Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?

  • 14 Respostas
  • 3926 Visualizações

Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #1 Online: 02 Setembro 2009 às 01:05:31 »
Fiquei surpreso com a vedação da coroa ..... Para um diver deste nível é imperdoável . Aliás minha confiança na estanqueidade dos Seikos já foi abalada quando meu Atlas alagou após um mergulho a apenas 20 m .

Alexandre

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #2 Online: 02 Setembro 2009 às 01:15:09 »
realmente achei estranho possuir apenas um o-ring na coroa de um relógio desse nível :-\ :-\ :-\ :-\


*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #3 Online: 02 Setembro 2009 às 01:43:53 »
realmente achei estranho possuir apenas um o-ring na coroa de um relógio desse nível :-\ :-\ :-\ :-\


Pena que eu não tenho mais, tinha no meus favoritos um post antigo de um cara que testou o seu SKX007.
O teste só falhou acima dos 300 ou 350m, não lembro exatamente agora.



 



« Última modificação: 02 Setembro 2009 às 02:03:43 por zE_ »

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #4 Online: 02 Setembro 2009 às 03:01:42 »
Senhores, me desculpem, mas vou questionar. Duas vedações, na minha opinião, é disperdício. Ou, caso prefiram, é jogada de marketing para "agradar" seus consumidores. Caso o alojamento do anel "o" tenha sido projetado para suportar os 30 bar prometidos com a coroa rosqueada e o material do anel seja adequado, não é necessário colocar mais uma vedação ali. Se eu vejo um projeto assim, penso duas coisas: ou o fabricante não acredita no que faz, ou estão querendo me iludir (e cobrando por isso  ;D).

Por favor, me corrijam se eu estiver errado  ;).

Abraços!

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #5 Online: 02 Setembro 2009 às 07:24:14 »

   Eu tenho coragem sim  ;D , deixaria tinindo  8)

abraços Tomas
abraços Tomas.

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #6 Online: 02 Setembro 2009 às 07:56:46 »
Senhores, eu não sei se é demérito...::)
Vejam, se um anel resiste a pelo menos 300 m de pressão, e é isso que a Seiko diz que o relógio aguenta, por que seria preciso complicar a manufatura com um segundo anel?
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #7 Online: 02 Setembro 2009 às 08:05:55 »
Salve, amigos!

De fato. Eu não abriria. Não, só para dar uma "olhada"...
Mas abrir e eventualmente fazer uma revisão (lubrificação) não é problema.

A única complicação maior (e pode ser grande) seria se houvesse necessidade de trocar alguma peça específica do modelo que, pelo que eu entendo, só estaria disponível na própria Seiko - no Japão.

Quanto à questão da coroa, eu diria que não dá para "avaliar" o seu "desempenho" desta forma.
Apenas "achando" que é pequena.

Se a vedação houvesse falhado, o comentário ainda poderia proceder, caso contrário, não.


Quanto ao Atlas, não se trata de um relógio "de mergulho".
O fato de ser "resistente a 200m" não implica que possa ser usado, sem correr alguns riscos, em mergulhos reais a 20 metros de profundidade.

A questão é aquela que muitas vezes nós "esquecemos", a especificação no mostrador trata de pressões estáticas.

O Atlas não é, de fato, um diver. E a Seiko não diz que seja.

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #8 Online: 02 Setembro 2009 às 13:01:52 »
Caros, acho que estão resumindo e simplificando a vedação de um relógio à simples quantidade de juntas. Não é nada disso. Existe muita, MUITA ciência por trás da decisão de quantas juntas usar, qual a dimensão da juntas, em que ponto a junta se comprime, qual a construção da rosca, e etc. etc. etc. Todos esses parâmetros se interrelacionam. Se a Rolex usa 3 juntas, é porque seu sistema precisa de 3 juntas (e não funciona com menos de 3 juntas). Se a Omega usa duas juntas, é porque seu sistema não precisa de 3 juntas mas também não pode ficar com uma junta só. E se a Seiko usa uma junta só, é porque só precisa daquilo. O relógio não é menos resistente ou menos confiável por causa disso. As 3 coroa que citei são COMPLETAMENTE diferentes em toda sua estrutura.

Vejam a diferença por exemplo entre a coroa de um Seamaster, cuja junta veda o tubo por fora, enquanto a do Seiko veda por dentro. Tem diferença? Muita! Uma é melhor que a outra? NÃO! Ambas servem para a mesma função, mesma profundidade, etc. etc. etc. É só uma opção de projeto e o tipo e quantidade de vedações dependem disso. O Seiko tem uma junta só? Sim, mas que bela junta, com muita pressão e bastante larga = muita área de contato.

Gente, quem projeta e faz esses relógios não são curiosos, os caras sabem o que fazem. Além disso, nem dá para comparar um Marinemaster com outro Seiko de mergulho de US$ 120,00. Muito menos, tirar conclusões baseados em um dado só.

Para mim, se o relógio foi garantido e testado para a resistência prometida, eu não me importaria se simplesmente nem tivesse junta.

Certa feita me surpreendi quando vi as coroas do SKX, pois sempre achei que possuam juntas de encosto. Não possuem. Porém testei o SKX e o Samurai dentro da norma ISO e ambos passaram brincando. E acredito fácil que ambos passem dos 300m.

Respondendo à pergunta: eu abriria sim um Marinemaster, sem pensar duas vezes. Não vejo problema nenhum. É só um relógio.

