Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !

  • 780 Respostas
  • 262293 Visualizações
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #80 Online: 26 Abril 2010 às 12:14:29 »
 :o :o

Caramba Miguel!! Você estava escondendo o leite??

Se você não é profissional pelo menos fotografa como tal!!

Pavanato...esse imagem do cerrado está mística!!

Os amigos mandam bem nos cliques!!

O Jones detona nas macros!!

Abs

Marcelo

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #81 Online: 26 Abril 2010 às 15:53:48 »

É filme.....

Mais outrinhas:


Fitz Roy - Patagônia argentina


Luz - SP, SP (foto premiada)


Barra do Sahy, São Sebastião, SP
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #82 Online: 27 Abril 2010 às 00:43:01 »
Até aqui os amigos esbanjam criatividade!!!
Parabéns!!!
Miguel, a observação "foto premiada" refere-se a algum concurso específico (temático ou outro) do qual o amigo participou???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #83 Online: 27 Abril 2010 às 07:51:52 »

Sim, concursos, mas sem grandes divulgações.


Até aqui os amigos esbanjam criatividade!!!
Parabéns!!!
Miguel, a observação "foto premiada" refere-se a algum concurso específico (temático ou outro) do qual o amigo participou???
Abraço
Paulo Sergio
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #84 Online: 28 Abril 2010 às 13:14:09 »
Belíssimas fotos, Miguel, uma mais linda que a outra .... parabéns ;) ;)

*

Offline jones

  • ***
  • 129
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #85 Online: 28 Abril 2010 às 19:04:38 »
Uns passarin!  ;D
Fotos com uma Bigmos 150-500mm


Tico-Tico

Socó Boi

Maria Preta

João de Barro

Bigodinho

Bem te vi

[]'s

Jones
« Última modificação: 28 Abril 2010 às 19:09:41 por jones »

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #86 Online: 28 Abril 2010 às 19:34:05 »

Muito, muito boas, Jones !

Minha contribuição nessa praia:


Vi este pássaro (Calandria Mora) quase "camuflado" sobre a pedra - um tronco fossilizado - e consegui chegar pertinho...


Bandurria Baya


Esse pássaro típico da Patagônia alimenta-se de pequenos seres que vivem sob a terra. Daí o bico bem pontudo.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #87 Online: 29 Abril 2010 às 14:10:40 »
Maravilhosas imagens amigos!!

Tenho feito algumas experiências... :)...não ficaram exatamente como queria mas aí vai:

Natureza Morta... 8)





Abs

Marcelo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #88 Online: 02 Maio 2010 às 21:59:40 »
Só para não abrir um novo tópico: qual o melhor fórum brasileiro de fotografia? Pode ser multimarca ou então de Canon.

Sei que é uma pergunta muito subjetiva, mas qualquer recomendação é bem vinda.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #89 Online: 02 Maio 2010 às 22:04:04 »

Igor, já participei muito deste:

http://forum.brfoto.com.br
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #90 Online: 03 Maio 2010 às 10:23:59 »
Além do BrFoto, tem esse outro tbm....

Esquina da Foto

*

Offline jones

  • ***
  • 129
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #91 Online: 03 Maio 2010 às 13:15:16 »
Eu participo bastante do www.digiforum.com.br

[]'s

Jones

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #92 Online: 03 Maio 2010 às 17:46:00 »
Obrigado, amigos! Os fóruns indicados são bem diferentes uns dos outros, e todos se complementam. Vou ficar de olho, pra tentar formar uma opinião própria.

A fotografia é um hobby que tem crescido muito em meu conceito. Antes, só me interessava fotografar relógios, agora já estou ensaiando ir além.

Recentemente, troquei minha câmera: passei de uma Canon Rebel T1i para uma Canon 7D, e acabei fazendo uma descoberta, sem querer, que me mostrou como nem tudo a gente aprende lendo, só mesmo experimentando...

Quando comprei a T1i (minha primeira câmera), adquiri também uma lente macro e um filtro polarizador. Como este filtro facilita bastante nossa vida em se tratando de fotos de relógio, deixei-o na lente e nunca mais tirei.
Pois bem... Com o passar do tempo, fui reparando que minhas fotos, quando visualizadas no tamanho original, nunca eram suficientemente nítidas, mesmo se comparadas com fotos de outras pessoas tiradas com equipamentos ou condições muito inferiores às minhas!
Pô, todo mundo fala que a Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro é uma lente super nítida, e sem contar que eu uso um tripé e um trilho para macros bem firmes, como é que minhas fotos não saiam como a dos outros?? Sempre me perguntei o que eu fazia de errado...

