Menu principal

Relojoaria para amadores (pequenos consertos).

Iniciado por O Cara, 14 Abril 2010 às 18:29:51

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Caro Fábio, para vedações já vi esses aqui <<<<<LINK1>>>>> <<<<<LINK2>>>>

E <<<aqui>>> um Ródico mais enconta !!

Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Fábio,

Eu creio que fui um dos que comentou (e até sugeriu) o "limpa-tipos".

A questão é a seguinte.
O "limpa-tipos" tem esta função, limpar tipos.
Para uso em relógios (mostradores, movimentos, etc.) há que assegurar que o material em si não deixe resíduo (que ele não seja, por exemplo, "gorduroso"). Posto ser uma improvisação.

Eu não conheço profundamente as opções de "limpa-tipos" que existem hoje no mercado.
Lembro apenas que como costuma acontecer...
O que foi um dia, por questões de custo pode deixar de sê-lo.

Como as próprias máquinas de escrever mecânicas estão em desuso, eu não ficaria nada surpreso se os "limpa-tipos" atualmente no mercado fossem sucedâneos feitos na "conchinchina", e sem aquela característica de não deixar resíduos.

Portanto, eu recomendaria cuidado, e/ou um teste prévio.

O rodico, por sua vez é um material de uso específico, por profissionais da relojoaria, assim como uma "madeirinha" especial, também usada para esta precípua finalidade, o "peg wood".

Peg wood. Fonte da imagem: http://www.ofrei.com/page_223.html

Abraços,
Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: O Cara online 15 Abril 2010 às 00:41:38

...
Uma coisa que tenho dúvida também é sobre retirada e recolocação de visor (vidro, acrílico, saphira), nunca mexi por medo.

Também nunca retirei um ponsoir do lugar por medo de fazer besteira.
...

Salve!

"Visores".
Com as ferramentas adequadas (que dependendo do caso são absolutamente imprescindíveis) não há muito risco

Dá para tirar e recolocar os "visores", mas atenção deve ser dada ao tipo de montagem (além do material em si, se é acrílico, vidro, safira, etc).
Nestes últimos casos existe uma guarnição entre o visor e a caixa.
No caso dos acrílicos, isso não existe.

Ponsoirs.
A "besteira" mais comum, que todos os amadores já fizeram (ou farão) um dia, é deixar as molinhas voarem e entrarem em uma órbita desconhecida.
Isso já aconteceu comigo e também acontecerá com você. Pode crer.
A "solução", válida para molas em geral é...

Só desmontar em local protegido, onde se alguma coisa "voar" ela possa ser encontrada e recapturada.

Por essa razão é que os profissionais em geral trabalham em uma bancada que tem anteparos laterais e "gavetas coletoras" na parte de baixo.
Apesar da experiência, também pode acontecer com eles...  ;)  :D

Abraços.
Alberto

O Cara

Cigano, obrigado pelos links, com o ródico a esse preço nem precisa pensar em limpa-tipos, eu havia procurado lá o ródico, mas coloquei na busca "ródico" (com acento) e não apareceu nada, agora vi que eles colocaram "rodico" (sem acento), baratin, baratin mesmo.
Preciso fazer umas compras lá, além do ródico e do silicone, tem outras coisinhas que estou pecisando, só falta a verba.
Depois se possível (se ainda tiver aí) coloque aqui o link do tutorial de retirada e recolocação do visor por favor.

Alberto, sim, você foi um dos que estavam na discussão. Essa Peg wood eu não conhecia, depois vou pesquisar com mais calma sobre ela também.
No caso ela substitui ou complementa o ródico?

E sobre a pergunta dos ponteiros, alguém sabe me dar uma solução?
Um abraço
Fábio

flávio

Aliás, sobre o titânio, como ressaltei anteriormente em outro tópico, algumas fábricas vem adotando PVD protetivo sobre este, para evitar arranhões, oxidações, etc.

O problema é que isso torna impossível um polimento sem estragar a camada de PVD. Fiquem atentos então: se forem polir titânio, que o façam em relógios que não tem o PVD (meu Tissot Touch tem).

E, como disse antes também, para pequenos riscos, na época em que andava de bicicleta, a Finish Line tinha uma cera específica para lustro de titânio. Não sei se fabricam mais.

Flávio

Alberto Ferreira

Citação de: O Cara online 14 Abril 2010 às 18:29:51

...
... sempre que abro um relógio vai alguma sujeirinha para dentro da caixa e só percebo depois que volto com o mostrador para o lugar, sempre fica um "pelinho". Alguma dica para evitar...
...

Sim,
Use um soprador (uma espécie de "pera de borracha"), também usada em fotografia, para sopar lentes (sem os perdigotos  :D).

Essa ferramenta é necessária.
E ela deve ser sempre usada antes de se fechar a caixa.