Abraços!

Adriano


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #9 Online: 02 Setembro 2009 às 14:08:25 »
Caros, acho que estão resumindo e simplificando a vedação de um relógio à simples quantidade de juntas...

Concordo, simplificando pensaríamos:

1 junta é bom pois barateia e simplifica a revisão
1 junta é ruim pois veda menos que mais juntas
1 junta é bom pois faz o trabalho de mais juntas
1 junta é ruim pois não tem contingência
1 junta é bom pois são menos partes para quebrar

As juntas, assim como diversos outros fatores são características do projeto, difícil dizer o que é melhor ou pior...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Alberto Ferreira

Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #10 Online: 02 Setembro 2009 às 14:25:30 »
Salve!

Eu diria ainda mais.
Ninguém precisa entender muito sobre os fundamentos de um projeto.

Mas,...
Se estão "resolvendo", se são feitos por quem entende,... Por uma equipe técnica séria.
Se todas aquelas soluções (com 1,2, ou 3) atendem.  Por mero exemplo, alguns Mido nem borracha usam.
O que, diga-se, mostra e diminui a validade de "comparações", e pior ainda se baseadas na mera "achologia".

Sendo pragmático.
O que é um bom projeto?
Algo que funciona (como proposto) a um custo (também) como proposto.

Se sair disso, aí sim "descamba" para a tal de "propaganda", por vezes, enganosa.

Abraços,
Alberto

*

Offline DART

  • *****
  • 586
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #11 Online: 02 Setembro 2009 às 19:15:53 »
Caros, acho que estão resumindo e simplificando a vedação de um relógio à simples quantidade de juntas. Não é nada disso. Existe muita, MUITA ciência por trás da decisão de quantas juntas usar, qual a dimensão da juntas, em que ponto a junta se comprime, qual a construção da rosca, e etc. etc. etc. Todos esses parâmetros se interrelacionam. Se a Rolex usa 3 juntas, é porque seu sistema precisa de 3 juntas (e não funciona com menos de 3 juntas). Se a Omega usa duas juntas, é porque seu sistema não precisa de 3 juntas mas também não pode ficar com uma junta só. E se a Seiko usa uma junta só, é porque só precisa daquilo. O relógio não é menos resistente ou menos confiável por causa disso. As 3 coroa que citei são COMPLETAMENTE diferentes em toda sua estrutura.

Vejam a diferença por exemplo entre a coroa de um Seamaster, cuja junta veda o tubo por fora, enquanto a do Seiko veda por dentro. Tem diferença? Muita! Uma é melhor que a outra? NÃO! Ambas servem para a mesma função, mesma profundidade, etc. etc. etc. É só uma opção de projeto e o tipo e quantidade de vedações dependem disso. O Seiko tem uma junta só? Sim, mas que bela junta, com muita pressão e bastante larga = muita área de contato.

Gente, quem projeta e faz esses relógios não são curiosos, os caras sabem o que fazem. Além disso, nem dá para comparar um Marinemaster com outro Seiko de mergulho de US$ 120,00. Muito menos, tirar conclusões baseados em um dado só.

Para mim, se o relógio foi garantido e testado para a resistência prometida, eu não me importaria se simplesmente nem tivesse junta.

Certa feita me surpreendi quando vi as coroas do SKX, pois sempre achei que possuam juntas de encosto. Não possuem. Porém testei o SKX e o Samurai dentro da norma ISO e ambos passaram brincando. E acredito fácil que ambos passem dos 300m.

Respondendo à pergunta: eu abriria sim um Marinemaster, sem pensar duas vezes. Não vejo problema nenhum. É só um relógio.

Abraços!

Adriano


Parabéns, falou tudo Adriano, tenho Seiko diver 200m a quartzo á 23 anos, mergulho e nunca tive problemas, a pouco tempo é que comprei um SKX007j e um Monster, e já mergulhei com os dois sem problemas também. Abraços a todos.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #12 Online: 02 Setembro 2009 às 21:40:28 »
Posso dar uma prova indiscutível de que o número de juntas não tem interferência nenhuma? As falsificações de Rolex tem 3 juntas na coroa... E não veda nem cuspe...

Abraços!

Adriano

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #13 Online: 02 Setembro 2009 às 23:14:45 »
Só não entendi ainda porque utilizar mais de uma vedação na coroa ???. Ela estará sempre rosqueada dentro d'água, certo?

*

Alberto Ferreira

Re: Você teria coragem de abrir seu MarineMaster 300?
« Resposta #14 Online: 05 Setembro 2009 às 20:07:53 »
Posso dar uma prova indiscutível de que o número de juntas não tem interferência nenhuma? As falsificações de Rolex tem 3 juntas na coroa... E não veda nem cuspe...

Abraços!

Adriano



 ;D

Salve!

Bem colocado, Adriano.
Eu creio que isso, definitivamente, define o conceito.  8)


Mas,...
Aproveitando e sendo sarcástico,...
O problema é que aquelas (mal)ditas réplicas, são projetadas para trabalhar com aquele moderníssimo sistema de vedação usado lá no "ambiente China" da 25...

...aquelas "vedação de cinco leal", que são feitas em cinco minutinhos, na flente do criente (ou seria do "crente"  ::))...
Pagou, levou,... Se ferrou!  ;D

Abraços a todos!
Alberto