Sandálias da "umidade"

  • 16 Respostas
  • 4454 Visualizações
*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Sandálias da "umidade"
« Online: 16 Outubro 2009 às 10:15:34 »
Caríssimos :

Bom dia !

Acabei de tocar no assunto com o grande Nilo, e houvemos por bem (os dois) democratizar a discussão com os colegas e amigos deste FRM.

O assunto já foi tema de tópico específico (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,553.0.html), mas meu problema persiste, e agora, preocupa.

Reproduzindo parte da mensagem que troquei com o Nilo, com esclarecimentos adicionais :

"Das duas, uma : ou a sílica gel que comprei no ML é muito vagabunda, ou estou com um grave problema de umidade aqui em casa...

Tenho duas caixas de madeira, onde guardo meus relógios. Resolvi comprar sachês de sílica gel, pois o seguro morreu de velho, como diz o velho deitado.

Ocorre que a cor (azul) está mudando para o rosa (indicativo de saturação) em menos de dois dias, ou 48 horas...

O que esse pobre mortal pode fazer ???"



Pois é.

São duas caixas de madeira, envenizadas externamente, com tampo de vidro, casulos individuais e almofadas forradas com tecido aveludado preto.

As deixo dentro de um guarda roupa de madeira, no espaço das roupas, em minha casa que, aliás, se localiza em Santo André, na Grande São Paulo (ou seja, nada de beira mar ou região pantanosa/fluvial).

Mas, como salientei acima, a sílica tem "durado" menos de 48 horas...

Seria o caso de acondicionar os relógios em um "tupperware", com a tal da sílica dentro ?

Ou já seria um preciosismo ??

Aceito sugestões, de qualquer natureza !!!

Grande abraço a todos, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #1 Online: 16 Outubro 2009 às 10:21:26 »
Acho que os saquinhos de sílica perdem muito de sua eficiência em ambientes abertos, o ideal seria colocar tudo dentro de um plástico de forma que o conteúo não tenha contato com o exterior.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #2 Online: 16 Outubro 2009 às 10:22:40 »
Maestros,

Adicionaria a post do Vulpino a busca de informações de como armazenar relógios "para sempre".

Tenho uns poucos modelos que gostaria de "mumificar" de forma que fossem entregues absolutamente zerados para os meus netos quando eles chegarem a idade adulta.

Já li um monte de artigos sobre isto mas parecem cheios de "mitos e lendas".

Respostas práticas serão extremamente apreciadas.

Abs,

Nilo

*

rlessa

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #3 Online: 16 Outubro 2009 às 10:42:30 »
Maestros,

Adicionaria a post do Vulpino a busca de informações de como armazenar relógios "para sempre".

Tenho uns poucos modelos que gostaria de "mumificar" de forma que fossem entregues absolutamente zerados para os meus netos quando eles chegarem a idade adulta.

Já li um monte de artigos sobre isto mas parecem cheios de "mitos e lendas".

Respostas práticas serão extremamente apreciadas.

Abs,

Nilo

Nilo,

Já pensou em vácuo?????

*

Pandolfi

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #4 Online: 16 Outubro 2009 às 10:50:28 »
Experimente colocar a sílica dentro de um pano pequeno bem duro e feche bem.
Pandolfi

*

nilomis

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #5 Online: 16 Outubro 2009 às 11:51:43 »
Nilo,
Já pensou em vácuo?????
Lessa,

O "buraco" é mais embaixo.  ;D

As borrachas de vedação irão ressecar, tanto no vácuo quanto em um ambiente muito seco (sílica gel). Evidentemente que os relógios, saídos da "hibernação", deverão serem propriamente revisados (será que terei que embalsamar meu relojoeiro junto?  :o) mas gostaria que todas as partes estivessem em bom estado.

Como existe tecnologia para praticamente tudo neste mundo (até para mandar criança em balão! Ou inventar a estória), acho que alguém já resolveu este problema. O rolo é achar a informação.

