Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 323761 Visualizações
*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #460 Online: 12 Janeiro 2010 às 08:26:48 »
Foto do domingo ...



O Omega é o bom e "velho" Broad Arrow e o fotômetro foi um presente do meu amigo Pavanato.
Gostei do arco-íris do mostrador do fotômetro. Puro acidente.

Agora uma pergunta: Ninguém está tirando fotos? As máquinas quebraram na passagem do ano?

Abs,

Nilo

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #461 Online: 12 Janeiro 2010 às 09:35:26 »
Salve!

Nilo,
Bom...
Atualmente eu não estou muito para fotógrafo, não...  ::)
E muito menos ainda para "crítico de arte"...  :D
Sério!

Mas,...
Se o amigo me permite um comentário...
Ou melhor dois...
Mas sem que o segundo me faça enfraquecer a amizade.  Combinado?  ;D

1) Esta sua foto dos dois Rolex sobre o fundo "pepsi"  :D, na minha modestíssima opinião, está FANTÁSTICA, quase perfeita!
As cores a composição e, sobretudo, o efeito que mostra "claramente" (sic) o espírito da coisa.
O ângulo, "de ladinho" está perfeito!
Foto clássica no ser acervo!

2) A foto do Omega, também na minha (abelhuda) e modestíssima opinião, me parece um pouco "de ladinho" demais...  ::)
E agora, uma brincadeira, viu?
A seguir assim, logo veremos os fundos dos seus relógios...  ;)  ;D

Um grande abraço!
Alberto

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #462 Online: 12 Janeiro 2010 às 09:41:17 »
Nilo, não foi a máquina que quebrou, e sim o "dedo" que anda ruim de "foco". Resultado das "extravagâncias" do final de ano!  ;D  ;D  ;D

Suas fotos ficaram maravilhosas e bem ao estilo "clean", das quais gosto muito.
A do Rolex (pepsi) ficou show e muito inteligente!  ;)
Bom, a deste Omega Broad Arrow ficou fantástica, inclusive o efeito do "arco-iris" com o fundo (amarelo) show!  ;)  ;)  ;)

O Igor também esta "detonando" com suas fotos.
Mostrando que a troca de informações, são de grande valia quando levadas à sério.
Show Igor!  ;)  ;)  ;)

Vou procurar alguma "inspiração" e postar aqui também!

Abraços!

ACPavanato  
« Última modificação: 12 Janeiro 2010 às 09:45:12 por ACPavanato »

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #463 Online: 12 Janeiro 2010 às 09:46:59 »
2) A foto do Omega, também na minha (abelhuda) e modestíssima opinião, me parece um pouco "de ladinho" demais...  ::)
Alberto,

Concordo, mas v. tem que considerar o contexto da foto.

Este Broad Arrow é, ao lado do IWC Portuguese, o relógio mais chato de ser fotografado.

O mostrador dele, se fotografado de frente, tem uma tendência de desaparecer os marcadores (aí o Igor me "mata").
Adicione também a verdadeira "fábrica" de reflexos da caixa.

Tirei um monte de fotos e tive que jogar fora a maioria. Esta é uma das poucas que sobreviveu.

Abs,

Nilo

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #464 Online: 12 Janeiro 2010 às 10:03:06 »
;D

É...
Eu sei, Nilo.
Há mesmo os que se recusam a "sair bem na foto"...  :D

Na verdade aquele foi mesmo (e apenas) um mero motivo para uma mera "provocaçãozinha".  ;D

A outra brincadeira, a do chiaro-oscuro (que eu também gosto muito, diga-se  8)), não foi uma crítica "arteira" não!
Aquela foto está mesmo claramente (luminosamente, eu diria...  ::))...
 ...clara!  8)

Um grande abraço!
Alberto

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #465 Online: 13 Janeiro 2010 às 08:20:15 »
Como sempre, no final da tarde, umas fotos.

Desta vez, dois Seikos 6105.







Nos dois, tenho os mostradores e ponteiros originais mas ... prefiro assim.

Abs,

Nilo


Nota:

Vou dar um tempo nas postagens aqui neste fórum.
Acho chato somente uma pessoa ficar postando.
Até qualquer dia/mês.






