Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !

  • 780 Respostas
  • 264025 Visualizações
*

RÔMULO FÓZ

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #480 Online: 27 Maio 2012 às 09:59:20 »
Brincando com a maquina perto da noite...

Abs
Romulo Foz

aha, vc queria pega o crepúsculo no reflexo do vidro do Longiness née!?


Muuuito boa as fotos!


Valeu amigo, a intenção era essa, mas notei que veio "um algo a mais"(reflexo do jaobobao aqui...rss)
abs
romulofoz

(y)

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #481 Online: 27 Maio 2012 às 15:15:02 »
Brincando com a maquina perto da noite...

Abs
Romulo Foz

aha, vc queria pega o crepúsculo no reflexo do vidro do Longiness née!?


Muuuito boa as fotos!


Valeu amigo, a intenção era essa, mas notei que veio "um algo a mais"(reflexo do jaobobao aqui...rss)
abs
romulofoz

(y)


KKKKKKKKKK, faaz parte!
(y)
Felipe Oliveira

Orient, 46941 (469214-6A PR)
Orient, 46941 (4696A1-4A CA)
Seiko, 6119-8083

"O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." (Bertrand Russell)

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #482 Online: 27 Maio 2012 às 17:08:27 »
Linda foto e lindo relogio, parabéns amigo Foz

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline helio

  • *****
  • 903
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #483 Online: 28 Maio 2012 às 08:49:50 »
Boa noite a todos

Revivendo o tópico para pedir ajuda aos amigos.

Estou querendo adquirir uma câmera no estilo semi-profissional e conversando com algumas pessoas me indicaram basicamente dois modelos na faixa de preço que pretendo gastar, seriam essas:

Nikon SLR D5100 ou Canon rebel T3i

Caso alguém tenha algum um outro modelo pode dizer também.

Qual das duas devo comprar?

Grande abraço

Julio Celes




As duas são equivalentes, estive em Orlando em Janeiro e passei pela mesma duvida (pendia para T3), acabei escolhendo uma Sony Alpha33 de 14MP em função da eletronica e do visor (7fps, panoramica por mov da camera, multifoco e multiiso), apesar de serem meio que ignoradas a eletronica embarcada nelas é infinitamente superior a encontrada na grande maioria das maquinas equivalentes. Por fim comprei tmb um SuperZoom 18-200mm (28-300mm equiv. para quem aprendeu a fotografar em 135mm) quando fui a Barcelona com a esposa em seguida (uns 220 euros por uma tamrom na FNAC, com 20 de refund), apesar de ser uma opção extremamente criticada em função das distorções nos extremos, é algo extremamente verssatil, chega a ser impossivel fotografar acima de 70mm (135mm equiv) em ambientes fechadose ficar carregando duas ou tres lentes não é algo pratico (quando era adolescente carregava uma bolssa com pelo menos 3 lentes e uns 20 filtros, não é produtivo), alem do que se vc utilizar o multifoco da A33 a amplitude do campo focal melhora muito (a A33 pode bater varias fotos com focos distintos e mesclar em uma unica foto, utilizando a caracteristica das 7fps).
Qualquer seja sua escolha lembre-se de comprar um SD de alta velocidade, sem ele vc não conseguira utilizar os recursso de sua escolha (as duas citadas são 3.5fps).
[]s
« Última modificação: 28 Maio 2012 às 08:52:05 por helio »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #484 Online: 28 Maio 2012 às 09:55:24 »
Hélio, só uma coisa: ou é filme 135 ou filme 35mm. Filme 135mm não existe.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #485 Online: 28 Maio 2012 às 11:03:18 »
Igor, vou abusar do seu conhecimento e fazer uma pergunta que talvez você saiba responder de cabeça: tenho uma Pentax MZ-5n, SLR de filme. Era uma top-de-linha da marca e foi uma das últimas SLR de filme 35mm feitas pela marca.

