Desafio da Semana nº 6

  • 24 Respostas
  • 6007 Visualizações
Desafio da Semana nº 6
« Online: 03 Outubro 2009 às 01:03:56 »
Amigos, procurei trazer diversão e conhecimento para todos os gostos. Espero que gostem!



HORIZONTAIS

1. Sigla da Academia Horológica dos Criadores Independentes;
2. Feira mundial realizada na Suiça onde os membros da Academia apresentam suas criações;
3. Candidato à membro da Academia;
4. Movimento utilizado no Astrolabium 2000, de Christiaan van der Klaauw;
5. Vencedor do Prêmio Gaia em 2007;
6. Suas criações já ganharam medalhas de ouro e prata no Salon International des Inventions et des Techniques Nouvelles;
7. Recente 'título' obtido por um dos relógios do membro da Academia que possui boutiques em Boca Ratón e Tóquio.


VERTICAIS

1. Co-Fundador da Academia que criou um relógio com calendário hebraico;
2. Tipo de relógio produzido por Beat Haldimann;
3. Cidade do catalão membro da Academia;
4. Marco (?): Produz o modelo Moritz von Sachsen, com a incomum complicação 'ângulo de declinação'.
5. Coleção de Speake-Marin.

Orientações:

- As caselas na cor cinza significam espaço entre as palavras;
- Os participantes poderão postar respostas parciais, desde que tenham no mínimo 6 respostas (metade do desafio). A partir da primeira postagem, os demais candidatos poderão atualizar as respostas, uma a uma, conforme o seu conhecimento;
- Dúvidas serão esclarecidas somente após o encerramento do desafio, previsto para 06 de outubro, às 12h.

Que vença o melhor!


Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #1 Online: 03 Outubro 2009 às 01:14:19 »
Humberto,

Apenas como sugestão: Nesse caso, seria interessante os participantes encaminharem suas respostas por mp, e avisar por aqui (não acha?).

Abraço,
Guilherme.

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #2 Online: 03 Outubro 2009 às 01:16:40 »
Tanto faz, porque se acertar as 6 (requisito para postar a primeira resposta) já será o provável campeão.

As respostas seguintes, uma a uma, serviriam para as participações alterandas dos demais amigos.

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #3 Online: 03 Outubro 2009 às 01:23:54 »
Guilherme, fui ali comer um pastel de goiaba com guaraná, pensei um pouco e entendi sua sugestão.

Você sugeriu a MP porque a primeira resposta pode não estar totalmente correta e a exposição das informações pode favorecer outro que tenha 4 ou 5 respostas na mão. É isso, não é?

Como estamos numa brincadeira, acho que não tem problema se alguém 'colar' da resposta do amigo.

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #4 Online: 03 Outubro 2009 às 01:27:57 »
Vamos fazer o seguinte: o candidato pode mandar MP pra checagem das respostas, ANTES de postar aqui. Isso evitaria uma postagem com erros e a dica para os demais. Como resposta apenas vou dizer se acertou ou se tem erros, certo?

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #5 Online: 03 Outubro 2009 às 03:27:02 »
Prezado Humberto Reis :

Novamente, aquela insônia "braba"...  :-\

Vamos tentar de novo (olha eu querendo alçar vôos maiores por aqui...) ???

Respostas que preenchem as caselas em letra maiúscula, OK !? Em caso de prenome e nome, vou citar aquele, em letra "normal", para complementar a resposta.

HORIZONTAIS

1. Sigla da Academia Horológica dos Criadores Independentes; AHCI
2. Feira mundial realizada na Suiça onde os membros da Academia apresentam suas criações; BASELWORLD
3. Candidato à membro da Academia; Chaykin KONSTANTIN
4. Movimento utilizado no Astrolabium 2000, de Christiaan van der Klaauw; ETA (2824, chamado de KB 12824-2)
5. Vencedor do Prêmio Gaia em 2007; Paul GERBER
6. Suas criações já ganharam medalhas de ouro e prata no Salon International des Inventions et des Techniques Nouvelles; Vincent CALABRESE
7. Recente 'título' obtido por um dos relógios do membro da Academia que possui boutiques em Boca Ratón e Tóquio. BEST OF THE BEST (Repetition Souvenaire, de F. P. Journe, em 2009).

