OT.: Dúvida técnica sobre canetas tinteiro

  • 5 Respostas
  • 5716 Visualizações
*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
OT.: Dúvida técnica sobre canetas tinteiro
« Online: 19 Outubro 2009 às 17:06:40 »
Amigos



Estou me divertindo bastante com minhas novas canetas, fazendo experiências e tentando encontrar a melhor forma de utilizá-las.

Numa destas experiências, experimentei escrever com a pena invertida, ou seja, de cabeça para baixo. O resultado foi surpreendente (pelo menos para mim...): ao invés de simplesmente não funcionar - o que eu esperava - o traço da caneta ficou bastante fino porém consistente.

Mesmo a Crown, que já estava me aborrecendo devido às falhas de fluxo de tinta, apresentou uma escrita perfeita e fluida.

Mas... A minha dúvida: escrever desta forma pode danificar a pena?



A minha experiência:







Na chinesa não vejo porque manter esta forma de escrever, pois o traço ficou praticamente igual nas duas formas e na forma normal a escrita é mais suave.

Na Parker, mesmo que não haja um risco iminente de danificar a pena (e acredito que o risco exista sim) não pretendo escrever desta forma.

Mas a Crown... Parece-me uma forma de utilizar plenamente uma caneta que eu já estava abandonando devido as falhas de fluxo.




O que acham?
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: OT.: Dúvida técnica sobre canetas tinteiro
« Resposta #1 Online: 19 Outubro 2009 às 17:15:10 »
Acabei de experimentar: fica com letras mais finas e arranha MUITO. Não dá!

A minha é uma Waterman modelo Perspective, pena F.

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: OT.: Dúvida técnica sobre canetas tinteiro
« Resposta #2 Online: 19 Outubro 2009 às 17:30:50 »
Pessoa,
Também já fiz experiências assim, mas como disse o Humberto, arranha bastante, chego a sentir uma certa vibração, como se a pena estivesse "tropeçando" no papel.
Agora, uma coisa é certa, escrever com a pena ao contrário não é bom mesmo, disso eu tenho certeza.
Abraços
Átalo

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT.: Dúvida técnica sobre canetas tinteiro
« Resposta #3 Online: 19 Outubro 2009 às 18:02:44 »
Pois então... Realmente a escrita fica bem mais "áspera". E não vou insistir neste modo nem na Parker nem na chinesa.

Mas com a Crown, por incrível que pareça, a escrita até que não arranha muito não. sem falar que o fluxo de tinta, que na posição normal chega a ser irritante de tão falho, fica muito bom.

Vou ficar um tempo escrevendo com ela desta forma. Vamos ver no que dá...
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: OT.: Dúvida técnica sobre canetas tinteiro
« Resposta #4 Online: 19 Outubro 2009 às 18:28:05 »
Para fazer um traço mais fino ocasionalmente, não há problema algum em inverter a pena....porém, se usada assim a longo prazo, pode sem dúvidas causar alguma deformação na ponta, pois a mesma nao foi concebida para ser usada dessa forma......se quiseres variedade quanto aos traços, tens que experimentar alguma caneta com pena flexível, que como o próprio nome diz, é bem maleável, mudando muito o tipo de traço conforme a pressão exercida sobre a mesma.

Abraços

Moriel

Re: OT.: Dúvida técnica sobre canetas tinteiro
« Resposta #5 Online: 19 Outubro 2009 às 18:54:51 »
Olá amigos...
Que eu me lembre, em uma caneta conhecida, a Parker 180 tinteiro permitia isso, visto ter a ponta de Iridium dos dois lados da pena. O traço, também, era diferente, visto que o alimentador tinha tamanhos diferentes em cada lado!!!
Nas canetas "normais" do mercado, essa prática não deve ser uma constante, devido ao atrito no lado da pena que está desprotegida (ou seja, sem o Iridium)!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio