O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?

  • 22 Respostas
  • 6417 Visualizações
*

Offline Baldi

  • *
  • 11
    • Ver perfil
O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Online: 28 Novembro 2009 às 22:46:40 »
Parece que a resposta é obvia caros companheiros...mas acredito ter algo além nas entrelinhas da pergunta...
O que difere o famoso "juntador"do colecionador?
Até que ponto podemos nos denominar um ou outro?
Abraço a todos

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #1 Online: 28 Novembro 2009 às 22:59:12 »
Para mim, não é a coleção que faz o colecionador, mas o quanto ele conhece as peças que tem e o assunto. Em outras palavras, considero colecionador o conhecedor do assunto que possui peças que foram escolhidas baseado em um critério.

Simplesmente ter muitas peças, ou ter peças importantíssimas mas compradas por acaso, sem ciência, não faz da pessoa um colecionador. Tampouco o valor da peças.

Baseado também no fato de que o colecionador é necessariamente um conhecedor, se a pessoa não tiver peças importantes historicamente, ou modelos de marcas tradicionais, não pode ser chamado de colecionador.

Um exemplo simples: é colecionador o cara que possui diversos Seiko e Orient baratos, e conhece os calibres, os modelos, a história e etc. E não é um coleciondor um cujo juntamento é composto por diversas peças de marcas pouco expressivas, mesmo que muito caras, como digamos, Montblanc, Hublot, Bvlgari e outras marcas sem tradição de relojoaria. Por mais que seja um "pré-conceito", e isso não ser muito correto, é difícil crer que haja uma grande ciência por traz de uma "coleção" assim.

É o que penso.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 28 Novembro 2009 às 23:06:18 por Adriano »

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #2 Online: 28 Novembro 2009 às 23:23:02 »
Todo Colecionador é um "juntador" mas nem todo "juntador" é colecionador. O colecionador vai 'juntando' relógios baseados em critérios, como o Adriano falou, e o 'juntador' provavelmente só compre por que não tem mais onde gastar dinheiro, ou é um consumista impulsivo, ou algo do gênero....
Nao sou colecionador e nem juntador... simplesmente porque nao tenho dinheiro para ser nenhum dos dois.. hehehehhe  ;D ;D

*

rlessa

Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #3 Online: 28 Novembro 2009 às 23:51:51 »
Todo Colecionador é um "juntador" mas nem todo "juntador" é colecionador. O colecionador vai 'juntando' relógios baseados em critérios, como o Adriano falou, e o 'juntador' provavelmente só compre por que não tem mais onde gastar dinheiro, ou é um consumista impulsivo, ou algo do gênero....
Nao sou colecionador e nem juntador... simplesmente porque nao tenho dinheiro para ser nenhum dos dois.. hehehehhe  ;D ;D

Caro Shun, não concordo com sua definição de juntador....
Me considero um juntador, assim como muitos aqui, pois o meu critério é de gosto do design, calibre e outros, portanto não sou colecionador que mantem um CRITÉRIO FORMAL, como marca, período, história, etc.
Mas dizer que por isso NÃO TENHO MAIS ONDE GASTAR ou ser um CONSUMISTA IMPULSIVO é exagero da sua parte

*

Alberto Ferreira

Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #4 Online: 29 Novembro 2009 às 00:25:33 »
Salve!

 ;D
Bom...
Eu creio que o tal impulso, que pode virar compulsão, de colecionar ou juntar coisas é ancestral nos seres humanos.
E a coisa deve ter começado no dia em que o primeiro Brucutu colocou o segundo crânio de bisão enfeitando a lareira (fogueira, vai...  :D) lá da sua caverna.
 ;D


E a grana? É essencial?
Talvez não,... Mas ajuda!

Dá para colecionar, ou juntar, sem grana?
Claro que dá.
Mas depende do quê.

De carteiras de cigarros usadas a carros esportivos de luxo...
Ambos os extremos, a rigor, podem fazer parte de uma coleção (organizada estudada e tal...) ou de um mero ajuntamento (com pouco ou nenhum conhecimento...).