VERTICAIS

1. Co-Fundador da Academia que criou um relógio com calendário hebraico;
Svend ANDERSEN
2. Tipo de relógio produzido por Beat Haldimann; Aqui a coisa "pega"... Para "casar" com os espaços existentes, teria que haver uma combinação de termos em inglês e português... Para mim, ou seria CENTRAL TURBILHÃO ou FLYING TURBILHÃO, pois "tourbillon" tem dez letras, e não nove !!
3. Cidade do catalão membro da Academia; BARCELONA (catalão Aniceto Jiménez Pita)
4. Marco (?): Produz o modelo Moritz von Sachsen, com a incomum complicação 'ângulo de declinação'. LANG
5. Coleção de Speake-Marin. PICCADILLY

Por sinal, tem um site de um renomado otorrinolaringologista por aí que ajudou MUITO nas respostas...  ;)

Grande abraço, Flávio.

« Última modificação: 03 Outubro 2009 às 03:29:23 por vulpino »
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

rlessa

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #6 Online: 03 Outubro 2009 às 06:40:49 »
Caracas... isso está parecendo aprovações "secretas do Senado"  :o :o

Põe na pauta à noite... e ao amanhecer já era.... ;D ;D ;D

Legal Flávio.... ;) ;) ;)

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #7 Online: 03 Outubro 2009 às 06:48:15 »
Meu Deus do céu...

11 acertos !!!!

Já ganhou!

Querem tentar a resposta do Beat Haldimann ou não?

Dica: tem relação com os relógios de parede.

NOTA: não esperava pela rapidez do colega... Parabéns!


*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #8 Online: 03 Outubro 2009 às 07:48:15 »
2. Tipo de relógio produzido por Beat Haldimann;DOUBLE REGULATOR



Que que eu ganhei de prêmio de 2º lugar? ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #9 Online: 03 Outubro 2009 às 09:06:03 »
Muito bem!

Gente, não imaginava tanta rapidez na resposta... Será que foi fácil demais?

Gosto muito de visitar os sites dos membros da AHCI e não podia deixar passar a oportunidade de usá-los como tema do desafio. Espero que tenham gostado.

Bom, o Flávio novamente fisgou a taça e está convocado para elaborar o Desafio da Semana nº7.

Parabéns também ao Paulo Rocha, que acertou a questão 'gentilmente cedida' pelo Flávio.

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #10 Online: 03 Outubro 2009 às 09:26:02 »
Para que não restem dúvidas:



HORIZONTAIS

1. Sigla da Academia Horológica dos Criadores Independentes: AHCI;
2. Feira mundial realizada na Suiça onde os membros da Academia apresentam suas criações: BASELWORLD;
3. Candidato à membro da Academia: KONSTANTIN;
4. Movimento utilizado no Astrolabium 2000, de Christiaan van der Klaauw: ETA;
5. Vencedor do Prêmio Gaia em 2007: Paul GERBER;
6. Suas criações já ganharam medalhas de ouro e prata no Salon International des Inventions et des Techniques Nouvelles: Vincent CALABRESE;
7. Recente 'título' obtido por um dos relógios do membro da Academia que possui boutiques em Boca Ratón e Tóquio: BEST OF THE BEST.


VERTICAIS

1. Co-Fundador da Academia que criou um relógio com calendário hebraico: ANDERSEN;
2. Tipo de relógio produzido por Beat Haldimann: DOUBLE REGULATOR;
3. Cidade do catalão membro da Academia: BARCELONA;
4. Marco (?): Produz o modelo Moritz von Sachsen, com a incomum complicação 'ângulo de declinação': LANG.
5. Coleção de Speake-Marin: PICCADILLY.
« Última modificação: 03 Outubro 2009 às 09:45:04 por HumbertoReis »

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #11 Online: 03 Outubro 2009 às 10:02:47 »
Humberto,

Muito legal esse desafio. Flávio, parabéns! Acabei de olhar o tópico e já tinha gabarito.  ;D

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #12 Online: 03 Outubro 2009 às 11:25:25 »
Salve!

Rapaz!

Foi mais rápido que "água morro abaixo e fogo morro acima".

Eu olhei ontem, de madrugada,...
...e eu pensei comigo mesmo, agora não dá, estou cansado, mas amanhã cedo eu vou dar uma olhada...

...Dei!
A "Inês" já estava morta, velada e enterrada!  :D

The Flash, rides again!   ;)  ;D

Legal!
Um abraço a todos,
Alberto
 8)

E,...

Como diria o Johnny...

"Let´s keep walking..."  ;)

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #13 Online: 03 Outubro 2009 às 11:31:35 »
Muito bem!

Gente, não imaginava tanta rapidez na resposta... Será que foi fácil demais?

Gosto muito de visitar os sites dos membros da AHCI e não podia deixar passar a oportunidade de usá-los como tema do desafio. Espero que tenham gostado.

