RIP Derek Pratt

  • 14 Respostas
  • 5155 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
RIP Derek Pratt
« Online: 05 Outubro 2009 às 18:47:34 »
Fiquei sabendo apenas hoje quando li no ThePuristS: dia 16 de setembro morreu um dos maiores gênios da relojoaria contemporânea, Derek Pratt.

Era um relojoeiro "low profile", portanto muito pouco conhecido, mas era casca grossa, no nível do George Daniels, Anthony Randall, Ludwig Oeschlin...

Aliás, falando em George Daniels, este foi muito amigo de Pratt, que o ajudou no desenvolvimento do escapamento coaxial e traduzindo seu livro "Watchmaking" para o francês, entre outras contribuições.
Daniels reputava Derek Pratt melhor relojoeiro que ele próprio (acreditem, é um grande elogio, ainda mais considerando de quem vem...)!

Além de completo no manejo do ferramental, sendo capaz de construir um relógio de cabo a rabo, Pratt era um grande teórico.
Na minha opinião, seu maior feito foi reproduzir as palhetas de diamante do H4, coisa que jamais foi alcançada por qualquer outro relojoeiro ou empresa, e diversos já tentaram. Portanto, sua cópia do famoso relógio, é a mais perfeita já realizada.

Permitam-me reproduzir aqui seu obituário, no original em inglês, escrito por um amigo de longa data, Dr. Helmut Crott:

Citar
"You will certainly have heard about the death of Derek Pratt, our dear friend and Partner at Urban Jürgensen, after a long and severe illness. One of the most important watchmakers of our times has left us! When Peter Baumberger, owner of Urban Jürgensen, told me the sad news, he was struggling with grief and tears. Through our 35 year old friendship I know Peter Baumberger to be one of these few remarkable entrepreneurs, rarely to be found these days.

Besides his professional excellence, he always selected his employees for their human qualities. This also led to the close relationship between him and Derek Pratt, one of the most outstanding watchmakers of our times. Both were bound by friendship and a passion for Urban Jürgensen's masterpieces. Now his companion and important driving force for revolutionary innovations in watches at UJS, master watchmaker Derek Pratt, has died.

I personally, have known and appreciated Derek as a warm-hearted person and passionate lover of fine watches as well as a scientist in horology. He stood well above what is nowadays quickly presented as an innovation in the watch manufacturing industry, but however too often turns out to be another marketing illusion, just brandishing the signet of luxury. He was a dedicated watchmaker, who took great care in the traditional quality of the manufacture of watches with an emphasis on detail and sustainability. As a professor and teacher of watch craftsmanship and lore at the most renowned institutes, he was able to achieve these aims without compromise. A year ago, when I met him for the last time, he told me enthusiastically about his new project: a remake of the famous Harrison No. 3.

Derek Pratt first started as a watchmaker and restorer, working on the highly complex historical watches that were provided by Peter Baumberger, as he was still one of the leading salesmen for antique watches. Towards the end of the seventies, when Baumberger joined the UJS project, Derek Pratt became a consultant and technical director of UJS.

Derek Pratt was born in 1938 in Orpington, Kent, in England. Between 1955 and 1959, he learned the art of watch-manufacturing at the National College of Horology in London, a period followed by an apprenticeship at Smith & Sons in the British capital. Since 1965 he travelled to Switzerland on a regular basis and worked as a restorer and on the development of chronometers, among them, highly complex ones, as well as early iron clocks.

His impressive watch-manufacturing record includes the actual UJS pocket-watch tourbillion with the unique constant winding-system within the cage. It represents a completely different approach towards the problem of the inertia of the balance, giving proof to the interaction between his creative talent and the significant tradition of the centuries old art of watch-manufacture.

During his long career he received many international awards:


  • 1979 : Freeman of England's Worshipful Company of Clockmakers
  • 1982 : Liveryman of the society
  • 1992 : Silver medal of the British Horological Institute
  • 1999 : Gaia Prize of the MIH in La Chaux-de-Fonds, Switzerland for distinguished merits in the developments achieved in the field of watch making
  • 2005 : Tompion Goldmedal of the Worshipful Clockmakers Company's society.

His latest masterpiece, the oval pocket watch with flying tourbillon, winding mechanism, detend escapement, power reserve and Réaumur represents an homage to some of the most important watchmakers of all times, like Breguet, Arnold and Professor Helwig. The assembly of this unique watch took more than ten years.

Everyone, who knew Derek Pratt will not only miss him for his expertise in watches, but also and especially for his kind and helpful way. Chronometers are made by people for people!

A recognition we certainly owe to Derek Pratt.

Yours sincerely,

Dr. Helmut Crott
"

Que o grande mestre descanse em paz.

Fica aqui nossa homenagem.

Um abraço a todos,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: RIP Derek Pratt
« Resposta #1 Online: 05 Outubro 2009 às 19:00:44 »
Pena...
Com certeza deixou adeptos, discípulos e exemplos!!!
Marcou seu tempo!!!
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: RIP Derek Pratt
« Resposta #2 Online: 05 Outubro 2009 às 21:01:08 »
Salve!

