Orient 1743 - Dúvidas

  • 18 Respostas
  • 7289 Visualizações
*

Jefferson

Orient 1743 - Dúvidas
« Online: 14 Julho 2010 às 22:43:57 »
Olá pessoal,

Recebi este Orient recentemente, e gostaria de compartilhar uma dúvida com vocês.

Este é o relógio. Desculpem pela péssima qualidade da foto.



Este mostrador me deixou intrigado. Não sei exatamente o que, mas há me soa estranho, como se não fosse original.

O movimento. Na massa oscilante consta 1743.



Observem que há um acionador para a mudança do calendário, mas a caixa não apresenta botões para tal função.

Seria um frank, fake, ou algo do gênero??  ???

Abraços,

Jefferson




*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #1 Online: 15 Julho 2010 às 00:00:39 »
Caro Mr. Jefferson, eu tenho um Orient com moviemtno muito parecido, só que calibre 1942, pode ver a ponte do balanco que é presa de um lado e do outro, mais tem o calibre 1946 que eu tive que também s parecia! Ambos tem ponsuir para mudança de data, só que o calibre 1942 é aquele que tem o datador em 2 janelas separadas.

Aqui o próprio com cal. 1942


O do 1946 já não tenho imagem, mais ele se parece com esse seu, só tem 1 janela de data!

O seu muda a data pela coroa ? Ele pode estar com mostrador trocado e escondendo os dias da semana!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #2 Online: 15 Julho 2010 às 00:31:52 »

Este mostrador me deixou intrigado. Não sei exatamente o que, mas há me soa estranho, como se não fosse original.



Jefferson, seu mostrador parece que foi reformado.
« Última modificação: 15 Julho 2010 às 00:33:42 por zE_ »

*

Jefferson

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #3 Online: 15 Julho 2010 às 11:05:28 »
Jefferson, seu mostrador parece que foi reformado.

Caro zE, eu também fiquei com esta impressão. Parece que foi aplicado um verniz sobre todo o mostrador, inclusive os dísticos.

Os modelos da Orient apresentam a indicação do movimento no mostrador, tal como os Seiko?

Não estou em casa, e não lembro exatamente da numeração escrita no mostrador, mas sei que não consta o calibre 1743.

O do 1946 já não tenho imagem, mais ele se parece com esse seu, só tem 1 janela de data!
O seu muda a data pela coroa ? Ele pode estar com mostrador trocado e escondendo os dias da semana!!

Oi Cigano, eu tenho um KD com movimento 1946. É bem maior que este 1743. Respondendo à sua pergunta, a data não muda pela pressão da coroa.

Abraços,

Jefferson

*

Alberto Ferreira

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #4 Online: 15 Julho 2010 às 17:16:03 »
Salve!

Pois é, amigo Jefferson.
Quando se fala dos movimentos da Orient, há mesmo pouca informação para "garimpar" na NET.
Pena! Mas é o fato.  :(

Bom,...
Um pouco a sentimento (o popular "chute"  :D) eu até diria que o movimento 1743 é lá dos idos da década de 1960...  ::)

Eu não sei se ajuda, pois o seu tem detalhes diferentes, mas eu tenho fortes desconfianças de que este aí abaixo é acionado por um 1743.
A foto é antiga, da NET...



Abraços,
Alberto

*

Jefferson

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #5 Online: 16 Julho 2010 às 21:27:09 »
Salve Alberto,

Obrigado pelos informações meu amigo. Já é um começo... ;)

Me diga uma coisa: você já viu casos como este, de um movimento dotado de acionador para mudança no calendário ser instalado em caixa sem o respectivo botão?

A tampa é assinada, Orient, e o movimento não "sacoleja" na caixa, mas fiquei desconfiado que poderia ser um transplante... ???

Um abraço,

Jefferson

*

Alberto Ferreira

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #6 Online: 17 Julho 2010 às 10:31:50 »
...
Me diga uma coisa: você já viu casos como este, de um movimento dotado de acionador para mudança no calendário ser instalado em caixa sem o respectivo botão?
...



Salve!

Não, eu não vi.
Mas nada impede que algum "magarefe" o faça.

Alguns desses "profissionais" agem como se não "respeitassem" relógios desse tipo (mais populares e "baratos") e por vezes fazem essas "estripulias" sem nem avisar o dono...  >:(

Um caso típico é a troca de tampas traseiras...
"Por uma mais bonita..."