Bom, o Flávio novamente fisgou a taça e está convocado para elaborar o Desafio da Semana nº7.

Parabéns também ao Paulo Rocha, que acertou a questão 'gentilmente cedida' pelo Flávio.


Prezado Humberto Reis :

Bom dia !

Não me cansarei, jamais, de louvar a sua iniciativa, de propor esses desafios !!  ;) :)

Obviamente, este tipo de "questão" sempre suscitará debates, acerca da acessibilidade/facilidade ou (extrema) dificuldade do tema proposto, a unicidade ou pluralidade de respostas, se abordará (só)aspectos técnicos ou históricos, apenas...  8)

Mas tenho aprendido MUITO, com todas as pesquisas feitas.  :D

Quanto ao binômio rapidez e facilidade levantado por você, entrei no seu site e, usando os links lá existentes, fui chegando, pouco a pouco, nas respostas.

Considerei, essencialmente, as informações passadas por meio da página da AHCI, e seus desdobramentos, em outros sites...  ::)

Cheguei a todas as possíveis e plausíveis repostas, que se "encaixavam" no número de caselas respectivo, e atendiam ao "cruzamento" de linhas horizontais e verticais.

Mas, sinceramente, na pergunta horizontal de número 2, "Tipo de relógio produzido por Beat Haldimann", às 03:25 da manhã, meu sono já tinha voltado, e nem me preocupei em "cruzar" os dados no diagrama... Simplesmente "chutei", e fiz a pataquada de achar que, um estudioso como você, criaria uma resposta "bilíngue"...  :-[

Só eu -  e as altas horas da madrugada - para "produzir" isso !  :P

Paulo Rocha, obrigado pelo indispensável (e correto) complemento !!  ;)

Grande abraço a todos, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #14 Online: 03 Outubro 2009 às 11:51:13 »
Legal, Flávio!

Bem, agora vamos 'saborear o desafio', como diz nosso amigo Alberto Ferreira. A complicação ângulo de declinação é proposta por Marco Lang no seu modelo Moritz von Sachsen e, segundo o site dele próprio, se justifica da seguinte forma:

Lang & Heine, modelo Moritz von Sachsen


Se conhecem as indicações de nascente e poente do sol e também a equação do tempo. De ambas, se pode mensurar o ângulo de irradiação do sol sobre a superfície terrestre. Pela inclinação do eixo terrestre - de 23,5°  - e a volta da terra ao redor do sol, os raios irradiam alternadamente com mais intensidade um hemisfério em relação ao outro, gerando as estações de verão e inverno.

LANG & HEYNE traduziu a idéia do amigo Nicolaus Garnreiter (de Ulm/Danubio) ao apresentar, com exclusividade a indicaçãõ do ângulo dos raios de sol no equador. A face da Tierra se move por um disco de curva que guarda exatamente os valores do ângulo de declinação.

---

Utilidade? Nenhuma, pra ser franco. Mas quantas complicações são realmente úteis?
« Última modificação: 03 Outubro 2009 às 11:53:02 por HumbertoReis »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #15 Online: 03 Outubro 2009 às 14:31:14 »
Esse foi para respeitar. Nem li e já estava respondido e, mesmo se tentasse responder agora, não conseguiria: ressaca dos infernos! kkkk!


Flávio

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #16 Online: 03 Outubro 2009 às 14:54:12 »
Parabéns mais uma vez!!!  :o  :o  :o
Estes desafios são "duc......"!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #17 Online: 03 Outubro 2009 às 15:03:17 »
Muito bom, parabéns novamente ao Vulpino!

Essa foi rápido, quando vi o tópico hoje pela manhã, já estava discutido e respondido.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #18 Online: 03 Outubro 2009 às 15:17:20 »
Caracas... isso está parecendo aprovações "secretas do Senado"  :o :o

Põe na pauta à noite... e ao amanhecer já era.... ;D ;D ;D

Legal Flávio.... ;) ;) ;)


 ;D ;D ;D ;D

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio da Semana nº 6
« Resposta #19 Online: 03 Outubro 2009 às 16:23:47 »
;D

Huuuummmm!

Quem sabe uma "regrinha" para dar uma chance aos que costumam dormir à noite...  ::)
 ;D



Sério, agora, ok?

Eu acho que entre a apresentação formal do desafio, bem que poderia haver um tempo para "deglutição" (Não, não! Não é isso, não! "Degustação", melhor dizendo...  :D)

Alguma coisa do tipo.
Respostas, só depois de 24 horas da apresentação formal do desafio, please!
...ou algo assim.

O que vocês acham?  ::)

Abraços a todos!
Alberto