Como é mai ou menos óbvio, ela usa objetiva tipo baioneta, e tenho duas objetivas com encaixe KAF2, que era na época o mais moderno, com controle de foco elétrico e "feedback" eletrônico da abertura e zoom (zoom manual, não elétrico). Ou seja, você via no visor interno digital o zoom e a abertura. Uma objetiva é 38-70 e outra é 80-300.

Pergunta: penso, alguma hora, em comprar uma Pentax SLR digital (quem sabe uma K5) e obviamente aproveitar essas objetivas. Assim, economizo ao comprar só o corpo e "desenterro" essas objetivas (que são Pentax mesmo). Por mais que o encaixe seja o mesmo, vou perder funcionalidades da lente, ou vou pelo menos conseguir manter os mesmos recursos (o foco elétrico e o feedback eletrônico)? Devo enfrentar problemas de vinhetas ou outros tipos de distorções ou isso é imprevisível? A Pentax sempre "prometeu" compatibilidade inversa nas objetivas. Pelo menos era assim no tempo do filme e existia até uma tabela. Essa tabela existe ainda? Pois reza a lenda que elsa todas são comaptíveis com as KAF2. Será assim simples?

Caso não saiba responder de cabeça, por favor, não perca tempo pesquisando pois quem devia ter feito essa pesquisa era eu. Tentei, mas achei pouca resposta.

Abraço!

Adriano
« Última modificação: 28 Maio 2012 às 11:09:38 por Adriano »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #486 Online: 28 Maio 2012 às 11:41:35 »
Adriano,

Você conseguirá usar suas lentes nas DSLR Pentax modernas sim, sem perda de funcionalidades, pois elas possuem essa mesma baionete K-AF2 da sua MZ-5n.

Sobre vinhetas, distorções, etc., você não sofrerá nada disso, pois suas lentes foram desenhadas para uso com filme 35mm, e uma Pentax K5 possui sensor APS-C, que é menor que um quadro de filme 35mm, portanto, você só usaria a melhor parte da lente, que é o centro.

Não sei se você já sabe, mas não custa alertar: como o sensor das Pentax DSLR são menores do um quadro 35mm, suas lentes "assumirão" outro campo de visão, que você calcula pela multiplicação da distância focal das suas lentes pelo fator de corte (1,5x) do sensor Pentax, ou seja, sua lente 28-70 vira uma 42-105 (28*1,5 e 70*1,5) e sua 80-300 vira uma 120-450 (80*1,5 e 300*1,5) numa Pentax DSLR.

Você também poderia utilizar suas lentes baioneta K em DSLR Canon por meio de um adaptador, porém aí você perderia todas as funcionalidades eletrônicas das suas lentes (foco e abertura totalmente manual).

Qualquer coisa que precisar, estamos aí!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #487 Online: 28 Maio 2012 às 12:04:55 »
Opa, bom saber sobre esse detalhe da mudança do campo. Sabia que as Pentax não eram full-frame, mas não sabia que dava essa diferença. Me parece que a 28-70 não me servirá são bem porque começar com uma lente nos 42mm é meio ruim, vai ter muita coisa (principalmente arquitetura) que não vou conseguir enquadrar com ela. É a famosol problema de quando "atravessar a rua" não resolve!  ;D

Mas já é uma ótima notícia.

Agora outra pergunta: de maneira geral, vale a pena o investimento numa Pentax dessas (K5 ou K30)? Realmente simpatizo com a marca e gostariade aproveitar as objetivas. E lembrando que quero apenas por luxo, por oferecem BEM mais do que preciso. Afinal tenho usado uma Sony H20 há uns 4 anos para tudo, viagens e tudo mais, e tenho tirado fotos suficientemente boas com ela. Ou seja, meio que qualquer SLR para mim já será mais do que eu preciso, e tirarei fotos muuuito melhores do que a minha atual câmera, que já acho boa. Pois não pretendo voltar a ser fotógrafo como era antes, com filme (eu era viciado nisso). Não tenho mais paciência de viajar com uma mala com mais de 5 quilos de equipamento, e ficar no "tira e põe objetiva", "arma tripé" e tudo mais no meio de uma viagem de lazer. As "point-and-shoot" atuais têm me servido maravilhosamente bem para isso.

