off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:

  • 16 Respostas
  • 4266 Visualizações
*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Online: 20 Setembro 2009 às 23:37:03 »
Eu, como poucos, sou muito eclético para músicas, desde que me agradem. Vou do sertanejo de raiz à música clássica sem problemas. As vezes, aprecio também o chamado "brega". Nesse fim de semana, soltando meu lado brega, descobri um grupo dos anos 60, mais ou menos, chamado "Nilo Amaro e Os Cantores de Ébano". Alguém já ouviu falar? Não vou postar aqui, para não encher o saco, mas, gostaria de saber se alguém já, pelo menos, ouviu falar.
Em tempo: o meu brega não é Amado Batista, Falcão, Waldik Soriano, etc... Eu chamo de brega o que o pessoal da minha convivência chama de brega: Violeta Parra, Mercedes Sosa, Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, Secos & Molhados, Simon and Garfunkel. Eu não considero assim, mas, é brega para os outros.
Abraços,

SANDRO
« Última modificação: 21 Setembro 2009 às 00:10:52 por sat »

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #1 Online: 21 Setembro 2009 às 01:24:28 »
Ninguém nunca ouviu falar desse grupo de antigamente?
Abraços,

SANDRO

Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #2 Online: 21 Setembro 2009 às 01:34:59 »
Rapaz... desculpe, mas é brega pra cacete esse grupo... são eles que cantam o tal "Uirapuru", com aquelas vozes em tom baixo!!!
Somente descobri que eram os caras vendo no "Tio Google"!!!
Deixa prá lá...
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #3 Online: 21 Setembro 2009 às 02:33:47 »
Eu, como poucos, sou muito eclético para músicas, desde que me agradem. Vou do sertanejo de raiz à música clássica sem problemas. As vezes, aprecio também o chamado "brega". Nesse fim de semana, soltando meu lado brega, descobri um grupo dos anos 60, mais ou menos, chamado "Nilo Amaro e Os Cantores de Ébano". Alguém já ouviu falar? Não vou postar aqui, para não encher o saco, mas, gostaria de saber se alguém já, pelo menos, ouviu falar.
Em tempo: o meu brega não é Amado Batista, Falcão, Waldik Soriano, etc... Eu chamo de brega o que o pessoal da minha convivência chama de brega: Violeta Parra, Mercedes Sosa, Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, Secos & Molhados, Simon and Garfunkel. Eu não considero assim, mas, é brega para os outros.
Abraços,

SANDRO

Cara, Nilo Amaro realmente nunca ouvi falar ou pelo menos não estou ligando o nome à pessoa  :P

Agora Violeta Parra, Mercedes Sosa, Secos e Molhados e Simon & Garfunkel não têm nada de brega embora eu nem seja fã desses últimos.

Eu também gosto de muitos estilos de música, de heavy metal a bossa nova, de Bee Gees a Raimundos, de Martinho da Vila a Mozart...  ;D

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #4 Online: 21 Setembro 2009 às 02:35:24 »
Rapaz... desculpe, mas é brega pra cacete esse grupo... são eles que cantam o tal "Uirapuru", com aquelas vozes em tom baixo!!!
Somente descobri que eram os caras vendo no "Tio Google"!!!
Deixa prá lá...

Desculpar o que? Eu mesmo não falei que é brega?
Abraços,

SANDRO

*

Alberto Ferreira

Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #5 Online: 21 Setembro 2009 às 02:35:51 »
 ;D

Salve!

Olha...
Eu não só ouvi falar, como tenho gravações deles!  8)

E eu gosto bastante deste estilo de música, vocal e, por vezes, "a cappella".

Bom,...
Cada um "chama" com lhe aprouver...
Eu chamo de música e não vejo nada de "brega" nela, não.  ;)  8)

Aquela voz de baixo dos Cantores de Ébano era de Noriel Vilela.

Aqui,
http://www.youtube.com/watch?v=Beo_jHowU-I

Numa interpretação solo (à brasileira) do clássico "Sixteen Tons" (Dezesseis Toneladas  :D)

E aqui,...
http://www.youtube.com/watch?v=kGUJscFg5lE&feature=related

A versão (numa de suas formações) dos antológicos (e para muitos talvez menos "bregas"  :D)  The platers

Neste mesmo estilo há vários outros grupos, com quatro (ou três) vozes masculinas (não necessariamente apenas masculinas), cada uma em um registro, etc.

Dos nacionais, antigos - década de 1960, eu gosto dos Os Três Tons.

E para provar que existiram...  ;)



...a imagem aí acima é para "matar o pau e mostrar a cobra".  ;)  ;D


E dentre os grupos  norte-americanos, por exemplo, eu sou fã de carteirinha (antiga...  é bem verdade... :D) do The Golden Gate Quartet (estes no estilo estritamente "Gospel" e "Spirituals").
São verdadeiros clássicos do gênero.

