Menu principal

OMEGA MEMOMATIC - O despertador da Omega - 1970

Iniciado por Gravina, 07 Abril 2010 às 12:05:53

tópico anterior - próximo tópico

Gravina

Atendendo a uma consulta elaborada pelo nosso companheiro Shun (meu xará) via e-mail.

Omega  Memomatic

Podemos dizer que este modelo trouxe duas grandes novidades dentro desta categoria de relógios-alarme, na ocasião do seu lançamento, a saber:
1É o primeiro relógio automático dotado de alarme, com apenas um tambor de corda, que impulsiona o movimento, e a função alarme simultaneamente. Inteligente, o alarme quando ativado, utiliza-se somente da energia necessária para este fim.
2)É também o primeiro mecanismo alarme com capacidade para ajustar o exato minuto para o seu acionamento...ex: 22h43min , isso é possível dado o seu sistema de disco duplo no mostrador. Inventado por Raoul Flevi Erard, tem a patente nº 513444, registrada em 07 de Outubro de 1968, e publicada em 28 de Maio de 1971
A Omega denominou este movimento de calibre 980, mas a sua produção era da Lemania que denominava de calibre de 2980
Foram produzidos 35.000 movimentos deste calibre.
Os modelos produzidos estão abaixo...........existe um ainda que é em plaquê com o exato desenho de caixa da linha não piloto ( esta que tem uma cara de flightmaster 1ª geração – cal 910).

As fotos estão péssimas, mas o dia também não está bom :'(.......chove lá fora, e aqui dentro também ;D ;D

Manual

Manual técnico:

É uma ótima opção de aquisição, pois não é um modelo muito caro, se levármos em conta a sua representatividade , e inovações! ;)

Abraços

Gravina

shun

Muuuito obrigado Gravina!!

Tenha calma, a chuva passa..!

Obrigado mesmo!

Um abração!

rlessa

nilomis

Mestre,

Tópico maravilhoso e mais do que completo.
Adoro quando o museu horológico da Moóca abre as suas portas.   ;D ;D

Uma questão:

Na frase de abertura, entendi que o Memomatic "É o primeiro relógio automático dotado de alarme e com apenas um único tambor de corda".

Correto?

Isto porque eu acho que o Memovox da JLC veio primeiro, como relógio automático com alarme.
Talvez o Vulcain Cricket tenha vindo antes mas não sei se era automático.

Abs,

Nilo

flávio

Citação de: nilomis online 07 Abril 2010 às 12:31:04
Mestre,

Tópico maravilhoso e mais do que completo.
Adoro quando o museu horológico da Moóca abre as suas portas.   ;D ;D

Uma questão:

Na frase de abertura, entendi que o Memomatic "É o primeiro relógio automático dotado de alarme e com apenas um único tambor de corda".

Correto?

Isto porque eu acho que o Memovox da JLC veio primeiro, como relógio automático com alarme.
Talvez o Vulcain Cricket tenha vindo antes mas não sei se era automático.

Abs,

Nilo

O Cricket veio bem antes, veja lá no meu texto. E, apesar de eu ser fã da Omega, o Cricket ainda tem algo que nenhum relógio com alarme conseguiu ter: a capacidade de despertar os mortos! Sério! Chega a ser irritante de tão alto. Quando ouvi os Memovox, Seikos etc, pensei: que baixinho! Parece show de jazz. O Cricket é heavy metal! kkk

Flávio

Gravina

É isso aí Nilo, um único tambor!..........carrega automaticamente o despertador

No primeiro automático (martelo) que é da JLC, você tem que carregar manualmente o despertador, certo?

O primeiro despertador......1947 corda manual - Como bem disse o Flávio, barulho ;D maior não há.......só não acorda, quem já morreu

O primeiro despertador automático

Um automático  (volta completa) - Speedbeat da mesma época do Memovox - carregando o despertador manualmente.

Abs

Gravina

nilomis

Citação de: Gravina online 07 Abril 2010 às 13:04:48
É isso aí Nilo, um único tambor!..........carrega automaticamente o despertador
No primeiro automático (martelo) que é da JLC, você tem que carregar manualmente o despertador, certo?
Mestre,

Perfeito.

Este aqui o despertador (será que alguém usa isto?) é corda manual mas o movimento é "a martelo".

Abs,

Nilo

igorschutz

Excelente, Mestre! Obrigado por compartilhar!

