Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso

  • 42 Respostas
  • 16989 Visualizações
*

Pandolfi

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #20 Online: 22 Julho 2010 às 13:04:33 »
Igor, concordo com você, mas vamos tentar primeiro achar as benditas caixas para eles então.
Até acho bonitas essas adaptações, dá um charme especial ao relógio, mas...
Abração.
Pandolfi

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #21 Online: 22 Julho 2010 às 19:59:02 »
Algum membro do Fórum já fez caixas com o Chicão???
Somente usa latão, ou usa outros materiais???
Qualidade???
Preço???
Opiniões / informações são bem-vindas!!!
Abraço
Paulo Sergio



NADA?????????????
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #22 Online: 23 Julho 2010 às 10:09:04 »
Igor, concordo com você, mas vamos tentar primeiro achar as benditas caixas para eles então.
Até acho bonitas essas adaptações, dá um charme especial ao relógio, mas...
Abração.
Pandolfi



Olá Pandofi, aonde posso conseguri uma bainha dessas, com corrente???????
Estou á caça...

*

Pandolfi

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #23 Online: 23 Julho 2010 às 10:56:20 »
Igor, concordo com você, mas vamos tentar primeiro achar as benditas caixas para eles então.
Até acho bonitas essas adaptações, dá um charme especial ao relógio, mas...
Abração.
Pandolfi

Olá Pandofi, aonde posso conseguri uma bainha dessas, com corrente???????
Estou á caça...
Olá aminger, diga a marca e mais ou menos o tamanho do relógio que mando uma pra você.
Abração.
Pandolfi

*

Alberto Ferreira

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #24 Online: 23 Julho 2010 às 17:01:50 »
Algum membro do Fórum já fez caixas com o Chicão???
Somente usa latão, ou usa outros materiais???
Qualidade???
Preço???
Opiniões / informações são bem-vindas!!!
Abraço
Paulo Sergio



NADA?????????????
Abraço
Paulo Sergio



Salve!
Paulo Sergio e demais amigos.

Hoje eu tive um almoço profissional no centro e aproveitei para dar uma fugida e bater um papo com o Chicão.
Eu também estava querendo me "atualizar" e fazer algumas dessas perguntas diretamente a ele.

Pois bem,...
Após batermos um bom papo, onde falamos sobre os muitos amigos comuns, eu levantei as questões e ele basicamente me confirmou o seguinte:

Caixas..
Ele não faz as de aço, pois crê não valer a pena. Material difícil de usinar, custos vs. benefícios, etc.
Em geral ele trabalha com metais mais "macios" e/ou "nobres", como o ouro, prata ou até, eventualmente, latão.
Ele faz caixas sob medida, a discutir com o interessado, mas tem um "catálogo" de peças (fotos) de algumas que já confeccionou nos seus "quarenta anos de trabalho na área".

Aros.
Em princípio pode fazer de qualquer material. Mas enfatiza que teria que ter em mãos o relógio em que o aro será aplicado.

Fundos.
Depende muito do caso. Em geral ele trabalha com a adaptação de fundos já existentes em um outro dado relógio.
Pode fazer adaptações para os chamados "fundos transparentes".

Preços.
Nem entramos neste assunto, pois o ideal é que os interessados falem diretamente com ele.

Banhos, reparos, etc.
Cada caso é um caso. Há que discutir antes com ele.

O Chicão me autorizou a informar aqui o seu telefone, para quaisquer contatos.
Fone: (11) 7044 1210


Bem, amigos da "Rede FRM"...
Eu creio que é isso.
 8)

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #25 Online: 23 Julho 2010 às 17:08:01 »
Excelente, Alberto. Muito esclarecedor!

Obrigado e um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #26 Online: 25 Julho 2010 às 00:04:39 »
Muito próprio esse post.

Há cerca de um ano, eu comprei 2 omegas, um de bolso sem tampa frontal, cuja caixa estava baleada mas o mostrador tinha um único micro fio de cabelo e vai dar uma bela restaurada.

O outro foi um já alienado e modificado, para uso no pulso, mas o trabalho tinha sido feito de qualquer jeito, o fato é que eu estava numa onda de relógios aviador e achei o conceito bom. Eu mandei restaurar mostrador, refazer as garras, e polir/escovar a caixa. Nenhum dos dois está pronto ainda, e assim que ficarem prontos eu posto umas fotos.