Eles simplesmente vão lá na sucata e "voilà".  :P

Orient's e Seiko's são alguns relógios que padecem bastante disso.

Abraços,
Alberto

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #7 Online: 17 Julho 2010 às 12:29:33 »
Acho que essa caixa não é original desse modelo, Mr. Jefferson, e quando eu perguntei sobre a mudanca do datador pela corôa, foi no intuido de saber se ao puxar da corôa você sente aquele estágio para mudança dos dias do mês, e pode saber que o dial está escondendo a roda de data dos dias da semana, se isso ocorrer pode saber que o movimento é oriundo de um trânsplante, como você suspeitou!

Nos 4694, os mais comuns, a midança dos dias dos meses é feita pela corôa, e dos dias das semanas pelo possuir!
Abraços,
Cigano!

*

Jefferson

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #8 Online: 17 Julho 2010 às 12:49:34 »
Nos 4694, os mais comuns, a midança dos dias dos meses é feita pela corôa, e dos dias das semanas pelo possuir!

Caro Cigano, realmente neste movimento que você citou funciona desta maneira. No entanto, não pude perceber o mesmo processo neste 1743.

Como diz o ditado, se você tem um limão, faça uma limonada. Como a caixa tem um estilo bonito, estou pensando em fazer uma personalização, criar um mostrador em estilo militar... Veremos o que é possível fazer.

Obrigado a todos pelas informações.

Abraços,

Jefferson

*

Offline dyeego

  • ****
  • 268
    • Ver perfil
Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #9 Online: 17 Julho 2010 às 13:06:22 »
Acho q é original.
Ja vi com essa configuraçao, sem o botao auxiliar, q por sinal é o q mais me incomoda nos orient.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #10 Online: 17 Julho 2010 às 13:20:03 »
Acho q é original.
Ja vi com essa configuraçao, sem o botao auxiliar, q por sinal é o q mais me incomoda nos orient.

Perceba que este movimento é para as caixas que tem o botão, olhe a pequena alavanca que faz a mudança pelo possuir, o que não exist  e nessa caixa!

Este da fato abaixo, eu troquei a caixa dele e essa não tem o possuir da mudança, a outra tinha e era em plaque e a tampa não fechava direito por causa da corrosão!


A caixa é igual a antiga, só que em inox e sem o possuir do datador, ambas tem 38mm que é raro nos Orient's e tem o mesmo movimento do de lguns KD o 1946! Ele tem que ir para revisão pq a data já não está passando mais !
Abraços,
Cigano!

*

Jefferson

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #11 Online: 17 Julho 2010 às 14:06:52 »
Olá Cigano,

Este da fato abaixo, eu troquei a caixa dele e essa não tem o possuir da mudança, a outra tinha e era em plaque e a tampa não fechava direito por causa da corrosão!
A caixa é igual a antiga, só que em inox e sem o possuir do datador, ambas tem 38mm que é raro nos Orient's e tem o mesmo movimento do de lguns KD o 1946!

Agora entrarei no terreno da simples conjectura, ok?

Você disse que esta caixa do seu é feita para equipar um movimento 1946, que é igual à original, mas não tem o botão de mudança de data.

Isso significa que pode haver casos de modelos de caixa sem botão, mas equipados com movimentos que permitiriam tal função.

Assim sendo, conforme o Dyeego disse, a caixa do meu também pode ser original... ???

O mistério segue...

Abraços,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #12 Online: 17 Julho 2010 às 15:12:54 »
Então só que a caixa com plaquê que antes era original deste 1942 ( e não 1946 com tinha dito antes), tinha o tal ponssuir, e essa que abriga o 1942 agora de inox, não tem o ponssuir, antes ela abrigava um 1946 que tinha o mostrador igual ao do seu, só com dias do mês! O 1946 infelismente morreu :'(, ai o 1942 herdou a caixa!


E o mistério continua!! :o 8)

Caro Jefferson, ele está funcionando bem ??

Acho que em um relojoeiro, ao fazer uma revisão completa (limpeza e lubrificação) ele possa comparar com movimentos mais comuns, e daí pode partir uma conclusão de qual movimento bate dentro desta caixa!
Abraços,
Cigano!

*

Jefferson

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #13 Online: 17 Julho 2010 às 20:39:01 »
Olá Cigano,

Eu creio que quanto ao movimento não há dúvidas: trata-se de um 1743. O Alberto inclusive mostrou fotos de outro modelo de relógio usando o mesmo calibre.

