Moedas

  • 23 Respostas
  • 7395 Visualizações
Moedas
« Online: 02 Abril 2010 às 03:14:24 »
Alguém aqui coleciona moedas?  Sua coleção tem algum tema ou foco específico?

Eu coleciono moedas brasileiras de circulação normal.  Além disto, tenho um ajuntamento de moedas estrangeiras dos países por onde eu e amigos ou parentes passamos.

Um abraço,
Leandro

*

Offline kalex

  • **
  • 97
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #1 Online: 03 Abril 2010 às 21:57:11 »
Ola ...
No meu caso .. o meu ajuntamento são para as series comemorativas do Banco Central, hoje atualmente composta por aprox. 24 moedas.
Ainda não consegui comprar todas, mas um dia eu chego lá.


KALEX


Re: Moedas
« Resposta #2 Online: 04 Abril 2010 às 00:07:08 »
Kalex,

Você coleciona as comemorativas de circulação normal (R$ 1,00 da FAO, Juscelino Kubitschek, Banco Central...) ou as de metais nobres?

Um abraço,
Leandro

*

Offline kalex

  • **
  • 97
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #3 Online: 04 Abril 2010 às 23:07:33 »
Kalex,

Você coleciona as comemorativas de circulação normal (R$ 1,00 da FAO, Juscelino Kubitschek, Banco Central...) ou as de metais nobres?

Um abraço,
Leandro


Ola Leandro,
Eu coleciono as moedas baseada em PRATA. As da série FAO eu tb tenho (uma de cada), pois elas fazem parte do catalogo que consta no site do BC.
Estou vendo algumas mais antigas .... mas somente algumas.

Abs,
KALEX


Re: Moedas
« Resposta #4 Online: 05 Abril 2010 às 00:18:32 »
Kalex,

Você me enviaria uma lista das que está vendendo por MP?

Um abraço,
Leandro

*

Offline kalex

  • **
  • 97
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #5 Online: 05 Abril 2010 às 09:52:18 »
Kalex,

Você me enviaria uma lista das que está vendendo por MP?

Um abraço,
Leandro


ops ....erro de digitação ...
Não estou vendendo nenhuma .. quis dizer que estava comprando algumas antigas .....

sorry pelo incoveniente ....
mas dependendo do que vc quer ou precisa eu vejo quem tem para vender .....

abs,
KALEX


Re: Moedas
« Resposta #6 Online: 05 Abril 2010 às 13:34:02 »
Eu coleciono moedas muito antes de saber ver as horas em relógios analógicos!!

Minha coleção era um pouco de tudo... hj está 100% focada na antiguidade clássica.

Grécia, Roma (República e Império) e Bizantinas.

Exemplos q até já postei antes aqui no fórum:

Comum Constantius II (337 – 361)


Tetradrachma ateniense 449 – 413 B.C.


Marc Antony Den "Galley Leg XXIII" 49-27 BC


Nero


E por aí vai.... toda a coleção é fotografada e catalogada... dá MUITO trabalho mas eu adoro!!!  :D

Abraços!
Rafael.

Re: Moedas
« Resposta #7 Online: 05 Abril 2010 às 19:12:36 »
Rafael,

Muito interessante sua coleção.  Eu também gostaria de adicionar algumas peças da antiguidade clássica à minha coleção.  Você recomenda alguma loja ou vendedor?

Gostei muito das fotografias.  O que você utiliza?

Um abraço,
Leandro

Kalex,

Não precisa se desculpar.

Um abraço,
Leandro

A todos:

Como vocês armazenam a coleção?  Usam álbuns?  Usam flips de vinil comuns? Flips de mylar?  Cápsulas de acrílico?  Medalheiros de metal ou madeira?

Um abraço,
Leandro

Re: Moedas
« Resposta #8 Online: 05 Abril 2010 às 23:36:18 »
Fala Leandro!

Essas fotos são dos vendedores. Alguns utilizam até mesmo um scanner! Fica legal. As q eu mesmo tirei com a minha máquina não ficam muito boas, é só com o propósito do catálogo mesmo.

Lojas tenho para te recomendar sim. Ficam lá fora, obviamente, qq coisa me envie MP.

As moedas comuns da coleção ficam num álbum, essas clássicas ficam num armarinho q mandei fazer de madeira com várias gavetas e compartimentos para as moedas.

Abraços!
Rafael.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #9 Online: 25 Abril 2010 às 03:42:05 »
Puxa falando em moedas eu me lembrei de um epsódio, sabem a de 10 cruzeiros dos anos 80's então, meu pai tem muitas em sua coleção as repitidas que era muitas mesmo ele deixava na dispensa em uma lada de tinta, um belo dia na malandragem eu peguei algumas e fui ao mercado (isso na e poca do real já) mais não para usar as moedas para compra não, bom + ou -, fui testar nas maquinas de refrigerantes que tinha para fora do mercado e elas ficam para fora mesmo com mercado fechado, ai enfiei a moeda lá e apertei o botão para escolher o refrigerante, não é o negócio funcinou !! Ai virou festa, quase todas as noites eu ia lá pegar uma latinha de refri acostumei né !!

