Alberto,
Cada foto tem seu espaço e seu lugar, tudo depende da mensagem que o fotógrafo que passar.
Nas fotos que tenho postado neste tópico, minha intenção é apenas "apresentar", com um toque de humor, o relógio ao expectador, daí a razão dos cenários escolhidos.
Se minha intenção fosse, por exemplo, destacar o belíssimo e variado polimento do Royal Oak da primeira foto, o fundo infinito seria a opção ideal. E iria além mais: fundo infinito + controle absoluto da profundidade de campo + iluminação focada (tipo "spot"), seriam as ferramentas necessárias para este trabalho.
Outro exemplo: numa foto para anúncio no ML, é muito melhor usar um fundo infinito do que um cenário, pois aí a atenção do expectador cairá exclusivamente sobre o relógio.
Assim, nenhuma regra é absoluta!
Tenho lido na internet diversos tutoriais sobre fotos macro e, especialmente, sobre fotos de relógios, e percebo que alguns usam uma metodologia que considero equivocada: o passo-a-passo. E o pior, impondo regras que, ao invés de ajudar a melhorar a técnica do fotógrafo, apenas limitam sua imaginação.
Quer um exemplo? "Para fotos de relógio, nunca use flash."
Taí uma regra que, para mim, depois de ler boa parte daquele site indicado pelo Nilo (
Strobist), percebo que é totalmente furada.
Não só é uma boa usar flash para tirar fotos de relógio, como aposto que uma foto bem tirada com flash fica melhor do que qualquer foto sem flash. A questão é o fotógrafo saber usar corretamente esta ferramenta.
Porém, parece que alguns autores de passo-a-passo têm preguiça de escrever, e ao invés de explicarem algo como "o uso do flash embutido na câmera não resulta num efeito bacana, mas você pode tentar usar um flash destacado em variados ângulos e posições", preferem disparar logo "
Nunca use flash!".
Então, resumindo, na minha opinião, tudo é válido em fotografia, mas se você souber usar com sabedoria as diversas regras/técnicas/experiências existentes, suas fotos passarão a mensagem desejada com mais facilidade.
Um abraço,
Igor