Desafio da Semana nº 8

  • 20 Respostas
  • 4708 Visualizações
Desafio da Semana nº 8
« Online: 12 Outubro 2009 às 22:55:18 »
Instruções: Este desafio consta de 3 partes, que podem ser resolvidas em conjunto ou separadamente e que possuem mesmo 'peso' para fins de desempate entre dois concorrentes. A segunda parte é dividida em duas questões, sendo que a segunda questão possui duas respostas válidas.

Em homenagem aos 40 anos da chegada do homem à Lua, este desafio tem como tema as expedições espaciais, os relógios e o eclipse.

Vamos ao desafio:



A missão executada pela Apollo XI foi de suma importância para a Agência Espacial Norte-Americana. A aventura experimentada pelos astronautas representou uma expedição espacial repleta de heroísmo a cada incidente resolvido. Para que não houvessem erros nas informações transmitidas bilateralmente, os astronautas ajustaram seus relógios para um único fuso.

Pergunta-se:

1 - Quando os astronautas foram para a Lua na Apollo 11, os seus relógios estavam em que fuso horário?

===



Yuri Gagarin foi o primeiro homem a orbitar no espaço, em 12 de abril de 1961. Realizou um giro completo ao redor da Terra e retornou à União Soviética, atingindo com vida a superfície terrestre.

Durante o voo orbital, Gagarin usava um relógio Sturmanskie, de fabricação russa (acima). Enquanto permanecia em órbita, a rádio estatal anunciava a façanha ao vivo e lhe anunciava com sua nova patente militar.

Pergunta-se:

2.A - Que patente militar Yuri Gagarin tinha ao decolar e qual sua patente ao retornar à Terra?

2.B - Qual o primeiro relógio suiço a realizar um voo orbital, em 1962?

(há duas respostas possíveis para a questão 2.B)

===


Relógio Astronômico de Praga

Os eclipses são fenômenos da natureza observados pelo homem desde os primórdios. Na antiguidade já se adotavam mecanismos e fórmulas para prever o momento exato em que um eclipse ocorreria, como nos mostra o Mecanismo Antikythera, do século 2 A.C.

Atualmente, rodeados por tanta tecnologia, parece que não valorizamos o eclipse da forma como nossos antepassados valorizavam. Este fato, no entanto, não diminui a importância do mesmo e não desvaloriza a engenhosidade humana ao representar num relógio de pulso este fenômeno natural, indicando com precisão o momento em que um eclipse ocorrerá.

Importante observar que há dois tipos de eclipse: o solar e o lunar. Este ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua - momento em que a sombra da Terra cobre a superfície lunar - enquanto aquele ocorre quando a Lua cruza o caminho entre o Sol e a terra, encobrindo as luzes do sol.

3 - O que significa o ponteiro do Draco nos relógios que indicam o eclipse?

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #1 Online: 13 Outubro 2009 às 03:16:07 »
Caro Humberto :

Para pôr fogo na brincadeira...

Curto e grosso (quer ver que o Solano já vai tirar sarro...  ;D) : dois chutes BEM mal dados (pé torto, mesmo) e um tiro certeiro (acredito eu).

1 - Quando os astronautas foram para a Lua na Apollo 11, os seus relógios estavam em que fuso horário? UTC (GMT) - 4 horas (o chamado EDT - Eastern Daylight Time).

2.A - Que patente militar Yuri Gagarin tinha ao decolar e qual sua patente ao retornar à Terra? Decolou como tenente e, "inexplicavelmente" foi promovido a major, ainda em órbita.

2.B - Qual o primeiro relógio suiço a realizar um voo orbital, em 1962?
(há duas respostas possíveis para a questão 2.B) Uns dizem que foi um cronômetro Heuer, usado por John Glenn na Friendship 7; outros (versão mais verossímil) que foi um Breitling Navitimer Cosmonaute, usado na missão Aurora 7, por Scott Carpenter, em maio de 1962.

3 - O que significa o ponteiro do Draco nos relógios que indicam o eclipse? Significa a passagem de meteoros na atmosfera, durante um eclipse do Sol.

Abraços, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #2 Online: 13 Outubro 2009 às 07:04:39 »
Salve, amigos!