Mas há outros, há outros...  ;)  8)

Ou seja...
Sou! Mas quem não é?  ;D

Abraços!
Alberto

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #6 Online: 21 Setembro 2009 às 02:48:59 »
O Alberto, como sempre, inteligente, pegou o espírito do tópico. A intenção era comparar o "brega" de antigamente com o que hoje, não se chama "brega". O Alberto disse que isso não é brega. O amigo Paulo Sérgio disse que é (e não precisa pedir desculpas, não).
A intenção era fazer uma comparação: Nilo Amaro até pode ser brega, segundo o entendimento de alguns (que devem ser respeitados) e hoje, não pegaria mais. Está fora de moda, não faria mais sucesso. Mas, todos os dias, nós ouvimos um tal grupo "Calcinha Preta" cantando: "Você não vale nada, mas eu gosto de você"...
Ou, como há poucos anos: "Egüinha pocotó..."
O que é pior?
Não sei não, acho que fico com o brega do Nilo Amaro...
Detalhe: nunca vi ninguém chamar o grupo Calcinha Preta de brega...
Abraços,

SANDRO


P.S Eu também tenho Os três tons.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #7 Online: 21 Setembro 2009 às 08:14:02 »
Bem, eu não posso me considerar eclético não... Às vezes sou até bastante "xiita" em relação a musica.

Mas sempre gostei muito de blues. E "16 tons" é realmente uma das minhas favoritas! Deem uma olhada neste vídeo, com a interpretação do Johnny Cash: http://www.youtube.com/watch?v=boXa8c6OuRQ

Confesso que não conhecia este grupo citado pelo Sandro, mas a versão "16 Toneladas" apresentada pelo Alberto realmente é FANTÁSTICA! Vou procurar mais material deles.



Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #8 Online: 21 Setembro 2009 às 10:37:17 »
Paulo. O material que citei está na minha página no orkut. Dê uma olhada lá, na seção Meus Vídeos.
O cantor que o Alberto citou era uma das vozes, senão a principal voz do grupo. Claro que é outro estilo. Não postei aqui, porque há quem goste e há quem não goste e todos merecem respeito. Mas, a intenção foi apenas a comparação entre o "brega" de antigamente e certas coisas atuais, que não são chamadas de "brega", como grupo Calcinha Preta,  que chegou a emplacar um sucesso na última novela das 8 e que estavam, esses dias, no Domingão do Faustão e, segundo o apresentador são  "talento puro". ;D
A intenção não é ver quem gosta e quem não gosta, mas, comparar as duas coisas, sendo que um, às vezes, é chamado "brega" e o outro, não.
Ou, como há poucos anos, Egüinha Pocotó, tocava direto nas rádios e não era dita "brega".
Abraços,

SANDRO
« Última modificação: 21 Setembro 2009 às 10:42:28 por sat »

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #9 Online: 21 Setembro 2009 às 10:56:26 »
Valeu Sandro, vou dar uma olhada. Dei umas fuçadas pelo youtube e escutei algumas músicas, tanto do vocalista quanto do grupo. Gostei bastante do que encontrei.

E na minha opinião, isto não é brega não. É música da mais alta qualidade!

Mas também não acho que "calcinha preta", "éguinha pocotó" e outras congêneres possam ser consideradas bregas... Para serem bregas teriam que PRIMEIRO serem músicas, o que na realidade não são... O mesmo digo dos tais "funks cariocas", que não tem nada a ver com o verdadeiro Funk (como James Brown, por exemplo...).





Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #10 Online: 21 Setembro 2009 às 11:10:12 »
Paulo. Você foi ainda mais radical que eu! ;D
A vontade de fazer essa comparação veio há mais ou menos dois domingos. Quando a novela acabou, ouvi Faustão falar que grupo Calcinha Preta é "talento puro".
Aí, resolvi comparar, não com algo que fosse uma unanimidade, mas com algo que alguns iam achar de alta qualidade, outros iam achar brega.
A questão não é se é brega ou não. A questão é outra: brega ou não, está há anos-luz de Calcinha Preta e cia. limitada. ;D ;D ;D
Então, onde está o "talento puro"?
Abraços,

SANDRO

P.S. Quanto ao funk carioca, pobre James Brown... Deve estar se revirando no túmulo! :'(
« Última modificação: 21 Setembro 2009 às 11:13:22 por sat »

