Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines

  • 19 Respostas
  • 7064 Visualizações
*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Online: 10 Janeiro 2009 às 23:55:28 »
Bom, eu há coisa de um mês comprei este Longines Hydroconquest e a verdade é que estou muito satisfeito com a qualidade geral do mesmo.
Adriano, se já viu o movimento dele, ou outro semelhante, o 2824-2(L633) que ele leva é muito alterado, a Longines trabalha muito o mesmo?
Em termos de precisão, nos primeiros dias fazia uns +18seg/dia, e agora verifiquei que num dia fez +8seg e num outro + 10seg. Isto é normal, uma diferença algo substancial em 15 dias?



Há uns dias comparei o Longines com um Omega PO, e eu vou ser sincero, em termos de acabamento não achei que o Omega ganhasse, quer no acabamento geral da caixa, no mostrador e principalmente na pulseira, quer na ligação dos terminais à caixa, na cor ou aspecto geral.(Gosto muito do PO, diga-se :P).

Obrigado :D

Abraços,
Correia


Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #1 Online: 11 Janeiro 2009 às 02:24:02 »
Boas Correia.

Respondendo a sua segunda pergunte, pois a primeira deixo para o Adriano.
Sim, é normal para um relógio automático, e dependendo da posição, temperatura e outros fatores, sempre existirá uma diferença diária de + ou - segundos.
Eu tenho um relógio que é COSC, cronometro certificado, e no certificado do mesmo vc ve diferentes testes como os que citei acima, e as váriações de segundos.
A diferença é que o COSC tem que ter uma diferença bem pequena para ser aprovado, creio, não estou certo de que é  -6 + 4 segundos. 
Parabéns, é uma bela máquina, e por coincidencia, eu ontem estava no shopping e quase comprei este mesmo, mesma cor e mesmo bezel, mas eu consigo mais barato online.

Abraços.

Ricardo.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #2 Online: 11 Janeiro 2009 às 15:27:45 »
Salve! Amigo Correia, a L633 é pouco ou praticamente nada modificada pela Longines, porém, é uma 2824-2 de nível top, toda decorada, com corda e espiral da melhor qualidade, balanço de Glucydur e tudo mais. É o mesmo nível das 2824-2 que recebem COSC. Vem muito bem ajustada e regulada de fábrica.

Quanto à diferença de marcha notada, é normal uma pequena variação, principalmente no uso no pulso pois o relógio é submetido a muitas variáveis que nunca são idênticas de um dia para o outro. Já a diferença notada com relação aos primeiros dias de uso, pode ser simplesmente acomodação da lubrificação, o que é normal também.

De fato esse relógio é muito bem feito. Os ponteiros são lindos!

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #3 Online: 11 Janeiro 2009 às 17:22:30 »
Obrigado amigos Ricardo e Adriano. :D
Observei esses 18/20seg/dia, cerca de uma semana depois de o ter comprado, e pensei que estes valores não eram ruins, mas também não eram óptimos, e que se deviam ao facto de o movimento ser novo e ao mesmo ter de assentar, mas não esperava uma alteração tão grande em tão pouco tempo. Lembro que no meu black monster houve também uma variação muito significativa, e que actualmente deverá andar nos +10seg/dia.
Adriano, você me deixou muito contente com o facto de a L633 ser de top :D :D ;)

Muito obrigado :)
Um forte abraço,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Alberto Ferreira

Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #4 Online: 11 Janeiro 2009 às 18:12:00 »
Salve!

Amigo Correia, a par dos comentários sempre técnicos, qualificados e abalizados do nosso amigo Adriano,...

Eu vos digo, meu amigo, caso você ainda não tenha levado isso em conta...  ;)  :D, este Longines, como nós dizemos por aqui,...
..."é jóia"!
 ;)  :)

Abraços!
 8)

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #5 Online: 11 Janeiro 2009 às 23:00:59 »
Salve!

Amigo Correia, a par dos comentários sempre técnicos, qualificados e abalizados do nosso amigo Adriano,...

Eu vos digo, meu amigo, caso você ainda não tenha levado isso em conta...  ;)  :D, este Longines, como nós dizemos por aqui,...
..."é jóia"!
 ;)  :)

Abraços!
 8)


Obrigado amigo Alberto :D
Tenho de concordar na íntegra com o meu amigo ;) :D

Um abraço,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #6 Online: 11 Janeiro 2009 às 23:31:44 »
Lembro-me que fiquei um pouco espantado, há alguns anos, quando vi a Longines usando 2824 ao invés de 2892 em seus modelos luxuosos com hora/minuto/segundo/data. Lembro-me até que o modelo que me chamou a atenção era um Conquest. Hoje, aplaudo tal opção de Longines pelo 2824. Não sei qual o motivo, não tenho essa informação, mas ela vai contra a "onda" em se usar 2892, ainda mais considerando-se que faz parte do Swatch Group, onde tal escolha seria ainda mais óbvia. De todo modo, talvez os relojoeiros da Longines tenham visto um algo a mais na 2824, como eu vejo, sobretudo em comparação com a 2892. Hoje, com a moda de relógios maiores, a altura do movimento não tem mais importância, matando o único trunfo do 2892, na minha opinião.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #7 Online: 11 Janeiro 2009 às 23:49:25 »
Lembro-me que fiquei um pouco espantado, há alguns anos, quando vi a Longines usando 2824 ao invés de 2892 em seus modelos luxuosos com hora/minuto/segundo/data. Lembro-me até que o modelo que me chamou a atenção era um Conquest. Hoje, aplaudo tal opção de Longines pelo 2824. Não sei qual o motivo, não tenho essa informação, mas ela vai contra a "onda" em se usar 2892, ainda mais considerando-se que faz parte do Swatch Group, onde tal escolha seria ainda mais óbvia. De todo modo, talvez os relojoeiros da Longines tenham visto um algo a mais na 2824, como eu vejo, sobretudo em comparação com a 2892. Hoje, com a moda de relógios maiores, a altura do movimento não tem mais importância, matando o único trunfo do 2892, na minha opinião.

Abraços!

Adriano

Putz. Não sabia que a 2824 era assim de tão boa qualidade :D

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #8 Online: 12 Janeiro 2009 às 00:05:48 »

Amigo Adriano,

Poderia explicar melhor essa sua preferência pelo 2824 ante o 2892 ?


Lembro-me que fiquei um pouco espantado, há alguns anos, quando vi a Longines usando 2824 ao invés de 2892 em seus modelos luxuosos com hora/minuto/segundo/data. Lembro-me até que o modelo que me chamou a atenção era um Conquest. Hoje, aplaudo tal opção de Longines pelo 2824. Não sei qual o motivo, não tenho essa informação, mas ela vai contra a "onda" em se usar 2892, ainda mais considerando-se que faz parte do Swatch Group, onde tal escolha seria ainda mais óbvia. De todo modo, talvez os relojoeiros da Longines tenham visto um algo a mais na 2824, como eu vejo, sobretudo em comparação com a 2892. Hoje, com a moda de relógios maiores, a altura do movimento não tem mais importância, matando o único trunfo do 2892, na minha opinião.

Abraços!

Adriano
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #9 Online: 12 Janeiro 2009 às 02:22:57 »
A 2892 é uma excelente máquina, e para o usuário pouca diferença faz. Mas ela não me parece bem resolvida, simplificada; não me parece um projeto bom num geral. Ela funciona perfeitamente, mas desde que alguns pontos cruciais estejam em ordem. Não é um clássico "workhorse", como poderiam ser enquadradas a ETA 2824, quase todas as Rolex, as Valjoux 7750, as Seiko 6119 e várias outras. Todas essas máquinas que citei apresentam desempenho para o usuário igual, mas é sua construção que as permite carregar esse título. Isso, todas elas tem em comum, e isso percebe-se na facilidade de manutenção e as condições em que permanecem em funcionamento mesmo depois de muito mal tratadas. Iria mais longe: são projetadas com tal simplicidade e robustez que saem funcionando bem mesmo depois de revisões desastrosas. Vou citar os pontos específicos:

- sistema de carga: o sistema "Eterna" já não é o sistema mais eficiente e mais "leve" que existe. É um dos menos eficientes bidirecionais que há. No caso da 2892, para piorar, usa-se o molde da primeira patente da Eterna, lá do tempo do Pero Vaz Caminha, que usa somente uma roda inversora. Há um conjunto de 4 rodas, que além de roubar energia considerável, ficam próximas demais umas das outras. Qualquer óleo a mais ali, faz com que todas "colem" e o automático não apenas perde eficiência, mas pára completamente de carregar. Óleo de menos causa desgaste com o tempo e um barulho horrível. É preciso uma lubrificação absurdamente criteriosa, e convenhamos, é uma característica que vai de encontro com o conceito de um projeto bem resolvido, é o oposto dos "workhorses". Ora, outros conseguem fazer a mesma coisa, alguns com a mesma altura total de máquina, e são capazes de funcionar até com "cuspe" sem perder eficiência. Então, comparado com todas as outras máquinas por aí, até com aqueles sistemas de revoir basculante, que é razoavelmente "tosco" como dos JLC 889, esse sistema possui complicantes desnecessários.

- Um detalhe extremamente simples, mas que também não existe em nenhum bom "workhorse": a ponte da rodagem é razoavelmente frágil. No uso, nada muda, e não creio que chegue a deixar a máquina frágil à impactos ou algo assim, mas é o suficiente para necessitar de uma matriz especial para montagem do ponteiro de segundos, cuja função é apoiar a máquina toda e principalmente a ponte da rodagem para que a ponte não empene com a força, que empurra toda a quarta roda para baixo. Claro, toda máquina tem matriz para montar, mas a questão aqui é que ela não é apenas para ajudar a montagem; ela é fundamental na montagem, não há como montar o ponteiro de segundos sem ela, ou algum apoio improvisado que faça seu papel. Claro, estou comparando com extremos, mas um Seiko 6119 ou um Rolex você pode cravar o ponteiro de segundos com uma marreta que não acontece nada.

