Espaço de discussões > Fórum principal

Curiosa e antiga máquina sem calibre

(1/2) > >>

Advogado:
Olá amigos.

Esta máquina sem calibre acompanhou minha infância, e foi numa dessas que eu aprendi muito sobre relógios. Por isso, tenho um carinho especial por elas. Alguém sabe quem as fabricou? Eram brasileiros? Gostaria de saber mais sobre elas.


Bruno Recchia:
Oi !

Bom, é sem garantia... Mas a primeira vista, isso parece com os movimentos Lapanouse ou Baumgartner, feitos na suiça, mas com 0 jewels, bem baratinhos...

abraços,

Bruno

Adriano:
EB? Baumgartner?

Algo nessa linha!

Abraços!

Adriano

Advogado:
 :D Suiça... Eu (e meus amigos relojoeiros), sempre pensamos que as máquinas produzidas na suiça fossem da melhor qualidade. Mas, embora essas "sem calibre" não tenham rubis nem sistema incabloc, elas eram munidas de âncora com "pinos de cavilha" (não sei se é este o nome correto), que para a época não deixava de ser uma boa tecnologia de precisão. O fato é que essas maquinas eram baratas, fáceis de montar e simples, por isso que muitos relojoeiros aprenderam nelas.

flávio:
Sim, são com escapamento por pinos. Relógios de massa. Há uma rápida menção a eles no meu texto sobre a estória do quartz e há um texto no site Relógios e Relógios, acho que do Wilson, sobre os Roskopf, que também tratam do tema. Eram relógios para serem, diria, "descartáveis"...


Flávio

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa