Relógio Militar como definir...

  • 24 Respostas
  • 13342 Visualizações
*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Relógio Militar como definir...
« Online: 20 Abril 2010 às 17:28:38 »
 ??? ??? Boa noite caros amigos,sempre tive esta dúvida   ??? ??? pois escuto muitos a dizer relógio tipo militar e pergunto-me quais serão as caracteristicas que definem este tipo de relógio,pulseira,tamanho,ponteiros..........desde já grato pelas respostas... 8) 8)

Abs

Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #1 Online: 20 Abril 2010 às 23:49:11 »
Leon,

Em primeiro lugar foi bom você ter mencionado o termo "tipo" militar, pois o verdadeiro relógio militar é aquele que foi produzido para as forças armadas, seguindo os parâmetros pré-estabelecidos pelo orgão.

O que caracteriza os relógios mlitares, são:

Caixa redonda
Tamanho pequeno ( Os relógios militares da segunda guerra tinham em torno de 31 mm.   Os de piloto eram maiores, pois eram cronógrafos )
Números arábicos
Escala de 24 horas ( Não obrigatória )
Grande legibilidade ( Mostrador escuro, números arábicos brancos, ponteiros com luminoso.  Podendo ser montrador branco e os demais itens escuros, porém com luminoso )
Função Hack ( Aquela que para os segundos )
Pulseira de couro ou de nylom.

Acho que as características mais importantes estão acima.
Wadley

Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #2 Online: 21 Abril 2010 às 09:11:47 »
Modelos de relógios militares no Japão

Exército:






Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #3 Online: 21 Abril 2010 às 09:15:14 »
Marinha






Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #4 Online: 21 Abril 2010 às 09:18:04 »
Aeronáutica






*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #5 Online: 21 Abril 2010 às 09:57:10 »
...
Tamanho pequeno ( Os relógios militares da segunda guerra tinham em torno de 31 mm.   Os de piloto eram maiores, pois eram cronógrafos )
...

Os Beobachtungs-Uhren tinham 55mm, não cronógrafos.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #6 Online: 21 Abril 2010 às 10:12:34 »
Broker,

No universo dos chamados relógios militares, os relógios de  55 mm ( igual ao A.Lange/ Luftwaffe do Gravina) eram quase uma exceção.
Wadley

Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #7 Online: 21 Abril 2010 às 10:19:38 »
As pulseiras desses modelos que postei são do mesmo material que se fabricam coletes a prova de bala, me informou o próprio fabricante. As demais características frisou bem o amigo Wadley.

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #8 Online: 21 Abril 2010 às 11:12:42 »
As pulseiras desses modelos que postei são do mesmo material que se fabricam coletes a prova de bala, me informou o próprio fabricante. As demais características frisou bem o amigo Wadley.


E já agora uma pergunta amigo , estes relógios são exclusivos das forças militares ou são vendidos também aos civis.

ABS
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #9 Online: 21 Abril 2010 às 11:28:27 »
Amigo Leon esses relógios também são vendidos a civis, no fundo dos relógios tem a home page do ministério de defesa do Japão e a home page do fabricante, de uma olhada lá quando der, há uma grande variedade de modelos.

 :)Abraço!

Ito

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #10 Online: 21 Abril 2010 às 12:43:03 »
Broker,
No universo dos chamados relógios militares, os relógios de  55 mm ( igual ao A.Lange/ Luftwaffe do Gravina) eram quase uma exceção.

Na verdade, quis dar o exemplo dos B-Uhr para dizer que não dá para elencar um lista de características para definir o tal "relógio militar". Isto está nos critérios de cada colecionador, no exemplo, existe relógio militar entre 31mm e 55mm...
Concordando com o que você disse no sua mensagem original, para mim, relógio militar é aquele que foi utilizado por alguma força armada de forma oficial, e só.
Diferentemente dos divers e dos prórpios B-Uhr onde existem normas para determinar suas características, relógios militares são percepções pessoais.
Hoje, relógio militar é G-Shock...