Abs,

Nilo

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #6 Online: 16 Outubro 2009 às 11:57:28 »
Nilo, em relação às borrachas realmente não há muito o que se fazer mesmo (pelo menos eu não conheço nenhum processo funcional...).

Mas quanto aos relógios, sugiro que você faça o mesmo que os museus fazem: uma limpeza completa e minuciosa e não fazer nenhuma lubrificação. Isto mesmo: deixar a máquina "seca". Mas não caia na tentação de colocá-los para trabalhar...




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

nilomis

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #7 Online: 16 Outubro 2009 às 12:07:36 »
Paulo,

Obrigado. Observe porém que, nos museus, os relógios nunca mais voltarão para uso.
O meu desejo é que eles voltem a "vida".

Dentro da minha perspectiva, relógio que não pode ser usado é apenas um monte de engrenagens sem o menor sentido.

Abs,

Nilo

*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #8 Online: 16 Outubro 2009 às 12:25:37 »
Quando tinha problemas de umidade com meu equipamento fotográfico me deram a dica de guardar um uma dessas caixas de plástico grandes e colocar aqueles desumidificadores que você compra no mercado, tipo Hippo. Eles retiram a umidade e armazenam em um depósito no fundo, quando enche o depósito é hora de trocar.

Para as minhas lentes funcionou muito bem.

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #9 Online: 16 Outubro 2009 às 12:25:56 »
Olá !!

Bem meus relógios são guardados em uma gaveta, criado mudo, e nesta gaveta eu coloco um produto que tem em todos os super mercados, que é para retirar umidade de ambientes. Tem em vários tamanhos, é como um pote fechado com uma tampa ( retira-se um papel protetor )  e pronto o produto com o tempo vai enchendo de água, retirado do ar. Para mim funciona muito bem e nunca tive nenhum problema. Normalmente é encontrado no mercado, junto com produtos como Silvo, lustradores de móveis e desodorantes de banheiro. Funciona, mas não serve para uma caixa de relógios.

Tenho um aparelho que retira umidade do ar que utilizo no meu quarto, alguns relógios ficam por lá também ;D este comprei no ML, paguei R$ 86,00 e também funciona que é uma beleza ! baixo consumo de energia e pode ser utilizado, se não me engano, em ambientes de até 30m². Funciona muito bem e olha que moro numa cidade muito umida !! onde só existe 2 estações no ano !!!  ;D outono e inverno.

Abraços,

Daniel
« Última modificação: 16 Outubro 2009 às 12:41:38 por Daniel »

*

rlessa

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #10 Online: 16 Outubro 2009 às 13:42:16 »
Nilo,
Já pensou em vácuo?????
Lessa,

O "buraco" é mais embaixo.  ;D

As borrachas de vedação irão ressecar, tanto no vácuo quanto em um ambiente muito seco (sílica gel). Evidentemente que os relógios, saídos da "hibernação", deverão serem propriamente revisados (será que terei que embalsamar meu relojoeiro junto?  :o) mas gostaria que todas as partes estivessem em bom estado.

Como existe tecnologia para praticamente tudo neste mundo (até para mandar criança em balão! Ou inventar a estória), acho que alguém já resolveu este problema. O rolo é achar a informação.

Abs,

Nilo

Nilo,
1) Mete os relógios embalados à vacuo....



2) Compra um jogo de O Rings de cada modelo, acondiciona apropriadamente (vaselina?). Adriano te diz...

3) Escreva um roteiro de manutenção de cada peça após a desmumificação, com o aval do seu relojoeiro de confiança...

4) Fale com seu relojoeiro que ele deve "deixar por escrito" alguém de confiança se ele não estiver na ativa até lá...

5) Deixe a "repartição" dos relógios escrita para não haver briga...