A grana, por si só não muda isso. E os relógios não são exceção.
Nós já vimos aqui fotos de “compulsivos” mostrando, literalmente, milhares de relógios amontoados em uma escada.
Claro que tem grana ali. Mas conhecimento, estudo, organização, talvez não...

Ou pode haver ambos.

Colecionador ou ajuntador são rótulos.
E cada um com os seus “problemas”.
 ;)  ;D

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #5 Online: 29 Novembro 2009 às 00:43:44 »
O que difere o famoso "juntador"do colecionador?

É... a resposta para essa pergunta não é fácil.

Respondendo de forma simplista, e considerando que estamos falando aqui especificamente de relógios, eu diria que a diferença entre um "ajuntamento" e uma coleção está meramente na existência de um critério que justifique aquele acumulo de peças.

No entanto, filosofando um pouco mais sobre este assunto, poderíamos dizer que mesmo um ajuntamento possui um critério, que geralmente é "peças que o dono acha bonitas", mas que pode ser também "peças de determinada marca", pois sim, tem gente que gosta de comprar vários relógios de determinada marca sem ser colecionador desta.

Então, considerando-se que qualquer acúmulo de relógios tem um critério, eu diria que o ajuntamento é aquele que possui tão e somente um critério puramente subjetivo, do tipo "compro porque gosto", enquanto uma coleção pode ou não ter esse critério subjetivo, mas obrigatoriamente tem um critério objetivo, como por exemplo a escolha de determinada marca, ou de determinada época de produção, ou então determinado tipo de relógio (cronógrafo, diapasão, bolso, japonês, escapamento cronômetro, etc.), entre outros.

Utilizando-me como exemplo, eu digo que sou ajuntador, por mais que já tenha ouvido da boca de um amigo que não, que eu sou colecionador porque entendo de relógio.

Não é por aí. "Sinto-me" ajuntador simplesmente porque meu único critério para aquisição de um relógio está na minha empatia pela peça. Ou seja, meu critério nem na beleza está, pois tenho relógios que considero feios e toscos, mas ao mesmo tempo "simpáticos".

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Baldi

  • *
  • 11
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #6 Online: 29 Novembro 2009 às 08:29:06 »
Estou gostando das respostas colegas...
Cada argumento apresentado tem seu valor...Agradeço a atenção
Simplesmente achei interessante filosofarmos um pouquinho (mais) sobre o que nos motiva neste universo tao fascinante...

Bom domingo a todos



Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #7 Online: 29 Novembro 2009 às 09:34:57 »
Acho que tem a ver com gosto, também. Eu nunca me considerei um colecionador de relógios, mas sempre gostei de relógios analógios, nunca gostei de relógios apenas com números. Na maior parte da minha vida adulta, de 1990 para cá, tive apenas dois relógios quase idênticos: dois Technos Skydiver quartz. Sempre deixei o display digital na data, inclusive aconteceram casos engraçados por causa disso, e sempre gostei de olhar as horas nos ponteiros. Quando meu segundo Skydiver entrou em curto e pifou (perdi o primeiro Skydiver num parque aquático), resolvi comprar um relógio automático. A pesquisa para esta compra me trouxe aqui, e graças a um post informando sobre uma pechincha na Renner comprei meu 469SS016.



*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #8 Online: 29 Novembro 2009 às 09:57:21 »
Todo Colecionador é um "juntador" mas nem todo "juntador" é colecionador. O colecionador vai 'juntando' relógios baseados em critérios, como o Adriano falou, e o 'juntador' provavelmente só compre por que não tem mais onde gastar dinheiro, ou é um consumista impulsivo, ou algo do gênero....
Nao sou colecionador e nem juntador... simplesmente porque nao tenho dinheiro para ser nenhum dos dois.. hehehehhe  ;D ;D

Caro Shun, não concordo com sua definição de juntador....
Me considero um juntador, assim como muitos aqui, pois o meu critério é de gosto do design, calibre e outros, portanto não sou colecionador que mantem um CRITÉRIO FORMAL, como marca, período, história, etc.
Mas dizer que por isso NÃO TENHO MAIS ONDE GASTAR ou ser um CONSUMISTA IMPULSIVO é exagero da sua parte

