OT: Para quem gosta de facas

  • 203 Respostas
  • 112301 Visualizações
*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #160 Online: 22 Julho 2010 às 15:33:13 »
Também gosto de facas, esta abaixo é uma Wotan com 8" de lâmina, um sono de consumo meio antigo que realizei...



Recentemente, fiz um passeio em Gramado e vi muitas facas por lá, não resisti peguei uma SG 10" de lâmina. Quase pego uma do Nonô Ferreiro com cabo de chifre de cervo, mas esta fica para a próxima...



Também visitei a Tramontina e fiz umas compras para a cozinha, a maior tem 6" e provavelmente vai sair da cozinha e ganhar uma bainha...

"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

*

Pandolfi

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #161 Online: 22 Julho 2010 às 23:36:17 »
Lindas facas Pandolfi.
Quanto ao tamanho, já ví sorocabanas de 25 cm de comprimento total (incluindo cabo) - tenho inclusive uma nesta medida na minha coleção. Mas sei que existem menores (já ví fotos de uma com metade desta medida, mas não a ví pessoalmente).
E também já ví sorocabanas com mais de 40 cm só de lâmina...
Estas das fotos aparentam ter lâminas de cerca de 30 cm, mais ou menos.
Material para cabo pode ser qualquer coisa, desde que seja do seu gosto: madeira, osso (a minha é de osso), chifre, etc. Até plástico é válido, visto que muitas sorocabanas antigas e ORIGINAIS tinham cabos feitos neste material. Mas, pessoalmente, jamais faria uma faca com cabo plástico...  ;D
E não esquenta a cabeça com esta história de tempo... O tempo é relativo (já dizia Einstein...).
Grande abraço
Olá Paulo, fiquei satisfeito, amigo.
Vou ver se consigo um cabo de osso.
Abração.
Pandolfi


*

Pandolfi

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #162 Online: 31 Julho 2010 às 16:15:05 »
Olá amigos, vejam o que descolei hoje cedo:


Um forte abraço a todos.
Pandolfi

*

Pandolfi

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #163 Online: 07 Agosto 2010 às 13:39:55 »
Olá amigos, conforme prometido, encomendei uma faca baseada neste podão de cana, marca Saran:

Aqui está ela, com cabo provisório, pois vou fazer um de osso:

A modelo Sorocaba ainda está no forno.
Abração.
Pandolfi

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #164 Online: 08 Agosto 2010 às 10:20:41 »
Olá meu irmão Pandolfi...
Parabéns pela criatividade!!!
Onde conseguiu esse canivete!!!  :o  :o  :o
TFA
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Pandolfi

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #165 Online: 08 Agosto 2010 às 11:50:51 »
Olá meu irmão Pandolfi...
Parabéns pela criatividade!!!
Onde conseguiu esse canivete!!!  :o  :o  :o
TFA
Paulo Sergio
Irmão Paulo, procurei um colecionador de bicicletas numa cidade vizinha mas ele na verdade era negociante das usadas, não fizemos negócio.
Mas ele tinha várias antiguidades, dentre elas este canivete, ele tem outros, qualquer dia vou procurá-lo e postar as fotos deles.
Triplo abraço.
Pandolfi


*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #166 Online: 22 Julho 2011 às 17:11:00 »
Ressucitei este velho tópico, para postar duas aquisições. Um cuteleiro daqui, conseguiu uma velha tesoura de tosquia, marca Corneta.
Fez duas facas. Facilitou o pagamento e fiquei com as duas.
Uma, cabo de chifre de cervo áxis e outra, misto, chifre de cervo áxis, com madeira, segundo ele, guajuvira.

Cerca de 17,5 cm de lâmina.
Essas facas feitas de tesoura são boas para um churrasquinho. Foto batida às pressas. Amanhã, postarei melhores.
Abraços,

SANDRO

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #167 Online: 11 Agosto 2011 às 22:53:15 »
São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2011 
 
 

Faca de estimação

Chefs contam a relação afetiva com o utensílio, explicam por que odeiam quando outros cozinheiros mexem no seu jogo e são até parados pela polícia por andar com ela

