Planet Ocean a 750 m

  • 28 Respostas
  • 10077 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Planet Ocean a 750 m
« Online: 28 Outubro 2008 às 13:50:34 »
Salve!

Segue um pequeno ensaio fotográfico de um Seamaster Planet Ocean submetido ao teste de estanqueidade na água. Ele foi submetido a 750 metros (600 metros + 25% da norma) por duas horas e feito o teste de condensação.

Acho que dá para confiar em dar um mergulhinho na piscina com ele, não? :D :D


Tomando fôlego para o mergulho:



Ainda na "superfície":



Logo após fechada a tampa do aparelho:



Pressão estabilizada a 75 bar:




Pouco mais de duas horas depois, devidamente feito o teste de condensação e pronto para outra:



 :)
Abraços!

Adriano

Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #1 Online: 28 Outubro 2008 às 16:31:19 »
Legal Adriano, mais um belo experimento e muito bem fotografado!!

O Omegão passou tranquilo no teste!!  ;)

Abs

Marcelo

*

Enéias

Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #2 Online: 28 Outubro 2008 às 16:39:30 »
Adriano:

Ótimo tópico e parabéns pelas fotos.

Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #3 Online: 28 Outubro 2008 às 16:57:36 »
WOW!!!!  :o

Eu já gostava desse modelo antes... depois dessa, gosto muito mais!!  :)

Abraços!
Rafael.

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #4 Online: 28 Outubro 2008 às 17:21:52 »
  Muito bom este teste do Omega ,Adriano como funciona esta maquina de teste de pressão? ele injeta agua mesmo? e se tiver vazamente na caixa do relogio entra agua? porque é um risco para o movimeto danificar. ;D


abraços, Tomas
« Última modificação: 28 Outubro 2008 às 17:30:45 por Tomas »
abraços Tomas.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #5 Online: 28 Outubro 2008 às 19:30:17 »
Fantástico Adriano 

O Omega se portou à altura.

 
Adriano, mais uma curiosidade : essa máquina não é suficiente para testar o meu Oris 2000m, certo? Supostamente ele aguenta mais que os 2000m.
Percebe a minha dúvida, pois quando colocar ele para fazer a revisão(daqui por uns bons anos, espero), a assistência terá uma máquina que o teste até às suas capacidades?
Bom, se colocar a máquina nos 80/90bar, e passar, é lógico que ele está estanque, mas....

Abraços,

Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #6 Online: 28 Outubro 2008 às 20:41:25 »
Adriano, este teste foi feito por você, aí na autorizada? My Planet Ocean rules! kkk


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #7 Online: 28 Outubro 2008 às 23:45:54 »
Legal que gostaram, pessoal!

Flávio: sim, eu mesmo realizei o teste completo e as fotos! Até onde sei, esse aparelho é o único exemplar no país.

Tomas: sim, esse teste é feito com água. Se o relógio falhar, entra água mesmo e aí é um abraço. E o movimento é o de menos: o relógio deve "implodir", destruindo vidro, ponteiros e mostrador. Se a água entrar lentamente, o estrago em mostrador e ponteiros também é grave. Mas o teste é seguro e nunca vi acontecer um acidente, por uma razão simples: uma série de cuidados obigatórios são tomados antes.
1° - Jamais se testa em água um relógio de baixa qualidade, não interessa o quanto ele se diz resistente.
2° - Jamais se testa um relógio que não seja de mergulho (regulamentado pela norma ISO), independente da resistência à água declarada (pois não é isso que determina se o relógio é o ou não para mergulho, ao contrário do que se pode imaginar). Em outras palavras, pode-se testar um relógio de mergulho de 150m mas não se recomenda que se teste um relógio pseudo-de-mergulho resistente a 500m.
3° - Jamais se testa um relógio sem se ter a certeza de que ele tenha juntas novas, coroa nova e qualquer outro item de vedação novo, além de se ter certeza de que a caixa não possui danos, empenamentos e etc.
4° - Ainda assim, jamais se testa o relógio se não tiver certeza de que ele tenha sido montado por pessoal qualificado, mesmo com peças novas. Isso é fundamental.
5° - Jamais se testa um relógio na água sem antes se testar ele à seco (vácuo e pressão), em um ALC 2000, por exemplo.

É o teste definitivo pois é feito com água e com pressão real. O relógio deve ficar por duas horas nessa pressão (25% acima da nominal). Se qualquer particula de água entrar no relógio, ela será acusada no final do teste, quando se procede a condensação: o relógio é esquentado até ficar morno e aí submetido à uma rápida mudança de temperatura, pingando-se uma gota de água gelada no vidro. Se qualquer umidade tiver penetrado no relógio, a umidade evaporada com o calor se condensará no interior do vidro, logo abaixo da gota de água gelada.


Correia: não conheço aparelho de teste de água para uso em pós-venda com capacidade muito maior que este, que capaz de 125 bar (1.250 metros). Existe um Roxer para 140 bar se não me engano, mas não é manual: necessita de compressor. Mais que isso, só na fábrica. Normalmente nesses casos o fabricante recomenda que o relógio só seja revisado na fábrica mesmo. Caso contrário, ele será testado apenas até o limite do aparelho. Seu Oris precisaria ser testado a brutais 250 bares! :o

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 29 Outubro 2008 às 00:06:00 por Adriano »

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #8 Online: 29 Outubro 2008 às 00:31:15 »
Adriano, não sabia que era assim que funcionava.