*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #466 Online: 13 Janeiro 2010 às 10:31:50 »
Salve!

Nilo,
Realmente, eu creio que a não participação dos colegas pode ocorrer por diversos motivos, o meu é o simples fato de que no momento eu não estou com muita disposição (que tive outrora) de fotografar.
Talvez preguiça... Com a "desculpa" da falta de tempo.  :D

Outros certamente terão outras razões, dentre elas talvez até a natural "inibição" de se encontrar em um "estágio" mais rudimentar, digamos assim, no tema das fotos de relógios.

Bom,...
Eu falo por mim, ok?
Eu leio sempre este tópico. Os seus posts, e os do Igor, são excelentes e extremamente didáticos.
Eu aprendi muito com as fotos e os comentários de vocês, por favor, prossigam.

Este seu tópico, que começou com um cunho didático, com as bases de "como fotografar relógios", se tornou um clássico.

Eu não esqueci a promessa de transferir, esta parte relevante e didática, lá para os Clássicos (eu tenho a cópia editada por sua filha) e o farei em breve.

A minha intenção é deixar estas partes didáticas e relevantes lá, travadas apenas para consultas e manter este excelente tópico aqui mesmo, pra futuras participações e comentários, suas, do Igor e dos demais colegas.

Mas, amigos, não "parem" com as suas postagens, não.
"Água mole em pedra dura..."  8)

Um grande abraço!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #467 Online: 13 Janeiro 2010 às 10:38:59 »
Bom, eu lamento a decisão do Nilo.

Da minha parte, posto sempre que tiro alguma foto nova.
Se não o faço com mais freqüência, é porque realmente não tenho mais tempo para me dedicar à fotografia (e olha que é um hobby que gosto muito).

Saio de casa pela manhã, chego muito tarde e quando já não tenho mais nada o que fazer, isto é, quando finalmente posso me dedicar ao hobby, são 22h... E como preciso de tempo para fotografar, no mínimo umas duas horas, este horário fica inviável para mim.

Quanto à pouca participação dos colegas, eu também adoraria que todos participassem, mas se não podem/querem, o que eu posso fazer? Não desanimo por isso.

Vários colegas postam ótimas fotos em outros tópicos, seria bacana se colocassem suas experiências aqui também.

Aliás, nem precisariam postar aqui só fotos boas, podem postar também as que consideram ruins, pois com elas todos aprendem.
Eu mesmo comecei com fotos ruins, e agora estou melhorando, graças, entre outros recursos, às preciosas dicas e críticas do Nilo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #468 Online: 13 Janeiro 2010 às 12:04:38 »
Tenho certeza que o amigo Nilo vai continuar fotografando e postando por aqui sim!  :D  :D  :D

Entendo bem o que é isso, pois assim como o Igor, também falta-me tempo para pegar o relógio, o equipamento, pensar, virar, re-virar, posicionar, re-posicionar, procurar um melhor ângulo, luz, etc. e tal  para depois de tudo isso, "fazer" algumas fotos!  ... e dependendo da situação, começar tudo de novo, pois as fotos ficaram péssimas.  :'(  :'(  :'(

Também sinto que fotografia é acima de tudo, um estado de espírito.
Quando estamos "bem" (  :) ) a coisa flui naturalmente, quando não (  :-[ ) ... não tem jeito  ... as fotos ficam péssimas!  >:(  >:(  >:(

Para mim é por esse único motivo que dou um tempo (as vezes) com as fotos!

Mas vamos lá, vou me esforçar e postar algumas para "levantar a moral" ...  :D  :D  :D

Abraços!

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #469 Online: 13 Janeiro 2010 às 12:15:24 »
Eu soh naum posto, por naum possuir ate o momento uma simples maquina com funcao Macro ...que vergonha !!! :-[

Nilo, seus posts nesse topico em especifico, ajudou e ajuda muita gente ...sempre entro aqui, quando vejo seu nick como ultima postagen.

Naum deixe de continuar compartilhando conosco, suas belissimas fotos !!! :)

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #470 Online: 13 Janeiro 2010 às 13:13:30 »
Nilo continua com suas hulmilhações ??