Lessa, você é colecionador exatamente porque tem critérios para comprar: '...pois o meu critério é de gosto do design, calibre e outros...'.
Não sei se vc ja teve a  'oportunidade' de conhecer alguem compulsivo, eu já, e dentro da minha família.. e o pior de tudo é que depois que acabou com o proprio dinheiro comecou a usar o dos 'outros'.. aí o resultado nao foi lá bem agradavel.. eu vejo seus posts frequentemente e tenho a convicção de que você é sensato e sempre está dentro do seu limite.. e USA e aprecia as peças que compra.. seja ela moto ou relogio  8), ja o compulsivo nao... nem usa oq compra.. compra por sentir uma necessidade que nao existe.. desculpe se o que eu comentei possa ter sido ofensivo para voce, mas depois de conhecer de perto esse 'vício' de juntar as coisas eu fico meio 'revoltado' >:(

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #9 Online: 29 Novembro 2009 às 09:58:53 »
 Muito simples : O Colecionador AMA o que faz ! :D Estuda, procura entender a coleção e partilha esse AMOR com um grupo seleto de " entendedores " ! ;)


 Eu tento ser " entendedor ", isso me basta ! 8)

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #10 Online: 29 Novembro 2009 às 11:23:55 »
Realmente não precisa ter muito dinheiro, mas um pouco ajuda !

Um coleção não se baseia em peças caras, mas em peças raras.

*

Enéias

Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #11 Online: 29 Novembro 2009 às 12:12:28 »
Sou um "ajuntador" e meu critério é a beleza do relógio que me faz sentir prazer em colocá-lo no pulso.  ;)

Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #12 Online: 29 Novembro 2009 às 15:16:52 »
gostei muito da opiniao de vcs, a principio me senti compulsivo, mas depois cai na realidade, hoje so negocio o que vou ter certeza que vou usar ;)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #13 Online: 29 Novembro 2009 às 17:11:03 »
No meu critério, caso não tenha ficado claro, colegas como o Igor, o Lessa e o Enéias, para mim, são colecionadores. Vocês estão no "meio", convivem com outros colecionadores, fazem parte de um grupo, conhecem a coisa, muito mais que a maioria, diga-se de passagem...

Essa é a minha visão das coisas, porque conheço gente que considero juntadores: esses juntadores que conheço possuem peças caras, compradas absolutamente por estarem na moda e serem caras, nunca ouviram falar de um Speedmaster Professional, ou se já ouviram, nem sabiam que o relógio é a corda manual e usa vidro acrílico, não sabem nem da existência da feira do MASP, e nunca participaram ou nem sequer leram qualquer fórum sobre relojoaria. Conheço gente assim e eles se auto-entitulam colecionadores. Eu simplesmente não os considero assim.

Acredito que vocês não tenham contato com esse tipo de juntadores que eu estou falando, por isso o critério de vocês é naturalmente bem diferente do meu.

Acho também errado vocês não se considerarem colecionadores só porque muitas vezes o critério para compra é apenas "achar bonito", ou "achar legal". Mas pensem que o "bonito" e "legal" de vocês é totalmente baseado no conhecimento que possuem sobre o assunto, pois nunca vi nenhum de vocês comprar, sei lá, um "Lacoste" ou um "DKNY" mesmo se acharam legal ou bonito.

Abraços!

Adriano

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #14 Online: 29 Novembro 2009 às 18:00:56 »
Eu acredito que o conhecimento e gosto pelos relógios seja mais necessário a uma coleção que essencialmente muito dinheiro.

Eu por exemplo não tenho qualquer peça hi-end mas consegui juntar alguns seikos, Tissots, Midos, Orients, coisas que se consegue com pouca grana e uma pesquisa muito gostosa.