Mas outro projeto que  eu tenho, talvez o chicão possa ajudar. Eu tenho um movimento piaget, daqueles extra-finos, em verdade está com o meu relojoeiro, e eu queria fazer uma caixa extra fina para para ele, de ouro, e fazer o mostrador. Acho que vou dar uma ligada para ele, qual o nível de receptividade dele? Pergunto isso porque fui ligar para um cara que conserta cachimbos, e ele simplesmente me dispensou até novembro....... Hehehehehehehehehe, é uma pena que esses profissionais estejam em falta.

Mais uma vez, valeu.

Max

*

Alberto Ferreira

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #27 Online: 25 Julho 2010 às 10:03:18 »
...

... mas o mostrador tinha um único micro fio de cabelo e vai dar uma bela restaurada.

O outro foi um já alienado e modificado, para uso no pulso, mas o trabalho tinha sido feito de qualquer jeito, o fato é que eu estava numa onda de relógios aviador e achei o conceito bom. Eu mandei restaurar mostrador, refazer as garras, e polir/escovar a caixa. Nenhum dos dois está pronto ainda,...
...



Salve!

Max,
Se ainda houver tempo, se a "restauração" do seu mostrador ainda não tiver sido iniciada, considere o seguinte.
Se o "fio de cabelo" (que na verdade é uma micro fissura no esmalte) for de fato pequeno, evite partir para uma restauração.

Eu explico.
Os mostradores deste tipo, chamados popularmente de "porcelanizados", são de fato esmaltados a quente, esmalte (um material vítreo) fundido sobre a chapa do mostrador.
Isso é feito em um forno especial, a uma temperatura de 800-900 graus centígrados.
Portanto, infelizmente, não dá para "restaurar" e ficar bom, pois ao refundir, os detalhes anteriores (cifras, logos, etc) se perdem, ou "borram".

Por isso, as restaurações são feitas de duas maneiras:

- Com a confecção de uma nova chapa, pintada (não esmaltada) reproduzindo a imagem da antiga.

- Se houver trincas maiores (com perda de parte do esmalte), é feita a chamada restauração "a frio", onde um esmalte sintético (na verdade uma tinta) é aplicado. Mas isso não fica bom, há visíveis diferenças de cores, texturas, etc.

Eu lhe digo isso com alguma experiência, pois eu sou (por hobby) esmaltador.


Mas,...
Voltando aos "fios de cabelo"...
A solução pode ser mais simples e até bastante eficaz.
O que nos permite ver o tal fio de cabelo, a fissura, é a sujeira que se acumula nela.
Pois bem...
Então, desmonte o mostrador e deixe-o de molho em "água sanitária" (conhecida aqui em São Paulo como "cândida" - o hipoclorito).
A sujeira perde a cor e deixa de ser vista por um bom tempo.

Experimente...
 ;)

Abraços a todos,
Alberto

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #28 Online: 25 Julho 2010 às 10:48:18 »
...
Pergunto isso porque fui ligar para um cara que conserta cachimbos, e ele simplesmente me dispensou até novembro....... Hehehehehehehehehe, é uma pena que esses profissionais estejam em falta.
...

É uma pena mesmo...
Eu uso um nib-master nos EUA e funciona assim, converso com ele, explico o que quero e chegamos ao valor financeiro, ele me coloca na fila, faltando uns 3 meses para chegar minha vez, o que acontece uns 6 depois da conversa inicial, eu envio a caneta/pena... O processo todo demora 1 ano mais ou menos...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #29 Online: 25 Julho 2010 às 10:50:44 »
Amigo Alberto...
Muito obrigado pela atenção e pela elucidativa resposta!!!  ;)   ;)   ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Pandolfi

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #30 Online: 25 Julho 2010 às 13:30:37 »
...
Pergunto isso porque fui ligar para um cara que conserta cachimbos, e ele simplesmente me dispensou até novembro....... Hehehehehehehehehe, é uma pena que esses profissionais estejam em falta.
...
É uma pena mesmo...
Eu uso um nib-master nos EUA e funciona assim, converso com ele, explico o que quero e chegamos ao valor financeiro, ele me coloca na fila, faltando uns 3 meses para chegar minha vez, o que acontece uns 6 depois da conversa inicial, eu envio a caneta/pena... O processo todo demora 1 ano mais ou menos...
Max, levando em conta o procedimento do broker, você até está no lucro.
Um forte abraço.
Pandolfi


*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #31 Online: 25 Julho 2010 às 16:21:09 »
Voltando um pouco ao tema do tópico...

Já que o Chicão não trabalha com Aço, alguém aqui já viu/possui um trabalho dele feito em latão? qual a qualidade do serviço dele? Qual o custo de uma fabricação de caixa em latão?? Não tenho a menor idéia de qual seria o possível custo..

Abraços!