Primeiro os parabéns ao bem elaborado desafio!
Tem muita coisa boa para lermos (degustarmos) aqui!  8)

Bom,...
Hoje vai ser um daqueles dias de "maratona de reuniões"... ;)

Mas antes de sair, eu tenho que marcar um par de "web meetings" e despachar alguns E-Mails, então...
Eis que eu dou uma "sapeada" por aqui e vejo que "Os Comandos da Madrugada" já estão minando as defesas "inimigas"...  8)



Bom,...
Para não perder a viagem, lá vai...

Duas respostas rapidinhas, as que eu sei de cabeça, diga-se. .

2A) Essa o Flávio já "papou"...
O Yuri Gagarin subiu tenente, deu umas voltinhas por lá e foi promovido (“no ar”, literalmente - através da Agência TASS) a major.
Muito justo por sinal...
Afinal o primeiro homem em órbita tinha mesmo que ostentar uma patente mais à altura do feito. Não?  :D



3) Nã-nã-ni-nã-nãããão, amigo Flávio!  ;D

Que meteoros que nada, Sô!
Esse negócio de meteoro foi em Tunguska... :P

O ponteiro indica os Nodos Lunares, os pontos em que o plano da órbita da Lua intercepta o plano da órbita da Terra.
Se eu não me engano, o tal ponteiro dá uma volta completa a cada 19 anos!

Bom,...
Que fique, portanto, a minha rápida e modesta participação.

Um grande abraço a todos!
Alberto

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #3 Online: 13 Outubro 2009 às 07:40:39 »
Bem, dando o meu pitaco torto, também vou discordar do Flávio quanto ao quesito 1.

Eu na realidade não sei qual a resposta correta, mas, partindo do princípio que se tratava de uma pesquisa científico-militar e que nestes casos são utilizados sempre os padrões mundiais (até mesmo as medidasa são feitas no SI - metros e não polegadas, por exemplo), o fuso horário a ser escolhido teria que ser o GMT.



Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #4 Online: 13 Outubro 2009 às 08:06:59 »
Muito bem!

O Flávio respondeu corretamente a questão 2:

2.A - Yuri Gagarin subiu Tenente e desceu Major. Concordo com o Alberto que era algo mais adequado para o feito extraordinário. Aqui temos a comprovação, que também está disponível em documentário para a TV.

2.B - Os dois relógios mencionados pelo amigo dividem o 'título' de primeiro relógio suiço em órbita. Nos dois casos a cápsula em que os astronautas estavam percorreu 3 vezes a órbita terrestre. Aqui temos os comentários sobre o caso e neste link temos a versão oficial da Heuer, defendendo a sua fatia na história.

O Alberto respondeu corretamente a questão 3:

3 - O ponteiro do Draco indica os Nodos Lunares. A explicação é muito interessante e vou permitir que o autor da resposta correta detalhe o tema.

A questão 1 ainda não foi respondida!

O fuso EDT indica, sim, o horário da costa leste norte-americana, que corresponde a GMT-4 ou GMT-5, a depender dos horários de inverno e verão. No wikipedia temos a descrição detalhada do referido fuso, mas também encontramos a definição do termo na página Time and Date e Time Temperature.

O lançamento da Apolo 11 ocorreu, sim, da costa leste norte-americana. Aqui temos detalhes da operação e aqui encontramos detalhes sobre o Kennedy Space Center, localizado na Flórida, de onde partiu a Apolo 11.

O fuso utilizado não foi o EDT e também não foi o GMT. Sendo assim, a questão 1 segue em aberto.

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #5 Online: 13 Outubro 2009 às 10:09:45 »
Opa!

Resistimos mais 2 horas.

A resposta à questão de número 1 está neste livro (foto abaixo):



Para os interessados, está à venda na Amazon.com. Link aqui.

Esta questão sobre o fuso foi elaborada pelo amigo Nilo, que tem um exemplar do livro acima mencionado.

*

nilomis

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #6 Online: 13 Outubro 2009 às 10:39:59 »
Meus 2c:

1) O meu livro (moderno não) não é de papel mas é a versão Amazon Kindle (isto vai mudar a forma de comprar livros).

2) O fuso horário em nada tinha a ver com aplicações científico-militares mas com ... conforto.

