Menu principal

Quartzo

Iniciado por BrunoB, 11 Dezembro 2009 às 22:39:59

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Citação de: Jeff online 13 Dezembro 2009 às 00:40:50
Professor Adriano, obrigado pela resposta completa, como sempre. :)

Saberia esclarecer a questão sobre a retirada do segundeiro?
Citação de: Jeff online 12 Dezembro 2009 às 21:36:49
...
É preciso algum procedimento extra (para compensar o peso, se necessário) na retirada do ponteiro de segundos de um relógio a Quartz?

A finalidade é deixar o relógio Quartz sem o ponteiro de segundos, pois me desagrada muito o movimento intermitente (desanimador), mas que não interfira na pontualidade.

Não há problema nenhum em retirar o segundeiro. Não é necessário nada para compensar sua retirada.

Abraços!

Adriano

Jeff

Jeff

Qual a diferença, na prática, entre Low-Drain e Multi-Drain das baterias?

igorschutz

A diferença varia de acordo o aparelho utilizado.

Um relógio é um dispositivo de baixo consumo (low drain), então, se você colocar uma bateria 'high drain' ou uma 'multi drain', elas funcionarão perfeitamente, mas você gastará dinheiro a toa, já que estas baterias costumam ser mais caras.

Invertendo-se a situação, se você colocar uma bateria 'low drain' num dispositivo 'high drain', ela não fornecerá a performance necessária e acabará cedo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Baterias "low drain" possuem uma curva de descarga e recuperação mais lenta, ou seja, quando são solicitadas (por exemplo, quando o pulso é gerado para girar o rotor), demoram mais para recuperar a voltagem. Por isso são projetadas para máquinas de baixo consumo, normalmente sem ponteiro de segundos. Normalmente são baterias bem delgadas e/ou de pequeno diâmetro (315, 317, 335 por exemplo).

Já as "high drain" ou "multi drain" são projetadas para rápida recuperação quando há uma descarga alta, por exemplo, quando um cronógrafo é acionado ou um alarme dispara. Há uma queda de energia quando isso ocorre, mas rapidamente ela se recupera. Por isso relógios com ponteiro de segundo ou com mais funções usam baterias "high drain". são naturalmente baterias maiores (394, 395, etc.). Naturalmente, elas podem ser usadas em uma máquina de baixo consumo, desde que elas caibam. Por isso recebem o nome de "multi drain" mais comumente que "high drain".

Abraços!

Adriano

Jeff

Citação de: igorschutz online 14 Dezembro 2009 às 13:41:48
...Invertendo-se a situação, se você colocar uma bateria 'low drain' num dispositivo 'high drain', ela não fornecerá a performance necessária e acabará cedo...
Citação de: Adriano online 14 Dezembro 2009 às 13:55:12
...Já as "high drain" ou "multi drain" são projetadas para rápida recuperação quando há uma descarga alta, por exemplo, quando um cronógrafo é acionado ou um alarme dispara...
Boa dica. Então deve-se evitar o uso de uma 'low drain' em um crono.

Citação de: Adriano online 14 Dezembro 2009 às 13:55:12
Baterias "low drain"... são projetadas para máquinas de baixo consumo, normalmente sem ponteiro de segundos...
O ponteiro de segundos pode influenciar tanto a ponto de não ser recomendado o uso de "low drain" na maioria dos relógios (com segundeiro)? Se tiver calendário, então, dale "multi drain"?

Ainda continuo com uma dúvida: O 'multi-drain' é uam bateria inteligente por comportar como se fosse 'low' ou 'high', dependendo da necessidade (por isso o nome 'multi') solicitada pelo relógio? Isso é mera suposição minha, como se uma multi-drain fosse uma bateria total flex.

Eis um exemplo: Relógios que podem usar 395 ou 399. A versão "multi-drain" pode ser encontrada desta forma:

A bateria 395 (SR927W) é LOW, originalmente, e a 399 (SR927SW) é HIGH.

Adriano

Sim, a existência do ponteiro de segundos pode requisitar o uso de uma bateria high-drain, especialmente se a máquina for de alto torque, para mover ponteiros mais pesados (como os de relógios de mergulho).

A questão é que baterias pequenas não conseguem ser high drain. Já as grandes conseguem (pela próprio volume de química dentro delas), e por isso toda bateria maior é uma high drain ou multi drain e pode ser usada no lugar de uma low drain de mesmo tamanho. Aliás, nem se fabricam mais as low drain de tamanho maior, pois nem faz sentido.

Sobre como elas funcionam, é apenas uma questão da química dentro delas. A comparação é simples, entre uma pilha alcalina e uma amarelinha comum. Você pode usar uma alcalina num equipamento de baixo consumo projetado para usar pilhas comuns, como um controle remoto. No máximo, estará jogando dinheiro fora, pois é bobagem colocar alcalina em controle remoto quando uma amarelinha faz a mesma coisa. Porém o contrário é que pode trazer problemas: se tentar usar uma amarelinha em um equipamento de alto consumo, como uma câmera digital, ela não durará nada e sofrerá verdadeiros nocautes a cada "puxada" de energia que o equipamento fizer.

