Menu principal

Desafio da Semana nº 8

Iniciado por HumbertoReis, 12 Outubro 2009 às 22:55:18

tópico anterior - próximo tópico

HumbertoReis

Instruções: Este desafio consta de 3 partes, que podem ser resolvidas em conjunto ou separadamente e que possuem mesmo 'peso' para fins de desempate entre dois concorrentes. A segunda parte é dividida em duas questões, sendo que a segunda questão possui duas respostas válidas.

Em homenagem aos 40 anos da chegada do homem à Lua, este desafio tem como tema as expedições espaciais, os relógios e o eclipse.

Vamos ao desafio:

A missão executada pela Apollo XI foi de suma importância para a Agência Espacial Norte-Americana. A aventura experimentada pelos astronautas representou uma expedição espacial repleta de heroísmo a cada incidente resolvido. Para que não houvessem erros nas informações transmitidas bilateralmente, os astronautas ajustaram seus relógios para um único fuso.

Pergunta-se:

1 - Quando os astronautas foram para a Lua na Apollo 11, os seus relógios estavam em que fuso horário?

===

Yuri Gagarin foi o primeiro homem a orbitar no espaço, em 12 de abril de 1961. Realizou um giro completo ao redor da Terra e retornou à União Soviética, atingindo com vida a superfície terrestre.

Durante o voo orbital, Gagarin usava um relógio Sturmanskie, de fabricação russa (acima). Enquanto permanecia em órbita, a rádio estatal anunciava a façanha ao vivo e lhe anunciava com sua nova patente militar.

Pergunta-se:

2.A - Que patente militar Yuri Gagarin tinha ao decolar e qual sua patente ao retornar à Terra?

2.B - Qual o primeiro relógio suiço a realizar um voo orbital, em 1962?

(há duas respostas possíveis para a questão 2.B)

===

Relógio Astronômico de Praga

Os eclipses são fenômenos da natureza observados pelo homem desde os primórdios. Na antiguidade já se adotavam mecanismos e fórmulas para prever o momento exato em que um eclipse ocorreria, como nos mostra o Mecanismo Antikythera, do século 2 A.C.

Atualmente, rodeados por tanta tecnologia, parece que não valorizamos o eclipse da forma como nossos antepassados valorizavam. Este fato, no entanto, não diminui a importância do mesmo e não desvaloriza a engenhosidade humana ao representar num relógio de pulso este fenômeno natural, indicando com precisão o momento em que um eclipse ocorrerá.

Importante observar que há dois tipos de eclipse: o solar e o lunar. Este ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua - momento em que a sombra da Terra cobre a superfície lunar - enquanto aquele ocorre quando a Lua cruza o caminho entre o Sol e a terra, encobrindo as luzes do sol.

3 - O que significa o ponteiro do Draco nos relógios que indicam o eclipse?

FSV

Caro Humberto :

Para pôr fogo na brincadeira...

Curto e grosso (quer ver que o Solano já vai tirar sarro...  ;D) : dois chutes BEM mal dados (pé torto, mesmo) e um tiro certeiro (acredito eu).

1 - Quando os astronautas foram para a Lua na Apollo 11, os seus relógios estavam em que fuso horário? UTC (GMT) - 4 horas (o chamado EDT - Eastern Daylight Time).

2.A - Que patente militar Yuri Gagarin tinha ao decolar e qual sua patente ao retornar à Terra? Decolou como tenente e, "inexplicavelmente" foi promovido a major, ainda em órbita.

2.B - Qual o primeiro relógio suiço a realizar um voo orbital, em 1962?
(há duas respostas possíveis para a questão 2.B) Uns dizem que foi um cronômetro Heuer, usado por John Glenn na Friendship 7; outros (versão mais verossímil) que foi um Breitling Navitimer Cosmonaute, usado na missão Aurora 7, por Scott Carpenter, em maio de 1962.

