Seiko Kinetic Moon

  • 37 Respostas
  • 13767 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #20 Online: 31 Agosto 2009 às 16:19:13 »
O pinico estava cheio?

O que é "pinico cheio"?

Estou perguntando porque não conheço os Kinetic, e sei que você tem um.
Acho que é a pessoa certa pra responder, não?

Se for muito incômodo, peço desculpas pela inconveniência.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #21 Online: 31 Agosto 2009 às 16:38:00 »
De manhã cedo, por acidente, é claro, quando piso no pinico eu fico de mau humor. Quando o pinico está cheio então, fico de mais mau humor ainda. Pensei que, talvez como eu, vc também fique irritado nesses dias e hoje justamente pisou no pinico ;D. O problema de ler textos na tela de computador é que vc não consegue adivinhar com precisão o que seu interlocutor está querendo transmitir, e as vezes, pode erroneamente assumir que a outra pessoa está um pouco irritada. Se não é o caso, me perdoe, mas tive a impressão que hoje foi um dia de pinico cheio aí em Sampa ;D.

Mas voltando aos cebolões, até onde sei, a Seiko teve muitos problemas como os capacitores no lançamento dos Kinetics, e depois de algum tempo aboliu os capacitores em favor de bateria recarregável (como os Citizens) justamente por ser mais simples e confiável. Não sei mesmo se ainda se usa capacitores ou se realmente abraçaram de vez a bateria. Há uns tempos atrás (uns dois ou três anos, se bem me recordo) meu pai levou seu Kinetic à autorizada Seiko de Curitiba porque o relógio não estava retendo carga. O técnico trocou o capacitor por uma bateria  e disse que estavam fazendo bastante desse serviço. Depois li que não é só trocar um pelo outro, pois é preciso mexer no módulo e não é qualquer bateria que pode ser usada.

Quanto ao meu SKA427, agora que vc falou vou ter de verificar se o manual fala alguma coisa, pois sinceramente nunca me preocupei em verificar.
[ ]s
Luciano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #22 Online: 31 Agosto 2009 às 16:53:06 »
Não, não... não é o meu caso (não hoje, eheheh ;D)!

É que realmente não é fácil ver algo sobre os Kinetic!
É uma tecnologia que não é aproveitada pelos usuários comuns (difíííííííícil ver no pulso de alguém) e que também é subvalorizada pelos entusiastas, daí meu desconhecimento... Nunca procurei pelo sobre o assunto.

Que foi uma tecnologia problemática no começo eu sabia, pois li isso aqui no Fórum, mas não sabia sobre o status atual da tecnologia.

Obrigado pelos esclarecimentos e desculpe se causei algum mal entendido.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #23 Online: 31 Agosto 2009 às 17:25:16 »
Salve!

Em termos "horológicos" (melhor dizendo, especificamente na sua aplicação nos relógios) eu tenho duas curiosidades.  ::)

1) Qual é exatamente a diferença técnica. entre uma bateria recarregável e um capacitor?

2) E na prática?  Qual é a diferença?

Abraços,
Alberto

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #24 Online: 31 Agosto 2009 às 17:43:07 »
 Bela pergunta Alberto !!!! :D :D :D


 Na minha modesta opinião :

 CAPACITOR : Pinico cheio...

 BATERIA : Pinico vazio !!!!!! ;D ;D ;D ;D ;D


 Abs,


 A tempo: Não uso pinico ! ;)
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #25 Online: 31 Agosto 2009 às 17:57:15 »
 ;D

Penico...

Por definição...
...um mero intermediário::)

 ;D

Abraços!
Alberto
 8)

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #26 Online: 31 Agosto 2009 às 18:10:45 »
Alberto, entendo de eletrônica tanto quanto entendo dos hábitos gastronômicos dos sumérios, mas tenho a impressão que um capacitor não consegue armazenar a carga por um longo período de tempo, já a bateria consegue. Se não me engano, também há alguma diferenciação na forma (intensidade) com que a carga armazenada pode ser liberada. Mas essa questão, assim como o uso ou não de pimenta jalapeño pelos sumérios, está amplamente aberta a debates ::).
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #27 Online: 31 Agosto 2009 às 18:16:27 »
Ambos são acumuladores de energia, mas capacitor é nome de um componente que o faz em um campo eletrico, já a bateria pode ser elétrico, químico, físico e etc..; Há controvérsias quanto à isto, alguns dizem que o terma "bateria" sempre deve ser utilizado em acumuladores químicos, mas na prática não é isto que ocorre.
Simplificando o capacitor é um tipo de bateria e uma bateria pode ou não ser um capacitor ou formada por 1 ou mais capacitores.
« Última modificação: 31 Agosto 2009 às 18:22:15 por broker »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #28 Online: 31 Agosto 2009 às 18:17:53 »
Edit: Ah, agora apareceu o resto da mensagem do Fernando  8).
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #29 Online: 31 Agosto 2009 às 18:21:06 »
Edit: Ah, agora apareceu o resto da mensagem do Fernando  8).

