Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?

  • 10 Respostas
  • 9489 Visualizações
Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Online: 15 Outubro 2009 às 08:34:41 »
Olá amigos do conselho!  ;D


Tenho um INVICTA tipo SUB, e para minha grata surpresa :'( percebi
que o vidro esta um pouco embaçado, tipo enevoado, mas que só da
para perceber se a pessoa (detalhista como eu) olhar de um determinado
ângulo.


Então gostaria da ajuda de vocês para retirar o movimento (minha primeira experiência :-[)
e limpar o cristal!!!!






*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #1 Online: 15 Outubro 2009 às 09:24:18 »
Olha na maioria dos movimentos tem parafuso no qual você puxa a tige como se fose acertar as horas e solta ele um pouco que a tige ira se soltar, e tem ums movimentos que é uma espécie de botãozinho que você preciona ele já com a coroa em posição de acertar as horas ai ele sai sem solavancos nenhum !!

O parafuso quanto o botãozinho se localiza perto da tige mesmo na parte de traz do movimento, e para colocar a tige de volta, no caso do botãozinho pressione ele e devolva tige e no caso do parafuso solte ele um pouco e va colocando a tige de vagar ela tem que entrar livremente sem força entendeu ??

Mais espere as respostas mais precisas de nosos amigos do forum, eu tiro as tige dos meus relógios assim quando ru preciso, ontem eu tirei a de um Technos Skydiver quartz que é por botãozinho e o Technos que tenho com movimento ETA 2789 tbm já desmontei a tige é de botão tbm !!
E tenho um outro com mecanismo á corda que já é o parafuso que fica localizado bem no rumo da tige, é só ir soltando aos poucos até que a tige saia livremente !!

Boa sorte !!
Se você se sentir incapaz de fazer o serviço leve em um profissional que ele irá ajudar !!
Abraços

Cigano!!
« Última modificação: 15 Outubro 2009 às 09:28:16 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #2 Online: 15 Outubro 2009 às 11:50:54 »
É de botãozinho...

Aractis, dá uma olhada nesta imagem:



Você vê um botão, logo acima do encaixe da tige (imediatamente acima daquela pequena engrenagem)? É só apertar ele e puxar a tige para fora.




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #3 Online: 15 Outubro 2009 às 11:54:42 »
Aractis, mais uma dica (na verdade um despretensioso conselho): como você disse que o cristal está "enevoado", mesmo que muito pouco, é sinal de que existe umidade no interior do relógio. Leve-o a um bom relojoeiro para uma limpeza e lubrificação. Também é bom verificar as vedações.




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #4 Online: 15 Outubro 2009 às 14:24:00 »
Aractis, mais uma dica (na verdade um despretensioso conselho): como você disse que o cristal está "enevoado", mesmo que muito pouco, é sinal de que existe umidade no interior do relógio. Leve-o a um bom relojoeiro para uma limpeza e lubrificação. Também é bom verificar as vedações.




Um abraço

Galera!


Consegui remover o TIGE! foi mole.... mas tremi feito vara de bambú!

Deu tudo certo.... problema foi colocar o movimento dentro da caixa...  ???
apesar do cuidado que tive, após três tentativas fechei a caixa... a todo momento
que ia finalizar aparecia um fiapo de algodão, depois uma poeirinha... vixe!!!! quase perdi a paciência!!!


Mas valeu... um procedimento simples que evitou a ida um relojoeiro!


Abraços!!!!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #5 Online: 15 Outubro 2009 às 15:32:44 »
Para terminar e retirar tudo passe um guardanapo de papel ou papel higienico sai tudo !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #6 Online: 15 Outubro 2009 às 16:10:20 »
Aractis, mais uma dica (na verdade um despretensioso conselho): como você disse que o cristal está "enevoado", mesmo que muito pouco, é sinal de que existe umidade no interior do relógio. Leve-o a um bom relojoeiro para uma limpeza e lubrificação. Também é bom verificar as vedações.




Um abraço

Galera!


