ORIENT Clube // King Diver / World Diver

  • 805 Respostas
  • 388440 Visualizações
Um pouco mais de História
« Resposta #760 Online: 17 Dezembro 2015 às 11:57:49 »
Gostei bastante desse tópico. Pra contribuir quero colocar o link de um post que eu achei bastante instrutivo sobre a história desse tão peculiar modelo com belas fotos.

http://www.relojes-especiales.com/foros/vintages/orient-king-diver-aaa-188313/
Aprendendo todos os dias.

KD-0104904E
« Resposta #761 Online: 18 Dezembro 2015 às 12:38:55 »
Opa, esse é o meu King Diver.

Ainda não consegui datar ele mesmo pesquisando bastante, se alguém puder me ajudar.

Ainda não tenho foto do movimento, porém como pretendo restaura-lo quando eu levar ele na relojoaria vou pedir para o relojoeiro tirar uma foto do movimento.



A pulseira dele não é original, estou pensando em colocar uma de couro no lugar, o que acham?




Ao que me parece ele já passou por algum tipo de restauração anteriormente.



Aqui percebe-se que foi bastante usado o fundo é quase ilegível.



Aguardo vossas considerações.

Aprendendo todos os dias.

*

vinniearques

Re:ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #762 Online: 18 Dezembro 2015 às 13:22:13 »
Está com cara de mostrador reformado, ta com muita cara de Sarica esse mostrador e esse Lume

*

Alberto Ferreira

Re:KD-0104904E
« Resposta #763 Online: 18 Dezembro 2015 às 14:24:10 »
Opa, esse é o meu King Diver.

Ainda não consegui datar ele mesmo pesquisando bastante, se alguém puder me ajudar.

Ainda não tenho foto do movimento, porém como pretendo restaura-lo quando eu levar ele na relojoaria vou pedir para o relojoeiro tirar uma foto do movimento.

...

Aguardo vossas considerações.

Boa tarde, caro Jeremias!

Seja bem-vindo à "confraria dos orientados".
Mas não se ofenda pois esta é uma maneira brincalhona, porém muito respeitosa, com que eu costumo me referir aos fãs da marca, eu incluído, bem entendido;)


Amigo,
Por favor, tome estas como orientações genéricas e básicas sobre estes movimentos com as chamadas "duas janelas" como alguns gostam de dizer, ok?

Julgando apenas pela configuração das janelas de data e dia, o movimento pode ser, o 1942 ou o 46941.
Mas como saber quem é quem?

Bem,...
- Nos 46941 o ajuste do dia da semana (data) e feito acionando o botão lateral e do dia girando a coroa principal, mantendo-a "puxada" em sua posição intermediária.

- Nos 1942, o processo é um pouco mais "complicado".
Contrariamente ao caso anterior, o botão lateral ajusta a data (o dia da semana) e para ajuste do dia os ponteiros têm que ser avançados até passar das 2 horas (da manhã), até "saltar" o dia, e depois retornados até as 21 horas, repetindo este processo de vai-e-vem até se chegar à data (dia da semana) desejada.

Tente aí no seu e identifique.

Os 1942 são movimentos mais antigos, foram lançados no final da década de 1960, já os 46941 foram lançados em meados da década de 1970.

Ah!
Apenas "palpitando", pela mera observação das fotos que nos mostrou, o mostrador embora com defeitos (desgastes) não me parecer ter sido restaurado, não.  ::)
Mas eu posso estar errado.



Abraços!
Alberto
« Última modificação: 18 Dezembro 2015 às 14:43:06 por Alberto Ferreira »

1942
« Resposta #764 Online: 18 Dezembro 2015 às 14:41:53 »
Opa

O botão lateral está totalmente inutilizável (o botão está travado), fiz o ajuste de data unicamente através do macete das horas. Pelo que o Alberto falou parece-me que o movimento é um 1942, nunca abri ele, espero que esteja em bom estado. Porém até o momento o funcionamento e precisão parecem muito bons e os calendários estão funcionando perfeitamente.

Sobre o mostrador, os lumes estão super fortes, outra coisa que também me chama atenção é essa marca arredondada perto do eixo dos ponteiros, o que me faz imaginar se realmente não foi restaurado tal como o Vinnie citou.

Quanto a ideia de colocar uma pulseira de couro, alguma consideração?
Aprendendo todos os dias.

*

Alberto Ferreira

Re:1942
« Resposta #765 Online: 18 Dezembro 2015 às 14:49:41 »
...

Quanto a ideia de colocar uma pulseira de couro, alguma consideração?

Bem,...
É uma questão de gosto pessoal.

Neste tipo de modelo, como o seu, eu curto uma pulseira de couro, sim.
Ou a chamada "mesh".

Veja esta foto de um meu...


