Depois de 23 anos em uma gaveta....

  • 29 Respostas
  • 7553 Visualizações
Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Online: 03 Julho 2010 às 21:06:18 »
Olá, quando criança, acredito que com 6 ou sete anos, costumava brincar com um relógio do meu avô, ficava girando um botão para movimentar um aro interno. No mostrador tinha vários nomes de paises. Essa era minha lembrança. Hoje com 34 anos, faz 23 longos anos que meu avô faleceu. Quando em vida ele era caminhoneiro e aquele relógio deveria ter sido submetido a condições extremas, tais como impactos e tal. A semana passada me veio a mente tal relógio quando estava na casa de minha avó. Indaguei-a sobre o relógio e para minha felicidade ela disse que o mesmo encontrava-se no fundo de uma de suas gavetas. Com dificuldades para andar, minha mae, a qual também estava presente, foi procurar o relógio para mim. Quando minha mae entregou-me o relógio, constatei que tratava-se de um Orient Automatico Word Timer (isso eu já presumia rs), com o vidro em acrilico muito riscado e com a pulseira nao original muito danificada. Testei o seu funcionamento por alguns minutos ali mesmo na casa de minha avó e ele estava perfeito. Ganhei essa preciosidade de minha queria avó e as lagrimas vieram a todos que ali se encontravam. Mas o que mais me impreciona é a robustez do relógio que após 23 anos parado em uma gaveta, estava funcionamento perfeitamente, bem como devido ao trabalho do meu avô ele aguentou o tranco. Eu mesmo fiz um polimento no vidro e tirei todos os riscos, com excessao de um canto quebrado em seu interior. Providenciei uma pulseira em couro para o relógio e ai segue a sua foto.







Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #1 Online: 03 Julho 2010 às 21:18:31 »
Parabéns amigo pela história e pela peça!!!
Realmente é um relógio "de história" para muitos esses Orient, principalmente os chamados carinhosamente de "cebolões"!!!
Enfrentaram muitas "pauladas" por esse Brasil afora, nas mãos de caminhoneiros, pedreiros, feirantes etc!!!
Hoje, caem nas mãos de admiradores da relojoaria mecânica, como o amigo!!!
Mais uma vez parabéns!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #2 Online: 03 Julho 2010 às 21:25:23 »
Obrigado Paulo, esse não tem preço, pensei em trocar o vidro e fazer um super polimento, mas resolvi deixar como está, pois assim preservo sua originalidade, seja no proprio relógio, seja nas marcas adquiriadas ao longo da vida de um homem trabalhador.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #3 Online: 03 Julho 2010 às 21:53:44 »




Adoro ler este tipo de lembranças!........é a magia destes bichos, para além da cobiça!!!
Muito obrigado por compartilhar estas passagens!

Abração

Gravina

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #4 Online: 03 Julho 2010 às 22:13:27 »
Mestre Gravina, é uma HONRA ter um tópico respondido pelo senhor. Não só de grandes marcas vivemos, mas sim vivemos também de grandes lembranças, acredito que esse seja o meu primeiro grande amor quando a assunto é relógio!

*

Alberto Ferreira

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #5 Online: 03 Julho 2010 às 22:16:06 »
Salve!

Aqui está outro que aplaude de pé essas histórias!
As nossas histórias e lembranças!

Parabéns, Guto!  8)

Sempre que este tema vem aqui à baila, a questão (ou o dilema) das "restaurações", eu tento expressar a minha opinião no sentido de que existem as que são estéticas e as éticas.
No segundo caso, o que importa mesmo é a história da peça.

As suas "marcas", exatamente como aquelas que ao olharmos no espelho também vemos em nós, fazem parte da sua história.
Cada uma delas...

Portanto, peças de "estimação", para mim, têm mesmo que ser vistas (e respeitadas) assim.

Abraços!
Alberto

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #6 Online: 03 Julho 2010 às 23:02:49 »
Caro Guto,

muito legal o seu post... obrigado por compartilhar aqui no fórum.
Faça um ótimo uso dessa bela lembrança do seu Avô.

Grande abraço!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #7 Online: 03 Julho 2010 às 23:14:46 »


Que momento lindo.

Parabéns !

Esse Orient é muito legal.
Wadley

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #8 Online: 04 Julho 2010 às 00:27:10 »
Que belo momento, realmente !!

