação de: flavio online 26 Agosto 2009 às 08:53:52

Flávio

Certíssimo! ;) Agora dizer que foi inútil não digo. ::)
Usei este livro pra pegar a terminologia em português para poder conversar com os relojoeiros no caso de alguma dúvida pois tudo que aprendi em relojoaria até hoje foi em livros gringos. Conclusão: só sabia os nomes de partes, ferramentas, peças etc em inglês! Quando ia conversar com algum relojoeiro aqui, ficava parecendo conversa de bêbado  ;D ;D ;D
Pra isso foi excelente. Só pra isso! ;)

expeditoferrari

Citação de: Lourival online 26 Agosto 2009 às 10:41:58
Citação de: flavio online 26 Agosto 2009 às 08:53:52

Flávio

Certíssimo! ;) Agora dizer que foi inútil não digo. ::)
Usei este livro pra pegar a terminologia em português para poder conversar com os relojoeiros no caso de alguma dúvida pois tudo que aprendi em relojoaria até hoje foi em livros gringos. Conclusão: só sabia os nomes de partes, ferramentas, peças etc em inglês! Quando ia conversar com algum relojoeiro aqui, ficava parecendo conversa de bêbado  ;D ;D ;D
Pra isso foi excelente. Só pra isso! ;)

Lourival eu fiz a mesma coisa que vc.

Igor, se vc estiver precisando eu posso digitalizar o livro e mandar pra vc. Se quiser é só falar

Abraço

Expedito
Expedito

paulorocha

Igor, eu tenho (ou pelo menos, tinha...) o livro em PDF. Mas faz tempo que não vejo. Vou dar uma checada nos meus Backups antigos e ver se ainda tenho uma cópia. Se tiver, te mando.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

LUW

Onde acho esse livro do De Carle? Tem versão impressa?
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Citação de: LUW online 26 Agosto 2009 às 11:56:25
Onde acho esse livro do De Carle? Tem versão impressa?

Salve!

O livro, Practical Watch Repairing - by Donald De Carle está sendo vendido, por exemplo, na Amazon.

http://www.amazon.com/Practical-Watch-Repairing-Donald-Carle/dp/0719800307#

Abraços!
Alberto

LUW

[ ]s
Luciano

igorschutz

Citação de: expeditoferrari online 26 Agosto 2009 às 11:26:48
Igor, se vc estiver precisando eu posso digitalizar o livro e mandar pra vc. Se quiser é só falar

Expedito,

Muito obrigado pela gentileza, mas não precisa se dar a esse trabalho.
Criei o tópico só por desencargo de consciência mesmo. Quem tiver online, me mande MP, senão, também não precisa se preocupar, pois não quero dar trabalho pra ninguém.

Um abraço,

Igor

igorschutz

Citação de: paulorocha online 26 Agosto 2009 às 11:27:45
Igor, eu tenho (ou pelo menos, tinha...) o livro em PDF. Mas faz tempo que não vejo. Vou dar uma checada nos meus Backups antigos e ver se ainda tenho uma cópia. Se tiver, te mando.

Muito obrigado, Paulo!

Se tiver, vai ser de boa ajuda. Se não, não esquenta a cabeça.

Um abraço,

Igor

Jefferson

Caro Paulo, se você encontrar o material, peço que faça a gentileza de enviar para mim também.

Obrigado e um abraço,

Jefferson

Adriano

Bem, não é material ou manual de reparos, mas tem meus artigos técnicos da revista Pulso, e alguns, modéstia a parte, são melhores que os equivalentes sobre o mesmo assunto em revistas internacionais. Meus artigos já foram elogiados pelo pessoal da L'Orologio e alguns deles estão na seção "In-depth articles" do site da Fondation de La Haute Horlogerie:

http://www.hautehorlogerie.org/en/time-to-discover/in-depth-articles/techniques/

Abraços!

Adriano

igorschutz

lio

Temos celebridades presente.
Parabéns Adriano!
Abraços,
Lio

paulorocha

Pessoal, não estou prometendo nada, afinal eu nem sei se ainda tenho o arquivo do livro do Dimas, mas quem estiver interessado, me mande uma MP que, se realmente eu encontrar o dito cujo, eu enviarei.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

O Cara

Opa,
também to na fila, qualquer artigo ou livro em PDF (preferencialmente em Português eu to aceitando).

Já estou baixando todos os artigos indicados pelo Adriano.

Um abraço
Fábio

paulorocha

Pessoal, fiz uma varredura nos meus backups mas só encontrei uma cópia do arquivo, e infelizmente não esta abrindo (arquivo corrompido). Mas encontrei alguns outros arquivos que irei organizar e depois disponibilizar aos colegas.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

jos

Saudações!

Flavio, como faço para adquirir de voce os livros do Dimas?

Adriano, muito obrigado pelo material.

abs, jos