Uso óculos atualmente, mas com apenas 0,5 de correção para miopia e astigmatismo. Já tive 6 graus de miopia e operei há 10 anos atrás. Ficou zerado mas há uns 2 anos comecei a sentir um pouco de incômodo especialmente para dirigir de noite. Fui ao oftalmologista que constatou que minha visão era de 100%, mas como um bom ex-míope, minha percepção de boa visão é diferente e não me contento com menos de 105% de visão. O oftalmologista receitou o óculos, mas disse que no fundo no fundo eu não precisava deles.
Acabei fazendo e uso diariamente. A armação é da Puma.
Já os óculos de sol tenho 2 RayBan, um deles um clássico "Olympian" (vide "Easy Rider" para saber qual é o RayBan Olympian, do Peter Fonda). Mas meu óculos de sol de todos os dias agora é um clássico American Optical "Original Pilot", com armação cromada, que é o óculos fornecido oficialmente para as forças armadas (especialmente força aérea e marinha) desde 1958. A armação desse relógio é extremamente rígida e a lente é praticamente perfeita, sem distorções de cor (que era uma exigência da força aérea). A haste é a clássica "baioneta", também exigência da USAF, para que ele pudesse ser colocado ou tirado sem problemas mesmo com fones ou capacetes (o que é difícil fazer com hastes do tipo espátula ou impossível com hastes de arame).
Não é difícil identificar esse óculos: aviadores, militares em filmes e principalmente os astronautas, quando estão de óculos escuros, estão com um AO Original Pilot. Esse óculo é o "Speemaster Professional" do ramo de óculos.
Da NASA:
Foto do site "Earth to the Moon"
- E os "garotos" da Apollo 11
Armstrong:
Captura do DVD "When we left the Earth"
Aldrin:
Captura do DVD "When we left the Earth"
Collins, de quebra, de Rolex no pulso:
Captura do DVD "When we left the Earth"
E para os fãs de Taxi Driver, o AO também é o óculos do Travis Bickle...
Abraços!
Adriano