Lucius

Corruptissima re publica plurimae leges

*

Alberto Ferreira

Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #15 Online: 29 Novembro 2009 às 18:06:19 »
,,,

Eu por exemplo não tenho qualquer peça hi-end mas consegui juntar alguns seikos, Tissots, Midos, Orients, coisas que se consegue com pouca grana e uma pesquisa muito gostosa.

Lucius




Salve, Lucius!

Falou... E disse!  ;)  8)

Abraços!
Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #16 Online: 29 Novembro 2009 às 18:58:44 »
Acho que coleção é a soma de quantidade de objetos que não pode ser considerada coleção pelo fato da pessoa que junta esses objetos não ter conhecimento sobre elas !!

O colecionador é estudante e historiador das peças que ele as possuí!!
O colecionador é aquele que vai atrás de informações do objeto que ele possui ou que vai adiquirir futuramente !!

Agora depênde do que é colecionado para ter dinheiro para começar.
Eu não tenho dinheiro e mais faço coleção de latas de cervejas, carteiras de cigarros, revista de musica e peças antigas de informática (minha mãe que morrer com isso),  no caso dos relógios, cada um tem as suas particularidades como modelos, precisão, local fabricado, edições únicas e por ai vai !!
Abraços,
Cigano!

*

ACPavanato

Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #17 Online: 29 Novembro 2009 às 19:37:23 »
O que me fascina e me faz ter o maior "tesão" pelos relógios é tudo aquilo que envolve toda sua história.
Desde a sua criação, passando pelas transformações, até os dias de hoje. Afinal, eles continuam evoluindo.

Isso eu acho muito legal. É fascinante e é exatamente por isso que procuro ter aqui comigo uma pequena parte de toda essa história, guardada no meu "ajuntamento".

Como, por exemplo, a história do porque os relógios possuem, quando com algarismos romanos, a inscrição de IIII e não IV, além de muitas outras.
Isso me deixa "maluco" de vontade de saber e conhecer estas maravilhosas máquinas do tempo.

Buscar por um determinado modelo de relógio em função da sua história, como por exemplo o Omega "Moon".
Ir a fundo até as últimas consequências.
Olha, isso faz a adrenalina ir a "mil"!

Intitulo isso tudo de "GARIMPAR" (história e relógios) e acho esta a melhor definição para o meu "ajuntamento".

Claro que alguns dos meus relógios foram adquiridos sem a necessidade de qualquer reparo. Estavam lá em perfeito estado.
A busca na tentativa de encontrá-los é o que chamo de "garimpar".
E logicamente existe aqueles que estão em "pedição de miséria", e é aí que entra a outra parte da paixão: deixá-lo em perfeito estado, mantendo a sua originalidade.

Isso posto, é a forma que encontrei para dar a minha resposta à pergunta do tópico. Mas não dá para negar que precisa de algum dinheiro para tudo isso.
Dentro das minhas possibilidades financeiras faço o que posso, e não acho que muito ou pouco faz o "colecionador" ou o "ajuntador" de relógios melhor ou pior.

É isso!

Abraços!

ACPavanato


« Última modificação: 29 Novembro 2009 às 19:45:40 por ACPavanato »

*

Pandolfi

Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #18 Online: 30 Novembro 2009 às 09:42:57 »
,,,
Eu por exemplo não tenho qualquer peça hi-end mas consegui juntar alguns seikos, Tissots, Midos, Orients, coisas que se consegue com pouca grana e uma pesquisa muito gostosa.
Lucius
Salve, Lucius!
Falou... E disse!  ;)  8)
Abraços!
Alberto

Falou e disse, Lucius.
Abração.
Pandolfi

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: O bom colecionador é necessariamente quem tem muito dinheiro?
« Resposta #19 Online: 20 Dezembro 2009 às 22:48:59 »
 ::)  Boa noite a todos , na minha humilde opinião , o bom coleccionador é aquele que tem paixão pelos objectos que colecciona e não propriamente pelo seu valor de mercado ( penso eu ) , já vi pessoas com muito poder de compra que não coleccionam nada e outras muito modestas que possuem colecções inacreditáveis de variadíssimos tipos , enfim como digo...cada maluco com a sua mania.... :o :o :o ;D ;D
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS