Quem salvou o Zenith El Primero?

  • 4 Respostas
  • 1828 Visualizações
Quem salvou o Zenith El Primero?
« Online: 07 Dezembro 2009 às 15:39:25 »
Amigos, o post do Hélio nesse tópico (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,2333.msg46789.html#new) me fez lembrar vagamente dessa história sobre um funcionário  ter escondido algumas peças do calibre, sendo essa a grande razão do seu retorno após os tempos de crise do quartz.

Já li algo parecido por aqui e seria um fato muito interessante de se compartilhar a respeito desse calibre histórico!  ;)

Quem conhece direitinho essa história?

Abraços!
Rafael.

*

nilomis

Re: Quem salvou o Zenith El Primero?
« Resposta #1 Online: 07 Dezembro 2009 às 16:55:13 »
Rafael,

De um desafio passado (ué, acabaram os desafios?):



Este trecho, extraído do "Livrão da Zenith" conta a história do Charly Vermot que escondeu ébauches, ferramentas, caixas e relógios completos desafiando as ordens dos então donos na Zenith (A Zenith americana na época).

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Quem salvou o Zenith El Primero?
« Resposta #2 Online: 07 Dezembro 2009 às 17:02:37 »
Resumão:

- No auge da crise do quartzo, a Zenith americana, uma empresa especializada em aparelhos eletrônicos como rádios, televisores, etc., adquiriu a Zenith suíça, provavelmente para lançar um linha de relógios eletrônicos com a marca (lembre-se que nesta época houve vários novos entrantes neste ramo de relógios de pulso: empresas tais como Sanyo, HP, Sharp, Texas Instruments, Motorola, Casio... todos com modelos eletrônicos).

- A diretoria americana mandou que os suíços varressem do mapa todo o estoque e maquinário de movimentos mecânicos. Não só o El Primero como todos os outros calibres seriam extintos.

- Um humilde funcionário da Zenith suíça, Charles "Charly" Vermot, pegou todas as máquinas, desenhos, moldes, ferramentas, peças, etc., etiquetou e guardou tudo bonitinho no porão da fábrica, em segredo.

- Em 1981, o então dono da Ebel tomou conhecimento dessa história e comprou o estoque de El Primero da Zenith, lançando uma linha de relógios com este calibre. O El Primero novamente ficou em evidência.

- Em 1987, a Rolex bateu à porta da Zenith procurando um calibre exclusivo para relançar o modelo Daytona no mercado. Gostaram do que viram, mas não acharam que a qualidade do estoque era suficiente para seus padrões. Com a ajuda financeira/expertise da Rolex, a Zenith decidiu voltar a produzir o movimento e ele está aí até hoje.


Isso é o resumo do resumo.
Quem quiser alguma coisa mais aprofundada, por favor, leiam aqui, aqui e aqui.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Quem salvou o Zenith El Primero?
« Resposta #3 Online: 07 Dezembro 2009 às 20:40:20 »
Valeu amigos!!!
Como sempre, a divisão de conhecimento dos amigos!!!
Obrigado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Quem salvou o Zenith El Primero?
« Resposta #4 Online: 07 Dezembro 2009 às 21:49:12 »
Absolutamente fantásticos Nilo e Igor!  :D

Obrigado!!  ;)
Rafael.