3 - O que significa o ponteiro do Draco nos relógios que indicam o eclipse? Significa a passagem de meteoros na atmosfera, durante um eclipse do Sol.

Abraços, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Primeiro os parabéns ao bem elaborado desafio!
Tem muita coisa boa para lermos (degustarmos) aqui!  8)

Bom,...
Hoje vai ser um daqueles dias de "maratona de reuniões"... ;)

Mas antes de sair, eu tenho que marcar um par de "web meetings" e despachar alguns E-Mails, então...
Eis que eu dou uma "sapeada" por aqui e vejo que "Os Comandos da Madrugada" já estão minando as defesas "inimigas"...  8)

Bom,...
Para não perder a viagem, lá vai...

Duas respostas rapidinhas, as que eu sei de cabeça, diga-se. .

2A) Essa o Flávio já "papou"...
O Yuri Gagarin subiu tenente, deu umas voltinhas por lá e foi promovido ("no ar", literalmente - através da Agência TASS) a major.
Muito justo por sinal...
Afinal o primeiro homem em órbita tinha mesmo que ostentar uma patente mais à altura do feito. Não?  :D

3) Nã-nã-ni-nã-nãããão, amigo Flávio!  ;D

Que meteoros que nada, Sô!
Esse negócio de meteoro foi em Tunguska... :P

O ponteiro indica os Nodos Lunares, os pontos em que o plano da órbita da Lua intercepta o plano da órbita da Terra.
Se eu não me engano, o tal ponteiro dá uma volta completa a cada 19 anos!

Bom,...
Que fique, portanto, a minha rápida e modesta participação.

Um grande abraço a todos!
Alberto

paulorocha

Bem, dando o meu pitaco torto, também vou discordar do Flávio quanto ao quesito 1.

Eu na realidade não sei qual a resposta correta, mas, partindo do princípio que se tratava de uma pesquisa científico-militar e que nestes casos são utilizados sempre os padrões mundiais (até mesmo as medidasa são feitas no SI - metros e não polegadas, por exemplo), o fuso horário a ser escolhido teria que ser o GMT.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

HumbertoReis

Muito bem!

O Flávio respondeu corretamente a questão 2:

2.A - Yuri Gagarin subiu Tenente e desceu Major. Concordo com o Alberto que era algo mais adequado para o feito extraordinário. Aqui temos a comprovação, que também está disponível em documentário para a TV.

2.B - Os dois relógios mencionados pelo amigo dividem o 'título' de primeiro relógio suiço em órbita. Nos dois casos a cápsula em que os astronautas estavam percorreu 3 vezes a órbita terrestre. Aqui temos os comentários sobre o caso e neste link temos a versão oficial da Heuer, defendendo a sua fatia na história.

O Alberto respondeu corretamente a questão 3:

3 - O ponteiro do Draco indica os Nodos Lunares. A explicação é muito interessante e vou permitir que o autor da resposta correta detalhe o tema.

A questão 1 ainda não foi respondida!

O fuso EDT indica, sim, o horário da costa leste norte-americana, que corresponde a GMT-4 ou GMT-5, a depender dos horários de inverno e verão. No wikipedia temos a descrição detalhada do referido fuso, mas também encontramos a definição do termo na página Time and Date e Time Temperature.

O lançamento da Apolo 11 ocorreu, sim, da costa leste norte-americana. Aqui temos detalhes da operação e aqui encontramos detalhes sobre o Kennedy Space Center, localizado na Flórida, de onde partiu a Apolo 11.

O fuso utilizado não foi o EDT e também não foi o GMT. Sendo assim, a questão 1 segue em aberto.

HumbertoReis

Opa!

Resistimos mais 2 horas.

A resposta à questão de número 1 está neste livro (foto abaixo):

Para os interessados, está à venda na Amazon.com. Link aqui.

Esta questão sobre o fuso foi elaborada pelo amigo Nilo, que tem um exemplar do livro acima mencionado.

nilomis

Meus 2c:

1) O meu livro (moderno não) não é de papel mas é a versão Amazon Kindle (isto vai mudar a forma de comprar livros).

