Menu principal

Quartzo

Iniciado por BrunoB, 11 Dezembro 2009 às 22:39:59

tópico anterior - próximo tópico

BrunoB

Boa noite amigos , eu tenho quatro perguntas que queria ajuda com elas se posivel, Oque seria um relogio quartzo?
Tirando quartzo qual os outros tipos que existe? e melhor quartzo ou não?
oque seria calibre da maquina?
vocês recomendam algum site para eu aprender sobre relogios? tirando este forum hehehe

grato
boa noite para todos

gilvvm

Opa, primeiro bem-vindo ao fórum!

Segundo vou deixar as dúvidas técnicas para os feras que tem aqui e vão poder explicar com muito mais propriedade que eu  ;D
Abs
Gil!

www.log3d.com.br
https://www.facebook.com/Log3d

Alberto Ferreira

Salve!

Seja muito bem vindo por aqui, Bruno!

Bem,..,
Indo por partes, ok?  :D

Quartzo.
Dê uma lida aqui (http://www.relogiosmecanicos.com.br/paradigma.html) um artigo do Flávio Maia, criador deste que nós chamamos de "site-mãe" e onde o nosso fórum se abriga.  ;)

Aproveite e dê uma "circulada" lá pelo site... (http://www.relogiosmecanicos.com.br/
Algumas das suas perguntas serão respondidas!

Mas, como o nosso objetivo aqui é "papear" sobre relógios, não deixe de voltar aqui!

E participe sempre que puder!  8)

Abraços,
Alberto

Cigano

Amigo a diferença entre o quartz para outros eu sabia quando eu cheguei aqui, e tu também tinha a mesma duvida do tal calibre o que seria isso !!
E agora já sei o que é e aprendi aqui com certesa, dê umas boas clicadas no forum que você vai achar respostas antes de você se perguntar o que é !!rsrs ;D ;D ;D

Seja Bem Vindo !!
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Rapidinhas:

O que seria um relógio quartzo?

É um relógio que utiliza um cristal de quartzo como elemento ressonador, isto é, a constante vibração do cristal serve de base para contagem do tempo (vibrou tantas vezes, passou um segundo; vibrou mais outras tantas, passou outro segundo; e assim vai).

Tirando quartzo qual os outros tipos que existe?

Limitando-nos à relógios de pulso, temos os escapamentos quartzo e os escapamentos mecânicos. Portanto, de forma simplista, poderíamos dizer que temos os relógios quartzo e os relógios mecânicos.

É melhor quartzo ou não?

Depende, mas no geral diria que sim. Os relógios quartzo são mais precisos, mais robustos, mais versáteis e mais baratos.
Só que este é um segredo nosso, ok? Este é um fórum de admiradores de relógios mecânicos. Não pega muito bem falar por aqui que os relógios quartzo são melhores... ;D

O que seria calibre da maquina?

Hoje em dia, "calibre" é muito utilizado como sinônimo de "movimento", ou seja, a máquina do relógio. Mas quando a denominação foi inventada, significava o tamanho, em diâmetro, da máquina.

Vocês recomendam algum site para eu aprender sobre relogios?

Por quê? Não gostou do nosso? Assim que você nos magoa... ;D
Você quer site em inglês ou em português?

Fique a vontade, puxe uma cadeira e leia alguns tópicos antigos. Tenho certeza que você aprenderá mais aqui do que em qualquer outro site da internet brasileira.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Abrantes

Quartzos são as melhores máquinas,...mas sem alma  ;D
Mecanicos são menos precisos menos robustos e exigem amis cuidados,...mas não são máquinas são seres vivos  ;D,...se vc aproximar o ouvido consegue ouvir o coração deles batendo

Paulo Sergio

Olá amigo...
Bom tê-lo conosco!!!
Veja:
- no item "Fórum Principal" - 46 páginas
- no item "Tópicos Clássicos" - 1 página
É só ter paciência e ler!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

fabs77

Olá Amigo,

seja bem vindo! Sem dúvida o FRM é o lugar para aprender!

Abração!

Fab's
"Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time."
Jim Rohn

BrunoB

Opa muito obrigado pelas respostas.
porém continuo com uma duvida no caso se eu tiver 2 relogios de pulso na mao como saber se é quartzo ou mecanico?

rlessa

Citação de: BrunoB online 12 Dezembro 2009 às 12:09:45
porém continuo com uma duvida no caso se eu tiver 2 relogios de pulso na mao como saber se é quartzo ou mecanico?

Bruno, bem vindo...

A mais fácil diferença para detecçào é o ponteiro dos segundos...
No caso do quartzo ele "salta" a cada segundo, pois é movido por um step motor, no mecânico ele "desliza" entre os segundos...
Se não houver ponteiros de segundo... muito dificil mas... coloque o "bichinho" na orelha que o tic-tac denuncia quem é quem... ;D

Cigano

O quartzo é "tic-tac" e os mecanicos (automatico ou á corda manual) é "tic-tic" e o tempo das batidas são mais cutas entre um "tic-tic" do que os que fazem "tic-tac" rsrsrs  ;D ;D
Abraços,
Cigano!

solano

Amigo

Se você gosta de amar, se apaixonar e sofrer tenha um mecânico ! ;) Se você é pratico, objetivo e preguiçoso tenha um Quartz !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Wadley

Bruno,

Seja bem vindo.

Apaixone-se pelo maravilhoso mundo dos relógios.   Gosto muito dos dois tipos, quartzo e mecânico.
No momento estou usando um a quartzo.  Um Citizen chrono Eco-Drive show de bola....

OBS.: Eco-Drive é uma tecnologia da Citizen onde qualquer fonte luminosa fornece energia para o relógio.
Wadley

Jeff

Ressaltando:
Citação de: Abrantes online 12 Dezembro 2009 às 10:58:46
Mecanicos... exigem mais cuidados,...mas não são máquinas são seres vivos  ;D,...se vc aproximar o ouvido consegue ouvir o coração deles batendo

Citação de: solano online 12 Dezembro 2009 às 14:40:37
... Se você gosta de amar, se apaixonar e sofrer tenha um mecânico ! ;) Se você é pratico, objetivo e preguiçoso tenha um Quartz !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Pois é, se não for romântico, atencioso, cuidadoso... não tenha um relógio mecânico.  :D

Jeff

Aproveitando o tema "Quartzo" do fórum, gostaria de saber dos caros colegas o seguinte:

É preciso algum procedimento extra (para compensar o peso, se necessário) na retirada do ponteiro de segundos de um relógio a Quartz?

A finalidade é deixar o relógio Quartz sem o ponteiro de segundos, pois me desagrada muito o movimento intermitente (desanimador), mas que não interfira na pontualidade.

Jeff

Adriano

O que o vídeo explica é a inversão do estator. O que determina o sentido de giro do rotor magnético (e logo, dos ponteiros) é a assimetria existente no estator. Quando a corrente passa pelo estator e a indução magnética é criada, o rotor é forçado a girar, num sentido determinado pela assimetrica do estator. Se essa assimetria deixar de existir, o rotor não gira, e se assimetria se inverter, inverte-se o sentido de giro do rotor. Normalmente o estator tem uma forma que impede que ele seja encaixado do lado errado na máquina, acidentalmente durante uma montagem descuidadosa. Mas pode-se entortar o estator para produzir esse efeito.

Isso inclusive é um velho truque na forma de pegadinha para aprendizes de relojoeiro. O professor dá um relógio com o estator torto, funcionando ao contrário, e manda o aprendiz achar o defeito. Se o aprendir conhecer o básico da física de funcionamento da coisa, saberá resolver o problema.

Abraços!

Adriano

Jeff

Professor Adriano, obrigado pela resposta completa, como sempre. :)

Saberia esclarecer a questão sobre a retirada do segundeiro?
Citação de: Jeff online 12 Dezembro 2009 às 21:36:49
...
É preciso algum procedimento extra (para compensar o peso, se necessário) na retirada do ponteiro de segundos de um relógio a Quartz?

A finalidade é deixar o relógio Quartz sem o ponteiro de segundos, pois me desagrada muito o movimento intermitente (desanimador), mas que não interfira na pontualidade.

BrunoB

Citação de: r.lessa online 12 Dezembro 2009 às 12:51:06
Citação de: BrunoB online 12 Dezembro 2009 às 12:09:45

Bruno, bem vindo...

A mais fácil diferença para detecçào é o ponteiro dos segundos...
No caso do quartzo ele "salta" a cada segundo, pois é movido por um step motor, no mecânico ele "desliza" entre os segundos...
Se não houver ponteiros de segundo... muito dificil mas... coloque o "bichinho" na orelha que o tic-tac denuncia quem é quem... ;D
Mais lessa hoje eu vi um relogio de parede quartzo que deslisava. esta errado o nome no relogio?

Alberto Ferreira

Salve!

Bruno,
"Invertendo" o famoso ditado,...

Eu talvez lhe dissesse que...
Toda exceção tem uma regra...   ::)

Ou que...
Haver exceção já é uma regra.  :D

Bem,..
A regra é que muitos movimentos a quartzo costumam usar um motor de passo onde, a cada pulso, o ponteiro dos segundo dá um salto.

A exceção é que nem todos são assim.
Há movimentos em que o tipo de motor é outro e a sua rotação não ocorre por saltos, mas sim de forma contínua.

Os motores de passo consomem menos energia, e esta é uma das razões para serem usados nos relógios menores, nos de pulso, por exemplo.

Um abraço!
Alberto