O que quero dizer, vale eu apostar na Pentax (visto ser mero luxo) ou é melhor apostar em outra marca, sob a pena de encostar de vez as objetivas que tenho. São objetivas que custaram juntas cerca de R$ 1.200,00 há quase 14 anos quando o real valia mais que o dólar.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #488 Online: 28 Maio 2012 às 15:58:25 »
A Pentax K-5 é uma excelente câmera e possui um sensor Sony de primeira (o mesmo que equipa a Nikon D7000), porém, saber se ela é a câmera mais adequada pra você, só você mesmo para responder.

Se você acha que a sua Sony já lhe atende, especialmente no quesito tamanho, e a praticidade que ela oferece, mantenha-se nela, ou então em outras câmeras do mesmo estilo.

DSLR é pra quem é nerd de fotografia e topa carregar peso, senão vira um fardo, um treco chato, pois são caras, pesadas e nada discretas.

Quando viajei com o Flávio para a Suíça, ele tirou muito mais fotos do que eu, simplesmente porque eu não tinha saco para pegar minha 7D trambolhuda da mochila toda hora, enquanto ele carregava a P&S dele no bolso e sacava a cada minuto.
Depois dessa viagem, praticamente larguei as DSLR pra lá e passei a usar câmeras mais compactas.

Se você não tem mais paciência para carregar uma mala só pra câmera, trocar lentes, armar tripé, etc., não compre uma DSLR. E só compre uma DSLR se você realmente fizer muita questão de ter absoluto controle manual sobre tudo e, para isso, topar todo o incômodo que uma câmera grande lhe traz.

Ou então, se você apenas quiser ter imagens melhores, controle manual e ainda manter o corpo compacto, pode comprar câmeras como a Fuji X10, Canon S100 ou Olympus XZ-1, que são câmeras compactas e com sistemas fechados (ou seja, a lente não é removível, já vem flash embutido, etc.). A diferença dessas câmeras para as P&S "normais" é que elas são bem mais avançadas, mais rápidas e inteligentes, com sensores ligeiramente maiores e com lente de maior abertura, permitindo fotos em ambientes mais escuros com melhor qualidade.
Não são câmeras baratas, mas são mais baratas que uma DSLR com uma lente de razoável qualidade, e fazem fotos tão boas ou melhores do que uma lente de kit.

Além dessas, há no mercado também os sistemas mirrorless, que são câmeras que trocam lentes, porém não possuem espelhos como as DSLR. Com isto, você perde o viewfinder ótico, mas ganha muito em tamanho.
As Sony NEX são minúsculas, considerando-se o sensor que carregam (APS-C, do mesmo tamanho do sensor da K-5), mas, como as lentes têm de cobrir a área desse sensorzão, elas são grandes como as lentes de DSLR, então você acaba ficando com um corpinho pequenino, mas uma lente de tamanho razoável.

Já as mirrorless com sensor M4/3, como as Panasonic e Olympus, possuem sensor um pouco menor que um APS-C, mas bem maior que qualquer compacta, o que já dá um belo ganho. E como o sensor é menor, as lentes acabam sendo menores também, então são câmeras mais confortáveis de carregar.

Bom, opções são inúmeras, e é difícil discutir todas em uma só mensagem. Mas, para finalizar, sobre essa questão de você querer comprar um corpo para não ter de abandonar suas lentes, veja bem se não é o caso do molho sair mais caro que o peixe.
O Brasil, infelizmente, é um país carente de diversidade de marcas e acessórios relacionados à fotografia. Aqui dominam a Canon e Nikon, com uma sobrinha pra Sony. Se você fugir dessas três marcas, pode ficar um pouco na mão caso queira futuramente se aprofundar na fotografia e comprar acessórios.

As pessoas que me perguntam que marca de DSLR devem levar, normalmente recomendo Canon e Nikon, e que leve aquela que tiver maior diversidade de lentes e acessórios por perto, pois, afinal, em termos de qualidade, funções, etc., a diferença entre uma e outra só vai ser significativa para aquele cara que não precisa fazer esse tipo de pergunta.

Um abração,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #489 Online: 28 Maio 2012 às 16:59:55 »
Putz.... esses argumentos me mataram... especialmente porque eu havia acabado de dizer que não estava afim de voltar aos tempos da malinha cheia de objetivas e etc...

Ah, a tempo: a Sony H20 me permite todo tipo de ajuste, inclusive todo manual. Costumo fazer a maioria da fotos num modo semi-programável, fixando o ISO para o que eu quiser e mais um ou outro parâmetro.

Ok, supondo que eu fique nas compactas ou pelo menos sem ser SLR, acha que vale a pena chutar o pau e comprar uma Leica V-LUX 3? Ok, não cabe no bolso (literalmente), mas dá numa boa para deixar pendurada no pescoço. Acho que na Suíça (pois só tenho viajado para lá ultimamente) compro uma por uns CHF 1000,00.

Tem a V-LUX 40, que essa sim cabe no bolso. Vale? Ou se for para ficar nessas, é melhor ficar com uma Sony ou outra japonesa?

Abraço!

Adriano

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #490 Online: 28 Maio 2012 às 17:34:51 »
Adriano,

Ouvi falar, e realmente não sei se essa informação procede, acho que o Igor pode esclarecer, que essas Leicas compactas são todas produzidas pela Panasonic, e que nenhuma é realmente fabricada pela Leica, com exceção da X-1, que é realmente “in-house” Leica.

A V-Luz 3, por exemplo, é a mesma máquina que a Panasonic FZ150, tendo está a metade do preço da Leica.

Igor você sabe se isto está correto?

Abraços,

Rafa

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #491 Online: 28 Maio 2012 às 17:51:48 »
Não compre qualquer Leica que não seja uma M (M9-P, M9, M8, etc.). Tanto a V-Lux 3 quanto a V-Lux 40 são câmeras Panasonic (FZ150 e ZS20, respectivamente) com outra pintura e o símbolo Leica, e você pagará o dobro ou mais por isso. A qualidade de imagem da Leica e Panasonic é a mesma, ótica e sensor idem. Repito: jamais compre uma Leica que não uma série M, é jogar dinheiro fora!

Se você quer uma compacta que caiba no bolso do jeans, a Canon S100 é disparada a melhor do mercado. Pusta qualidade, impressionante mesmo!
Se quer algo um tiquinho maior, mas ainda assim compacto, a Olympus XZ-1 é a melhor.
Se quiser uma superzoom, a Fuji X-S1 é a melhor, mas é caaaaaara... Tem a Fuji HS30EXR, que é um tanto mais barata e também é ótima.

Falando por mim, eu iria de Canon S100 (não é a toa que tenho uma S95, que é a antecessora), pois ela entrega uma imagem realmente impressionante, é rápida, possui um range focal muito bom (24mm-120mm) e fotografa muito bem no escuro. Além de tudo isso, é minúscula (pouco maior que um maço de cigarros), vem com flash embutido (retrátil) e os controles são muito bem pensados, sempre à mão (a Canon foi muito copiada pelas outras marcas neste quesito). Ou seja, é uma câmera para você pôr no bolso e ir pra qualquer canto, o dia todo!
E fora de brincadeira que as imagens dela poderiam ser publicadas na Pulso sem que qualquer leitor leigo percebesse a diferença entre ela e uma DSLR qualquer (dada uma boa iluminação, claro).

