OT: Para quem gosta de facas

  • 203 Respostas
  • 112082 Visualizações
*

ACPavanato

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #20 Online: 11 Fevereiro 2010 às 07:36:56 »
Para mim pode ser qlq faca sendo de aço inox e super afiada está bom, até porque eu me aventuro na cozinha de vez enquando e fico muito nervoso quando vou cortar algo que a faca está mais cega do que eu !!
Principalmente ná hora de cortar legumes e verduras e frutas tem que tar que nem faca de chef de cosinha se não perco o Tzão de cozinhar. ;D ;D

Mais tem um tio meu que é açogueiro e sempre que ele vem em casa fazer umas pelancas na brasa ele passa o fios nelas que cortam até pensamento !! 8) 8)

Cigano, veja que interessante, minhas facas e canivetes - NUNCA FORAM USADOS!
Na cozinha, jamais entraram e se depender de mim - NUNCA SERÃO manuseadas pelas mulheres (esposa e filha) aqui de casa!  ;D  ;D  ;D
Facas feitas por encomenda, por cuteleiros especializados, são peças quase que EXCLUSIVAS e não podem e não devem estar nas mãos delas.
Imagina cortar osso de frango com uma das suas preferidas. É mais ou menos como um PF ser encontrado todo "mordido" dentro da casinha do cachorro! Deus que me livre!  :o  :o  :o

Abraços!

ACPavanato

*

ACPavanato

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #21 Online: 11 Fevereiro 2010 às 08:15:50 »
Caso alguém não saiba o que é uma Faca Sorocaba ou Sorocabana, segue foto:



Esta aqui adiquiri semana passada, não sei qual o modelo, mas consultei um amigo cuteleiro e ele disse que se trata de uma "junção" de Punhal Paulista com Sorocaba:



Abraços!

ACPavanato

*

Pandolfi

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #22 Online: 11 Fevereiro 2010 às 10:36:24 »
Amigo Pavanato, é dessa primeira que estou falando, com cabo curvo.
Abração.
Pandolfi

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #23 Online: 13 Fevereiro 2010 às 08:16:37 »
Pavanato, esta última que você postou é conhecida como franqueira, mas o termo não é unanimidade.

Quanto ao uso das facas: meu amigo! Isto é quase uma heresia! Facas são feitas para serem usadas. Absolutamente TODAS as facas da minha coleção são utilizadas sem dó nem piedade.

E é nisto que elas se diferenciam das facas industrializadas: são infinitamente superiores tanto em poder de corte quanto em durabilidade!



Cigano, concordo com você quanto à afiação da faca. Faca cega além de irritante é perigosa. Mas simplesmente abomino aço inox...  ;D

Bem, para falar a verdade, eu até tenho facas em inox e reconheço a sua superioridade em algumas raríssimas ocasiões (mergulho em água salgada, por exemplo). Mas para uso geral e principalmente na cozinha, facas de aço carbono são INSUPERÁVEIS!  :D
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #24 Online: 13 Fevereiro 2010 às 19:38:53 »
Rapaz...
Há que se ter respeito pelas facas...  ;)  ;)  ;)
Sei do medo do Pavanato, pois minha sogra é a maioral em utilizar as facas do meu sogro para cortar os ossos mais variados!!!
Como, por vezes, não consegue "de um só golpe", vale-se de um "amigo"... o martelo de bifes!!! Haja dorso de faca para aguentar essa "ajudazinha"!!!  :o  :o  :o
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #25 Online: 13 Fevereiro 2010 às 22:43:41 »
Citar
Bem, para falar a verdade, eu até tenho facas em inox e reconheço a sua superioridade em algumas raríssimas ocasiões (mergulho em água salgada, por exemplo). Mas para uso geral e principalmente na cozinha, facas de aço carbono são INSUPERÁVEIS!

Então aqui em casa só tem as de carbonbo para o uso ela pega fio mais rapido e fica mais duradouro, as de inox ninguem mais quer usar principalmente minha mãe pelo motivo de ficarem cegas muito rapidas !!


Paulo Rocha, como você afia as suas facas ??

Eu uso uma lima bem fininha daquelas usadas para dar fio em moto-serra, fica uma maravilha de fio e come bem menos o metal do que as limas comuns, eu já não gosto de usar shairas me parece que o fio fica meio falso !!  ;D
Abraços,
Cigano!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #26 Online: 14 Fevereiro 2010 às 17:23:27 »
Uso pedras diamantadas para lâminas mais "detonadas" e pedras arkansas para as demais. Todas são parte de um conjunto de afiação da Lansky (http://www.lanskysharpeners.com).



Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #27 Online: 15 Fevereiro 2010 às 00:39:42 »
Uso pedras diamantadas para lâminas mais "detonadas" e pedras arkansas para as demais. Todas são parte de um conjunto de afiação da Lansky (http://www.lanskysharpeners.com).





Nossa que humilhação hien !!
Belo kit!!
Cuidado pessoal nunca procure ou ache motivos para brigar com Paulo Rocha hein!! ;D ;D

Valeu as dicas !! 
Abraços,
Cigano!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #28 Online: 15 Fevereiro 2010 às 21:59:16 »

Nossa que humilhação hien !!
Belo kit!!
Cuidado pessoal nunca procure ou ache motivos para brigar com Paulo Rocha hein!! ;D ;D

Valeu as dicas !! 

Que é isto Cigano... Minhas facas nem são tão afiadas assim...



http://www.youtube.com/watch?v=JqmfstUlbUg

Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #29 Online: 17 Fevereiro 2010 às 17:18:26 »
Cigano,

Onde consigo comprar umas facas de aco carbono?

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #30 Online: 18 Fevereiro 2010 às 01:37:34 »
Eu possuo apenas quatro facas artesanais. duas que ganhei de presente e mandei apenas encabar. Eram facas de baixo preço, feita de material vagabundo (disco de arado), aço, se não me engano, 1075. Ganhei de presente e são facas comuns no RS e de baixo preço. Mas, não é que, para minha surpresa, cortam mais do que qualquer industrializada e são mais resistentes a pancadas? Gostei tanto que mandei fazer uma aqui, com um cuteleiro, a partir de uma lima e depois, comprei outra, de uma marca x (não sei se posso revelar), relativamente barata, que é a melhor que possuo (melhor que a feita aqui, que encomendei e que custou mais cara), de aço 5160 (também um material relativamente barato), mas, deu certo (não revelei a marca, pois o cuteleiro conhece o Paulo Rocha). Gosto delas porque, tanto é possível cortar um churrasco, quando rachar um côco com elas.
São pau para toda obra. Porém, para afiar, uso apenas uma chaira antiga, comprada nova, de estoque velho, marca Cocaco, alemã, estriada e, para dar o acabamento, uma Mundial, dessas comuns, de cabo branco, lisa.
Nunca teria grana para os apetrechos que o Paulo mostrou. Aí, a brincadeira fica muito cara e, para mim, não dá. ;D
Minhas facas não são afiadas como navalhas. Para mim, cortando papel e depilando o braço é suficiente.
Abraços,

SANDRO

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #31 Online: 18 Fevereiro 2010 às 02:19:01 »
"Minhas facas não são afiadas como navalhas. Para mim, cortando papel e depilando o braço é suficiente."

Caraca SAT  :o  :o  :o
O que é afiado para você então??? Faca com fio de "capar cavalo"?  ;D  ;D  ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #32 Online: 18 Fevereiro 2010 às 10:09:38 »
...não revelei a marca, pois o cuteleiro conhece o Paulo Rocha...

E ele não vai muito com as minhas fuças, não é?  ;D ;D ;D

Acho que sei de quem você está falando. Também não gosto dele, pessoalmente, mas as facas dele são boas. A minha encrenca com este cuteleiro é de cunho filosófico. Não gosto das atitudes dele (e ele não gosta das minhas...).


"Minhas facas não são afiadas como navalhas. Para mim, cortando papel e depilando o braço é suficiente."

Caraca SAT  :o  :o  :o
O que é afiado para você então??? Faca com fio de "capar cavalo"?  ;D  ;D  ;D
Abraço
Paulo Sergio

Paulo, cortar papel e depilar braço é o MÍNIMO que se pode exigir de uma faca corretamente afiada... ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #33 Online: 18 Fevereiro 2010 às 10:51:51 »
...não revelei a marca, pois o cuteleiro conhece o Paulo Rocha...

E ele não vai muito com as minhas fuças, não é?  ;D ;D ;D

Acho que sei de quem você está falando. Também não gosto dele, pessoalmente, mas as facas dele são boas. A minha encrenca com este cuteleiro é de cunho filosófico. Não gosto das atitudes dele (e ele não gosta das minhas...).


Não, Paulo. Ele não me disse que não gosta de você. Apenas disse que te conhece das várias feiras e fiquei com receio de dizer. Apenas isso. Vou revelar o nome em mensagem privada.
Abraços.

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #34 Online: 18 Fevereiro 2010 às 11:02:52 »

"Minhas facas não são afiadas como navalhas. Para mim, cortando papel e depilando o braço é suficiente."

Caraca SAT  :o  :o  :o
O que é afiado para você então??? Faca com fio de "capar cavalo"?  ;D  ;D  ;D
Abraço
Paulo Sergio

Paulo, cortar papel e depilar braço é o MÍNIMO que se pode exigir de uma faca corretamente afiada... ;D
[/quote]

É isso mesmo. Isso é o MÍNIMO. Mas, como não disponho de tanta aparelhagem para afiar, me contento com um desempenho apenas adequado ao serviço do dia a dia. Cortar carne, um eventual osso de costela, rachar um côco, cortar um eventual galho...
Abraços,


SANDRO

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #35 Online: 18 Fevereiro 2010 às 11:37:18 »
Sandro, você não apenas pode como DEVE divulgar o nome do Cunha!  :D

Ele não apenas é um grande cuteleiro como tem um dos melhores (se não o melhor) custo x benefício dentro da cutelaria brasileira! É muito difícil encontrar um colecionador sério de cutelaria que não tenha pelo menos umas duas ou três facas dele. E são excelentes!

Fora que ele é um verdadeiro Gentleman!

Achei que fosse um outro cara (que já comentei em MP), que realmente não gosto, mas que mesmo assim faz facas até que bem razoáveis.
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #36 Online: 18 Fevereiro 2010 às 11:50:02 »
Com a devida autorização do Paulo, aqui vai:
www.facacriolla.com.br
O nome é Eduardo Alaor da Cunha. Um cara muito simples e solícito, que dá garantia vitalícia às suas facas.
As facas são boas e não são muito caras, em comparação a cuteleiros de renome.
O cuteleiro que o Paulo não gosta é outro, que aliás, me cobraria o dobro ou mais, por uma faca equivalente.
Além de não ter tanto dinheiro assim, sapeei seu orkut e ele me pareceu um sujeito muito chato. Daqueles que parece que só ele sabe fazer facas. Só pelo orkut, deu para sentir o porquê do Paulo não gostar dele. O sujeito parece um porre! ;D

Abraços,


SANDRO
« Última modificação: 18 Fevereiro 2010 às 11:56:22 por sat »

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #37 Online: 19 Fevereiro 2010 às 16:34:31 »
Duas das minhas facas de carbono não passaram no teste. Peguei uns galhos de sibipiruna, para fazer graveto, para churrasco (não gosto de carvão, uso lenha de angico, mas, como os pedaços são muito grandes, uso gravetos para começar o fogo). Eles tinham a expessura de um pulso humano (os mais grossos). Suficientes para eu não ter força para quebrá-los. Como não quero perder as facas, foi um teste light. Qualquer facão, ou machadinha, daria conta do serviço. As facas conseguiram, com paciência, cortar os galhos, mas, perderam um pouco do fio  :'( Tipo assim, sem passar na chaira, ainda dão conta de cortar (bem) qualquer churrasco, mas, o fio deu uma diminuída. Claro que uma chaira e ficam zero, mas, vejo facas de carbono em propagandas cortando cedrinho, cordas grossas...
Será que elas também precisam de chaira depois desse serviço?
Abraços.

SANDRO
« Última modificação: 19 Fevereiro 2010 às 16:37:10 por sat »

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #38 Online: 19 Fevereiro 2010 às 21:43:44 »

Será que elas também precisam de chaira depois desse serviço?



Precisam sim Sandro... Não existe mágica, toda faca perde o fio com o uso, e cortar madeira é um dos usos mais pesados possíveis. Pela descrição a tua faca passou no teste com louvor! :D
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #39 Online: 20 Fevereiro 2010 às 11:57:23 »
Paulo, mas seria mais pesado do que cortar ossos de frango, ou de costela, num churrasco?
Perguntei porque pensei  que, cortar pequenos galhos de uma madeira que creio não ser dura (sibipiruna) não seria mais pesado do que desossar uma costela bovina, por exemplo.
Abraços,

SANDRO