MARÍLIA MIRAGAIA
PRISCILA PASTRE-ROSSI
DE SÃO PAULO

Ela está para os chefs como a guitarra estava para Jimi Hendrix. A faca é o xodó, a queridinha dos cozinheiros.
E nem pense em cobiçar a do próximo. Mexer com a faca do colega é sinônimo de problema. Simone Bert, chef do peruano Wanchako, em Maceió, que o diga.
"Quase infartei nesta semana. Pegaram a minha faca e ainda quebraram a ponta."
Julio Hiroshi, do Sushi Hiroshi, em Santana, São Paulo, também já passou por dias de fúria por causa disso.
"Um ajudante de cozinha pegou a minha faca de sashimi para desossar um frango", afirma, em tom de revolta.
Tanto ciúme tem razão de ser. Simone explica que, se a faca passa por várias pessoas, ela perde o fio. "Isso acontece porque cada um usa o corte de um jeito", diz.
O estrago no bolso também é grande. Segundo Hiroshi, a faca que ele perdeu com o uso indevido do colega hoje custaria US$ 1.350 (R$ 2.200).
Se uma faca vale tudo isso? "Com uma dessa eu corto 50 kg de sashimi sem perder o corte. Com a de R$ 200, corto 5 kg e já era."
Além do ciúme da faca, outra coisa que os chefs têm em comum são as cicatrizes.
"Tenho uma coleção delas", diz Diego Belda, do Rothko, em São Paulo.
"Já me cortei até tirando faca de sashimi da caixa", diz. "Na cozinha, cheguei a ir ao hospital dar uns pontinhos e voltar correndo trabalhar."
Daniela França Pinto, do Lola Bistrot e do Marcelino, ambos na Vila Madalena, também se lembra dos momentos difíceis que passou com seus xodós. Quando fazia o curso de gastronomia, chegou a ser parada pelo menos duas vezes pela polícia.
"Como explicar que eu não era uma assassina ou um samurai andando com aquele monte de facas? Tinha de mostrar o ralador e o dólmã para convencer os policiais."
Daniela dá a dica do instrumento ideal: "A melhor faca é a afiada. Com ela se faz menos força e, consequentemente, corta-se menos", diz.

ERROS COMUNS
O nipo-pernambucano Taró Matsumoto, presidente da Associação Brasileira dos Restaurantes da Boa Lembrança, é o homem a quem todos os chefs do Recife recorrem quando o fio de suas lâminas perde a precisão. Seu aprendizado foi no Japão, onde o corte é tão ou mais importante que a cocção.
Segundo ele, o erro mais comum é usar a faca como batedor. "A faca adequada para bater nos alimentos e quebrar ossos é o cutelo. Nenhuma outra, por melhor que seja, suporta o choque", diz.

--------------------------------------------------------------------------------
Colaborou BRUNO ALBERTIM, de Recife

 

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #168 Online: 11 Agosto 2011 às 22:56:05 »
São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2011 
 
 
 
LIVROS

FACAS DE COZINHA - A ARTE DO CORTE E DO MANEJO DE FACAS NA CULINÁRIA
AUTORA Marianne Lumb
QUANTO R$ 59,90
EDITORA Marco Zero
O livro ensina a trinchar, desossar, fatiar, picar, cortar em cubos, triturar e filetar. Ele mostra também quais são as facas indicadas para cada alimento

FACAS E CORTES
AUTORES Shau Hill, Lyn Hall, Charlie Trotter e Marcus Wareing
QUANTO R$ 45
EDITORA Publifolha
Os chefs orientam na escolha das melhores facas e técnicas para usá-las em carnes, peixes, legumes e frutas. Eles explicam como cortar, trinchar, picar, filetar e fatiar

São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2011 
 
 
 Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Cuteleiro de São Bernardo acredita na alma das facas

Eduardo Knapp/Folhapress
 
Seu Lupércio, que faz facas, espadas e adagas na oficina que montou nos fundos de casa

DE SÃO PAULO

Seu Lupércio Jesus Fernandes, 69, acredita que as facas têm alma. Foram elas que, 20 anos atrás, o ajudaram a sair da depressão, quando a fábrica onde trabalhava como gerente de vendas faliu.
Para se distrair, começou a se dedicar às artes manuais. Partiu para a cutelaria depois que entrou numa loja de facas que tinha o seguinte aviso na porta: "Se você ganha menos de dez salários mínimos, não entre".
Autodidata, seu Lupércio montou a oficina nos fundos de casa. Ali, faz facas cujos preços vão de R$ 150 (a de cabo de madeira, para churrasco) a R$ 210 (longa e com cabo de celeron, para sashimi).
Para quem está começando a cozinhar, seu Lupércio recomenda um jogo com cinco facas: uma do chef, uma para legumes e outras para fatiar, serrar e desossar.
"Nas lojas especializadas, conjuntos como esses não saem por menos de R$ 600. Consigo fazer pelo preço de custo, entre R$ 350 e R$ 400."
O ofício rende objetos com outras finalidades, como decoração e rituais. "Tá vendo essa adaga?", pergunta.
"Fiz o cabo assim para as bruxas colocarem pó de 'pirlimpimpim&apos'. Aos descrentes, ele mostra o pedido da encomenda. Está lá: "Recipiente para pó mágico". (PPR)

 
Os Artigos que coloquei são da
folha de
são Paulo de hoje.  Abs.


 

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #169 Online: 25 Setembro 2011 às 19:45:42 »
Gente, já viram as facas comemorativas da Tramontina?!?!? :o :o :o

http://100.tramontina.com.br/?gclid=COmKquG7uasCFUoC2goda2DjdA#!/produtos/faca-damaski/a-exclusividade

Achei caras demais para sinterizadas, mas também achei duca a idéia, a propaganda e a promoção. Quem comprar uma das 1000 facas concorre a uma visita à fábrica da Tramontina, e o direito de desenhar uma faca que será produzida exclusivamente para ele. 8)

Se tivesse dinheiro - muito - sobrando - que não tenho, compraria uma com certeza.

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #170 Online: 19 Julho 2012 às 17:04:50 »
 Olá para todos... como o tópico é muito antigo, só para relembrar:
   A um bom tempo comentei aqui que gostaria muito de uma Kukri...
     Bem, nesta semana, um amigo do trabalho que esta afastado da empresa a 3 anos por conta de um grave problema na coluna veio me visitar e me trouxe a esperada Kukri :D :D, feita por ele :D :D Fiquei muito contente, não só pelo presente, mas pelo esforço, já que trata-se de um tremendo esforço em vista das suas limitações... ele disse que tem que ocupar o tempo de alguma forma, e é isso que o tem mantido ocupado.... Um belissimo trabalho para um amador...

Abs a todos

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #171 Online: 19 Julho 2012 às 19:02:07 »
E as fotos amigo Clélio???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline rtakami

  • ***
  • 190
  • Bushido
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #172 Online: 19 Julho 2012 às 22:17:18 »
O que acham das facas com cabo branco que os açougueiros usam, acho que é tramontina inox.

*

edulpj

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #173 Online: 19 Julho 2012 às 22:32:08 »
A primeira empresa brasileira que fabricou facas de cabo grande, foi a Zivi Cutelaria, a famosa MUNDIAL. Cabo branco, virou sinônimo de faca profissional e todas as concorrentes (inclusive a Tramontina), copiaram.

Aço inoxidável, é um material fantástico, pela baixa reatividade química, o que o torna excelente para usar em alimentos, mas salvo raríssimas exceções, aço inoxidável tem PÉSSIMAS características de retenção de fio...

*

Alberto Ferreira

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #174 Online: 20 Julho 2012 às 10:16:21 »
Salve!

E aqueles cabos brancos, como os aventais, têm também a função de "entregar" qualquer eventual falta de asseio...
 ;)

Abraços,
Alberto

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #175 Online: 20 Julho 2012 às 11:36:56 »
E as fotos amigo Clélio???
Abraço
Paulo Sergio

Paulo, as minhas fotos são sempre péssimas até tentei tirar uma desta faca... vou tentar postar apenas para ilustrar...

Abs

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #176 Online: 20 Julho 2012 às 19:34:53 »

Paulo, as minhas fotos são sempre péssimas até tentei tirar uma desta faca... vou tentar postar apenas para ilustrar...
Abs
[/quote]


 ;) ;) ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #177 Online: 23 Julho 2012 às 19:18:23 »
Boa noite pessoal
Algumas de minhas peças...





Abraços à todos.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #178 Online: 24 Julho 2012 às 13:11:18 »
 
      Belo exemplar esta Wotan, uma verdadeira ferramenta, não apenas para exposição, é uma das minhas preferidas  :D :D
     Gosto muito dos canivetes também, uso um chaveiro Victorinox diariamente, coisa de velho.... ;D ;D
    Nas minhas férias comprei um canivete que considero uma ferramenta, simples, pratico e com uma rusticidade que se transforma em exemplo de design... o Opinel.. na verdade trouxe dois, um mais tradicional cuja unica evolução foi o aço e o sistema de trava e um Opinel de filetar, parecido com um Laguiole...que por falta de tempo não consegui ir atrás...
     Vamos ver se no salão de cutelaria deste ano consigo alguma coisa interessante.

  Abs a todos


*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: OT: Para quem gosta de facas
« Resposta #179 Online: 03 Agosto 2012 às 12:38:57 »
Vi uma reportagem no programa Terra de Minas, produção Globo Minas, há uns 4 anos, que mostrou a produção artesanal de facas em Tiradentes - MG. Para quem tiver curiosidade, segue o link do atelier: Burza

No mínimo vale a pena conferir no site a história da família que é de origem russa.