Ontem, testando a nova câmera, quis fazer umas fotos com a lente macro. Como não tinha nenhum reloginho à mão, peguei um boneco de argila da minha esposa como modelo.
Na hora pensei "Já que o bonequinho não tem reflexo como um relógio, vou tirar o filtro polarizador", e passei a fotografá-lo.
Qual não foi minha surpresa ao ver as fotos no monitor do computador: elas estavam super nítidas! E olha que o boneco foi fotografado com a câmera na mão, focado manualmente através do viewfinder, etc. Ou seja, nada das "frescuras" que eu utilizava antes para conseguir um foco perfeito [sem sucesso!].

Vejam a foto (atentem para o rosto do boneco):


(Cliquem na foto para ver o arquivo no tamanho original. Cuidado, arquivo gigante!)


Esta foto está conforme saiu da câmera, sem qualquer ajuste posterior, seja no processador RAW, seja em editor de imagens.

O que isso quer dizer? Quer dizer que meu filtro polarizador é uma tremenda porcaria!
Ele é o responsável por eu não conseguir a nitidez que sempre desejei por todo esse tempo!

Lógico que tenho minha parcela de culpa por não ter descoberto isso antes... Primeiro, em todos estes meses, foi a primeira vez que tirei uma foto com esta lente sem usar o filtro polarizador, ou seja, faltou experimentação (burro!); e segundo, meu filtro polarizador é um desses CPL vagabundos do ML, de R$ 50...

Aos amigos que usam filtro polarizador, sugiro que testem a qualidade do filtro antes de saírem tirando suas fotos.
Coloque sua câmera (sem o filtro estar acoplado) no tripé, ajuste o foco manualmente utilizando como modelo um objeto fosco e com textura áspera (que lhe ajuda a focar) e tire uma foto. Depois, mexendo o mínimo possível na câmera e no foco, acople o filtro polarizador e tire outra foto. Compare ambas as imagens em seu tamanho original lado a lado no monitor do seu computador e veja se mudou muita coisa.

É normal que haja uma pequena perda com o uso do filtro, porém, se esta perda for tão notável quanto era a minha, é sinal de que seu filtro não presta.

A partir de agora, vou comprar um filtro de melhor qualidade (um Hoya) e só o utilizarei se for realmente necessário, senão vai no pêlo mesmo, pois a nitidez aumenta muito!

Um abraço a todos,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #93 Online: 03 Maio 2010 às 18:12:30 »
A partir de agora, vou comprar um filtro de melhor qualidade (um Hoya) e só o utilizarei se for realmente necessário, senão vai no pêlo mesmo, pois a nitidez aumenta muito!
Igor,

Eu uso um Hoya (tenho de dois tamanhos) e acho que não são la essas coisas.

Estou tentando achar um "Canon PL-C 58mm Circular Polarizer" mas por aqui é difícil e caro (o dobro do preço do Hoya).

Enquanto isso, acho que somente "indo no pêlo" (gostei da expressão).
Se necessário, eu tenho um filtro polarizador no software de pós processamento.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #94 Online: 03 Maio 2010 às 18:30:31 »
Eu não sei ainda qual é o melhor filtro polarizador, mas mais tarde vou dar uma estudada.
Por hora, sei que há Hoyas e Hoyas, e como esta é uma marca "referência", talvez o melhor Hoya pode ser o melhor, ou um dos melhores filtros (talvez um B+W).

Quero comprar um filtro novo numa loja (na Conselheiro Crispiniano/Sete de Abril), e pretendo levar minha câmera para testar. Lá eu decido se me serve ou não.
É até mesmo por conta dessas dúvidas que estou pedindo indicação de fórum de fotografia. Quanto mais gente opinar, melhor.

É normal perder alguma coisa com o uso do filtro, mas a diferença entre a lente sem e com o meu filtro é grande demais, da água para o vinho...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

ACPavanato

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #95 Online: 04 Maio 2010 às 08:07:29 »
Eu não sei ainda qual é o melhor filtro polarizador, mas mais tarde vou dar uma estudada.
Por hora, sei que há Hoyas e Hoyas, e como esta é uma marca "referência", talvez o melhor Hoya pode ser o melhor, ou um dos melhores filtros (talvez um B+W).

Quero comprar um filtro novo numa loja (na Conselheiro Crispiniano/Sete de Abril), e pretendo levar minha câmera para testar. Lá eu decido se me serve ou não.
É até mesmo por conta dessas dúvidas que estou pedindo indicação de fórum de fotografia. Quanto mais gente opinar, melhor.

É normal perder alguma coisa com o uso do filtro, mas a diferença entre a lente sem e com o meu filtro é grande demais, da água para o vinho...