2) O fuso horário em nada tinha a ver com aplicações científico-militares mas com ... conforto.

Abs,

Nilo

FSV

Citação de: nilomis online 13 Outubro 2009 às 10:39:59
Meus 2c:

1) O meu livro (moderno não) não é de papel mas é a versão Amazon Kindle (isto vai mudar a forma de comprar livros).

2) O fuso horário em nada tinha a ver com aplicações científico-militares mas com ... conforto.

Abs,

Nilo

Hummmm...

Conforto ?

EDT (GMT ou UTC menos 4 ou 5 horas, vide a oportuna observação do Humberto) - 1 hora...  :P

É isso  ???

Abração a todos, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

nilomis

Citação de: vulpino online 13 Outubro 2009 às 11:34:23

Hummmm...

Conforto ?

EDT (GMT ou UTC menos 4 ou 5 horas, vide a oportuna observação do Humberto) - 1 hora...  :P

É isso  ???

Abração a todos, Flávio.
Flávio,

No, non, niet, tidak, nei, nee, ei ... não!  ;D  ;D

Abs,

Nilo

HumbertoReis

Alguém sabe de onde partia o controle da missão?

rlessa

Citação de: HumbertoReis online 13 Outubro 2009 às 15:57:51
Alguém sabe de onde partia o controle da missão?

Houston-TX... UTC -5, Central time

HumbertoReis

Grande Rogério!

Isso mesmo.

Segundo o amigo Nilo, optaram por usar o fuso de Houston por ser esta a cidade do controle da missão. Assim, astronautas e controladores 'falariam a mesma língua'.

Temos três questões e três 'acertadores'.

Vamos decidir, Nilo e eu, quem será proclamado o vencedor deste desafio nº8, certo?

Gostaria de abordar mais o tema do Draco nos relógios que marcam o eclipse solar. Volto em poucos minutos.

HumbertoReis

Decidimos, em comum acordo, pela seguinte ordem de classificação:

1º - Rogério Lessa

2º - Alberto Ferreira e Flávio (Vulpino)

Portanto, o nosso amigo Rogério Lessa fica desde já intimado a apresentar-nos o Desafio da Semana nº 9.

nilomis

Uma nota sobre o "conforto".

O fuso de Houston foi escolhido para que os controladores de voo (que ficavam em Houston) pudessem manter o ritmo (noite/dia) mais ou menos normal.

Quanto aos astronautas ... Astronauta dorme?

No caso da Apolo 11, menos ainda. A nave estava com um problema no suprimento de água (que era produzida pelas células de energia).

A água (de beber) estava acompanhada de hidrogênio o que provocou gases nos três.

Imaginem, uma nave fechada com três homens, depois de 8 dias, 3 horas, 18 minutos e 35 segundos sem tomar banho e ainda com gases!!!
Quem é que dorme?

Sobre o livro destacado pelo Humberto. Recomendo. É o primeiro que li que não aborda o heroísmo puro mas o efetivo esforço (inclusive na vida pessoal) feito por todos os que contribuíram para mandar o homem até a Lua.

Parabéns ao Lessa.

Abs,

Nilo

HumbertoReis

Como disse antes, gostaria de abordar mais a questão sobre a marcação dos eclipses.

Neste link do TimeZone tem um texto muito bom sobre o tema. Vou resumir:

Ulysse Nardin, modelo Astrolabium Galileo Galilei

Observar os ponteiros do Sol, da Lua e do Dragão.

Ulysse Nardin Tellurium Johannes Kepler

Além das horas, uma bela animação ao centro.

O eclipse, ocorrido se as órbitas fossem realmente paralelas:

A órbita real da Lua em relação à Terra, com divergência de 5 graus:

As órbitas lunar e terrestre colocadas em plano:

Observa-se que há dois pontos onde a órbita da Lua encontra-se com a da Terra, num plano paralelo. Estes dois pontos de intersecção são chamados de First Point of Draco e são representados pelo ponteiro do Draco ou dragão.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Antes, as minhas escusas por não ter "retornado" ao tema do desafio em "tempo devido".