O cebolão está em boas mãos, aproveite bastante e use com orgulho !

abs

Glauco

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #9 Online: 04 Julho 2010 às 00:37:29 »
Bela história seguida de um belo relógio, até relógios com apreço menor que os belos Orientões (no qual adoro muito) se torna uma grande peça com a estima de seu dono, que tem uma grande história que o acerca!!

Parabéns !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #10 Online: 04 Julho 2010 às 06:39:15 »


    Muito bom Guto  ;) , historias que faz voltar ao passado marcada com um relógio, cuide bem do relógio viu  :)

abraços, Tomas
abraços Tomas.

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #11 Online: 04 Julho 2010 às 07:51:46 »
Obrigado amigos, as lágrimas vem aos olhos lendo as vossas mensagens. Como há tanta historia envolvida em um "simples" objeto, recordações da miha infância, do meu avô, do meu fascinio pelo relogio que girava o aro interno, o incio da leitura lendo os países contidos em seu dial. Hoje com o relógio em mãos, vem a tona a minha avó, minha mãe (meu avô era materno) e agora meu fillho (seis anos), para quem vou apresentar a história do relógio e consequentemente da vida do meu avô.

Abraço a todos e desculpe-me pelo meu sentimentalismo!













Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #12 Online: 04 Julho 2010 às 08:24:24 »
Guto

Parabéns pela história tenho uma semelhante porém o brinquedo em questão era um Seiko World Time, também do meu avô dem quem sinto muitas saudades. O relógio atualmente também esta comigo, e em uso pretendo deixar para meu filho.
Peças assim sempre guardam grandes histórias!
Parabéns!
bsequeira

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #13 Online: 04 Julho 2010 às 08:33:56 »
Sim...o meu agora estará tbm em uso, saindo da gaveta onde na minha opnião, não é lugar para nenhum relógio e com toda a certeza ficará para meu filho, bem como os meus, os quais irão adquirir minhas marcas de uso. Relógio não é apenas um acessório para sabermos as horas, é bem mais que isso, eles fazem parte da história mundial e também da nossa propria história. Por isso nunca substimem um relógio simples comparando-se ao de uma grande manufatura, pois esse simples relógio pode representar toda uma vida.

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #14 Online: 04 Julho 2010 às 09:46:08 »
Olá;

Muito bonito o seu relato, imagino a emoção da sua avó, com o Orient do meu pai foi parecido ele usou-o extremo, depois deixou jogado em uma caixa, uns 10 anos depois achei o relogio, balancei e ele esta funcionando, todo arranhado, mas funcionando bem, eu adorava aquele relogio quando criança, o mostrador tinhas uns desenhos em alto relevo.

Certa vez um relojoeiro me disse que os Seikos eram projetados para durar 100 anos, acho que os Orient também.

abraço
Charles ;)

*

Jefferson

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #15 Online: 04 Julho 2010 às 13:31:43 »
Olá Guto,

Parabéns, é um belo relógio!

Mas independente de ser um relógio bonito e de uma marca que merece respeito, o importante é que lhe traz boas lembranças, e você soube valorizar o objeto com este intuito.

Eu tenho um destes "orientões" que faz parte das histórias de vida de meu pai e da minha.

Um abraço,

Jefferson

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #16 Online: 04 Julho 2010 às 14:21:55 »
Meu amigos, muito obrigado pelos posts..e creio que cada qual tem sua história e seus relógios. Esses objetos merecem todo nosso respeito!

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #17 Online: 04 Julho 2010 às 15:22:29 »
Primeiramente parabéns pela história meu amigo, realmente mto bonita e verdadeira.

Aproveite a peça com respeito, pois com toda certeza cada vez que vc olhar para ele a imagem de seu avô virá a tona.

Seja bem vindo ao forum tmb meu colega.

Grande abraço.
What the next step ?

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #18 Online: 04 Julho 2010 às 22:21:47 »
Guto,

Isso merece, além de ser muito bem guardado, e um cuidado especial, um bom vinho ou um bom jantar para comemorar,

O valor sentimental é incalculável, com certeza vai aguentar por muitas gerações ainda,

Meus parabéns pelo relógio e por este lindo gesto de compartilhar esta história conosco,

Um forte Abraço,

Mauro

Re: Depois de 23 anos em uma gaveta....
« Resposta #19 Online: 04 Julho 2010 às 23:18:40 »
História emocionante... Parabéns!!!
http://img80.imageshack.us/img80/2861/userbar778783.gif

"I got things to go and places to do". (Dennis Hopper, RIP)