PS. Os relógios comprados pelas forças armadas eram dados ou emprestados ao soldados? Se emprestados estes que estão por aí foram roubados pelos reservistas? Quando eu compro estou receptando mercadoria roubada? Os Rolex de uso do exército americano nunca foram dados aos soldados ou leiloados pela entidade, de onde surgiram estes que povoam as coleções pelo mundo?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #11 Online: 21 Abril 2010 às 12:58:43 »
Os relógios militares são dados ou vendidos a preços simbólicos aos soldados. Não são da corporação, portanto eles podem fazer o que quiserem.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #12 Online: 21 Abril 2010 às 16:39:32 »
Broker,

Concordo.  Hoje em dia o G-Shock é o relógio militar.......
Wadley

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #13 Online: 25 Abril 2010 às 12:50:28 »
 Soldado ganha relógio e tiro... :'(

 abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #14 Online: 25 Abril 2010 às 12:55:29 »
Broker,

Concordo.  Hoje em dia o G-Shock é o relógio militar.......

Para os dias atuais só eles mesmo para aguentar o tranco !! rsrsrs...
Abraços,
Cigano!

Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #15 Online: 25 Abril 2010 às 17:45:56 »
Inclusive eu já entrei em fóruns militares dos USA e eles são fanáticos pelos g shocks

Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #16 Online: 25 Abril 2010 às 19:02:11 »

Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #17 Online: 25 Abril 2010 às 21:24:15 »
Iniciei, em 29 Março 2010 às 01:00:41, o tópico "Relógios Militares" (Lido 73 vezes, sem nenhuma resposta).
Vejam:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3042.msg61078.html#msg61078

Em outro tópico, "Relogio estilo Militar / Aviador", (Lido 1884 vezes), houve várias postagens:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,2494.msg55302.html#msg55302

Dentre elas, esta minha:
"... Diferentemente de outros Exércitos, o Nosso não possui um "sistema" ou "forma" de entrega de relógios "padrão", do tipo Hamilton/US Army!!!
Alguns acessórios "extras" são vendidos nas lojas de artigos militares, não havendo um "padrão" preconizado. São artigos como, por exemplo, fogareiros (tipo AZTEQ), lampiões, dog tag, etc. Há relógios "verde oliva" ou "padrão camuflado" também, comuns e baratos!!! Muitos usam os Casio, estilo G-Shock (preto ou verde).
Já perguntei a vários militares sobre um relógio "padrão", possivelmente "de uso" nos anos 40 e/ou 50, do tipo do "Pronto", mas nenhum dos consultados soube dizer se eram vendidos ou "dados"!!!
Hoje há alguns brindes, geralmente com o símbolo do Exército Brasileiro, ofertados mesmo como brindes... mas as marcas são várias, mecanismo Myota/quartz!!! ..."
Creio que muito do que foi dito, encontra-se nesses tópicos já explorados!!!  ;)  ;)  ;)
Claro, há respostas que demoram para chegar!!!  ;)  ;)  ;)
Vamos continuar discutindo esse tema!!!  :D  :D  :D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #18 Online: 26 Abril 2010 às 01:01:21 »
Abrantes...
Bela dica!!! Bonitas fotos!!!
Obrigado
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Relógio Militar como definir...
« Resposta #19 Online: 26 Abril 2010 às 11:14:07 »
Broker,

Concordo.  Hoje em dia o G-Shock é o relógio militar.......

Para os dias atuais só eles mesmo para aguentar o tranco !! rsrsrs...

Isso é uma grande verdade!
Enquanto oficial R/2 eu usava esse Cásio G-shock:



Como ele não tem iluminação para o mostrador, nos acampamentos eu usava um Timex Ironman:


Fonte : www.pmwf.com
Abraço,

Octávio Augusto