O problema é que a massa do rotor é inadequada para o sistema usado. O sistema do 2892 é um dos mais antiquados que há. Ele é exatamente o mesmo sistema originalmente mostrado pela Eterna lá na década de 40, com uma roda inversora só. O sistema usado no 2824, com dus rodas inversoras, é uma evolução dele.
O sistema usado no 2892 foi escolhido assim por uma economia de espaço: queria-se um mecanismo de baixa altura, pois era a moda. Por sua baixa altura, ele se mostrou bom para adição de módulos também. O boa parte da rodagem do automático do 2892 fica embutida dentro do mecanismo, na mesma altura do resto da rodagem. Com o sistema do 2824, com duas rodas inversoras, isso não é possível.
O resultado é que o sistema do automático tem arraste demais, com rodas relativamente grandes girando sobre eixos pequenos, com pressão relativamente grande. O rotor, por seu rolamento grande, fica com pouco momento de inércia (resolvido pela Omega com um rolamento menor nos calibres 1120 e derivados). Funciona bem enquanto a lubrificação está perfeita, sem óleo de menos e principalment sem óleo demais, e enquanto não houver nenhum desgaste. Logo que uma dessas condições se altera, o carregamento começa a ficar deficiente até o ponto de simplesmente não carregar mais nada.
Outro detalhe, aprendido há poucos dias com um mestre: nos calibres 1120 da Omega, muitas peças são selecionadas, pra que se tenha uma qualidade de precisão melhor. A corda usada nos Omega 1120, por sua vez, possuem menos tensão e conseguem dar o mesmo nível de amplitude de uma ETA 2892. Essa mola com menos tens
ao facilita um bocado o carregamento. Tanto que, se utilizar em um calibre 1120 uma corda do ETA 2892, provavelmente sofrerá rebatimento, devido à tensão maior da corda dos ETA, a ponto de até danificar o tambor de corda do Omega.
Logo, uma corda de menor tensão, pelas selecionadas mesmo no sistema do automático, e rotor com mais inércia praticamente eliminam o defeito no Omega. Os calibres 1140, com módulo, não sei o motivo, ainda usam o sistema igual ao do ETA e ainda sofrem com esse problema do carregamento.
A solução para os relógios que não carregam é a troca de quase todos os componentes e em alguns casos até da ponte, caso um dos eixos estejam desgastados.
Abraços!
Adriano