Acabei de publicar um novo texto!

  • 43 Respostas
  • 9230 Visualizações
*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #20 Online: 10 Julho 2010 às 17:09:17 »
5 estrelas......

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #21 Online: 10 Julho 2010 às 18:06:16 »
Que texto, hein, Flávio!

Parabéns pelas leituras e viagens.

*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #22 Online: 10 Julho 2010 às 18:23:28 »
Leitura cativante,parabens.Caro Flavio,voce tem o dom da escrita meu amigo.Vai fundo.
Most3lm.com

*

Pandolfi

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #23 Online: 11 Julho 2010 às 13:10:57 »
Leitura cativante,parabens.Caro Flavio,voce tem o dom da escrita meu amigo.Vai fundo.
Melão, concordo com você, texto genial do Flávio.
Abração.
Pandolfi

*

Pandolfi

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #24 Online: 11 Julho 2010 às 13:13:39 »
erro??? só o sobrenome do Igor  ;D ;D ;D
Pô, Ricardo, valeu aí!!!
Um abraço, ;D
Igor
P.S.: Só faltou a trema no U.
O Lessa "esqueceu" do trema e o Igor esqueceu o nome do Lessa.
O nosso amigo Igor ainda vai acertar, né Rogério Lessa?
Abração.
Pandolfi


*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #25 Online: 11 Julho 2010 às 14:20:08 »
Acabei de ler. Parabéns Flávio, texto fantástico!
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #26 Online: 11 Julho 2010 às 17:38:22 »
O Igor fez de propósito. Tanto que grifou o Ricardo.

É Rogério.

Aliás, estou com o Maurice Lacroix Pontos GMT que era dele e hoje é meu.

*

betampex

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #27 Online: 11 Julho 2010 às 18:33:02 »
Flavio excelente trabalho, muito legal e achei o artigo interessantissimo ate mesmo para quem nao e ligado a horologia como nos por exemplo.

So fiquei com uma duvida sera que o tracado moderno das ruas em paralelo foi o que influenciou o resto das cidades no mundo? pelo que entendi comecou tudo em La Chaux-de-Fonds e Le Locle estou certo?

abracos e parabens

Paulo

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #28 Online: 11 Julho 2010 às 18:36:29 »
Flávio,

Muito bom! Parabéns!

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #29 Online: 11 Julho 2010 às 19:54:01 »
O Igor fez de propósito. Tanto que grifou o Ricardo.

É isso aí! :D

Só estava brincando com o Lessa, que já foi chamado de Ricardo por aqui um monte de vezes.
Já brinquei com ele assim em outras ocasiões. ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #30 Online: 11 Julho 2010 às 21:13:45 »
Salve!

Grato pelo texto, Flávio!
Ficou excelente!

Abraços,
Alberto

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #31 Online: 12 Julho 2010 às 01:10:46 »
Tremenda aula , parabéns !

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #32 Online: 12 Julho 2010 às 14:56:43 »
Parabéns. Ótimo texto, o amigo construiu de forma a ficar uma fácil e bastante agradável leitura. Muito bom. Obrigado.

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #33 Online: 12 Julho 2010 às 18:20:05 »
Muito bom o texto. Fácil de ler sem simplificar o conteúdo.

Parabéns

Expedito
Expedito


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #34 Online: 12 Julho 2010 às 20:47:13 »
Flavio excelente trabalho, muito legal e achei o artigo interessantissimo ate mesmo para quem nao e ligado a horologia como nos por exemplo.

So fiquei com uma duvida sera que o tracado moderno das ruas em paralelo foi o que influenciou o resto das cidades no mundo? pelo que entendi comecou tudo em La Chaux-de-Fonds e Le Locle estou certo?