Dá para improvisar.
Na ausência da ferramenta correta, eu já usei uma garrafinha de plástico (pequena), daquelas que se compra com solução oftalmológica...
Funciona, numa boa.
;)  :D

Abraços!
Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: O Cara online 15 Abril 2010 às 01:20:42
...
...outras perguntinhas:
1.Tenho 2 relógios que estão com o segundeiro frouxo, provavelmente o "furinho" da haste do segundeiro é mais largo que o "pininho" do movimento (não sei os termos técnicos), o que posso fazer para firmar esses ponteiros?

2. Sobre o visor, o visor se fixa com cola, Araldite é uma solução caseira, mas existe alguma cola especial para fixá-lo? E os Visores dos Divers, que exigem resistência maior à água, também podem ser colados dessa forma (Araldite)?

3. Nas vedações do fundo, é aconselhável passar algum produto antes de rosquear o fundo?[/b]
...

1) Depende de quão deformado (largo) o tubo do ponteiro está.
Eu já vi até relojoeiros darem um leve aperto no tubo com uma pinça.
Mas isso é uma "gambiarra", e pode não funcionar.

2) O visor não se fixa com cola! Essa não é uma boa solução.
Mas se a "gambiarra" for a única "saída", eu nunca usaria Araldite, Super Bonder, ou outra cola (forte e química) deste tipo.
No máximo eu pensaria em uma cola mais fácil de tirar.
Mas, por conta e risco...

3) Alguns relojoeiros "ajudam" o deslizamento lubrificando (levemente - com um palito) com um pouco de silicone, que há em pasta ou líquido (espesso e viscoso).
Lá nas "vinte-e-cincos" da vida, o povo "veda" a caixa com o tal silicone.
Isso não tem nada a ver! É outra (tremenda) gambiarra!
O silicone não deve ser usado para vedar.

Ah!
O rodico é um produto industrializado, o peg wood é um produto natural, de uso mais antigo.
A função deles, para limpeza, é similar.

Abraços,
Alberto

Cigano

Estou procurando o tutorial do vidro e não estou achando mais, mais assim que achar eu posto aqui!!
Para tirar sujeira e fiapos de pano da parte interna do vidro do relógio eu uso um vidro vazio de desodorante como soprador rsrsrs, e não é que dá certo !! ;D ;D ;D ;D

Assim que achar alguns tutos como o da troca do vidro eu posto aqui !!
Abraços,
Cigano!

shun

Nossa gente, hoje foi um banho de água fria para mim...

Hoje passei em VÁRIAS "relojoarias"(umas 7).. nenhuma tinha peça alguma de absolutamente nada, algumas nem sucatas de relógios mecânicos possuiam.. Poxa, se isso é ser uma relojoaria.. EU MESMO POSSO SER UM já que o que provavelmente eles fazem é trocar pilhas e ajustar pulseiras, isso eu faço sozinho com 2 pés nas costas!

Triste viver 'longe' de bons relojoeiros..
Estou a procura de algum aqui em Curitiba, mas vejo que provavelmente o destino dos meus relógios vai ser São Paulo mesmo, e o pior de tudo, sem poder acompanhar o processo de "cura" para minhas peças.. Mandar o relógio por correio, pagar o frete, pagar o serviço e pagar o frete de volta... sem graça nenhuma, e sem nenhuma possibilidade de aprendizado  :'(

Já me agilizei e peguei contatos de diversos relojoeiros usados por alguns membros aqui do fórum... Todos em SP e o nosso amigo Wilson está abarrotado de serviço já  :(

Triste..  :-\

shun

Ahh, eu tenho uma dúvida!
Sabem os espaçadores de movimento? ( movement spacer )
O do meu Seiko não fica no lugar devido, quando eu fecho a caixa e viro o relógio, se eu balançar um pouquinho o espaçador "desce" e deixa o movimento bambo dentro da caixa, será que está faltando alguma coisa ou eu que não 'tô' sabendo por de volta? toda hora eu abro a caixa de volta pra empurrar pro fundo de volta o dito-cujo!

Alberto Ferreira

Citação de: shun online 15 Abril 2010 às 20:47:04
Ahh, eu tenho uma dúvida!
Sabem os espaçadores de movimento? ( movement spacer )
O do meu Seiko não fica no lugar devido, quando eu fecho a caixa e viro o relógio, se eu balançar um pouquinho o espaçador "desce" e deixa o movimento bambo dentro da caixa, será que está faltando alguma coisa ou eu que não 'tô' sabendo por de volta? toda hora eu abro a caixa de volta pra empurrar pro fundo de volta o dito-cujo!

Shun,

O espaçador tem uma posição correta.
Tanto nos "encaixes" (recortes existentes no aro) para a coroa e para os pulsadores, como também quanto ao "lado" correto (o que fica para dentro ou para fora).
Se o espaçador for realmente o do relógio, o encaixe tem que ficar perfeito, sem "jogo" algum.

Alberto

FALCO

Citação de: shun online 14 Abril 2010 às 21:36:19É possivel desentortar um acionador de um Seiko 6139? procurei pelo eBay e o unico que achei que vendia exatamente o acionador que eu preciso é justamente o tal do "sophon" ( falcatrua global ), e por um preço nada módico ( 30 dólares ).