P.S- Aqui em Curitiba, na Casa das Canetas também demora uns meses para ser atendido, fui perguntar se era possível dar uma arrumada na minha Parker 61, que a pena está um pouquinho torta( deslocada na verdade ), e me disseram que agora não estavam aceitando serviço, somente em Outubro iria ficar mais tranquilo..

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #32 Online: 25 Julho 2010 às 16:33:01 »
Shun,

Eu já vi alguns trabalhos dele, mais especificamente, duas caixas para movimentos de JLC Memovox de cabeceira. Eram caixas muito bem feitas e detalhadas, coisa de qualidade mesmo.

Porém não sei quanto custa ou quanto tempo leva pra fazer. O que eu sei dizer é que você precisa mandar o movimento para ele, pois ele faz a caixa sob medida.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #33 Online: 25 Julho 2010 às 16:37:21 »
Salve!

Eu também vi essas caixas que o Igor mencionou, a conversão de Memovox de "cabeceira" para pulso, coisa fina, mesmo!

Abraços,
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #34 Online: 25 Julho 2010 às 17:55:02 »


Já que o Chicão não trabalha com Aço, alguém aqui já viu/possui um trabalho dele feito em latão? qual a qualidade do serviço dele? Qual o custo de uma fabricação de caixa em latão?? Não tenho a menor idéia de qual seria o possível custo..



Oi Shun,

Hás anos.........muitos mesmo, não faço este tipo de serviço com o Chicão, portanto, não saberia informar os valores atuais para esta empreita.

Abaixo, uma caixa elaborada pelo Chicão para um crono Longines do anos 30.............apenas um dos projetos que estão parados em uma gaveta qualquer.





Abaixo duas caixas de cronos de bolso, em prata, onde o Chicão fez as garras



Um conselho de marinheiro velho............Como ele precisa do movimento (máquina) para poder fazer a caixa, aconselho que partes frágeis, tais como alavancas (molas), balanço, etc... destes movimentos, sejam removidas ;)...........o Chicão é um artesão, meu amigo, ótimo profissional, um verdadeiro artísta, mas não é relojoeiro!

Por exemplo, num crono.........basta levar a "ponte do crono", esta que é a parte mais alta de uma máquina deste tipo...............por ela ele saberá calcular a altura da caixa, bem como a profundidade da tampa do fundo......desnecessário, portanto, o envio de outras partes mais delicadas.



Abs

Gravina

Ps1. No Rio de Janeiro, já ouvi dizer (várias pessoas já me disseram), existe um profissional que faz caixas em aço................desconheço este profissional!



*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #35 Online: 25 Julho 2010 às 19:39:43 »
Quando vi esse tópico, na hora eu pensei em adaptação das garras, eu ainda vou procurar um relógio para fazer(pedir para alguém fazer) essa adaptação!!

Eu acho legal esses com a corôa as 12hs como esse das imagens. ficaram perfeitos









Fonte Aqui






E os com a corôa as 6hs (dificil de achar um de bolso)



Achei esso electa aqui (Vintage Watch Straps) em um site.

Os demais relógios encontrei em sites onde foram postos á venda!!
Abraços,
Cigano!

Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #36 Online: 03 Setembro 2010 às 22:06:45 »
Poxa gente,

Desculpa o tempo para comentário, eu acho que vou ligar a notificação via mail.

Pois é, o Omega de Bolso ficou pronto, e o restauro restringia-se à caixa, máquina, coroa e vidro, o mostrador ficou intocado e o resultado maravilhoso.

É um Omega pequeno, acho que 42mm (ia dar um belo de pulso), lindo, agora eu procuro uma correntinha para colocar nele e prender na calça. Pena que ele não tem a tampa no vidro, fico com medo de riscá-lo, mas farei questão de usar o relógio, ficou lindão.

O de pulso ainda não rolou, tá demorando, mas eu não tenho pressa, vamos lá aguardar.

Vou ver se tiro umas fotos amanhã e posto para vocês. Mais uma vez, obrigado pela costumeira atenção.

Abraços,

Max

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #37 Online: 04 Setembro 2010 às 19:22:22 »
Aguardamos as fotos ansiosamente maxlaw!

Um abraço!

*

Offline ivison

  • ****
  • 386
    • Ver perfil
Re: Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #38 Online: 04 Setembro 2010 às 21:13:10 »
Salve,

Fotos urgentes!

Abraço,

Ivison

*

Enéias

Re:Movimentos de relógio de bolso convertidos para pulso
« Resposta #39 Online: 05 Maio 2018 às 22:40:45 »
O bom e velho CHICÃO continua por lá. Eu tenho alguns e postarei depois, ok?