abracos e parabens

Paulo



Na verdade não. Há uma crítica que, inclusive preferi não abordar, que o traçado seria "americanizado". Com a declaração de independência dos EUA (algum tempo depois) editaram normas para construção de cidades, e a maior parte delas deveria seguir um esquema gradeado (o maior exemplo é NY). Porém, várias cidades na Europa, mesmo antes dos EUA, tinham cidades com quarteirões definidos, avenidas e ruas, tal qual La Chaux de Fonds. A singularidade de La Chaux de Fonds é que, de um projeto pequeno para evitar incêndios, o aumento popolulacional e a influência da maior parte da população fez com que o sistema gradeado fosse adotado, mas não apenas para evitar fogo, como no resto do mundo, mas para permitir o melhor tráfego de bens entre uma fábrica e outra (ainda no sistema de etablissage, não coloquei isso no texto), fachadas voltadas para o Sol (melhor iluminação) etc. O projeto em si não difere, por exemplo, do de NY. O problema é que lá pelas tantas, todos os prédios de LCdF se tornaram iguais, com as mesmas fachadas com janelões, formato retângulo. Existe, então, uma simbiose entre os prédios e o gradeado da cidade, tudo voltado para relojoaria. Na LCdF atual, todos os prédios, mesmo que não estejam sendo usados por fábricas, já foram algum dia. Então é muito curioso, pois todas as fachadas são iguais! Existem sempre janelões nas partes baixas, onde os relojoeiros trabalhavam, e janelinhas no último andar, onde moravam. Tudo igual...Por isso o tombamento.

Curiosamente, na cidade há fábricas bem modernas, que fogem totalmente do padrão, como a Cartier. O prédio mais bonito das fábricas que vi, mas que hoje não é usado mais pela manufatura, é o da Eberhard. Ele possui fachada bem trabalhada. E há também as casas que eram dos magnatas das fábricas, algumas delas projetadas por Corbusier, que são bonitas (curiosamente, eu e Igor não visitamos nada disso. Dava para ver a Villa Marguerite da GP do fim da rua, mas não fomos até lá).

Indiscutivelmente, a casa mais bonita que vi por lá - cuja foto está no texto - é a da família Dubois (que depois passou para a família Ducommun, da Doxa, e depois para a viúva do Nardin, da UN), onde está o museu de relojoaria de Le Locle, o Chateau des Monts. Puta mansão! Lá dentro é enorme! Você vê que é coisa de quem realmente tinha muita bala na agulha. Mas essas casas, em Le Locle, não ficam no perímetro "tabuleiro de xadrez" da cidade, mas num alto de um morro, onde estavam as fazendas (inclusive a casa de Jean Richard, preservada, está lá). Aliás, eu não sei como o Igor fez essa viagem antes - mas sem ir a Le Locle - no inverno. Eu sinceramente não sei como alguém pode visitar locais tão isolados e no alto de morros (haja perna! Tudo bem, tinha ônibus de hora em hora, mas subimos à pé mesmo) no inverno. Aí você imagina porque os caras trabalhavam nisso. Se hoje já acho difícil, imagine quando não havia trem, carros, nada disso.

Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #35 Online: 12 Julho 2010 às 21:02:50 »
(...), eu não sei como o Igor fez essa viagem antes - mas sem ir a Le Locle - no inverno.

Seis anos a menos de barriga e preguiça. Entusiasmo. Paixão. Titica de galinha na cabeça. E falta de opção.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #36 Online: 12 Julho 2010 às 21:17:08 »

Seis anos a menos de barriga e preguiça. Entusiasmo. Paixão. Titica de galinha na cabeça. E falta de opção.

Um abraço,

Igor

Mistura quase explosiva Igor..!  ;D ;D

Abraços!

*

betampex

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #37 Online: 12 Julho 2010 às 21:47:34 »
Flavio, eu tambem notei a referencia aos janeloes pois devido ao alto rigor do inverno europeu eles praticamente trabalhavam fechados o dia todo na fabricacao e claro que precisavam do maximo possivel da luz solar pois na epoca nao havia energia eletrica e tambem acho que uma tese minha esta correta, tambem com relacao ao desenvolvimento da civilizacao ocidental, particularmente na Europa, devido ao frio extremo a populacao ficava praticamente quase que encarcerada em suas casas e com isso estudavam muito e trabalhavam e fabricavam e a humanidade foi se desenvolvendo devido ao clima propriamente dito.

Pode reparar que em paises de clima quente e tropical nao ocorreu o mesmo desenvolvimento.


Paulo

Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #38 Online: 12 Julho 2010 às 22:15:03 »
É...eu realmente não entendo nada de relógios, ainda estou engatinhando!
Parabéns!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Acabei de publicar um novo texto!
« Resposta #39 Online: 13 Julho 2010 às 11:43:53 »
A cidade está até na Desciclopédia! hahahaha

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Urbanismo_Planejado_de_La_Chaux-de-Fonds_e_Le_Locle


Flávio