Enquanto o mistério não se esclarece, resolvi dar um trato no relógio. Aproveitei a tarde para fazer o polimento da caixa e do acrílico.







Abraços,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #14 Online: 17 Julho 2010 às 20:57:17 »
Noooossssaaaa Sª de todas as Santas!!!  :o

Achei que esse relógio que você postou as fotos fosse do Alberto, eu achava que não estava conseguindo ver as supostar fotos que antes foram postadas pelo Alberto.

Mais agora vi que se trata do seu relógio!!

Ficou magnífico, parabéns pelo trabalho de renovação esse rarissimo exemplar!!

Você tem uma mão santa para á coisa !!

Olha só uma coisa que reparei á repeito da caixa dele!!
Se parece com ess Seiko 6319, eu tenho um igual á esse!
« Última modificação: 17 Julho 2010 às 21:11:11 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #15 Online: 13 Dezembro 2010 às 04:33:34 »
  Recentemente no  tópico 'ORIENTClube// King Diver, o colega Dudu Oliveira mostrou  um relógio seu, o qual ajuda a esclarecer melhor este tópico.
Trata-se de um, diga-se de passagem muito bonito, Orient 1743 21 rubis auto calendar,pelas fotos dele - são ambas do colega Dudu-pode-se visualizar que a caixa do relógio não possui botão para o acionamento da data e que o mecanismo 1743 era usado nessa configuração de caixa.
 A massa não permite ver o acionador da data.
A questão de a caixa do 1743 do colega Jefferson( outro belo relógio) não ter o botão para mudança de data e o mecanismo apresentar esta possibilidade deve-se provavelmente  a  disponibilidade destes mecanismos em bom número em dado momento, baixando os custos da fábrica, podem ser até exemplares feitos quando do surgimento dos King Diver 'duas janelas' mecanismo 1942; visto que este mecanismo -1743- equipava em determinada época os 'King',sendo que nestes apresentava mostrador com duas janelas.
Algo como 'sobrou vamos usar'.
Uma foto mais e esclarece de vez .
Abraços.



 http://img819.imageshack.us/img819/2558/fotos965.jpg
http://img222.imageshack.us/img222/4183/fotos961.jpg

*

Alberto Ferreira

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #16 Online: 13 Dezembro 2010 às 10:47:59 »
...
A questão de a caixa do 1743 do colega Jefferson( outro belo relógio) não ter o botão para mudança de data e o mecanismo apresentar esta possibilidade deve-se provavelmente  a  disponibilidade destes mecanismos em bom número em dado momento, baixando os custos da fábrica, podem ser até exemplares feitos quando do surgimento dos King Diver 'duas janelas' mecanismo 1942; visto que este mecanismo -1743- equipava em determinada época os 'King',sendo que nestes apresentava mostrador com duas janelas.
Algo como 'sobrou vamos usar'.
...



Salve!

Sim, El guapo,
É mesmo uma "teoria" válida, esta da disponibilidade de movimentos, etc...

E apenas para complementar, isso não foi apenas usado pela Orient, não.
Só para citar um exemplo, a Omega também fez isso, usar movimentos de seu estoque antigo por um dado período posterior.

Mas,...
No caso da nossa cara (no sentido de simpatia, pois todos sabem que eu sou um dos fãs da marca), o problema pode ser um pouco "agravado"...  ::)

Contrariamente a outras marcas, e o exemplo da Omega aqui vale, a Orient não disponibiliza (oficial e regularmente) as devidas informações sobre os seus movimentos e suas variantes criadas através dos tempos.
Pena...  :-[

O que nos "sobra" são informações "garimpadas", aqui e ali, em sites pela NET afora...  :P

Abraços a todos, sejamos "orientados" ou não!   :D
Alberto

Re: Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #17 Online: 13 Dezembro 2010 às 20:54:24 »
Jefferson eu tenho dois Orient com calendario so de dia bem parecido com o seu.  o rotor marca 1746 eu acredito que 1743 e 1746 são originais qual a diferença eu não sei




Abraços
Dudu



*

Offline spswristwartches

  • *
  • 7
  • Amante de relógios Vintage
    • Ver perfil
    • FACEBOOK
Re:Orient 1743 - Dúvidas
« Resposta #18 Online: 29 Fevereiro 2020 às 15:13:24 »
Eu também adquiri um orient com calibre 1743 - NA TAMPA COSNTA H 902552