Pensava que acusava entrada de água e o teste imediatamente era suspenso. Tudo automático.

Por isso que ofereci o relógio. Não sabia do risco da "implosão".

Abraços,
Jose A.




*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #9 Online: 29 Outubro 2008 às 06:08:46 »
Muito legal! :)

Abraço, Byron
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

*

Offline klaus

  • *****
  • 504
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #10 Online: 29 Outubro 2008 às 08:53:19 »
nota 10 adriano!
pessoalmente, o planet ocean é o meu modelo omega preferido, principalmente com bezel laranja e sem crono, rsrs

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #11 Online: 29 Outubro 2008 às 09:04:02 »
Legal que gostaram, pessoal!

Flávio: sim, eu mesmo realizei o teste completo e as fotos! Até onde sei, esse aparelho é o único exemplar no país.

Tomas: sim, esse teste é feito com água. Se o relógio falhar, entra água mesmo e aí é um abraço. E o movimento é o de menos: o relógio deve "implodir", destruindo vidro, ponteiros e mostrador. Se a água entrar lentamente, o estrago em mostrador e ponteiros também é grave. Mas o teste é seguro e nunca vi acontecer um acidente, por uma razão simples: uma série de cuidados obigatórios são tomados antes.


Abraços!

Adriano

    Muito bom Adriano, obrigado pela resposta, a anos tive essa dúvida fiquei muito feliz por esclarecer bem, realizei um sonho.

obrigadoooo, abraços , Tomas ;)
abraços Tomas.

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #12 Online: 29 Outubro 2008 às 09:20:50 »
 :) :D

Beleza Adriano !


abraços,


wilson

*

mmdoo

Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #13 Online: 29 Outubro 2008 às 17:23:45 »
Show mesmo. O PO não desaponta!

*

betampex

Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #14 Online: 07 Julho 2009 às 18:41:21 »
Este com certeza será o meu proximo Omega

Paulo

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #15 Online: 07 Julho 2009 às 20:10:52 »
Legal Adriano !!!  ;)

Mas tenho uma pergunta ! a coroa do lado esquerdo é referente ao sistema de hélio ? este sistema estava acionado no momento do teste ou foi no "seco" mesmo ??

abraço,

Daniel

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #16 Online: 08 Julho 2009 às 08:23:32 »
Caro Daniel, não entendi bem sua pergunta, mas de todo modo, o teste foi feito com a válvula de hélio fechada. Ela tem que ficar rosqueada sempre, tanto quanto a coroa, especialmente no teste na água. O relógio não deve ser submerso e nenhuma hipótese com a válvula ou a coroa desrosqueadas.

Ainda assim, ambos são projetados para resistir a 50m mesmo desrosqueados, o que significa que ele resiste à uma submersão acidental mesmo com coroa e válvula desrosqueados.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 08 Julho 2009 às 11:12:54 por Adriano »

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #17 Online: 08 Julho 2009 às 10:58:45 »

 Adriano,

 Muito legal este topico e as fotos, se quiser dar continuidade, tenho 1 Sicura resistente a 400 m :o...estou pensando e ceder um para teste...será que resite ao teste  ?? ( o equipamento, claro... ;D ;D)

Abs

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #18 Online: 08 Julho 2009 às 17:59:25 »
Caro Daniel, não entendi bem sua pergunta, mas de todo modo, o teste foi feito com a válvula de hélio fechada. Ela tem que ficar rosqueada sempre, tanto quanto a coroa, especialmente no teste na água. O relógio não deve ser submerso e nenhuma hipótese com a válvula ou a coroa desrosqueadas.

Ainda assim, ambos são projetados para resistir a 50m mesmo desrosqueados, o que significa que ele resiste à uma submersão acidental mesmo com coroa e válvula desrosqueados.

Abraços!

Adriano

Olá Adriano !!! de fato a pergunta foi mal feita !!! mas sua resposta atendeu a dúvida, que era se a válvula de hélio estava fechada no momento do teste  ;) ;) beleza !!

Obrigado,

Daniel

*

Offline jos

  • ***
  • 105
    • Ver perfil
Re: Planet Ocean a 750 m
« Resposta #19 Online: 10 Julho 2009 às 19:41:12 »
Prezado Adriano

É surpreendente. Valeu mesmo. E muito obrigado por compartilhá-lo conosco.

Mas ainda persite uma dúvida.

Os mergulhadores profissionais realmente utilizam um relógio como esse no seu dia-a-dia?

Eu pergunto-lhe isso, pois em quase todo documentário que vejo (e até na ficção) o que observo são aqueles relógios grandes, com leitura digital (acho).

Certa ocasião, por isso grifei o quase no § anterior, eu vi um documentário sobre uma mergulhadora, que realizava mergulhos sem garrafas a grande profundidade. Notei que ela usava num dos braços um relógio que parecia ser um relógio mecânico (o bezel lembrava o do Sub); no outro lá estava um dos tais relógios que costumo ver.

abs, jos