Que fique a nossa homenagem e lembrança.

Alberto

Re: RIP Derek Pratt
« Resposta #3 Online: 06 Outubro 2009 às 13:45:03 »
Não conhecia os trabalhos dele.

Mas vejam q belo turbilhão!!!






(Tempered)

Abraços!
Rafael.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: RIP Derek Pratt
« Resposta #4 Online: 06 Outubro 2009 às 14:25:06 »
Esse é o trabalho mais famoso dele: o mecanismo de força constante ("remontoire") fica dentro da própria gaiola do turbilhão, ao invés da terceira roda, como seria o "normal".

Foi um feito fantástico de miniaturização!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

rlessa

Re: RIP Derek Pratt
« Resposta #5 Online: 06 Outubro 2009 às 16:34:56 »
Se quiser ver o movimento/ relógio:

http://www.christies.com/LotFinder/lot_details.aspx?intObjectID=5130860

use a função zoom...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #6 Online: 09 Janeiro 2017 às 09:44:53 »
Saiu um artigo relembrando a vida dele no Quill and Pad e outro, abordando o H4 que ele reconstruiu.

http://quillandpad.com/2016/12/28/life-times-derek-pratt-legendary-watchmaker/

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #7 Online: 02 Abril 2018 às 14:10:41 »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #8 Online: 02 Abril 2018 às 16:31:55 »
O cara era foda demais. Difícil explicar o quanto em poucas palavras. Só mesmo lendo o artigo para ter uma idéia. Vale a pena!

Mas, e aí, fmaia, comprou o vídeo? http://www.bdvideos.co.uk/site/shop/horology/a-detailed-study-of-h4/
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #9 Online: 02 Abril 2018 às 16:43:36 »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #10 Online: 02 Abril 2018 às 16:49:05 »
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #11 Online: 13 Setembro 2021 às 14:23:50 »
Resolvi colocar este link aqui, muito embora haja outros tópicos no FRM sobre o Pratt. Olha, fazia tempo que não lia algo tão interessante na rede... Para quem tiver saco, pois é texto para ler durante pelo menos uns 30 minutos, definitivamente recomendo. Recomendo um Google Tradutor para quem não sabe a língua, é imperdível, denso e com fotografias belíssimas. Ps. Podem me bater, mas toda vez que vejo algo do Pratt eu penso: o cara fazia um acabamento nos seus relógios claramente superior ao Daniels e tinha sacadas técnicas tão ou mais fodas do que ele. Se o Pratt estivesse vivo atualmente ele seria a referência em relojoaria, como Daniels foi. A impressão que tenho é que Pratt morreu antes de os grandes relojoeiros se tornarem "popstar" através das redes sociais. Só os realmente interessados se lembram dele, infelizmente... Mas na minha opinião, ele está entre os maiores relojoeiros da história, com certeza. Vejam só

https://watchesbysjx.com/2021/09/derek-pratt-oval-pocket-watch-tourbillon.html



*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #12 Online: 14 Setembro 2021 às 09:15:41 »
Uma preciosidade este artigo! Muito obrigado por compartilhar.

Podem me bater, mas toda vez que vejo algo do Pratt eu penso: o cara fazia um acabamento nos seus relógios claramente superior ao Daniels e tinha sacadas técnicas tão ou mais fodas do que ele.

Como disse na primeira mensagem deste tópico, o próprio Daniels reconhecia que Pratt era superior a ele.
Vindo de um cara que achava que todo mundo era um merda e só ele era foda, isso é um grande elogio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #13 Online: 16 Setembro 2021 às 21:10:01 »
Resolvi colocar este link aqui, muito embora haja outros tópicos no FRM sobre o Pratt. Olha, fazia tempo que não lia algo tão interessante na rede... Para quem tiver saco, pois é texto para ler durante pelo menos uns 30 minutos, definitivamente recomendo. Recomendo um Google Tradutor para quem não sabe a língua, é imperdível, denso e com fotografias belíssimas. Ps. Podem me bater, mas toda vez que vejo algo do Pratt eu penso: o cara fazia um acabamento nos seus relógios claramente superior ao Daniels e tinha sacadas técnicas tão ou mais fodas do que ele. Se o Pratt estivesse vivo atualmente ele seria a referência em relojoaria, como Daniels foi. A impressão que tenho é que Pratt morreu antes de os grandes relojoeiros se tornarem "popstar" através das redes sociais. Só os realmente interessados se lembram dele, infelizmente... Mas na minha opinião, ele está entre os maiores relojoeiros da história, com certeza. Vejam só

https://watchesbysjx.com/2021/09/derek-pratt-oval-pocket-watch-tourbillon.html
Detalhe q o autor da matéria (Helmut Croft) foi o dono da Urban Jurgensen entre 2011 e 2014


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RIP Derek Pratt
« Resposta #14 Online: 17 Setembro 2021 às 16:29:31 »
Isso tinha me passado completamente despercebido! Não sabia que o Crott tinha sido dono da Urban.