Cronômetro Bêbado!!!

  • 2 Respostas
  • 1620 Visualizações
*

Offline gzaiat

  • ****
  • 275
    • Ver perfil
Cronômetro Bêbado!!!
« Online: 10 Maio 2010 às 15:40:12 »
Tenho um cronômetro antigo da marca Jaquet. Ele está em excelente estado, e até ontem funcionava bem.
Hoje fui acioná-lo, e ficou louco!!! Os ponteiros giram muito rápido e acaba a corda. Parece que tem um motor nele!!!!
O que pode ser?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Cronômetro Bêbado!!!
« Resposta #1 Online: 10 Maio 2010 às 16:01:43 »
Já aconteceu comigo, num cronógrafo russo de cockpit. O diagnóstico foi levée da âncora quebrada.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Cronômetro Bêbado!!!
« Resposta #2 Online: 10 Maio 2010 às 17:02:46 »
Olha ai o que e a Levée




Como o funcionamento da âncora é obtido com tanta precisão e regularidade, apesar das mudanç as de temperatura, posição do relógio, forç as de inércia aplicadas pelos movimentos do pulso do usuário e choques, é questão de projeto, construção e ajuste do escapamento.

 A seguinte descrição de um escapamento completo refere-se às figuras 3, 4 e 5, que estão exaustivamente numeradas em todas as partes relacionadas. Todos os pivôs estão desenhados em amarelo e os rubis em vermelho ( A figura 3 pertence à OMEGA Watch Co.). A roda de escape tipo "club-foot", de 15 dentes, pode ser vista no 5, e seu pinhã o no 6. Este pinhão é tracionado pela quarta roda. A âncora (7) contém as "levées" e seus rubis em cada extremidade (9 e 10), e a forquilha na outra. As duas projeções angulares na forquilha sã o chamadas de chifres e a área entre os lados paralelos da mesma, de boca.

Abraços,
Cigano!