6) Vê se deixa pelo menos um para o relojoeiro ou o decentente dele...
 ;D ;D ;D ;D

Brincadeira à parte... acho melhor vc desfrutar bastante suas preciosidade... ainda está cedo para vc pensar "em deixar para os netos"... ;) ;) ;)



Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #11 Online: 16 Outubro 2009 às 13:44:48 »
Evidentemente que os relógios, saídos da "hibernação", deverão serem propriamente revisados (será que terei que embalsamar meu relojoeiro junto?  :o) mas gostaria que todas as partes estivessem em bom estado.
Faz a proposta pra ele!

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #12 Online: 16 Outubro 2009 às 15:43:16 »
Caríssimos :

Gostaria, de verdade, que os colegas e amigos dessem soluções caseiras (ou profissionais), uma vez que, imagino com 100% de certeza, todos aqui temos relógios, certo ?  :-*

E, queiramos ou não, por maior que seja a rotatividade do nosso ajuntamento, todos, também acredito que sem exceção, enfrentaram, enfrentam ou enfrentarão este problema...  ::)

Uma coisa é o relógio tornar-se um legítimo vintage (com pátina, envelhecimento de mostrador, ponteiros etc.) devido ao uso regular, prazeroso e agradável ao longo dos anos.

Outra, bem diversa e desagradável, é ter uma peça (ainda mais se for de estimação) "detonada" por fatores climáticos e/ou outros externos que, além de depreciarem a peça, inviabilizam a manutenção de suas características funcionais de um determinado estágio (de deterioração irreversível) em diante.  :-\

De fato, o que fazer ???

Abraços a todos, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

rlessa

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #13 Online: 16 Outubro 2009 às 16:22:02 »
Flavio,

já pensou em colocar um desumidificador no ambiente????

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #14 Online: 16 Outubro 2009 às 17:26:34 »
Paulo,

Obrigado. Observe porém que, nos museus, os relógios nunca mais voltarão para uso.
O meu desejo é que eles voltem a "vida".

Dentro da minha perspectiva, relógio que não pode ser usado é apenas um monte de engrenagens sem o menor sentido.

Abs,

Nilo

Mas como os relógios terão que passar necessariamente por uma revisão antes do devido uso pelos netos, basta refazer a lubrificação. A vantagem de guardá-los SEM lubrificação é que o óleo não irá "encalacrar" no movimento (e ele irá, tenha certeza, se for guardado por muito tempo lubrificado e sem funcionar...).

Um grande abraço

Paulo Rocha

*

nilomis

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #15 Online: 16 Outubro 2009 às 17:51:20 »
Faz a proposta pra ele!
Humberto,  :D :D

Eu acabei de fazer mas ... ele é um pouco renitente (como gosto dessa palavra). Falou umas palavras que não compreendi e ameaçou jogar uma chaves de fenda em minha direção.  Em resumo, acho que não topou.  :o

Vou ter que tentar algum outro método.

Abs,

Nilo

Re: Sandálias da "umidade"
« Resposta #16 Online: 17 Outubro 2009 às 11:46:57 »
O problema da silica é que a quantidade dela em relação a um quarto é muito pequena. Mesmo colocando dentro de uma caixa de relógio, se não houver vedação total da caixa ela acaba absorvendo a umidade do ambiente e satura rapidamente.
Eu sugeriria que vc colocasse na superfície de encontro da tampa com a caixa uma tira de borracha pra evitar a entrada de umidade. Quanto a sílica não sei qual vc comprou, mas, tem a opção de você compra em loja de aparelho auditivo. Eles tem um pote com os cristais soltos. Assim, vc pode sempre que eles saturarem, colocar em uma frigideira e esquentar no fogo até ficar azul novamente. Atente pra não deixar os cristais esfriarem ao relento, senão quando esfriarem já vão ter absorvido uma quantidade boa de umidade e o tempo de uso ficará reduzido.
Acredito que se vc puser a tira de borracha a sílica vai demorar mais tempo pra saturar.

Só pra lembrar que é conselho de leigo, ok?

Abraçco

Expedito
Expedito