- a ponte do tambor é ruizinha pacas de se montar. Sem comparação com uma 2824, que é só colocar em cima e ponto final. Possui um conjunto de rodas e uma mola pentelha que vai embaixo da ponte. Só ela é assim.

Em resumo, a 2892 faz tudo que as outras fazem, mas do modo mais complicado possível.

Acho que é mais ou menos por aí.

Abraços!

Adriano

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #10 Online: 12 Janeiro 2009 às 10:01:48 »

Fantástica aula, Adriano. Não é à toa que a 2824 tem a fama que tem. O incrível é que é um movimento até que barato pelas qualidades que oferece. E, quanto à robustez, é tanque de guerra mesmo! Tenho vários relógios com 2824 e, apesar de eu tomar cuidados extremados com meus relógios, acidentes sempre acontecem. E as 2824 sempre aguentaram!

Não tenho conhecimento suficiente para dizer se é o movimento mais parrudo que existe, mas aposto que está entre os 5 mais! É que os Seiko 6119 e os Orient (de forma geral) são parrudos de lascar!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #11 Online: 12 Janeiro 2009 às 17:38:56 »
E que aula!  :)

Muito obrigado pelos seus ensinamentos e explicações, amigo Adriano,  é com o maior prazer que os leio.

Mas a 2824 é boa mesmo!

Um abraço,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #12 Online: 12 Janeiro 2009 às 19:45:41 »
Olá Adriano.

Aproveitando o tema sobre ETA.

Por favor, saberia me dizer algo sobre o ETA 2893-2. Estou comprando um relogio com este movimento, mas não sei se ele é bom. É um GMT, automatico de 21 rubis.

Muito obrigado.

Ricardo.
« Última modificação: 12 Janeiro 2009 às 19:57:59 por Ricardo »

Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #13 Online: 12 Janeiro 2009 às 20:00:40 »
Adriano,

Como o amigo Correia disse: que aula ! Aprendo muito com as suas aulas e dos outros amigos do fórum !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #14 Online: 12 Janeiro 2009 às 23:59:34 »
Salve! Miguel, eu colocaria sim a 2824 como um dos movimentos mais robustos que há. O ponto positivíssimo dela é ser um workhorse com 100% de capacidade de cronômetro. Mesmo as 2824 mais simples, aquelas usadas em relógios de marcas desconhecidas, que não usam antichoque Incabloc, mas sim o Novodiac que é mais barato, não usam espiral de primeira qualidade, não usam corda de primeira qualidade, e não usam balanço de Glucydur, mas de níquel, mesmo assim, dão uma puta amplitude e uma regulagem ótima; não de cronômetro, mas ótima. É uma máquina de baixa espessura, pouco só mais alta que uma 2892. Manutenção muito simples, e o único ponto que pode apresentar problema mais notável, que pode aparecer com o tempo e sem manutenção, é desgaste dos pivôs das rodas inversoras, que criam "pescocinhos" e começam a prejudicar a carga da corda.

Ricardo, a 2893 é a mesma da 2892 mas adicionada da complicação de possuir um ponteiro GMT. O ponteiro de horas normal salta de hora em hora no momento do ajuste, permitindo o ajuste entre fusos sem mexer na marcação do relógio.

Abraços!

Adriano

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #15 Online: 13 Janeiro 2009 às 10:47:19 »

Mais uma coisa pró 2824 ante o 2892. O primeiro tem 25 rubis e o segundo só 21.

Obrigado novamente, Adriano!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #16 Online: 13 Janeiro 2009 às 14:58:57 »

   Muito boa mesma a explicação do Adriano, muito interessante, obrigado por nos compartilhar.

abraços, Tomas
abraços Tomas.

Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #17 Online: 14 Janeiro 2009 às 02:58:11 »
Valeu Adriano. Muito obrigado.

Abraços.

Ricardo.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #18 Online: 14 Janeiro 2009 às 11:13:14 »
E, apesar de várias fábricas usarem o 2892 como base de suas complicações, salvo engano pelo menos um fodão usa o 2824, justamente pelos motivos apresentados pelo Adriano: salvo engano Svend Andersen.


Flávio

Re: Para o Adriano(ou para outro amigo que saiba, claro) : Longines
« Resposta #19 Online: 14 Janeiro 2009 às 18:59:58 »
Valeu Adriano, é isso ai, mais uma aula que sem dúvida enriquece os conhecimentos da nossa coletividade  :D.

É muito bom ler comentários inteligentes de quem realmente conhece!

Essa imprecisão momentânea durante o periodo, por assim dizer de amaciamento, creio tenha haver com um detalhe que li no manual do 1º Mido que comprei, um Ocean Star cal. 2824, que diz mais ou menos assim: "É relevante encaminhar o relógio para um autorizado para checagem da precisão após o 1º mês de uso".

Abs.,
Edimar

BMJr