1ª Horológicas
2ª Fotográficas

Parabéns mais uma vez pelas belissimas imagens !!
Abraços,
Cigano!

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #471 Online: 13 Janeiro 2010 às 15:51:35 »
Olá para todos.

No tópico sobre o relógio do dia eu coloquei ua foto do Sumo e após elogio do Igor que me deixou bem contente (as vezes a gente não acha que o que faz está realmente bom, precisa alguém falar pra gente mesmo acreditar  ;)) eu escrevi uma resposta dizendo que ele e o Nilo são responsáveis inderetos pela minha tentativa de fazer uma boa foto.

Dito isto vou contar a história do começo e eu poderia dar com titulo "O Efeito Multiplicador".

E estava lendo este tópico e babando com as fotos dos colegas, principalmente as do Nilo e do Igor, entre os muitos outros ótimos fotógrafos do Fórum e então duas palavras e a explicação do Nilo para o que aquilo fazia chamaram minha atenção: "filtro polarizador". Tirar fotos sem reflexos seria demais eu pensei, pelo menos eu poderia cirrigir um dos problemas que eu tinha quando me aventurava a tirar fotos dos relógios.

Eu fiquei pesquisando no ML e na net em geral, bom para usar o filtro na minha câmera (Canon A720-IS) eu precisaria de um adaptador, para minha sorte eu descobri no ML um vendedor que tinha além do adaptador, também uma lente grande-angular e mais um conversor de tele-objetiva. Resultado, dei uma boa equipada na minha pequena notável.
O filtro polarizador que era o objetivo inicial foi o último que eu comprei.

Essa semana também comprei uma folhas de um material parecido com uma espuma emborrachada, bem fina (se naõ me engano o Alberto tinha comentado sobre isso) de cores variadas, tudo pra fazer boas fotos e postar aquí.

Depois de dizer tudo isso, o que quero deixar como mensagem é o seguinte:
- Para o Nilo, obrigado pelas informaçoes e ótimas fotos, as dicas principalmente estão sendo imprescindíveis. Não deixe de postar, pois as vezes muitos de nós não participam mais por falta de tempo.
-Para o Nilo, o Igor e os demais colegas que participam mais deste tópico, é com a vontade de fazer fotos tão boas como as suas que eu, e tenho certeza muitos outros membros, estou tentando aprender mais sobre fotografia, fazendo as minhas experiências e postando o resultado.

Então vamos aos resultados:
Fotos tiradas ao ar livre, com iluminação natural (dica do mestre Gravina, que eu nunca me esqueci), usei uma traquitana que eu fiz para bloquear o excesso de luz sobre o visor dos relógios, na verdade apenas uma cartolina branca dobrada, usada como um para-sol e.............filtro polarizador :o :o 8).












É isso, depois eu tento mais umas coisas e posto aqui.

Até mais e abraço a todos.
César.
« Última modificação: 13 Janeiro 2010 às 15:56:45 por César-HT »
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #472 Online: 13 Janeiro 2010 às 16:04:14 »
César,

Suas fotos ficaram muito boas.

Em algumas, o excesso de luz atrapalha um pouco os detalhes da caixa, em razão dos reflexos. Não sei como se chama em português, mas em inglês seria muito "highlight".
No entanto, a definição e os detalhes dos mostradores estão ótimos. As cores também!

Não sei qual é o seu nível de experiência, mas estas suas primeiras fotos estão infinitamente superiores às minhas.

Continue o bom trabalho e nos mantenha atualizados!

Um abraço e parabéns,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #473 Online: 13 Janeiro 2010 às 16:37:55 »
Olá para todos.

Igor, obrigado pelas palavras, de verdade :D :D ;).

Sobre o meu nível de experiência.............é................bom..................deixa eu ver...................ZERO  ;D. ou quase, 0,7  ;D.

Mas eu tô tentando  8).

Até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #474 Online: 13 Janeiro 2010 às 19:45:05 »
Homenagem ao Nilo:



Nilo, tiro poucas e posto menos ainda porque não gosto dos resultados que obtenho, e pelo que pude perceber, o tempo e esforço que leva para melhorar não vale a pena.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #475 Online: 13 Janeiro 2010 às 21:12:21 »
Bom,

Não da para resistir e comentar algumas das fotos postadas.