O Memomatic é show, mas esses JLC são bem mais bonitos... ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Citação de: igorschutz online 07 Abril 2010 às 13:34:29
O Memomatic é show, mas esses JLC são bem mais bonitos... ;D

Um abraço,

Igor

Ah!!! danandinho!!!.....fala assim não do Memomatic ;D
É vero, os Memovox são mais belos..............a época do Memomatic era diferente (anos 70)...............veja que no Speedbeat, eles tentaram dar uma enfeitada no pavão, ainda que com um estilo de caixa do tipo "sério".
Esqueci, e apenas para ilustrar.........uma foto do Vulcain à corda manual (modelo do final dos anos 60)

Abs

Gravina

Gravina

Citação de: Gravina online 07 Abril 2010 às 14:00:39
Citação de: igorschutz online 07 Abril 2010 às 13:34:29
É vero, os Memovox são mais belos..............a época do Memomatic era diferente (anos 70)...............veja que no Speedbeat, eles tentaram dar uma enfeitada no pavão, ainda que com um estilo de caixa do tipo "sério".

Ops!!!
Momento Constanza Pascolato: "Caixa do tipo comportada" ;)

Abs

Gravina

igorschutz

Este Speedbeat tem a cara dos Memovox Amvox atuais. Muito bonito!

Uma pena que hoje em dia são poucas as marcas que oferecem essa complicação. Deve ter passado a moda, né? ::)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Daniel Eira

Gravina,

Ótimo tópico! Obrigado por compartilhar!

Igor, concordo com você. Hoje em dia poucos oferecem essa complicação. Gosto muito desses JLC mas o preço complica... ;D

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Alberto Ferreira

Salve!

Beleza, mesmo! Putz!

Douglas e amigos,
Grato pelas informações sobre esses belos e tão peculiares relógios.

Despertadores mecânicos de pulso sempre me "fascinaram", por alguma razão que não sei qualificar muito bem.
Até hoje eu tenho o Bell-Matic que comprei em Tóquio, no ano do seu lançamento.

Eu ainda lembro bem com eu fiquei "embevecido" com aquela maquininha, simplesmente fantástica para mim naquela época...  :o
E até hoje ela ainda me traz aquelas lembranças.

Abraços,
Alberto

Wadley

Gravina,

Show !

Concordo com o Igor quanto a beleza dos JLC e com o Flávio quanto ao barulhão dos Cricket.
Wadley

Gravina

Citação de: Alberto Ferreira online 07 Abril 2010 às 16:33:14

Despertadores mecânicos de pulso sempre me "fascinaram", por alguma razão que não sei qualificar muito bem.
Até hoje eu tenho o Bell-Matic que comprei em Tóquio, no ano do seu lançamento.

Eu ainda lembro bem com eu fiquei "embevecido" com aquela maquininha, simplesmente fantástica para mim naquela época...  :o
E até hoje ela ainda me traz aquelas lembranças.

Abraços,
Alberto

Valeu amigos!!!...os agradecimentos são todos meus! :D
Alberto, adoro estas histórias!!.............que tal colocarmos aqui neste tópico os nossos relógios (Seiko, Technos, etc) barulhentos? (no bom sentido, é claro.....tritrimtrim)

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: Gravina online 07 Abril 2010 às 17:54:46
...
... adoro estas histórias!!.............que tal colocarmos aqui neste tópico os nossos relógios (Seiko, Technos, etc) barulhentos? (no bom sentido, é claro.....tritrimtrim)
...

Salve!

Douglas,
O meu Bell-Matic está, há anos (literalmente!), lá com o Carregalo.
Nada de errado com eles, eu apenas o deixei lá...  8)

Na verdade, ele tem uma história ainda mais interessante, envolvendo o meu falecido e querido irmão...  :(
Mas sem "traumas", pois as lembranças são muito boas!

Quando ele estiver por aqui (eu vou pegá-lo assim que der), eu prometo postar umas fotos e contar o "resto" da história...  8)

Abraços!
Alberto

Correia

Mestre Gravina : show !!!!

Lindo design, gosto muito do modelo.
E da complicaçao, tambem. :-*

Grato por compartilhar  8)

Abraço!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Fabricioab

Mestre, mestre, num dia chuvoso, cinzento e triste (agora já noite), me deparo com tamanha informaçao, é simplesmente muito bom!

Obrigado por compartilhar, de grande valia o conhecimento.

Concordo com a galera, os JLC's são realmente muito belos!

Obrigado novamente.

Abraços.
What the next step ?

Gravina

Oba!!!
Valeu amigos!!!
Muito obrigado

Abs

Gravina

Clélio

Olá amigos,

muito bom este tópico, trouxe alento a este dia de chuva..  ;)
  Bem, tenho alguns despertadores também.  Um que  gosto muito e considero um tratorzinho é o Poljot, é literalmente relógio rustico, desing, movimento, acabamento e o barulho, deve ter sido projetado para interromper periodos de hibernação.... ;D ;D

Abs