Abraços!

Adriano

Matheus Tag

Aproveitando o topico do amigo, Dentro das normalidades de funcionamento não existe nem um relogio mecanico mais preciso que quartzo?

igorschutz

Na mesma categoria, não.

Existem, por exemplo, relógios reguladores que podem ser um pouco mais precisos que um relógio quartzo bem vagabundo, mas aí estamos comparando um relógio mecânico caríssimo e muito especial com um relógio quartzo pé de chinelo...

A precisão de um relógio quartzo normal é 1000 vezes superior à de um bom relógio mecânico. Não há comparação.

Um abraço,

Igor

Alberto Ferreira

Salve!

E para uma sucinta apresentação da questão dos relógios a quartzo, e sua evolução, vejam o artigo abaixo, que foi escrito pelo Flávio e está no nosso "site-mãe".

http://www.relogiosmecanicos.com.br/paradigma.html

Abraços,
Alberto

automatic for the people

Citação de: solano online 12 Dezembro 2009 às 14:40:37
Amigo

Se você gosta de amar, se apaixonar e sofrer tenha um mecânico ! ;) Se você é pratico, objetivo e preguiçoso tenha um Quartz !!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Abs,

KKKKK, ótima resposta, por isso tenho os dois!!!

TUDA

Pr'a ser bem honesto, depois que se passa a curtir um bom automatico os a quartz mais parecem brinquedos no braço, sem vida, sei lá........por mais bonitos que sejam não chega nem perto de um balançar o pulso e sentir o balanço (vida)

EduBSB

Estou enveredando-me pelo mundo dos relógios a pouco tempo, mas é interessante como gosto e opinão podem ser efêmeros.

De início, juro que não entendia por que a maioria dos colegas deste fórum privilegiava os mecânicos em detrimento aos

relógios a quartzo. Hoje, já entendo um pouco mais sobre os dois sistemas e compreendo a paixão pelos mecânicos. Ainda não

tenho esta paixão pelos mecânicos acima a dos relógios a quartzo (me desculpem os colegas). Mas já está surgindo um

encantamento pelos mecânicos (até um seikinho eu já adquiri e estou gostando muito dele). Hoje, sou fã dos modelos esqueleto,

com máquina aparente ou open heart, show de bola este último. Olha os mecânicos ganhado terreno!!!! vamos ver o que o futuro

nos reserva.

Edu.

igorschutz

Comigo acontece exatamente o contrário: quando mais estudo e aprendo sobre relógios, maior minha admiração e gosto pelos quartzo.
Meus últimos relógios quase todos são quartzo.

Um abraço,

Igor

shun

Citação de: igorschutz online 13 Abril 2010 às 21:41:25
Comigo acontece exatamente o contrário: quando mais estudo e aprendo sobre relógios, maior minha admiração e gosto pelos quartzo.
Meus últimos relógios quase todos são quartzo.

Um abraço,

Igor

Abandonando o barco dos mecânicos Igor?

Falooou, um abraço!

Matheus Tag

Eu acho que hoje em dia é quase imposivel não tem um relogio quartzo na coleção, com tanta variedade e preços bons eu meio que imposivel, eu sou fã de carteirinha dos mecanicos porém só tenho 2 do tipo, mesmo gostando mais dos mecanicos os quartzo dominam minha coleção.

igorschutz

Citação de: shun online 13 Abril 2010 às 21:43:35

Eu nunca entrei neste barco, Shun. Eu gosto é de relógios, de todos os relógios.

Um abraço,

Igor

shun

Citação de: igorschutz online 13 Abril 2010 às 21:59:50
Eu nunca entrei neste barco, Shun. Eu gosto é de relógios, de todos os relógios.

Um abraço,

Igor

Que promíscuo!  ;D ;D ;D
Brincadeirinha viu?

Abração!

DART

Citação de: igorschutz online 13 Abril 2010 às 21:59:50
Citação de: shun online 13 Abril 2010 às 21:43:35

Um abraço,

Igor
2 :)

bfskinner

Veja bem, relógios a Quartzo sofre do fenômeno morte súbita, ou seja, uma hora ele simplesmente vai deixar de funcionar e só resta joga-lo no lixo. Agora em um automático, este fenônemo é inexistente, embora os gastos com manutenção, revisão etc sejam mais altos.

Mas existem relógios a Quartzo que demoram décadas para ocorrer a morte súbita... Dependendo da qualidade, vc. poderia usar um relógio Quartzo a vida toda só necessitando trocar a bateria, desde que não seja da marca Tag Heuer.