Um abraço,

Igor

Meu amigo Igor, não sou e nunca serei uma pessoa de técnicas apuradas, etc e tal.
Mas fiz sim alguns cursos e sempre que posso participo de bate-papos com alguns bons fotógrafos, profissionais inclusive.
Participei de um curso, com "prática em campo", em Bonito-MS, com meu amigo e fotógrafo profissional Haroldo Palo Jr., e ele disse uma coisa que jamais vou me esquecer:
" - Quaquer coisa, seja lá o que for incorporada a lente, pode ter absoluta certeza que irá mais atrapalhar do que ajudar na qualidade final da foto!"  ;)  ;)  ;)
Levo isso muito à sério, nunca me adaptei com nada disso! Filtros, tubos extensores, duplicadores, etc. e etc. Nunca os tive e não uso mesmo, definitivamente não gosto e acho que mais me atrapalha do que me ajuda!  :)
Veja no seu caso, a qualidade que ficou sua foto, sem qualquer "anexo".
Lógico que cada caso é um caso, mas que altera o resultado final da foto, não tenho dúvida nenhuma!  ;)

Abraços!

ACPavanato

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #96 Online: 04 Maio 2010 às 08:33:14 »
Pavanato,

Você está absolutamente correto!
Também penso que tudo o que for adicionado entre o objeto fotografado e o sensor só atrapalha o caminho da luz (até as próprias lentes). Algumas coisas atrapalham mais, outras atrapalham menos. O importante é saber dosar o "custo-benefício".

O filtro polarizador nos traz um efeito muito positivo para fotografia de relógios, impedindo que o reflexo nos vidros (especialmente aqueles de origem mineral) atrapalhem nossa visão do mostrador. É um benefício muito grande, mas a que custo?
Pelo que vi, no caso do meu filtro, que é um porcaria sem marca alguma, o custo é altíssimo, mas acredito que existam filtros bem melhores, que não impactam tanto assim na imagem (vão impactar sim, com certeza, como já falamos, mas menos do que o atual).

O que eu sei é que não quero abrir mão do filtro polarizador, ao menos por enquanto, pois ele me ajuda muito a chegar no resultado que planejo dentro da minha cabeça, por outro lado, a partir de agora, ele só irá na minha lente quando for absolutamente necessário, ou seja, vou tentar tirar minhas fotos sem ele; se o reflexo não permitir de forma alguma, aí ele entra em jogo.

Agradeço suas palavras e espero um dia ter o privilégio de fotografar naqueles lados de Bonito.
Enquanto isso, sigo aprendendo com os amigos!

Um abração,

Igor
« Última modificação: 04 Maio 2010 às 08:54:52 por igorschutz »
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #97 Online: 04 Maio 2010 às 08:39:30 »
Salve, amigos!

Eu creio que ambos têm razão.
A busca da nitidez, das técnicas e materiais, o quase "hiper-realismo" (posto que nossos humildes olhos por vezes nem percebem estas coisas na íntegra...  ::)) tem adeptos.
Eu não estou "discutindo" isso, não!

Eu apenas ainda acredito que, sobretudo, há a sensação passada pela foto, mesmo (e talvez até por isso) com suas "imperfeições".
Para mim, esta (ou este conjunto de coisas) é a razão e a essência de fotografar.

Abraços a todos!
Alberto

*

nilomis

Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #98 Online: 04 Maio 2010 às 11:12:09 »
Bom,

Meu "guru", para fotos de relógios, o Paul Delury prega o uso de técnicas de pós processamento (a.k.a. Photoshop ou similares) para remover os reflexos e não usa polarizador algum na câmera.

Vejam o artigo dele aqui.

Estou bastante inclinado em concordar com ele.

Hoje cedo, fiz umas fotos sem qualquer filtro e o resultado foi bastante encorajador, depois que pós processei a imagem com um filtro no Aperture.

Fica um pouco estranho, a imagem original, mas o resultado até que é aproveitável.

Não notei, todavia, muita diferença, como a que o Igor apontou, usando o filtro polarizador (Hoya).

Vou testar mais e posto no tópico "Fotografando nossos ...".

Abs,

Nilo

*

Offline gzaiat

  • ****
  • 275
    • Ver perfil
Re: Fotografia - Indo além dos nossos relógios ! ! !
« Resposta #99 Online: 05 Maio 2010 às 15:29:17 »
Eu gosto de tirar fotos, mas sou somente um iniciante.
Mas consigo arrancar umas fotos bem legais da minha pequena Canon A590is



 ;D ;D ;D

Mas ela tem uma qualidade excelente! Canon é uma marca ótima
Meu primo tem uma Sony H10 (semi-pro/prossumer), a gente fez testes, na maioria das vezes a minha se saiu melhor que a dele, além de ter umas vantagens, como foco manual e adaptador pra lente externa, coisa que a H10 não tem, e deveria ter. As cores da Canon são muito melhores definidas, além da definição da foto, capta mais detalhes. Agora, se for comparar uma Canon SX10is que é do nível da H10, é palhaçada!!! A Canon mata, atropela e põe fogo na Sony!! ;D
Nem a HX1, que é nova conseguiu passar uma Canon+

Essas aí eu que tirei com ela!