Us$ 30 + frete + impostos + demora...
Vale mais comprar uma sucata ou mesmo um usado e canibalizar as peças, este modelo é extremamente desvalorizado no mercado de usados.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

shun

Eu também penso assim broker, mas estive procurando e nao achei 1 modelo que tivesse com os acionadores, 99% deles nao tem coroa nem os ponsoir, e o resto só tem a coroa.. que raiva, e ainda por cima a corora+tige que eu quero é a mais dificil de encontrar ( não achei até hoje ), é aquela tige que tem uma engrenagem que faz o aro interno (no meu caso, um pulsímetro) girar.

E outra coisa impossível de se achar, um conjunto de vedações do modelo, só acho gasket pra caseback, nada pra coroa / ponsoirs.

Vou ter que exercitar minha paciência...

Se alguém tiver uma peçinha dessas por ai largada... vende ela pra mim por favor  ;)

Um abraço!

shun

"Floodando" o tópico, peças do movimento 6139B podem ser 'canibalizadas' para o 6139A? quais as diferenças?

Abraços!

O Cara

Shun, não sei te responder essa, vou postar outra pergunta (para variar).

Adquiri um relógio dos sonhos, porém os luminosos vieram escuros e manchados, como se estivessem sujos (só alguns deles + ponteiros).
Já procurei um mostrador e ponteiros novos para ele, mas foi em vão.
Como proceder uma limpeza nos luminosos para ver se voltam à vida (ou pelo menos recuperem o verdinho original, tão bonitinho)?

Pensei até em raspá-los com um estilete, bem de levinho, só para tirar a camada escura que está por cima.

Alguma sugestão?
Um abraço
Fábio

igorschutz

A fricção, isto é, tentar limpar os luminosos com estilete, rodico ou borracha de lápis, pode funcionar, mas não é garantido.
Como se trata de um relógio dos sonhos, recomendo procurar ajuda profissional, para não fazer besteira e depois ficar pior do que estava.

Os luminosos dos ponteiros são muito frágeis, cuidado, pois eles podem se quebrar com facilidade, e aí só mesmo colocando luminoso novo, o que pode destoar dos luminosos do mostrador, dando um aspecto no mínimo estranho ao relógio.

Se quer fazer experiências, faça com um relógio "descartável".

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Para esse tipo de limpeza, incluindo a remoção de crostas leves de ferrugem em platinas, etc, pode ser usada uma "caneta" com fibras de vidro.

Infelizmente eu não tenho fotos para ilustrar, mas eu creio que não seja muito difícil encontrar algo na NET.

Tempos atrás, o nosso amigo Wilson me deu uma "mina" (o material a ser usado em uma lapiseira comum, como se fosse mina de grafite normal) dessas.
Talvez ele possa ilustrar e/ou comentar mais.

Mas,...
Como disse o Igor.
O uso deste tipo de "ferramenta" requer parcimônia e treino.

Abraços a todos!
Alberto

shun

Citação de: Alberto Ferreira online 20 Abril 2010 às 08:58:17

Para esse tipo de limpeza, incluindo a remoção de crostas leves de ferrugem em platinas, etc, pode ser usada uma "caneta" com fibras de vidro.

http://www.ofrei.com/page251.html#3067

Aqui um link com diversos tipos dessas canetinhas, sempre tive vontade de comprar uma, mas como não tenho modelos para treinar, não teria coragem de usá-lo no relógio que eu quero remover os riscos.

Tinha um tópico no fórum do WUS que o cara mostrava como fazer, e postava fotos do Antes/Depois, ficava muito bom, mas acredito que ele tinha uma boa prática já..

EDIT : Maldição! foi só eu falar sobre as canetinhas, acabo de fazer um risco super feio no relógio..  AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH  >:( >:( >:( >:(

O Cara

Obrigado Igor, Alberto e Shun pelas respostas.

Relógios antigos para "treinar antes" eu tenho aqui, isso não seria problema, só não sabia se seria possível tentar essa alternativa.

De qualquer forma, antes de tentar, farei orçamento com um relojoeiro, para o caso de eu fazer besteira.

É que se for possível limpar o luminoso ao invés de trocá-lo eu prefiro para manter a cor original, sei que se mandar trocar o luminoso, ficará melhor, porém a cor pode destoar um pouco da original, prefiro um luminoso limpinho (mesmo que não "funcione") a um que "funcione" (no caso de mandar refazer) porém tenha a cor diferente.

O relógio em questão é um Tag Heuer Sport Elegance, o Igor já comentou antes que não gosta desse relógio, mas eu já havia deixado claro que o acho lindo e finalmente encontrei um a preço aceitável (e dentro do meu bolso), não pensei duas vezes. O único senão é que não é o modelo crono, mas paciência, uma hora ele aparece.
Um abraço
Fábio

shun

Pelo visto só eu e você, Fábio, estamos CHEIOS de dúvidas! kkkkkk  ;D

Mais uma aqui: Como eu removo o movimento do relógio que tem aqueles "grampos" que seguram o movimento? tenho que entortar eles??

Abraços!