Abs,

Nilo

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #7 Online: 13 Outubro 2009 às 11:34:23 »
Meus 2c:

1) O meu livro (moderno não) não é de papel mas é a versão Amazon Kindle (isto vai mudar a forma de comprar livros).

2) O fuso horário em nada tinha a ver com aplicações científico-militares mas com ... conforto.

Abs,

Nilo

Hummmm...

Conforto ?

EDT (GMT ou UTC menos 4 ou 5 horas, vide a oportuna observação do Humberto) - 1 hora...  :P

É isso  ???

Abração a todos, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

nilomis

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #8 Online: 13 Outubro 2009 às 12:01:29 »

Hummmm...

Conforto ?

EDT (GMT ou UTC menos 4 ou 5 horas, vide a oportuna observação do Humberto) - 1 hora...  :P

É isso  ???

Abração a todos, Flávio.
Flávio,

No, non, niet, tidak, nei, nee, ei ... não!  ;D  ;D

Abs,

Nilo

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #9 Online: 13 Outubro 2009 às 15:57:51 »
Alguém sabe de onde partia o controle da missão?

*

rlessa

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #10 Online: 13 Outubro 2009 às 16:08:20 »
Alguém sabe de onde partia o controle da missão?


Houston-TX... UTC -5, Central time

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #11 Online: 13 Outubro 2009 às 16:55:22 »
Grande Rogério!

Isso mesmo.

Segundo o amigo Nilo, optaram por usar o fuso de Houston por ser esta a cidade do controle da missão. Assim, astronautas e controladores 'falariam a mesma língua'.

Temos três questões e três 'acertadores'.

Vamos decidir, Nilo e eu, quem será proclamado o vencedor deste desafio nº8, certo?

Gostaria de abordar mais o tema do Draco nos relógios que marcam o eclipse solar. Volto em poucos minutos.

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #12 Online: 13 Outubro 2009 às 17:42:26 »
Decidimos, em comum acordo, pela seguinte ordem de classificação:

1º - Rogério Lessa

2º - Alberto Ferreira e Flávio (Vulpino)

Portanto, o nosso amigo Rogério Lessa fica desde já intimado a apresentar-nos o Desafio da Semana nº 9.

*

nilomis

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #13 Online: 13 Outubro 2009 às 18:02:02 »
Uma nota sobre o "conforto".

O fuso de Houston foi escolhido para que os controladores de voo (que ficavam em Houston) pudessem manter o ritmo (noite/dia) mais ou menos normal.

Quanto aos astronautas ... Astronauta dorme?

No caso da Apolo 11, menos ainda. A nave estava com um problema no suprimento de água (que era produzida pelas células de energia).

A água (de beber) estava acompanhada de hidrogênio o que provocou gases nos três.

Imaginem, uma nave fechada com três homens, depois de 8 dias, 3 horas, 18 minutos e 35 segundos sem tomar banho e ainda com gases!!!
Quem é que dorme?

Sobre o livro destacado pelo Humberto. Recomendo. É o primeiro que li que não aborda o heroísmo puro mas o efetivo esforço (inclusive na vida pessoal) feito por todos os que contribuíram para mandar o homem até a Lua.

Parabéns ao Lessa.

Abs,

Nilo

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #14 Online: 13 Outubro 2009 às 19:14:32 »
Como disse antes, gostaria de abordar mais a questão sobre a marcação dos eclipses.

Neste link do TimeZone tem um texto muito bom sobre o tema. Vou resumir:

Ulysse Nardin, modelo Astrolabium Galileo Galilei

Observar os ponteiros do Sol, da Lua e do Dragão.

Ulysse Nardin Tellurium Johannes Kepler

Além das horas, uma bela animação ao centro.

O eclipse, ocorrido se as órbitas fossem realmente paralelas:


A órbita real da Lua em relação à Terra, com divergência de 5 graus:


As órbitas lunar e terrestre colocadas em plano:


Observa-se que há dois pontos onde a órbita da Lua encontra-se com a da Terra, num plano paralelo. Estes dois pontos de intersecção são chamados de First Point of Draco e são representados pelo ponteiro do Draco ou dragão.

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #15 Online: 14 Outubro 2009 às 01:33:18 »
Salve, amigos!