Consegui remover o TIGE! foi mole.... mas tremi feito vara de bambú!

Deu tudo certo.... problema foi colocar o movimento dentro da caixa...  ???
apesar do cuidado que tive, após três tentativas fechei a caixa... a todo momento
que ia finalizar aparecia um fiapo de algodão, depois uma poeirinha... vixe!!!! quase perdi a paciência!!!


Mas valeu... um procedimento simples que evitou a ida um relojoeiro!


Abraços!!!!



Meu Amigo... Volto a dizer: se tinha "névoa" no cristal do relógio é porque TINHA UMIDADE DENTRO DELE, e provavelmente AINDA TEM!

Leve ele num relojoeiro sim. Se você deixar o relógio com umidade interna, logo, logo vão aperecer peças oxidadas. Lembre-se: a caixa do relógio é inox, mas o movimento NÃO.




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #7 Online: 15 Outubro 2009 às 16:43:41 »
Valeu pelo conselho! ;)

Abraços!

*

Alberto Ferreira

Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #8 Online: 16 Outubro 2009 às 07:21:06 »
Salve, amigos!

Que bom que você conseguiu, Aractis. 8)


Aproveitando o "gancho"...

Remover e recolocar a tige nos movimentos dotados de um "botão", como comentado, não é nada muito complicado.
O "segredo" é apenas paciência e a atenção.


Já nos movimentos com o tal parafuso,...

Cuidado!
Se o parafuso for "solto" demais, o sistema interno se "desmonta" e para remontar é um "saco".
Exige muito mais trabalho, pois o sistema "keyless" terá que ser desmontado e remontado (pelo outro lado do movimento).

Aqui, o "segredo" é apenas afrouxar o parafuso (pouco) o suficiente para liberar a tige.
Se passar daí,... Encrenca!  :P

Abraços a todos!
Alberto
 8)

Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #9 Online: 16 Outubro 2009 às 16:01:46 »
Salve, amigos!

Que bom que você conseguiu, Aractis. 8)


Aproveitando o "gancho"...

Remover e recolocar a tige nos movimentos dotados de um "botão", como comentado, não é nada muito complicado.
O "segredo" é apenas paciência e a atenção.


Já nos movimentos com o tal parafuso,...

Cuidado!
Se o parafuso for "solto" demais, o sistema interno se "desmonta" e para remontar é um "saco".
Exige muito mais trabalho, pois o sistema "keyless" terá que ser desmontado e remontado (pelo outro lado do movimento).

Aqui, o "segredo" é apenas afrouxar o parafuso (pouco) o suficiente para liberar a tige.
Se passar daí,... Encrenca!  :P

Abraços a todos!
Alberto
 8)

Uma dúvida.... normalmente se coloca algum lubrificante (silicone, vaselina) ali na borracha de vedação da
caixa ao fechá-la?

*

Alberto Ferreira

Re: Como remover o TIGE de um MIYOTA 8215?
« Resposta #10 Online: 17 Outubro 2009 às 08:33:29 »


Uma dúvida.... normalmente se coloca algum lubrificante (silicone, vaselina) ali na borracha de vedação da
caixa ao fechá-la?



Salve!
Alguns relojoeiros fazem isso, no intuito de facilitar o deslizamento ao fechar a caixa, evitando que a vedação saia do lugar. Passam lá uma (bem) pequena quantidade de silicone.

Mas, importante, isso (a aplicação do tal silicone) nada tem a ver com aquelas "picaretagens" de "magarefes" que "vedam a caixa" (pretensamente) usando silicone pastoso, etc.

Outra coisa, uma vedação nova e original já possui um certo grau de lubrificação natural, o que torna desnecessária a "operação" acima mencionada.


Mas,...
Eu gostaria de ouvir uma colocação dos colegas relojoeiros e representantes de assistências técnicas de fabricantes.

O que dizem os manuais técnicos (dos fabricantes) sobre isso?
O que recomendam os manuais!

Abraços a todos!
Alberto