Estava digitando e apertei o "enter" sem querer, como o enviar fica por padrão foi pela metade...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #30 Online: 31 Agosto 2009 às 18:46:56 »
Nesse caso dos relógios, o capacitor ou acumulador estão sob a forma de uma bateria recarregável. Então qualquer um dos termos está correto. O que ocorre é que o tipo do capacitor mudou. Ele evolui, trabalha com química de íon de lítio e titânio. O capacitor atual da maioria dos Kinetic é o mesma atual dos ETA Autoquartz, que é o MT920 da Panasonic. Para se ter uma idéia, o capacitor antigo, original dos Autoquartz, dava autonomia de 6 dias. O MT 920 dá autonomia de 100 dias. Porém é necessário trocar o circuito pois parece que o novo capacitor trabalha com voltagem diferente do antigo. Não se pode trocar só o capacitor e não sei se é assim também com os Kinetic.

De todo modo, o problema dos Kinetic e Autoquartz são coisa do passado.

Abraços!

Adriano

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #31 Online: 31 Agosto 2009 às 18:53:01 »
Este Kinetic é igual aos outros, apenas com a comodidade de poder gerar energia dando corda pela coroa.

Pois o sistema tradicional demora um pouco pra "encher" a capacidade total da bateria.

Deixar de usar o capacitor e colocar uma bateria comum não passa de uma "gambiarra".
Vai funcionar, mas a função de recarregar a bateria é perdida. E esta é a essência dos Kinetic.

No caso dos Seiko, dizem que não precisa trocar mais nada. Apenas o capacitor.
Muita gente diz que inclusive a autonomia(dos antigos) aumentou se comparado aos padrões originais, que hoje é de cerca de 1 a 4 meses, dependendo do modelo.

Abraços,
Jose A.
« Última modificação: 31 Agosto 2009 às 19:02:07 por zE_ »

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #32 Online: 31 Agosto 2009 às 18:57:07 »
 Eu troquei o meu e não deu certo... :'( :'( :'(


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #33 Online: 31 Agosto 2009 às 19:03:14 »
Salve!

Obrigado, amigos!

Este foi mesmo o objetivo das minhas perguntas, provocar respostas como as do Fernando e do Adriano.

Pois, não raro, nós vemos "vagas idéias", "leves conceitos" e "meras opiniões" sendo divulgadas por aí e (involuntariamente, claro!) propagadas aqui.  :(

São as famosas informações...
..."na rama".
 ;)  :-[

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #34 Online: 31 Agosto 2009 às 19:11:15 »
Porém é necessário trocar o circuito pois parece que o novo capacitor trabalha com voltagem diferente do antigo. Não se pode trocar só o capacitor e não sei se é assim também com os Kinetic.

Foi isso que eu li. Dessa forma a carga é armazenda na bateria e liberada a medida que é necessário, exatamente como se originalmente tivesse sido usado uma bateria recarregável normal. Porém no caso do relógio do meu pai, aumentou-se um monte a reserva de carga, que estava em coisa de dois dias está agora agüentando quase quatro meses, como o técnico da Seiko havia dito.

Já o meu SKA427 (segundo o manual) agüenta seis meses.
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #35 Online: 31 Agosto 2009 às 19:12:16 »
Eu troquei o meu e não deu certo... :'( :'( :'(


 Abs,

Solano,
Eu tinha um deles, daquela geração defeituosa.

Atendendo ao período do "recall" da Seiko, eu levei na assistência técnica, eles substituiram o componente na garantia (creio que trocaram o movimento todo).

O problema foi resolvido.
Mas, como toda "bateria recarregável", esta também tem um ciclo (curva) de vida útil.

Com o tempo, a capacidade de recarga se reduz e o componente terá que ser trocado.

Abraços!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #36 Online: 31 Agosto 2009 às 19:27:20 »
Motivado pelo tópico, dei uma lida sobre o Kinetic em alguns sites oficiais da Seiko.

Constatei que:
  • Atualmente os Kinetic utilizam uma bateria (a Seiko chama assim) de titânio-lítio em conjunto com outros dois capacitores, formando o que denominam Kinetic Electricity Storage Unit;
  • A autonomia dos novos Kinetic é de até 6 meses, quando em carga total;
  • A vida útil desta bateria de títânio-lítio é longa. Em 20 anos, a bateria mantém 80% da sua carga original;
  • Nos Kinetic antigos, quando do recall mencionado pelo Alberto, a Seiko trocou todo um módulo da máquina, ou seja, não foi apenas a adição ou troca de capacitor por bateria;
  • Os Kinetic modificados pela Seiko ficaram com autonomia igual aos atuais mecanismos.

É isso aí! ;)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Seiko Kinetic Moon
« Resposta #37 Online: 31 Agosto 2009 às 23:55:09 »
Acabei de confirmar com um conhecido que trabalha na Seiko, eles só trocavam o capacitor por uma bateria recarregável.

Caso tenha acontecido do capacitor vazar, eles até trocavam por um movimento novo, já com o módulo novo.

Mas trocar só o módulo sem necessidade, ele garantiu que não. Na grande maioria dos casos, só o capacitor mesmo.

E tbm disse que a vida útil de 10 a 20 anos é somente se o relógio sempre estiver em uso.
Se deixar toda hora descarregar por completo, a vida útil fica cada vez menor.

Para evitar maiores problemas, já entregavam o relógio com a carga completa.
Eles usavam um winder específico para os Kinetic. (O winder "comum" nao funciona com estes relógios).

Abraços,
Jose A.

E tbm encontrei este informativo da época do recall:



« Última modificação: 01 Setembro 2009 às 00:22:11 por zE_ »