Trocando o bezel de um Rolex

  • 14 Respostas
  • 8098 Visualizações
Trocando o bezel de um Rolex
« Online: 10 Novembro 2009 às 14:27:57 »
Olá amigos, só quero compartilhar com vocês esse interessante tutorial de como trocar o bezel de um Rolex Submariner ou de um Sea Dweller.

Mesmo para aqueles q não tenham Rolex na coleção ou simplesmente não dão a mínima pra eles  :) vale a pena dar uma olhada pq realmente é muito legal e bem feito!  ;)

Espero q gostem.

http://www.vikbobil.se/bezel.html

Abraços!
Rafael.

*

nilomis

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #1 Online: 10 Novembro 2009 às 14:33:43 »
"Aviso aos navegantes" (nossa! parece a voz do Brasil),

O artigo faz parecer mais simples do que é.

Já tive uma troca de "adesivo" de um GMT que meu relojoeiro, com todas as ferramentas, suou bastante.

Depois de montado o bezel ficava duro demais, por conta de uma pequena variação na dimensão do "adesivo" (que é original).

Abs,

Nilo

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #2 Online: 10 Novembro 2009 às 14:38:21 »
"Aviso aos navegantes" (nossa! parece a voz do Brasil),

O artigo faz parecer mais simples do que é.

Já tive uma troca de "adesivo" de um GMT que meu relojoeiro, com todas as ferramentas, suou bastante.

Depois de montado o bezel ficava duro demais, por conta de uma pequena variação na dimensão do "adesivo" (que é original).

Abs,

Nilo

Nilo , uma vez eu tive que solicitar a troca de um disco de luneta de um Sub 16613 preto que eu tinha, o cara tava com tanto medo de fazer a substituição que parecia que ia quebar o relógio hehehehe, mas realmente não é tão simples assim não, quem tem muita pratica e segurança faz rapido , porem se o cara não tiver não é uma coisa facil não.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #3 Online: 10 Novembro 2009 às 14:40:04 »
Nilo, eu nunca troquei o bezel dos Rolex.

Pra falar a verdade, ainda não foi necessário.

Mas um dia quando tiver um GMT na coleção irei atrás dos diferentes tipos de bezel para mudar o visual do relógio! Ou assim eu espero...
Rafael.

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #4 Online: 10 Novembro 2009 às 14:44:52 »
Bom tutorial mesmo.

Porem como já foi falado, n acredito que seja tao simples assim!

abs
What the next step ?

*

nilomis

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #5 Online: 10 Novembro 2009 às 14:48:24 »
Boa,

É meio decepcionante ver o mecanismo absolutamente tosco que "controla" um bezel de GMT (não cerâmico) ou de um Sub.

O "adesivo" é uma coisinha de alumínio que fica no lugar por simples pressão e o "click" é feito por uma mola que parece (ou é) um arame.

Depois de ver a retirada e a colocação fiquei bem paranoico e toda vez fico olhando o bezel para ver se ele (ainda) está por lá.

Abs,

N

*

Online igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #6 Online: 10 Novembro 2009 às 14:54:22 »
O que importa é que funciona.

Penso que qualquer coisa muito mais sofisticada que isso só acarretará em possíveis problemas e em maiores gastos com reparo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #7 Online: 10 Novembro 2009 às 15:43:38 »
bom tuto, tomara que algum dia eu consiga uma maquina dessas :-\

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #8 Online: 10 Novembro 2009 às 15:54:23 »
Olá para todos.

Rafael, bem legal esse tutorial. Eu já tinha visto há muito tempo, lá no Fórum antigo, mas é sempre bom recordar, valeu pela postagem  :D ;).

Sobre o debate que foi levantado, realmente, tem coisas que as vezes a gente vê na internet e parecem fáceis de serem feitas, mas na hora do vamos ver é que são elas  ;D :o.

Sobre o sistema utilizado pela Rolex para o click do bezel, sim, aquele fio de aço parece tão simples que até um bom relojoeiro pode fazer uma peça igual............e ai eu acho que está a grande sacada  :o :o 8).