*

Pandolfi

Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #11 Online: 21 Setembro 2009 às 11:52:16 »
Violeta Parra e Mercedes Sosa são compositoras e cantoras da contra-cultura anos 60 e 70 que permanecem até hoje. Então não são consideradas bregas e sim representantes de uma certa época.
Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano era um conjunto vocal afinadíssimo, de muito sucesso na época.
Agora, esses funks e pagodes citados não é música, é um pancadão sem fim, parece um martelete quebrador de asfalto.
Para um churrasco de beira de rua com asa de frango e linguiça é bom acompanhamento.
Eu não gosto nem de ver e nem de ouvir esse pessoal.
Prefiro um espetáculo (ou um disco) com grandes cantores tipo Tony Bennet, Frank Sinatra, Ivan Lins, Dione Warwick, Martinho da Vila, Gal Costa, etc.
Gosto demais de ouvir os grandes solistas, como Chet Baker (guitarra), Ravi Shankar (cítara), o pessoal do oud árabe, o bouzoki grego, a balalaika russa, harpa celta, sarod hindu, guitarra havaiana.
Além, é claro, das boas orquestras (Henry Mancini, Percy Faith, André Rieu, Bert Kaempfert, Ray Connif, etc.
Tenho discos desse pessoal todo e ouço todo dia um pouco.
Grande abraço.
Pandolfi
   

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #12 Online: 21 Setembro 2009 às 11:57:52 »
Violeta Parra e Mercedes Sosa são compositoras e cantoras da contra-cultura anos 60 e 70 que permanecem até hoje. Então não são consideradas bregas e sim representantes de uma certa época.
Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano era um conjunto vocal afinadíssimo, de muito sucesso na época.
Agora, esses funks e pagodes citados não é música, é um pancadão sem fim, parece um martelete quebrador de asfalto.
Para um churrasco de beira de rua com asa de frango e linguiça é bom acompanhamento.
Eu não gosto nem de ver e nem de ouvir esse pessoal.
Prefiro um espetáculo (ou um disco) com grandes cantores tipo Tony Bennet, Frank Sinatra, Ivan Lins, Dione Warwick, Martinho da Vila, Gal Costa, etc.
Gosto demais de ouvir os grandes solistas, como Chet Baker (guitarra), Ravi Shankar (cítara), o pessoal do oud árabe, o bouzoki grego, a balalaika russa, harpa celta, sarod hindu, guitarra havaiana.
Além, é claro, das boas orquestras (Henry Mancini, Percy Faith, André Rieu, Bert Kaempfert, Ray Connif, etc.
Tenho discos desse pessoal todo e ouço todo dia um pouco.
Grande abraço.
Pandolfi
  



Eu concordo, mas, tem sim, muita gente que considera bregas todos os citados. Se eu colocasse um sucesso atual, de qualidade, ou algo que todos gostassem, a comparação que eu busquei fazer seria muito covarde. Então, busquei algo que sabia que alguns iam achar brega. Justamente para comparar com o que hoje faz sucesso e ninguém chama de brega.
Abraços,

SANDRO

*

Enéias

Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #13 Online: 21 Setembro 2009 às 12:11:26 »
Seriam, no caso em tela, de fato cantores bregas?

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #14 Online: 21 Setembro 2009 às 12:56:35 »
Enéias, na minha opinião, não. Na opinião de alguns, que também devem ser respeitados, sim. Mas, essa foi a intenção. Como eu disse, se buscasse alguém que fosse atual e amado por todos, ou, sobre os quais, não houvesse discussão, a comparação com Calcinha Preta e Egüinha Pocotó seria  muito óbvia e covarde.
Então, busquei alguém que alguns iam achar brega e, mesmo entre os que não acham, muitos não haviam ouvido falar, ou haviam esquecido, para mostrar que, até um suposto brega, pode ser melhor do que algo que a "Rede Bobo", taxou de "grande talento" ou "talento puro", algo assim.
Abraços,

SANDRO

*

Alberto Ferreira

Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #15 Online: 21 Setembro 2009 às 13:27:54 »
Salve!

Pois é...  ::)

O fato de alguém ainda chamar algo de "brega" pode até ser encarado, por alguns  :D, como ser brega.  ;)  :D
 ;D  ;D  ;D

A palavra, já de algum tempo, perdeu a sua "carga pejorativa". Ela, a rigor, já não "choca" (ou "patrulha") mais.

Desde a sua origem etimológica (bonito isso...   :D) lá na região do "baixo meretrício" de Salvador, vista e defendida por alguns "estudiosos" ( a rua Manoel da Nobrega)...
Até os interesses comerciais (faustões incluídos...   ;)), para vender disco e audiência de novela, “chamando” um público para si...
Muita coisa há que ser considerada...
Por quem tenha energia (eufemismo meu para "saco"  :D) para tal. Bem entendido.

Bom...
Se o Papa é Pop...
Eu acho que ser "brega" pode ser legal...  :D

Ou não?  ::)
 ;D

Abraços!
Alberto
 8)

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: off topic: pergunta aos apreciadores de música antiga e brega:
« Resposta #16 Online: 21 Setembro 2009 às 14:06:12 »
Novamente, concordo... ;D
Abraços,

SANDRO