Como eu disse, o dia de ontem (e os próximos também serão...) foi meio "brabo". Não me dando muita chance de fazer o "pingue-pongue" que costumeiramente me permito fazer alternando (on line) entre a "obrigação e a devoção".  ;)  :D

Como eu também já havia dito, eu achei este desafio excelente.
Uma muito bem bolada mescla entre pontos técnicos, históricos e até mesmo quase filosóficos...
Está tudo muito bem ilustrado e apresentado. Há material e links (para quem gosta) para um bocado de leitura.
Muito bom mesmo!

Valeu!  Parabéns a todos os envolvidos.  8)

Bem,...
O Humberto havia proposto que eu fizesse algum comentário adicional sobre o tema do ponteiro do Draco.
Como eu só estou acessando o fórum agora, vejo que o próprio Humberto já deu as explicações que eu daria.

Mas como este é um tema "fascinante", o da "magia" dos eclipses (que sempre atraíram o interesse da humanidade) eu me permitiria fazer mais um par de despretensiosos "comentários".

- Há registros de povos muito antigos que observavam, acompanhavam e previam os eclipses.
Há ábacos (dispositivos de cálculo) antiqüíssimos que provam isso.

- Com o advento da Horologia, e dos relógios mecânicos, surgiram naturalmente mecanismos capazes de executar esta(s) função(ões) de cálculo e de previsão.
Os exemplos mostrados pelo Humberto e em especial o relógio astronômico de Praga são belas referências.

- No passado, diversos povos mesclavam (ou consideravam praticamente como uma só coisa) a Mitologia, a Astrologia e a (pasmem...  :o) uma bastante objetiva Astronomia.
E assim, imagens foram criadas para "interpretar" o fenômeno dos eclipses.

- Numa dessas imagens, criou-se a figura do Dragão (o Draco em latim), ser mitológico que tinha a cabeça acima da eclítica (o plano da órbita da Terra) e a sua cauda abaixo dela...
...era ele o Draco, quem (de tempos em tempos) devorava a própria Lua!  ;)

Bem, meus amigos,...
Eu não vou me alongar aqui, posto que o assunto pode ser fascinante para alguns mas nem tanto para outros.
Mas, o mais importante. A semente do aprendizado (uma de nossas propostas, não é mesmo?  8)) foi lançada em terreno fértil, eu creio.

Os links em todos aqueles textos citados estão aí, usem-nos, pesquisem mais...

E...  ::)

Quem ler (mais),...

...aprenderá mais!

E, se for o caso, vamos debater, perguntar mais...  Etc...

Um grande abraço a todos.
Alberto

Ah!
Sem esquecer.
A determinação do Lessa como vencedor do desafio e próximo desafiante foi justa. Perfeita!
8)

HumbertoReis

O interessante do First Point of Draco é sua repetição em somente 18,6 anos!!

Isso ocorre pela rotação combinada da Terra ao redor do Sol e da Lua ao redor da Terra, cuja combinação só se repete a cada 18,6 anos. Não sei quando calcularam isso, mas é uma constatação que exigiu alto domínio da astronomia.

Fonte: TimeZone

nilomis

Humberto,

Parabéns pela aula.

Não tinha a menor ideia de que isto existia e muito menos da relação destes pontos com a astrologia dos Vedas!!

Achei isto na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Lunar_node

Abs,

Nilo

Alberto Ferreira

Salve!

;D

Pois é!
::)

E há mais coisas entre a Lua e a Terra do que sempre soube a (nada vã) filosofia dos Vedas!
;)

;D ;D ;D

Abraços!
Alberto
8)

Atalo

Pessoal,
Este desafio foi um espetáculo.
Parabéns Humberto!
Parabéns aos vencedores!
Átalo