Para todos/todas as fotos:

Quando começamos a fotografar, qualquer coisa (relógios incluidos), temos uma preocupação em destacar demais o objeto principal da foto.
Seja o objeto um relógio ou um ser humano, temos que dar espaço na foto para o objeto "respirar".

Custei, e ainda custo, em entender os motivos disso mas as regras de composição artística (e quando fotografamos até um Sicura estamos fazendo, queiramos ou não, arte) são derivadas da capacidade humana (e aparentemente somente nós humanos temos) de visualizar um objeto e imaginar as coisas ao redor. Por isso, entre outras coisas, ao vermos a foto de um relógio onde cortamos parte da pulseira não nos passa pela cabeça que a pulseira está cortada -- imaginamos o resto!).

Assim, há composições em uma imagem que nos são mais agradáveis e outras não. Daí as regras.

Ponto importante: Regras são feitas para serem distorcidas ou até desobedecidas.

É claro que entra um pouco de técnica nisso. Assim, descartamos uma foto desfocada ou tremida, mesmo que imaginemos o objeto em foco ou sem o tremor. Um problema é que quando iniciamos o domínio de uma técnica temos, como qualquer humano, a tendência de exagerar.
Menos, em muitos casos (e na fotografia certamente), é mais.

As fotos do César-HT
:

Do ponto de vista técnico estão para lá do razoável. Do ponto de vista da composição, tente dar mais espaço para o relógio. Fotografe os mesmos mais de longe (de um passo para traz) e depois, em cada, foto, v. pode ajustar a composição. A tua máquina tem um modo Manual. Explore o mesmo.

A foto do Broker:

Bom ângulo, muita luz. Deixe a preguiça de lado e tire muito mais fotos. Os teus "artistas" são bons e isto ajuda. Gosto muito do teu estilo de buscar ângulos e cenas pouco comuns. Aquela tua foto no concurso ficaria excepcional de o destaque não fosse para o ... tênis. Bastava ter colocado um pedaço do mesmo e ... Feito.

Abs,

Nilo




*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #476 Online: 13 Janeiro 2010 às 22:03:15 »
Sinceramente, tenho muuuuita dificuldade para fotografar objetos, sobretudo relógios. Se derem uma batida de olho no meu Flickr (http://www.flickr.com/photos/maufvm/), vão perceber que essa realmente não é a minha praia.

Só para terem uma idéia, a foto abaixo foi a última que eu tirei para postar aqui no fórum, mas ficou tão ruim que nem tive coragem.



Até andei me esforçando um pouco (bem pouco, admito) e preparei a caixa difusora do Nilo (não patenteada ;D) que usei para a foto do concurso:



A verdade é que eu preciso me dedicar um pouco mais, fazer um "intensivo" com fez o Igor, que evoluiu muito rápido e anda fazendo fotos muuuito boas. Estive muito apertado no final do ano passado com o TCC da pós e isso me fez largar momentaneamente os passatempos, espero retomá-los em breve...

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #477 Online: 14 Janeiro 2010 às 09:41:24 »
Salve!



Legal, Murão!

Em especial pela "ilustração" de caixa difusora usada na sua excelente foto.
Vai motivar muita gente, creia!  8)

Sinceramente, eu espero que a eventual vitória (escrevo antes da determinação do resultado) no nosso tão disputado concurso lhe sirva de estímulo.

Um grande abraço e parabéns pela foto!

Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #478 Online: 14 Janeiro 2010 às 09:57:49 »
Essas fotos de "setup" sempre são legais!

Preciso tomar vergonha da cara e fazer umas também, para ilustrar.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #479 Online: 14 Janeiro 2010 às 10:04:50 »
Nilo, seria bacana se déssemos uma noção de regra dos terços ao pessoal.
Sei que como fotógrafo eu poderia contribuir bem mais nesse tópico, mas a coisa está corrida. Mesmo assim vou procurar alguma matéria bacana sobre esse assunto.