Para se ter uma idéa da quatidade de moedas que meu pai tem dessas de 10 cruzeiros, ainta tem muitas delas até hoje, até parece uma praga!!

Bom hoje podem tentar que o sistema já não permite mais fraude !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #10 Online: 25 Abril 2010 às 09:31:09 »
Fantásticas, Rafael!

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Moedas
« Resposta #11 Online: 26 Abril 2010 às 00:52:35 »
Fantásticas, Rafael!



Obrigado Miguel!!!  ;)
Abs!
Rafael.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #12 Online: 26 Abril 2010 às 18:17:42 »

Tem alguma moeda Lídia ?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Moedas
« Resposta #13 Online: 26 Abril 2010 às 19:52:29 »

Tem alguma moeda Lídia ?

Não!!! Não tenho....

Difícil de achar em bom estado..... e o preço não ajuda!!!

Abs!
Rafael.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #14 Online: 29 Abril 2010 às 07:38:32 »

Bem, imagino que sejam as mais raras e caras da face da Terra, uma vez que foram os lídios que inventaram o dinheiro...

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Moedas
« Resposta #15 Online: 29 Abril 2010 às 10:51:32 »
São raras e caras sim! Mas nada excepcional...

Moedas antigas são encontradas facilmente e constantemente.

Hoje mesmo saiu uma reportagem no Terra de moedas da idade média encontradas na Alemanha:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4406174-EI238,00-Tesouro+do+seculo+XIV+e+descoberto+na+Alemanha.html

Muitas moedas da antiguidade clássica são achadas dessa maneira:



Olha a cara de felicidade do campeão!! Essas são romanas do século III. Comuns e baratas. A maneira mais segura de guardar dinheiro era enterrando!!

Esses achados algumas vezes mudam os rumos das coleções, os tetradrachma atenienses eram extremamente raros e caros há alguns anos atrás... depois de uma descoberta parecida com a foto acima ficaram bem mais acessíveis...
Hoje em dia os decadracmas atenienses são raríssimos!!! Só vi um único exemplar no museu numismático em Athenas!! Lembra os 4drachma, Athena no verso e a coruja com as asas abertas no reverso,  (nomes técnicos para cara e corôa!!  :) ) e obviamente com um tamanho e peso bem maiores... Foi doada ao museu por um colecionador... se não fosse esse ato exemplar, nem na Grécia eu veria uma 10drachma!
Site do museu: http://www.nma.gr/index_en.htm

Muitas pessoas, principalmente no leste europeu vivem de achar e vender moedas.. saem pelos campos com um detector de metal....

Aliás, se eu morasse em uma casa em qualquer lugar da Europa alugaria um detector desses... nunca se sabe oq pode estar debaixo dos seus pés ou lá no fundo do quintal!!  ;)

Abraços!
« Última modificação: 29 Abril 2010 às 10:57:35 por mestreaudi »
Rafael.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #16 Online: 29 Abril 2010 às 13:16:59 »

É que as moedas da Lídia são de mais de 4.000 anos atrás!

Não é à tôa que custem tanto!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Moedas
« Resposta #17 Online: 29 Abril 2010 às 13:36:23 »
Não são tão velhas assim Miguel  :D
mais ou menos de 600 aC

Abs!
Rafael.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Moedas
« Resposta #18 Online: 29 Abril 2010 às 14:54:47 »

Rafael,

O primeiro "dinheiro" que se tem notícia foi inventado pelos lídios no fiinal do 3º milênio antes de Cristo. E eram no formato de moedas de metal.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Moedas
« Resposta #19 Online: 29 Abril 2010 às 22:24:55 »
Não sei aonde vc leu isso, mas esse período de tempo não é verdade Miguel!
Os lídios sim, inventaram a moeda, com um leão no anverso. (existem pessoas q defendem q elas surgiram na ilha de Aegina na Grécia, eles cunharam moedas muito legais com tartarugas no anverso).
Não gosto da Wiki, mas pesquisando um pouquinho sobre essa civilização achei isso:

Citar
First coinage
 
Early 6th century BC one-third stater coin.According to Herodotus, the Lydians were the first people to introduce the use of gold and silver coin and the first to establish retail shops in permanent locations.[7] It's not clear, however, whether Herodotus meant that the Lydians were the first to introduce coins of pure gold and pure silver or the first precious metal coins in general. Despite this ambiguity, this statement of Herodotus is one of the pieces of evidence often cited in behalf of the argument that Lydians invented coinage, at least in the West, even though the first coins were neither gold nor silver but an alloy of the two.[8]

The dating of these first stamped coins is one of the most frequently debated topics in ancient numismatics,[9] with dates ranging from 700 BC to 550 BC, but the most commonly held view is that they were minted at or near the beginning of the reign of King Alyattes (sometimes incorrectly referred to as Alyattes II), who ruled Lydia c. 610-550 BC.[10] The first coins were made of electrum, an alloy of gold and silver that occurs naturally but that was further debased by the Lydians with added silver and copper.[11]

É basicamente a mesma coisa q dizem os livros de moedas q tenho aqui  ;)

Abração!
Rafael.