Agora, se você não se importar em carregar algo um pouquinho maior (não vai bem num bolso de jeans, mas cabe tranquilo no bolso de uma jaqueta), eu iria de Olympus XZ-1. É realmente de cair o queixo o que a Olympus conseguiu fazer nessa câmera, em relação à abertura (f/stop). A lente é luminosa desde a menor distância focal até a maior (f/1.8 em 28mm e f/2.5 em 112mm).

Se você fizer questão de um viewfinder, eu ficaria na X10, que é uma câmera que desejo muito atualmente. Ela é linda, ergonomia excelente, bem rápida, ótima qualidade de imagem, viewfinder ótico, controle zoom manual (e não eletrônico), lente bem clara e bom range focal (28mm-112mm). Mas é um mais cara que as outras duas (na B&H, $379 a S100, $399 a XZ-1 e $599 a X10).

Fosse eu, abriria mão de câmeras superzoom, como a V-Lux 3 e similares, pois são desconfortavelmente grandes e a ótica nunca é muito boa. Só serve se você usa muito "zoom" (ie. distâncias focais muito longas) a maior parte do tempo. E mesmo assim, neste caso, seria melhor ter uma câmera específica para isso, como uma DSLR barata. Sempre que posso, desencorajo a compra de uma câmera nesse estilo.

Um abraço,

Igor

P.S.: O Rafa escreveu enquanto respondia: sim, Rafa, é isso mesmo. As Leicas verdadeiras atualmente em produção são somente a M9, M9-P, M-Monochrome, X2 e S2. O resto são Panasonic com outra marca (e outro preço).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline helio

  • *****
  • 903
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #492 Online: 28 Maio 2012 às 18:12:52 »
Hélio, só uma coisa: ou é filme 135 ou filme 35mm. Filme 135mm não existe.
Vc podia ter corrigido direto
Aqueles rolos que usavamos eram 35mm, geralmente ASA 100, que depois virou ISO 100 (existiam ainda versoes de iso/asa 64, 400 e 1000).
[]s

P.s.- eu levei algum tempo para descobrir que a equivalenciá nas lentes era tao simplez

*

Offline Fe

  • ***
  • 109
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #493 Online: 01 Junho 2012 às 10:35:34 »
Adriano,

Eu tenho uma Pentax Kx e ja comprei umas lentes antigas no ebay que funcionaram sem problemas!

Eu odeio levar peso ou tranqueira em viagem ou passeio, mas como a Kx + lente e' menor do que as concorrentes, fica mais facil. Por exemplo, num estojo feito somente para a DSLR com uma lente encaixada, eu ainda consigo levar a lente 55-200 de brinde!

Eu tenho uma mochila propria para a camera com todos os acessorios (filtros, tripe, flash etc) mas quando quero levar so a camera, ela cabe ate na bolsa da minha esposa sem problemas!

Um amigo comentou sobre uma P+S da Canon que foi lancada recentemente que parece ser muito boa (Vi na BestBuy mas nao me lembro do modelo :(, custava por volta de $250 - talvez seja a S100 mencionada pelo Igor). Tem as regulagens de parametros da DSLR e um sensor de otima qualidade.

O problema das P+S e' a velocidade...ainda nao vi uma que se aproxime das DSLR.

Mas se vc for tirar mais fotos de paisagem, arquitetura, relogios etc, acho que eu iria com essa Canon nova (S100?)!

Fernando

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #494 Online: 01 Junho 2012 às 21:31:07 »
 Foto banal...

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #495 Online: 02 Junho 2012 às 21:51:34 »
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Jefferson

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #496 Online: 20 Junho 2012 às 22:19:25 »
Olá pessoal,

Muito legal essa foto amigo Solano!

Aqui um video muito legal sobre a Leica M09:

Abraços,

Jefferson

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #497 Online: 04 Julho 2012 às 20:10:09 »
 Obrigado Amigo! :D

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #498 Online: 11 Julho 2012 às 13:37:06 »
 Sempre existe algo acima de nosso pensamento...

" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #499 Online: 13 Julho 2012 às 22:35:14 »
Um afago