Quem gosta de tiro, e atira?

  • 216 Respostas
  • 127686 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #20 Online: 21 Fevereiro 2010 às 16:45:05 »

Fábio, sei que conselho é coisa chata, mas vou arriscar: NÃO ANDE ARMADO!

Não ando e nem andarei.
Um abraço
Fábio

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #21 Online: 21 Fevereiro 2010 às 17:34:53 »
Sou atirador esportivo e colecionador devidamente registrado pelo Exército(CR).
Há algum tempo não me dedico aos treinos. Uma pena.
Tenho alguns títulos estaduais em copetições. Acho um esporte notável e sempre encarei com muita seriedade.
Além de fazer academia, corria 10km dia e treinava resistência, mira, velocidade de carregamento(puma 3x7), posicionamento para tiro e respiração.
No glorioso EB, fui atirador principal durante meu curso no NPOR. Nessa oportunidade, fui convidade a fazer pare de um grupo que disputaria uma prova no Chile.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #22 Online: 22 Fevereiro 2010 às 11:48:24 »
ola pessoal,

                sim, gosto da "coisa ", para revolver  e pistola  , tenho + precisão. já no fuzil e carabina, + ou - .  tenho alguns revolveres .

                 como tenho um filho de 06 anos tenho que ter muito cuidado!!! voces entendem... a criança mexe em tudo então ,a munição tem que ficar escondida... 

                 os meus preferidos são .22 / .38  4 polegadas, ventilados taurus.  terino com o .22 (  munição  - $ ) e mantenho o .38 em dia...


                         sds,

                                 marck

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #23 Online: 22 Fevereiro 2010 às 13:47:16 »

Sou sócio do Círculo Militar aqui em Sampa. Tem um stand legal lá, de apenas 2 raias, mas com 30 metros de comprimento, que é minha distância preferida para tiro com pistola.

Também gosto de recarregar, pois é uma higiene mental, apesar de algo cansativo. É bacana experimentar várias cargas de pólvora, "crimps" diferentes e pontas também.

Miguel,
Não pratico tiro e tampouco gosto de armas, mas temos algo em comum além do hobby de relogios: também sou sócio do CMSP!! E já desde os 5 anos de idade! Bacana saber que tem sócios do clube por aqui!  8) :D

Abração,
CHRIS
No need of swiss 2 B a WIS!

*

ACPavanato

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #24 Online: 22 Fevereiro 2010 às 19:25:25 »
Sempre gostei muito de atirar (esportivamente) tinha abandonado este hobby, mas com os filhos já em idade de entender as coisas, comprei esta:



Gamo CFX Royal - 5.5mm / .22
Air Rifle

Mais informações, no site: http://www.gamo.com/portal/international?use-lang=en

Ainda nem usei, devo atirar neste final de semana.
Depois digo por aqui o que e como foi a "brincadeira".

Abraços!

ACPavanato
« Última modificação: 22 Fevereiro 2010 às 19:28:43 por ACPavanato »

*

Offline kalex

  • **
  • 97
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #25 Online: 22 Fevereiro 2010 às 19:59:43 »
Bela CFX !!!!!
 :D :D
KALEX


*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #26 Online: 22 Fevereiro 2010 às 22:53:47 »
Pavanato, esta CFX 5.5mm dá pra brincar de Charles Bronson com os alvos ;D
« Última modificação: 22 Fevereiro 2010 às 23:45:38 por zE_ »

*

Offline Arrais

  • *****
  • 567
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #27 Online: 22 Fevereiro 2010 às 22:57:07 »
Já atirei algumas vezes mas faz tanto tempo...acho que nem lembro mais onde fica o gatilho.

Por causa da profissão de um parente, temos uma pistola em casa. Novinha e nunca usada...espero que continue assim para sempre  ;)
Easily satisfied with the Best

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #28 Online: 23 Fevereiro 2010 às 00:39:23 »
Essas espingardas ou pistolas de pressão ou à ar como vocês falam são o que conheço como espingardas de chumbinho?
Sempre as vi como um "brinquedo" para divertidas tardes de domingo, esse tipo de arma tem algum uso mais profissional (defesa, campeonatos etc)?

Tenho uma espingarda aqui em cima do meu armário, está enferrujadinha mas ainda dá uns tiros.

Só mais uma perguntinha, reli o tópico todo e quando vocês falam em Tiro Esportivo com Carabinas a Ar, seria dar tiros em um local específico e apropriado ou simplesmente uns tiros em latinhas no sítio do vovô ou no quintal de casa já seria considerado um "Tiro Esportivo"?

