Prática de esportes com relógio automático / Quartz

  • 16 Respostas
  • 9893 Visualizações
*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Online: 11 Janeiro 2009 às 12:26:36 »
Quais seriam os danos causados no uso de relógios automáticos e quartz na prática de esportes como corrida, ciclismo, etc ... ?
Eu quando corro só uso os modelo digitais Casio. Meu Monster uso apenas para piscina ou musculação.

Qual a experiência do amigos do fórum ?


*

Alberto Ferreira

Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #1 Online: 11 Janeiro 2009 às 14:09:51 »
Salve, amigos!

Se o esporte for razoavelmente moderado, nada na linha do kickboxing, ou da "quebração" de telhas com os próprios punhos,..., por exemplo, eu não creio que haja motivos para maiores preocupações.

O ombro e o cotovelo de um tenista ou de um praticante de vôlei, também sofrem alguns impactos para os quais não foram exatamente projetados,...
... mas, na medida do possível, eles até resistem. Pelo menos, por um certo tempo,...

Eu creio que o movimento de um relógio, seja ele mecânico ou mais ainda a quarto, "resista" até melhor que certas partes do nosso corpo.

Corridas, equitação, ciclismo (mesmo montain biking), saltos, afins, não me parecem ser especialmente arriscados para os movimentos dos relógios.
Pelo menos, não mais do que seriam para os "mancais" dos seus próprios donos, eu diria.

Alguém tem alguma consideração ou experiência efetiva diferente desta minha opinião?

Abraços!

Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #2 Online: 11 Janeiro 2009 às 14:51:59 »
Concordo com o Alberto, se um Orient ou Seiko consegue resistir no braço de um operador de uma britadeira, não existe um esporte com um "impacto" MAIOR.   ;D
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #3 Online: 11 Janeiro 2009 às 15:37:44 »
Depende mesmo do nível de impacto e vibração que o relógio sofrerá. Por exemplo, em um esporte como o tênis, usar o relógio no pulso da raquete submeterá o relógio à impactos e vibrações, enquanto usá-lo no outro pulso é bem mais tranqüilo (ainda que dependa de como é o back-hand do cara, com uma ou duas mãos). O ciclismo, depende se é um ciclismo de velocidade ou mountain-bike.

Então basicamente depende do que o relógio será submetido. Sigo na linha de pensamento do amigo Alberto, é difícil quebrar um relógio mecânico dessa maneira, mas é bem provável desrregula-lo.

Mas adiciono o seguinte: minha opinião com relação ao esporte e relógios mecânicos nem é o esporte em si, mas os riscos de acidentes. Um ciclismo de velocidade é inofensivo ao relógio, até você cair da bicicleta. O mesmo vale para um futebol por exemplo, cujo relógio pode ser danificado em uma queda e você pode ainda machucar a si mesmo e aos outros com um relógio todo de aço. Considerando-se que a maioria dos relógios mecânicos são consideravelmente mais caros que quartz, o risco é bem maior de um prejuízo.

Abraços!

Adriano

Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #4 Online: 11 Janeiro 2009 às 17:20:13 »
 Olá Srs.Tive um automático alemão Tauchmeister(foi barato no ML,era bem bonito,um GMT estilo do Rolex) que usava para jogar tenis. O relógio parou(nunca terei certeza se foi só por causa do tenis, mas nunca caiu no chão, etc..), levei num relojoeiro e tive que trocar um componente danificado. Lembro que ele desaconselhou a prática esportiva com automáticos. Aquela máquina não devia ser de boa qualidade, mas lembro bem que ele comentou que era melhor jogar usando sempre um quartz.
 Aproveitando o comentário do Adriano,faço backhand c/ uma das mãos(uso relógio no braço esquerdo, sem impacto) e mesmo assim o cara aconselhou a não usar... Agora, antes desse joguei várias vezes com um Orient pepsi 200M e até hoje de vez em quando "esqueço" um Seiko skx007 no pulso pra jogar... e estes não param ;D... por isso imagino que um automático suiço top não deva ter problemas..
 Mais uma coisa: alguns dos amigos jogam tenis, alguém no RJ? Mal comparando existem "semelhanças" com os hábitos e os debates entre os aficcionados por relógios: Marca de raquete,peso,balanço,os tipos de piso,equipamentos, estilos de jogo e etc... Pensei uma vez em fazer um off-topic sobre isso,só pra saber se tem alguém no forum que curte relógios e tenis também, mas não sabia se seria pertinente... o que acham?
Abraço.

*

Alberto Ferreira

Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #5 Online: 11 Janeiro 2009 às 17:43:29 »
...
Pensei uma vez em fazer um off-topic sobre isso,só pra saber se tem alguém no forum que curte relógios e tenis também, mas não sabia se seria pertinente... o que acham?
Abraço.

Salve!