Top
« Resposta #766 Online: 18 Dezembro 2015 às 15:06:06 »
Po cara, que exemplar bonito. Gostei dessa pulseira.
Aprendendo todos os dias.

*

Alberto Ferreira

Re:Top
« Resposta #767 Online: 18 Dezembro 2015 às 15:17:41 »
Po cara, que exemplar bonito. Gostei dessa pulseira.

Obrigado!
A pulseira foi na verdade "tunada" por mim.
Eu peguei uma "mesh" de malha grossa (que eu comprei na NET - não lembro mais onde foi...  :-[) e adaptei o fecho "deployant" que eu já tinha.



Alberto

Re:ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #768 Online: 19 Dezembro 2015 às 13:36:47 »
Povo,

Qual seria um valor aceitável, ou faixa de valores, a se pagar em um KD ? É que vejo muita variação de preço no que se pede no comércio eletrônico ( leia-se ML), e em vários desses casos, um produto que sofreu bastante durante a vida.

Abraço,
Marcus Lucchezi


Oferta e procura.
« Resposta #769 Online: 19 Dezembro 2015 às 17:51:59 »
Cara os KD/WD já são relógios muito antigos acho difícil mensurar um valor devido a isso.

Tecnologicamente eles não são lá essas coisas pois um relógio que tem "Diver" no nome e suportar apenas 40m é, no mínimo, uma piada.

Acho que tudo depende do estado de conservação do artigo e da sua vontade de ter, o meu mesmo paguei muito caro (na minha opinião) R$450,00 só o fiz pois foi pra ajudar um amigo, visto que a pulseira não é original e está ruim, a caixa precisa de polimento, e tem  um botão que não está funcionando. Em outras palavras vou ter que investir uma grana na restauração. Porém como o mostrador está legal acho que vai ficar muito bacana quando ele estiver totalmente restaurado (gosto dos detalhes causados pelo tempo no mostrador, destaca que a peça tem história). Porém o custo final de tudo acho que só é justificável pela vontade que eu tinha em ter um relógio (vintage) desses.
Aprendendo todos os dias.

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #770 Online: 19 Dezembro 2015 às 21:06:41 »
Gosto muito deste modelo. Se fosse eu arriscava deixar ele Zero km.

Abs
Escolha o caminho do meio!

Re:ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #771 Online: 21 Dezembro 2015 às 00:38:05 »
Salve, salve !

Minha colacoracao para a galeria do Orient Club


Meus filhos únicos, por enquanto!


Orient/WD by Carlos Ventura, no Flickr



Orient/WD by Carlos Ventura, no Flickr


Orient King Diver by Carlos Ventura, no Flickr


Orient King Diver by Carlos Ventura, no Flickr



Paz e luz!


C. Ventura

Re: C.Ventura
« Resposta #772 Online: 21 Dezembro 2015 às 12:13:12 »
Opa

Belos relógios C. Ventura.

Cara sobre a penúltima foto, vc tem mais informações desse modelo? Sabe dizer qual o ano de fabricação e qual o movimento?

Pergunto pois ele parece ser idêntico ao meu.

Grato.
Jeremias
Aprendendo todos os dias.

Havaliação autorizado
« Resposta #773 Online: 23 Dezembro 2015 às 12:35:01 »
Opa

Levei meu KD no autorizado da Orient aqui da minha cidade, ele me falou uma coisa que me deixou feliz, o movimento é original e está em perfeito funcionamento, no caso o 1942.
Porém ele me falou duas coisas que me deixaram bastante desapontado, tanto a caixa quanto o aro do relógio não podem receber polimento pois são de Latão cromado, portanto as marcas que o celular tem dos lados não podem ser amenizadas...  :( Outra coisa ele me falou que não é possível recuperar o botão de ajuste do dia, porém ele não me disse o motivo de tal.

Bom pelo menos a pulseira de couro que eu queria colocar ficou legal:

Aprendendo todos os dias.

*

Jefferson

Re:ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #774 Online: 23 Dezembro 2015 às 13:27:00 »
Olá Jeremias,

A informação que lhe foi passada não procede no todo.

De fato, esse aro que tem a função de fixar o acrílico é cromado, o que inviabiliza polimento. Porém, ele pode ser enviado para receber novo banho, mas eu não tenho uma indicação de empresa/pessoa que faça. Vamos aguardar os colegas com possíveis indicações.

Sobre a caixa, os KD's tem sim caixa em aço inoxidável, o que permite tranquilamente o polimento. Deves apenas tomar o cuidado de como fazer, ou enviar para profissional experiente. O polimento de uma caixa de relógio deve ser tratado mais como processo de lapidação, que respeite as facetas originais que dão o desenho da caixa. Em relógios antigos, o uso contínuo, o atrito com roupas etc pode já ter comprometido parte desse desenho. O polimento bem feito pode revitalizar, além de eliminar os riscos.

Sobre o botão, tem recuperação também. Em primeiro lugar, é necessário ver se a mudança de calendário está funcionando normalmente no movimento, o qual possui uma pequena alavanca que é acionada pelo botão, são duas coisas independentes.

Se o acionamento no movimento estiver OK, resta partir para o botão. Ele possui uma pequena trava de pressão, na extremidade interna (cuidado, fácil de quebrar e de perder). Ao retirá-la, o botão sai, junto com sua mola. Geralmente há bastante sujeira no local, o que causa o travamento do botão.

Dê uma olhada no tópico "Antes e Depois", no qual há vários relatos de restaurações de Orient.

As informações ficaram meio desordenadas, mas espero que ajude.

Abraço,

Jefferson

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re:ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #775 Online: 23 Dezembro 2015 às 17:49:53 »
Boa tarde pessoal! Estou viajando já com presente de natal que ganhei de mim mesmo :)

Já tinha o poseidon preto e não resisti ao laranja :)

Abs
Renato155



Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Alberto Ferreira

Re:Havaliação autorizado
« Resposta #776 Online: 27 Dezembro 2015 às 20:08:57 »
...
Porém ele me falou duas coisas que me deixaram bastante desapontado, tanto a caixa quanto o aro do relógio não podem receber polimento pois são de Latão cromado, portanto as marcas que o celular tem dos lados não podem ser amenizadas...  :( Outra coisa ele me falou que não é possível recuperar o botão de ajuste do dia, porém ele não me disse o motivo de tal.
...


Boa noite!
Jeremias, apenas corroborando...
Como o Jefferson já comentou, esta informação não está inteiramente correta.

Pois...
- O aro, sim, é cromado mas dá para recuperar (com um novo banho), em Sampa há quem faça.
Talvez algum colega de lá possa lhe ajudar com uma indicação.

- A caixa é de aço.

- Provavelmente o seu "representante autorizado" não tem as peças, por isso não comentou com mais clareza sobre o acionador do calendário ("botão de ajuste do dia").
Eu suponho que (no mínimo) exista uma mola (ou a tal  trava) quebrada ali, mas o "botão" em si me pareceu, pela foto, talvez deformado, até meio amassado, por ter sido premido de maneira forçada com alguma "ferramenta" inadequada, pois na verdade aquilo é para ser acionado apenas com a unha, sem usar nada mais para "apertá-lo"...
Talvez uma sucata possa ajudar, pois certamente você não encontrará peças novas de reposição para este item.

Abraço!
Alberto
« Última modificação: 27 Dezembro 2015 às 20:14:45 por Alberto Ferreira »

Edição mais nova do clássico King Diver.
« Resposta #777 Online: 12 Fevereiro 2016 às 12:25:51 »
Olá pessoal do fórum. Meu nome é Fábio. Sou novo aqui. Tenho lido bastante os tópicos daqui, principalmente sobre os relógios Orient Automáticos. Parabéns pelos modelos históricos que possuem.

Já tive um King Diver fabricado nos anos 90, porém me roubaram. Hoje, adquiri o novo modelo deste clássico, uma homenagem da Orient. Segue a foto. Acredito que seja um pouco maior que os clássicos KD dos anos 70. A pulseira poderia ser melhor e mais confortável no braço, mas é um excelente relógio que merece estar na coleção de quem curte esse design.

Abraço a todos.

*

Offline NANÁ

  • *
  • 12
    • Ver perfil
Re:ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #778 Online: 26 Agosto 2016 às 21:36:18 »
Ola, embora tenha me registrado em 2009, vou me apresentar novamente, sou o Nascimento (São Paulo)
Apos ler este tópico, fiquei com um grande interesse sobre este modelo, dei uma pesquisada em outros fóruns e em alguns sites de leiloes, para minha surpresa encontrei um Orient King Diver 40th Anniversary Limited Edition, a venda, relógio novo, sem nenhuma marca de uso, com caixa, manual, plásticos e selos, o preço não era convidativo, mas acabei comprando!
Acredito que como nos primeiros modelos, a pulseira não é muito confortável, troquei a pulseira e achei que ficou bem bacana!
Abraços
Nascimento




Desde que fiz do meu hobby a minha profissão, nunca mais trabalhei srsrsrrsrsrsrs

Re:ORIENT Clube // King Diver / World Diver
« Resposta #779 Online: 24 Dezembro 2016 às 20:16:50 »
Senhores Foristas boa noite... tenho acompanhado as mensagens e gostaria de compartilhar minhas peças com o amigos e tirar algumas duvidas. Poderiam por favor me orientar como postar as fotos? Grato desde já