E sobre o transporte e registro das mesmas, li na net que não existe registro, uma vez que nem são consideradas armas de fogo então não teria problema em transportá-la daqui de casa para a casa de meu pai e vice-versa confere?
« Última modificação: 23 Fevereiro 2010 às 00:50:38 por O Cara »
Um abraço
Fábio

*

ACPavanato

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #29 Online: 23 Fevereiro 2010 às 07:46:19 »
Essas espingardas ou pistolas de pressão ou à ar como vocês falam são o que conheço como espingardas de chumbinho?
Sempre as vi como um "brinquedo" para divertidas tardes de domingo, esse tipo de arma tem algum uso mais profissional (defesa, campeonatos etc)?

Tenho uma espingarda aqui em cima do meu armário, está enferrujadinha mas ainda dá uns tiros.

Só mais uma perguntinha, reli o tópico todo e quando vocês falam em Tiro Esportivo com Carabinas a Ar, seria dar tiros em um local específico e apropriado ou simplesmente uns tiros em latinhas no sítio do vovô ou no quintal de casa já seria considerado um "Tiro Esportivo"?

E sobre o transporte e registro das mesmas, li na net que não existe registro, uma vez que nem são consideradas armas de fogo então não teria problema em transportá-la daqui de casa para a casa de meu pai e vice-versa confere?

Oi Fábio, você esta absolutamente correto nas suas conclusões.  ;)
Existe sim campeonatos de tiro (em local apropriado) com armas de ar comprimido.
Estas armas por não serem consideradas "de fogo", são isentas de registro e ou porte. Porém por existir esta "brecha" na legislação, um avanço monumental esta ocorrendo com estas tais armas, ou seja em alguns casos e com munição especial, as tais "espingardas de pressão" chegam a fazer estragos iguais ou até mesmo maiores do que uma 22 "de fogo".  8)  8)  8)
Na minha opinião, este "avanço" também é proporcionado em função de se poder praticar este esporte com uma redução muito grande  com o custo da munição, que se comparado com as "de fogo" são absurdamente mais em conta.
Porém o custo destas armas (as de ar comprimido) em alguns casos, ultrapassam em muito o custo de uma considerada "de fogo".
Exemplo: Diana (alemã) algo em torno de R$ 12 a 15 mil as mais sofisticadas ( http://www.diana-airguns.de/index.php?id=2&L=1&width=1600&height=900 ) .  :o  :o  :o

Abraços!

ACPavanato


Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #30 Online: 23 Fevereiro 2010 às 07:54:30 »
Só complementando o amigo Pavanato:

- O tiro esportivo de ar comprimido é o famoso tiro de chumbinho, com armas específicas para este fim, dotadas de muita precisão. As usadas em modalidades esportivas (o tiro de ar é modalidade olímpica, Fábio, para pistola e carabina) são PCP e a que você tem em casa - assim como a minha - são por ação de mola. Mais simples e com menor precisão, dado o recuo que apresentam.

O site da Conf Bras de Tiro Esportivo, se tiver curiosidade, é este daqui.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #31 Online: 23 Fevereiro 2010 às 12:01:03 »
 
   Amigos,
   
    Eu gosto muito de tiro, possuo algumas armas, mas as preferidas são uma carabina CBC 122 que adoro, o sistema é de ferrolho ( manlincher) e um Rossi .38 T.A. de 6 polegadas. Porém nunca frequentei clubes de tiro, então costumava atirar na chacará da familia, matei muitas goiabas nas minhas caçadas.... ;D
    Porém com as dificuldades para compra de munição e as restrições para transporte etc..  eles estão quase aposentados... :'(
   
     Outro dia recebi de herança um revolver que havia pertencido a um tio meu... quando guri via aquela arma guardada no coldre, presa atrás da porta do quarto, parecia um canhão... agora ao recebe-la vi como é pequeno, principalmente comparado ao Rossi, trata-se de um .... Caramuru calibre .22 :o, Quase tão letal quanto um rojão Caramuru de 3 tiros... estou louco para disparar com ele, mas fico com receio que algum vizinho do sitio reclamar e me tomarem a arma, ou pior ter que ir para uma delegacia... :-X.

Abs a todos

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #32 Online: 23 Fevereiro 2010 às 13:26:08 »
Pavanato e Humberto, obrigado pelos esclarecimentos.
Não sabia que uma simples "arma de chumbinho", estivesse num patamar tão elevado hoje em dia.
Zapeando na net vi que existem armas de mola, de gás, extremamente profisisonais, bem diferente da divertida "arma de chumbinho" da minha infância.

E os preços então, mais caras que uma pistola Tauros P638 (sonho de consumo guardado à sete chaves enquanto não tiver controle emocional para possuí-la), porém menos burocráticos e letais (essa é a parte legal da brincadeira).

Tá aí, acho que vou comprar uma caixa de chumbinhos e ir brincar com meu pai (relembrando a infância), hehehe.

Já me coçaram as idéias para comprar outra mais moderna e também uma pistola, vi a AF-10, achei bem bacaninha.
Bom, sonhos que por enquanto ficarão gardados pra ver se a vontade passa, se daqui 3 anos não passar eu ponho em prática, heheh.
Um abraço
Fábio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #33 Online: 23 Fevereiro 2010 às 13:28:23 »
Eu tenho uma AF-10. É bem legalzinha.