Junior,
Por princípio, tudo que de alguma forma se relacione com relógios, eu diria que é assunto "pertinente" aqui, sim!...
 ;)  8)

Agora,...
Se um tema vai despertar mais ou menos interesse, aí já é uma oura coisa,...

...mas, a rigor, as respostas e comentários é que dirão!
 ;)  8)

Portanto, não se constranja. Pergunte, lance o tema!
 ;)  8)

Abraços!

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #6 Online: 11 Janeiro 2009 às 17:47:40 »
Eu resguardo sempre os automáticos de alguns eventuais riscos(desnecessários) para os mesmos. Claro que mesmo numa calma de esplanada o mesmo poderá sofrer alguma pancada, queda, etc.
Mas para as minhas corridas e mountain bike, uso este digital abaixo, tem relógio, é WR, tem cronómetro(COSC...... ;D), lê batimentos cardíacos, etc.
Não que na bicicleta me meta naquelas descidas loucas e infernais com buracos de 1 metro, mas em certo tipo de terreno irregular, num troço com ramos de árvores, uma eventual queda, etc, poderia partir um relógio automático, e optei por esse, que me custou uns 20/30 USD.




Para o mergulho, quase sempre os Seiko B/O Monster(levei umas duas vezes um Oris Meistertaucher, e ganhei uns riscos na caixa, no bezel e um pequeno na safira....). Piscina e praia, com Monster.

Lembrei um Casio quartzo que usei no serviço militar, durante 6 meses(3 dos quais de recruta muito dura, mesmo....), e que aguentou tudo, pena que eu lhe tenha perdido o rasto, ainda pensei que estivesse em casa dos meus pais, mas não...... :'( :'(

Um abraço,
Correia
« Última modificação: 11 Janeiro 2009 às 17:49:29 por Correia »
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #7 Online: 11 Janeiro 2009 às 18:11:57 »
Olá Srs.Tive um automático alemão Tauchmeister(foi barato no ML,era bem bonito,um GMT estilo do Rolex) que usava para jogar tenis. O relógio parou(nunca terei certeza se foi só por causa do tenis, mas nunca caiu no chão, etc..), levei num relojoeiro e tive que trocar um componente danificado. Lembro que ele desaconselhou a prática esportiva com automáticos. Aquela máquina não devia ser de boa qualidade, mas lembro bem que ele comentou que era melhor jogar usando sempre um quartz.
 Aproveitando o comentário do Adriano,faço backhand c/ uma das mãos(uso relógio no braço esquerdo, sem impacto) e mesmo assim o cara aconselhou a não usar... Agora, antes desse joguei várias vezes com um Orient pepsi 200M e até hoje de vez em quando "esqueço" um Seiko skx007 no pulso pra jogar... e estes não param ;D... por isso imagino que um automático suiço top não deva ter problemas..
 Mais uma coisa: alguns dos amigos jogam tenis, alguém no RJ? Mal comparando existem "semelhanças" com os hábitos e os debates entre os aficcionados por relógios: Marca de raquete,peso,balanço,os tipos de piso,equipamentos, estilos de jogo e etc... Pensei uma vez em fazer um off-topic sobre isso,só pra saber se tem alguém no forum que curte relógios e tenis também, mas não sabia se seria pertinente... o que acham?
Abraço.

Oi Junior!

O tenis até que não agride tanto o relógio.

O problema é que, eu jogo SQUASH!

Usei, durante quase 20 anos, um Citizen Combo para tal esporte (foi comprado novo em dezembro de 1989), e ele NUNCA me deixou na mão! E para completar o esforço do herói (único adjetivo que me vem à mente!), quase sempre depois do squash ele ia para a piscina.

Há uns seis meses atás ele foi para o Carregalo para troca de bateria e correspondente vedação, e está como novo. Tão novo que minha filha se apossou dele, pois agora, para jogar, meu médico me obrigou a usar um frequencímetro (coisas da idade...).

Não sei se terei coragem para jogar com um automático de 1ª linha, mas logo depois de baixar o batimento cardíaco do jogo, volto para qualquer coisa (como diz o Miguel) que não tenha fios!


Boa semana a todos!


Marcos Sá
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #8 Online: 11 Janeiro 2009 às 19:55:14 »
 Sem fios !!! ;D ;D ;D

 Eu não recomendo usar quaisquer relógio em práticas sexuais-esportivas !!! ;D ;D ;D
 Vá de pulso livre !!!! :o

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #9 Online: 11 Janeiro 2009 às 20:12:24 »
Sem fios !!! ;D ;D ;D

 Eu não recomendo usar quaisquer relógio em práticas sexuais-esportivas !!! ;D ;D ;D
 Vá de pulso livre !!!! :o

 Abs,

Nesta situação, o que deve mesmo ser evitado é o "fio-terra"...
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #10 Online: 11 Janeiro 2009 às 20:50:44 »
 ;D ;D ;D ;D ;D Pode dar Curto-circuito !!! ;D ;D ;D


 Abs.
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Enéias

Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #11 Online: 11 Janeiro 2009 às 21:44:06 »
Dedico-me apenas a caminhar e a correr e nessas situações (únicas) uso relógio NÃO mecânico.

Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #12 Online: 11 Janeiro 2009 às 21:50:52 »
Eu pratico musculação, mas apenas com relógios a quartz. Acho que não teria coragem de levar um relógio mecanico para a musculação com medo de que ele batesse em algum lugar ou alguém batesse nele sem querer e o prejuizo seria certo.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline klaus

  • *****
  • 504
    • Ver perfil
Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #13 Online: 12 Janeiro 2009 às 08:09:04 »
Eu pratico musculação, mas apenas com relógios a quartz. Acho que não teria coragem de levar um relógio mecanico para a musculação com medo de que ele batesse em algum lugar ou alguém batesse nele sem querer e o prejuizo seria certo.

Abs

Daniel

ja fiz isso algumas vezes, mas quando vi q tinha o risco de arranhar ou ate mesmo quebrar o vidro nos ferros, comecei deixar na recepçao, ai vi o risco de alguem roubar ele, entao so faço musculaçao sem relogio agora

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #14 Online: 12 Janeiro 2009 às 11:25:12 »
Amigos,

     A minha paixão por relógios só rivaliza com a minha dedicação as corridas, porém meu desempenho nas duas modalidades é igualmente sofrível kkk.    Corro de forma tão estabanada como ajunto relógios, ou seja com o minimo de critério.... :P .

      Apesar de já ter corrido com relógios mecânicos ( 02 ou 03 vezes com Seiko 6309) entendo que para considerar o exercício realizado é necessário medir tempos e distancias de forma precisa para estabelecer parâmetros.

    Atualmente utilizo 02 relógios para correr um Timex e um Polar bem velhinhos e sem recursos além do frequencimetro, porém o meu objeto de desejo agora é o Garmim Forerunner 305, vcs conhecem ?  Trata-se de um... ( relógio ? GSP ? equipamento ? ) incrivel, com ele pode-se ter a medição exata de tempo, frequencia, distancia, velocidade e percurso :o  parece coisa do Dick Tracy ( alguém lembra daquele relógio que era telefone ? ) Fiquei pasmo...  como cabe coisa no bichinho...

    Dentro da minha resolução de ano novo de levar a corrida mais a sério esta inclusa a compra de um destes... Se cuida Frank Caldeira...

   Quem quiser conferir segue o link : https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=142&pID=349

Abs.


Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #15 Online: 12 Janeiro 2009 às 12:08:54 »
 Obrigado Alberto pela resposta.
 Na verdade se não tem problema em lançar o tópico, seja qual for o nº de respostas ou se não tiver respostas, meu objetivo será alcançado, já que seria mesmo para perguntar se aqui no forum existem (ou não) colegas que gostem também de tênis. Se não tiver nenhum será uma pena :'( mas terei obtido minha resposta.
 Abraço,
   Nelson Junior.


Salve!

Junior,
Por princípio, tudo que de alguma forma se relacione com relógios, eu diria que é assunto "pertinente" aqui, sim!...
 ;)  8)

Agora,...
Se um tema vai despertar mais ou menos interesse, aí já é uma oura coisa,...

...mas, a rigor, as respostas e comentários é que dirão!
 ;)  8)

Portanto, não se constranja. Pergunte, lance o tema!
 ;)  8)

Abraços!
[/quote]

Re: Prática de esportes com relógio automático / Quartz
« Resposta #16 Online: 12 Janeiro 2009 às 12:28:25 »
 Oi Sá!
 Realmente o squash não deve ter sido moleza pro relogio não... eu também não teria coragem de colocar um automático 1ª linha no pulso para uma sessão de squash...e esse citizen aí foi guerreiro mesmo.
 Quem sabe não tenta bater uma bolinha na quadra de tenis também, uma coisa mais light...antes de voltar com tudo p/ a sala de squash..

Grande abraço,
  Nelson Junior.
 

Oi Junior!

O tenis até que não agride tanto o relógio.

O problema é que, eu jogo SQUASH!

Usei, durante quase 20 anos, um Citizen Combo para tal esporte (foi comprado novo em dezembro de 1989), e ele NUNCA me deixou na mão! E para completar o esforço do herói (único adjetivo que me vem à mente!), quase sempre depois do squash ele ia para a piscina.

Há uns seis meses atás ele foi para o Carregalo para troca de bateria e correspondente vedação, e está como novo. Tão novo que minha filha se apossou dele, pois agora, para jogar, meu médico me obrigou a usar um frequencímetro (coisas da idade...).

Não sei se terei coragem para jogar com um automático de 1ª linha, mas logo depois de baixar o batimento cardíaco do jogo, volto para qualquer coisa (como diz o Miguel) que não tenha fios!


Boa semana a todos!


Marcos Sá
[/quote]