Antes, as minhas escusas por não ter "retornado" ao tema do desafio em “tempo devido”.

Como eu disse, o dia de ontem (e os próximos também serão...) foi meio "brabo". Não me dando muita chance de fazer o "pingue-pongue" que costumeiramente me permito fazer alternando (on line) entre a "obrigação e a devoção".  ;)  :D

Como eu também já havia dito, eu achei este desafio excelente.
Uma muito bem bolada mescla entre pontos técnicos, históricos e até mesmo quase filosóficos...
Está tudo muito bem ilustrado e apresentado. Há material e links (para quem gosta) para um bocado de leitura.
Muito bom mesmo!

Valeu!  Parabéns a todos os envolvidos.  8)


Bem,...
O Humberto havia proposto que eu fizesse algum comentário adicional sobre o tema do ponteiro do Draco.
Como eu só estou acessando o fórum agora, vejo que o próprio Humberto já deu as explicações que eu daria.

Mas como este é um tema "fascinante", o da "magia" dos eclipses (que sempre atraíram o interesse da humanidade) eu me permitiria fazer mais um par de despretensiosos “comentários".

- Há registros de povos muito antigos que observavam, acompanhavam e previam os eclipses.
Há ábacos (dispositivos de cálculo) antiqüíssimos que provam isso.

- Com o advento da Horologia, e dos relógios mecânicos, surgiram naturalmente mecanismos capazes de executar esta(s) função(ões) de cálculo e de previsão.
Os exemplos mostrados pelo Humberto e em especial o relógio astronômico de Praga são belas referências.

- No passado, diversos povos mesclavam (ou consideravam praticamente como uma só coisa) a Mitologia, a Astrologia e a (pasmem...  :o) uma bastante objetiva Astronomia.
E assim, imagens foram criadas para "interpretar" o fenômeno dos eclipses.

- Numa dessas imagens, criou-se a figura do Dragão (o Draco em latim), ser mitológico que tinha a cabeça acima da eclítica (o plano da órbita da Terra) e a sua cauda abaixo dela...
...era ele o Draco, quem (de tempos em tempos) devorava a própria Lua!  ;)





Bem, meus amigos,...
Eu não vou me alongar aqui, posto que o assunto pode ser fascinante para alguns mas nem tanto para outros.
Mas, o mais importante. A semente do aprendizado (uma de nossas propostas, não é mesmo?  8)) foi lançada em terreno fértil, eu creio.

Os links em todos aqueles textos citados estão aí, usem-nos, pesquisem mais...

E...  ::)

Quem ler (mais),...

...aprenderá mais!

E, se for o caso, vamos debater, perguntar mais...  Etc...

Um grande abraço a todos.
Alberto


Ah!
Sem esquecer.
A determinação do Lessa como vencedor do desafio e próximo desafiante foi justa. Perfeita!
 8)
« Última modificação: 14 Outubro 2009 às 03:12:11 por Alberto Ferreira »

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #16 Online: 14 Outubro 2009 às 09:25:43 »
O interessante do First Point of Draco é sua repetição em somente 18,6 anos!!

Isso ocorre pela rotação combinada da Terra ao redor do Sol e da Lua ao redor da Terra, cuja combinação só se repete a cada 18,6 anos. Não sei quando calcularam isso, mas é uma constatação que exigiu alto domínio da astronomia.


Fonte: TimeZone

*

nilomis

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #17 Online: 14 Outubro 2009 às 11:53:57 »
Humberto,

Parabéns pela aula.

Não tinha a menor ideia de que isto existia e muito menos da relação destes pontos com a astrologia dos Vedas!!

Achei isto na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Lunar_node

Abs,

Nilo

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #18 Online: 15 Outubro 2009 às 08:14:24 »
Salve!

 ;D

Pois é!
 ::)

E há mais coisas entre a Lua e a Terra do que sempre soube a (nada vã) filosofia dos Vedas!
 ;)

 ;D ;D ;D

Abraços!
Alberto
 8)

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana nº 8
« Resposta #19 Online: 15 Outubro 2009 às 10:26:33 »
Pessoal,
Este desafio foi um espetáculo.
Parabéns Humberto!
Parabéns aos vencedores!
Átalo