Rolex sub no-date

  • 24 Respostas
  • 7100 Visualizações
*

Offline Arrais

  • *****
  • 568
    • Ver perfil
Re: Rolex sub no-date
« Resposta #20 Online: 04 Março 2010 às 12:53:00 »
Com o detalhe que o sistema por rolamento é muito mais caro e trabalhoso de se produzir do que o sistema por eixo. Assim, qual seria o motivo daquele ser adotado e, ainda, aperfeiçoado, vide os novos rolamentos de cerâmica e rubi?

A própria Rolex, no seu calibre mais moderno, o 4130, adotou o rolamento ao invés do eixo. É outra forte evidência.


Fortes evidências...é verdade. Agora,  eu também só conheço de ler "por aí" e de ouvir os amigos. Estou aqui aguardado a replica do Adriano  :D :D
Legal ficar "ouvindo" os grandes conversarem...continuem, por favor.

Easily satisfied with the Best

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Rolex sub no-date
« Resposta #21 Online: 04 Março 2010 às 13:15:43 »
Claro, concordo de que a abundância de rolamentos seja prova cabal de que deve ser superior. Eu, pessoalmente (que redundância...), se tivesse que projetar um mecanismo hoje (quem dera...), não pensaria duas vezes em usar rolamento. Na mensagem anterior, coloquei os pontos, mas minha opinião pessoal é em favor do rolamento.

Também é bom ficar claro que eu parti em defesa do sistema de eixo, e não da Rolex, ou do sistema de eixo da Rolex.

Frizo que apenas não conheço dados que garantam que um é melhor que o outro, nem o inverso. Talvez deva ser uma questão da Rolex, não de sistemas de eixo num geral. Minha experiência com Rolex não é grande. Já com sistemas de rolamento como ETA 2824, 2892 e 7750, tenho um contato infinitamente maior.

Minha abordagem na verdade, é a de salientar que o rolamento está longe de ser perfeito e também dá defeito. E pacas...

Também nem tenho a intenção de discordar de Odets e DeCorte. Eu sou "menino" perto desses caras, ainda mais no assunto Rolex.

Abraços!

Adriano

PS: Igor, não tenho certeza da sua afirmação com relação ao custo. Um rolamento de ETA custa uma merreca. Não estou considerando um rolamento de esferas de cerâmica ou algo assim. Um sistema de eixo bem elaborado tem um eixo caro, porque o material é especial, e não um aço comum, e tem rubis, pelo menos um.
« Última modificação: 04 Março 2010 às 13:43:41 por Adriano »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Rolex sub no-date
« Resposta #22 Online: 04 Março 2010 às 13:57:49 »
Adriano,

Numa escala industrial imensa, como é um ETA, os componentes acabam ficando baratos mesmo.
Mas e em produção reduzida, como um PP, JLC, Journe, etc.?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Rolex sub no-date
« Resposta #23 Online: 04 Março 2010 às 19:29:27 »
Eu sei que muitos irão discordar mas ...

É o Sub moderno mais bonito. É a definição de "tool watch".



Abs,

Nilo

Srs., eixos e rolamentos à parte, este é o sub mais bonito (minha opinião) que a Rolex já fabricou, para mim o único da marca que um dia ambiciono ter.

Abraços a todos e obrigado ao Nilo por postar esta foto.

Edimar.
BMJr

*

Alberto Ferreira

Re: Rolex sub no-date
« Resposta #24 Online: 04 Março 2010 às 19:48:12 »
Salve, amigos!

Voltando um pouco aos rolamentos, tão pequenos, etc...

Eu perguntaria.
Em condições normais e considerando aplicações "fora dos relógios" (levando em conta as cargas envolvidas, etc, ...isso é fato) um dos pontos que limita a vida de um rolamento de esferas é justamente o desgaste das "pistas" onde as esferas correm, por esta razão as tais pistas são endurecidas, são tratadas (cementação).

No caso de rolamentos tão pequenos, e agora voltando ás condições de aplicação em um rotor de relógio de pulso, a minha pergunta seria...

Ok, esferas de "cerâmica", "rubi", etc...
Mas e as pistas?  ::)

Eu vou tentar ser um pouco mais claro em minha "provocação", para registro e debate...

Tem "marketing" aí?  ::)
Até onde?
Quanto?  ???

Abraços!
Alberto