Um sistema que funciona e ao mesmo tempo é de uma simplicidade espartana. Eu não vejo isso como defeito, mas como uma virtude, alguém pode pensar "puxa, um relógio caro com um sistema simples assim", mas acho que a facilidade de manutenção seja a grande qualidade dele.
Pelas fotos da peça me pareceu que até um bom relojoeiro (e porque não nós mesmos, com uma boa dose de habilidade e as ferramentas certas) pode fazer uma igual, para servir numa eventual emergência.

Me pareceu também que ele é menos suscetível a quebras que aquele sistema tão comum em marcas que vão desde um Orient até um Breitling, onde se tem aquele famigerado aro com partes de sua borda cortados e elevados para fazerem o click e travar o bezel. Esse sistema sim, eu acho uma grande porcaria, pois apesar de funcionar, não é difícil quebrar a borda do aro (já aconteceu com um Orient que tenho), que fica mais estreita nos pontos onde tem o seguimento elevado, quando a quebra acontece, parece que o bezel fica meio solto, frouxo. Pra cosertar isso só com a exata peça pra substituir. Nesse aspecto o sistema da Rolex dá de dez a zero, apesar de ser bem mais simples até que esse do aro de aço.

É isso então.
Abraço a todos e até mais.
César.
« Última modificação: 10 Novembro 2009 às 15:58:34 por César-HT »
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

nilomis

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #9 Online: 10 Novembro 2009 às 16:39:41 »
Turma,

Não disse que não funciona mas eu esperava algo mais sólido em um relógio desta categoria.

Sério mesmo, parece coisa de brinquedo.

Abs,

N

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #10 Online: 10 Novembro 2009 às 16:43:57 »
Turma,

Não disse que não funciona mas eu esperava algo mais sólido em um relógio desta categoria.

Sério mesmo, parece coisa de brinquedo.

Abs,

N

Hoje nos GMT cerâmica e nos TOG não usam mais o arame e sim um tipo de rolamento com umas 4 bolinhas.
O mecanismo ficou mais complicado q este. Lembro q vi um esquema da Rolex, se achar eu posto aqui.

Abraços!
Rafael.

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #11 Online: 10 Novembro 2009 às 16:47:23 »
Opa!

Achei uma foto na minha pasta de acidentados.



Dá pra ver mais ou menos o esquema novo.
Rafael.

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #12 Online: 10 Novembro 2009 às 17:22:22 »
Turma,

Não disse que não funciona mas eu esperava algo mais sólido em um relógio desta categoria.

Sério mesmo, parece coisa de brinquedo.

Abs,

N

Olá para todos.

Olá para todos.

Nilo, com relação aos comentários que eu fiz, eu entendi sim o que você quis dizer, eu também achei estranho o sistema tão simples que eles usavam, apesar de não ter nenhum Rolex, eu também imaginava que o sistema do bezel fosse algo mais complexo e de aparência mais resistente.

Até mais e abraço a todos.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Alberto Ferreira

Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #13 Online: 10 Novembro 2009 às 17:26:24 »
Salve, amigos!

Talvez seja desnecessário dizer, para aqueles com mais experiência...  ::)

Mas aqui vai um "lembrete" para os menos experientes.

Com relação à montagem.
A coisa é simples.
Sim, é!

Mas, independente de marcas...
Essas peças montadas por interferência, ou seja, coisas como "adesivos" (como bem ressaltou o Nilo) que não "aderem" (não há cola), etc...

Bem,...
Digamos que elas têm que ser tratadas com muito cuidado e carinho...
Daí o fato já comentado de vermos um técnico "suar" e um leigo achar "moleza"...  :D

A questão é que basta uma empenadinha de leve, basta uma entortadinha no tal "aro" (o tal "adesivo") e, bau-bau... Já não monta direito.  :P

Ou fica caindo ou fica "enjambrado"

Facinho, facinho...  Podem crer. :(

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline jos

  • ***
  • 105
    • Ver perfil
Re: Trocando o bezel de um Rolex
« Resposta #14 Online: 11 Novembro 2009 às 20:00:54 »
Amigo Alberto

acho que voce só reforçou o que o Fabrício disse.

Tudo é (parece) fácil quando se sabe.
abs, jos