Gostaria de ter uma carabina com mira telescópica também, mas prefiro comprar um reloginho com o grana, ehehehehhe...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #34 Online: 23 Fevereiro 2010 às 15:48:43 »
A minha carabina de ar é uma destas:

Fonte: www.pikguns.com

Agora, está precisando de retentores, que acho no ebay.
É extremamente precisa! Gatilho fantástico! Lembrando que o 10 do alvo é uma cabeça de alfinete(SEM EXAGERO!!) e fica a 10 metros.


Ele tem 10cm x 10cm. Aí, fzendo a proporção, da para ter uma idéia do tamanho.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline kalex

  • **
  • 97
    • Ver perfil
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #35 Online: 23 Fevereiro 2010 às 17:39:59 »
Bem,
No meu ajuntamento de "carabinas de chumbinho" ....

Uso uma Menaldi Jaguar para as provas
E uma Fionda M.80 para diversão
fora as outras !!!!!

As diferenças que existem entre as carabinas são:
- Mola = tradicionalmente a mais vendida e a mais conhecida
- Pistão Pneumatico (conhecido como GAS RAM) = nova tendencia no lugar da mola, pois não possue tranco e nem recuo
- Gás CO2 = já no mercado algum tempo e voltado para diversão e tiro de precisão, pois tem mais potência de tiro
- Gás PCP (ar comprimido, o mesmo ar do cilindro de mergulho) = o "must" do tiro de precisão, alta potência, precisão e consistência de velocidade


E dentre as carabinas elas podem ser:
- monotiros = um chumbo por vez e carregamento manual
- multi-tiros que podem ser =
    a) semi-auto = um chumbo por vez e carregamento automatico (ex. Fionda, FX e outros)
    b) "pente" de armazenamento = um chumbo por vez com carregamento por pente ou roldana que solta o chumbo diretamente no lugar de municiamento (ex. Menaldi, Airforce, Air Arms e outros)


Mas como disse um colega acima, agora eu estou preferindo usar o $$$ da carabina para comprar um bom/otimo relógio .....
KALEX


*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #36 Online: 23 Fevereiro 2010 às 19:16:00 »
Algumas curiosidades sobre armas "de chumbinho":

- a munição (mesmo de ótima qualidade) é bem barata, mas as armas são bem caras...

- armas de ar comprimido tem uma característica realmente única, o "gosto" por um determinado tipo de munição. Explicando melhor: duas armas exatamente iguais, com números de série em sequência. Uma atira maravilhosamente com uma determinada munição, a outra tem desempenho medíocre com exatamente a mesma munição...

- existem diversos calibres para armas de ar comprimido. No Brasil, os mais comuns são o .144 (4,5 mm) e o .22 (5,5 mm). Mas existem armas deste tipo até de calibre .50 (12,5 mm).

- maior potência quase sempre significa menor precisão. Uma arma "estupidamente" potente pode até ter precisão aceitável, mas jamais será excepcional. Mas nem sempre uma arma menos potente será também mais precisa... As armas olímpicas tem potência baixíssima se comparadas com as armas de uso "normal".

Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #37 Online: 23 Fevereiro 2010 às 22:51:56 »
Paulo, nas minhas zappeadas pela net buscando mais informações, li que no Brasil, só é permitida a venda sem porte e registro de armas até calibre 6mm, essa de 12,5mm já necessitaria de algum tipo de registro e porte para transportá-la (mesmo sendo de ar comprimido).

Por hora só estou me informando mais, vi uns vídeos dessa Af-10 e a bichinha é bem interessante.
As carabinas então, fantásticas.

Igor, eu vi a mira para vender, tinha a partir de R$90,00 uma 4x20 (não sei o que significa isso), agora tinha mira até de R$500,00.
Não sei se qualquer arma poderia receber a mira ou se só cabiam em alguma arma específica, mas é bem interessante mesmo, vi um vídeo de um cabra atirando há mais de 50 metros e acertando, bem legal.
Um abraço
Fábio

Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #38 Online: 24 Fevereiro 2010 às 10:09:38 »
Fábio, o limite para lunetas é 4x32, para quem não tem CR. Com CR o céu é o limite.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem gosta de tiro, e atira?
« Resposta #39 Online: 24 Fevereiro 2010 às 10:11:31 »
Exatamente Fábio. NO BRASIL só podemos ter armas de até 6 mm de calibre (ar comprimido). Mas lá fora tem muitos outros calibres disponíveis.

4x20 significa que a luneta possui aumento de 4 vezes e o diâmetro da objetiva é de 20 mm. Lunetas para armas de ar comprimido devem ser MUITO resistentes pois o "coice" destas armas é muito prejudicial a este tipo de equipamento. Não é a força do recuo e sim a forma como ele se dá...


Abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha